Sport goleia CRB e avança para as semifinais da Copa do Nordeste

27/03/23

Por Davi Saboia/JC

blogfolhadosertao.com.br

 

Jorginho, Luciano Juba, Igor Cariús e Edinho marcaram os gols do Sport sobre o CRB pela Copa do Nordeste

JAILTON JR/JC IMAGEM
Luciano Juba fez o segundo gol do Sport sobre o CRB pela Copa do Nordeste – FOTO: JAILTON JR/JC IMAGEM

Com autoridade, o Sport goleou por 4×0 o CRB, neste domingo (26), na Ilha do Retiro. O duelo único foi válido pelas quartas de final da Copa do Nordeste. Com o resultado, o Leão avançou para as semifinais do Regional e ainda faturou a premiação de R$ 700 mil.

Todas as emoções de Sport x CRB foram transmitidas com exclusividade na tela da TV Jornal/SBT. Aroldo Costa narrou o confronto, com comentários de João Victor Amorim e reportagens de Leonardo Vasconcelos.

Os gols da vitória e classificação do Sport sobre o CRB foram marcados por Jorginho, Luciano Juba e Igor Cariús. Na próxima fase da Copa do Nordeste, o Leão enfrenta o ABC, também em jogo único, na Ilha. Esse jogo já deve acontecer na próxima quarta-feira.

O JOGO

Sport começou o duelo realizando a tradicional pressão inicial do clube mandante. Embalado pela torcida, que lotou a Ilha do Retiro, o Leão tentou de todas as maneiras abrir o placar. Porém, a pontaria não estava afiada.

Depois de segurar as investidas do Sport, o CRB tentou ameaçar o Leão, mas sem sucesso. Como sempre, o sistema defensivo do time rubro-negrou se mostrou bastante seguro. O clube alagoano só cerca a grande área e cruzou as bolas na área.

Só que o Sport não desistiu de abrir o placar no primeiro. E conseguiu aos 32 minutos. Em jogada pelo lado direito, Jorginho recebeu passe, livre, na grande área. Com calma e categoria, acertou um belo chute, sem chance para o goleiro Diogo Silva.

No fim do primeiro tempo, em um vacilo da defesa, o Sport quase cede empate. A zaga do Leão cochilo e Renato apareceu livre na pequena área para receber o passe. A sorte do time rubro-negro foi que ele errou a finalização.

JAILTON JR/JC IMAGEMJorginho iniciou a goleada do Sport diante do CRB pela Copa do Nordeste – JAILTON JR/JC IMAGEM

Depois do intervalo, o Sport voltou com todo e ampliou a vantagem sobre o CRB. Aos 13, Luciano Juba saiu na cara do goleiro e estufou a rede de Diogo Silva.

Com dois a zero no placar, o Sport ficou soberano na partida. E, aos 32, sacramentou a vitória e classificação sobre o CRB. Igor Cariús tabelou com Vagner Love, invadiu a grande área e mandou no canto para fazer 3×0.

No fim, aos 42, Edinho fez um golaço de falta e transformação o triunfo em goleada. Placar final: Sport 4×0 CRB.

SPORT

Renan; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino (Chico) e Igor Cariús; Ronaldo Henrique (Pedro Martins), Fabinho e Jorginho (Edinho); Labandeira (Gabriel Santos), Luciano Juba e Vágner Love (Matheus Vargas).

Técnico: Enderson Moreira.

CRB

Técnico: Umberto Louzer

Local: Ilha do Retiro, Recife-PE. Árbitro: Diego Pombo López (BA). Assistentes: Edevan de Oliveira Pereira e Daniella Coutinho Pinto (ambos da BA). Gols: Jorginho aos 33′ do 1ºT e Luciano Juba aos 14′, Igor Cariús aos 32′ e Edinho aos 43′ do 2ºT. Cartões amarelos: Sabino e Ronaldo (Sport). Auremir e Matheus Ribeiro (CRB).

TRF-5 confirma condenação de Clebel Cordeiro por furto de água da Transposição do São Francisco

27/03/23

Midias Sociais

blogfolhadosertao.com.br

 

Ex-prefeito de Salgueiro também foi condenado por invasão de terras da União

 

Nesta terça-feira (21), durante Sessão virtual, a Turma, do TRF-5, à unanimidade, negou provimento à apelação da defesa, e deu parcial provimento à apelação do Ministério Público Federal, nos termos do voto do relator, confirmando assim a condenação do ex-prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro.

Participaram do julgamento os Exmos. Srs. Desembargadores Federais André Carvalho Monteiro, convocado em substituição ao Exmo. Sr. Desembargador Federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, por motivo de férias e Paulo Cordeiro.

O ex-prefeito Clebel Cordeiro foi condenado pelo Ministério Público Federal (MPF) por crimes de invasão de terras da União e furto de água de canal do Rio São Francisco. O caso é de responsabilidade do procurador da República em Salgueiro (PE), Rodolfo Soares Ribeiro Lopes.

Clebel foi preso em flagrante no ano de 2019 pela Polícia Federal durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão requisitado pelo MPF. A ocupação irregular das terras ocorreu desde 2018 e prosseguiu, pelo menos, até a prisão. A área rural havia sido desapropriada em 2007 pela União, que pagou indenização a vários proprietários, inclusive ao ex-prefeito.

A denúncia foi oferecida pelo MPF em 2020, após o ex-prefeito recusar o acordo de não persecução penal que o órgão havia proposto. Na sentença, foram estabelecidas as penas de seis meses de prisão pela invasão das terras e um ano pelo furto de água, bem como o pagamento de multa.

A Justiça Federal, no entanto, fez a substituição por prestação de serviços à comunidade e pagamento de dez salários-mínimos a entidade com destinação social. Além disso, condenou o ex-prefeito a pagar 100 salários-mínimos pelos danos que causou com a sua conduta.

Relembre o caso – A Polícia Federal prendeu em dezembro de 2019, o então prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro. Os agentes foram cumprir mandados de busca e apreensão após expedição da 20ª Vara Federal de Salgueiro, na propriedade conhecida como Sítio Mulungu.

Ao chegar ao local, a PF procedeu a prisão em flagrante do prefeito em virtude de ter ficado constatado que, no sítio, estaria ocorrendo a retirada de água da barragem do canal da Transposição do Rio São Francisco através de bombas elétricas.

O terreno do sítio também estava avançando dentro da propriedade da União (Reservatório Mangueira e Área de Reserva Legal Baixo dos Grandes). Todo o material de bombeamento de água foi apreendido pelos agentes da Polícia Federal, e o prefeito foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia de Polícia Federal de Salgueiro.

Clebel Cordeiro, também ex-presidente do Salgueiro Atlético Clube, time de futebol, foi autuado por invadir terras da união com intenção de ocupá-las e furto de água. Somadas, as penas podem variar de 1 ano e 6 meses a 7 anos de prisão se houver condenação. No depoimento após a prisão, Clebel Cordeiro informou que não tinha conhecimento de que era proibido usar e retirar a água da barragem.

Ainda de acordo com o prefeito, devido a esse suposto desconhecimento retirava a água e usava para irrigar as plantações de maracujá, manga e limão.

Ele disse que tem consciência que não havia invadido as terras da União e que se recorda que houve um processo de desapropriação da terra antes do início das obras da transposição do Rio São Francisco.

Ações no STF põem mandatos de ao menos sete deputados federais em xeque

27/03/23

Larissa Rodrigues e Lucas MendesCNN Brasil.

blogfolhadosertao.com.br

Um conjunto de ações no Supremo Tribunal Federal (STF) tem o potencial de impactar a composição da Câmara dos Deputados e o tamanho das bancadas na Casa. A depender de como os ministros decidirem o caso, ao menos sete deputados poderão deixar seus mandatos para que outras pessoas entrem no lugar.

A controvérsia é discutida em processos sobre o cálculo das chamadas “sobras eleitorais”, método usado para definir os deputados eleitos.

As ações chegaram a entrar duas vezes na pauta do Supremo. Até o início da semana, a ideia era que a análise no plenário virtual do STF começasse na sexta-feira (24), mas mais uma vez o julgamento foi adiado.

O assunto tem levado partidos políticos e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a buscar interlocução no Supremo.

Como a CNN mostrou, Lira se reuniu com o ministro Ricardo Lewandowski neste mês –o magistrado é o relator das ações na Corte.

O presidente da Câmara teria alegado ser ruim para a democracia e para Casa impedir que parlamentares que já estão trabalhando na atual Legislatura percam o cargo para quem não estava no início da legislatura. Leia a reportagem completa de Larissa Rodrigues e Lucas Mendes na CNN Brasil.