O caso dos medicamentos descartados pela Prefeitura de Salgueiro ganha manchetes em veículos importantes do País.

24/03/23
blogfolhadosertao.com.br

Repercussão negativa sobre a administração do prefeito de Salgueiro

Tráta-se de  um caso vergonhoso – que vem sendo comentado (e repudiado) por parte da população, na medida que as rádios locais , blogs regionais e a mídia em geral colocam o fato como prioridade,  por considerarem que a gestão  confiada ao médico Marcones Libório de Sá, do PSB,   no terceiro mandato,  não está cuidando  da coisa pública como deve.
A desculpa descabida da gestão municipal não convence . Por que até medicamentos também foram descartados pela Secretaria de Saúde, de forma aleatória e desbragada?    O que o secretário de Saúde, George Arraes Sampaio  vai dizer (ou já disse) como desculpa à Polícia Federal?
Em um episódio parecido, na gestão do ex-prefeito Clebel Cordeiro,  foi criada uma CPI a pedido de vereadores que hoje  vivem uma situação de “telhado de vidro”, na bancada governista.
Será que vai sair uma nova  CPI?   O prefeito vai substituir o secretário de Saúde ?
Blog  Folha do Sertão

—————————————————————————————————————

Medicamentos de uso controlado são descartados em Salgueiro

globo.com

https://g1.globo.com › noticia › 2023/03/15 › medicame…

 

——————————————————————————————————————————–
 — Medicamentos de uso controlado serão descartados no município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. De acordo com vídeos divulgados nas …
Não encontrados: identifica ‎| Precisa incluir: identifica
———————————————————————————————————————————

 


PF apreende remédios que seriam descartados em Salgueiro

leiaja.com

http://www.leiaja.com › noticias › 2023/03/23 › pf-ap…

 

 Além disso, é de comum saber que medicamentos vencidos são, na verdade, lixo químico cuja utilização é proibida e representa um risco à saúde da …
Não encontrados: identifica ‎| Precisa incluir: identifica
————————————————————————————————————————————–

PF descobre remédios dentro da validade em 2.500 caixas de …

folhape.com.br

https://www.folhape.com.br › noticias › pf-apreende-r…

 

 — Cerca de 2.500 caixas de medicamentos que estavam armazenadas em tambores plásticos e seriam descartadas por estarem supostamente fora da …
Não encontrados: identifica ‎| Precisa incluir: identifica
—————————————————————————————————————————–

PF apreende mais de 2 mil medicamentos que seriam …

diariodepernambuco.com.br

https://www.diariodepernambuco.com.br › 2023/03

 

 — Os medicamentos foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia da PF de Salgueiro. … São estimadas as penas com variação de dois a 20 anos de …
Não encontrados: identifica ‎| Precisa incluir: identifica
——————————————————————————————————————————–

PF apreende medicamentos descartados – Farol de Notícias

faroldenoticias.com.br

https://faroldenoticias.com.br › policia-federal-apreen…
 — Centenas de caixas de medicamentos descartadas pela Secretaria de Saúde de Salgueiro, a maioria do mesmo tipo, para pressão alta, …
Não encontrados: identifica ‎| Precisa incluir: identifica
————————————————————————————————————————————

Raquel: ‘Irei trabalhar até pelos que me dão as costas e me vaiam’

23/03/23
Por: Diario de Pernambucowhatsapp sharing button

blogfolhadosertao.com.bremail sharing button

sms sharing button
sharethis sharing button
 (Foto: Rafael Vieira/DP)
Foto: Rafael Vieira/DP
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), em discurso no ato de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, no início da noite desta quarta-feira (22), realizado no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, enfrentou resistência por parte da militância do Partido dos Trabalhadores (PT) e sindicatos de categorias ligadas a profissionais da educação e enfermagem.
Convidada pelo cerimonial do Palácio do Planalto para discursar para o público presente, Raquel se deparou com uma plateia que não escondeu a insatisfação com a tucana por ter adotado posição de neutralidade no segundo turno das eleições, em 2022, e se abstido de declarar apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Apoiadores de Lula viraram as costas para a governadora e gritaram palavras de ordem cobrando abertura de um canal de diálogo, por parte do governo estadual, com setores da educação e da saúde que reivindicam regularização no pagamento de salários e a implementação do piso da categoria da enfermagem.
Apesar de aparente firmeza e sem demonstrar desconforto perante à situação, ao final do discurso, Raquel fez questão de esboçar reação.
‘Entendo as cobranças que recaem sob o nosso governo, e que são legítimas, apesar de herdadas [da gestão anterior, do PSB], mas garanto que iremos trabalhar incansavelmente por cada pernambucana e pernambucano, até por aqueles que, nesse momento, nos dão as costas e nos vaiam’, pontuou a gestora.
Defesa
O presidente Lula saiu em defesa da governadora Raquel Lyra. O aparte desagradou o público presente à solenidade que, desde o início da fala do petista até o final do discurso, foi alvo de vaias e ‘apitaços’.
‘Quando a gente convidar alguém pra nossa casa, e, nesse caso, o dono da casa sou eu, fiquem à vontade para me vaiar o quanto quiserem, mas respeitem os meus convidados’, disse Lula em tom de desaprovação.

Agricultores comemoram volta do Programa de Aquisição de Alimentos, mas pedem acesso a mais crédito rural

23/03/23

Por Adriana Guarda/JC

blogfolhadosertao.com.br

Agricultores Familiares celebram recriação do Programa de Aquisição de Alimentos, lançado no Recife pelo presidente Lula, mas defendem acesso ampliado ao crédito rural

Guga Matos/JC Imagem
Lula lança Programa de Aquisição de Alimentos, com benefício à agricultura familiar e população vulnerável – FOTO: Guga Matos/JC Imagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no Recife, pela primeira vez após as eleições nesta quarta-feira (22), para lançar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Em evento no estádio do Geraldão, o chefe do Executivo nacional assinou Medida Provisória (MP) que recria a iniciativa, inicialmente criada em 2003, junto com o Fome Zero.

O PPA é um programa que beneficia, a um só tempo, o agricultor familiar e a população em situação de vulnerabilidade social. A proposta é colocar o feijão, o arroz, o milho, o leite, as verduras e tantos outros itens produzidos nas terras dos pequenos agricultores nas mesas das famílias que têm fome.  

Guga Matos/JC Imagem Lula lança Programa de Aquisição de Alimentos, com benefício à agricultura familiar e população vulnerável – Guga Matos/JC Imagem

O programa permite que, por meio de chamada pública, órgãos públicos comprem produtos de agricultores familiares oficialmente cadastrados. As compras são feitas a preços compatíveis com os praticados no mercado, o que garante retorno justo aos participantes.

Os alimentos adquiridos pelo PAA serão distribuídos com quem tem fome, por meio da aquisição por meio da rede pública e filantrópica de saúde, educação e justiça e de equipamentos de alimentação e nutrição, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, creches e bancos de alimentos.

TETO DO PROGRAMA

Uma das novidades desta nova versão é o reajuste no valor individual a ser comercializado por agricultoras e agricultores familiares. O aumento do teto permite a participação de um número maior de beneficiários. O teto será ampliado de R$ 12 mil para R$ 15 mil nas modalidades Doação Simultânea, Formação de Estoque e Compra Direta. 

Outro diferencial é que haverá facilidades para povos indígenas e comunidades tradicionais se tornarem fornecedores. Outro objetivo do novo PAA é fazer com que o percentual de agricultoras mulheres passe de 46% para ao menos 50%.

dando conta da alimentação interna neste país contribuir para mlhers se libertar, contribuir para diminuir a pobreza no campo e na cidade. se o campo náo [lanta a cidade nao almoça náo janta e náo lança. políticas públicas. governadora invista em políticas públicas, o quanto faz o presidente.

O novo programa prevê um percentual mínimo de compras da agricultura familiar por órgãos federais, que pode ser estendido para órgãos estaduais e municipais. Entre outras ações, a MP restitui o papel do Conselho de Segurança Alimentar (Consea) como entidade de controle social, prevê destinação de alimentos para assistência humanitária nacional e internacional e determina pagamento dos agricultores sem incidência de impostos e contribuições previdenciárias.

Um balanço do PAA monstra que o programa fortalece redes locais de comercialização, estimula a produção em local e melhora as condições de alimentação tanto dos produtores quanto das demais famílias do município.

Mais de 50% dos recursos do programa são destinados a municípios entre 10 mil e 50 mil habitantes. Para famílias que ganham até um salário mínimo, o programa permite que elas cheguem a dobrar a renda.

Guga Matos/JC Imagem Lula lança Programa de Aquisição de Alimentos, com benefício à agricultura familiar e população vulnerável – Guga Matos/JC Imagem
MAIS CRÉDITO RURAL

A presidenta da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Rurais de Pernambuco (Fetape), Cícera Nunes, comemora a recriação do PAA como forma de fortalecer a atividade no Estado, mas defende a adoção de políticas públicas complementares para atender às necessidades da agricultura familiar. A agricultora participou do evento no Geraldão e fez demandas aos governos Federal e Estadual.

“A volta do PPA é um instrumento importante para a agricultura familiar, sobretudo porque o programa tem várias diferenças em relação ao formato inicial, apresentando uma diversificação maior. Mas precisamos pensar no futuro do campo e da alimentação, por meio da organização da produção como um todo”, defende Cícera.

Para isso, ela cobra o acesso ao crédito rural e à assistência técnica. Hoje, o agricultor tem acesso ao Pronaf por meio do AgroAmigo. “Essa modalidade tem um valor pequeno, que varia de R$ 5 mil a R$ 6 mil e não atende a necessidade dos agricultores”, pontua.

O dirigente do Movimento dos Trabalhores Rurais Sem Terra (MST), Jaime Amorim, também destacou a importância do crédito. “Precisamos de financiamento a custo baixo e com estrutura e logística para estruturar a produção”, observa.

Náutico vence Ferroviário e está classificado ao mata-mata da Copa do Nordeste

23/03/23

Por William Tavares

blogfolhadosertao.com.br

Timbu ganhou por 3×2, nos Aflitos, e agora pegará na próxima fase o ABC, fora de casa, pelas quartas de final
Jael comemora ao lado de Victor Ferraz gol pelo Náutico

Náutico está nas quartas de final da Copa do Nordeste. Diante do Ferroviário, nesta quarta (22), nos Aflitos, o Timbu fez o dever de casa e venceu por 3×2. Com o resultado, somado aos demais jogos da rodada, a equipe terminou a primeira fase em terceiro, no Grupo B, e enfrentará o ABC, fora de casa, no primeiro mata-mata da competição.

O torcedor do Náutico ainda estava se acomodando nos Aflitos quando recebeu uma boa notícia vinda diretamente do Arruda. Aos 30 segundos, Lucero abriu o placar para o Fortaleza contra o Santa Cruz. Resultado que dava classificação ao Timbu mesmo em caso de derrota.

Em campo, os jogadores alvirrubros também queriam fazer sua parte. Kayon por pouco não marcou em chute que acertou o travessão. A resposta do Ferroviário veio com Erick Pulga. Na cara do gol, o atacante parou em Vagner.

Dia de crueldade

Aos 13, o Náutico balançou as redes com Victor Ferraz, após cobrança de falta de Souza. O lateral, contudo, estava impedido e teve a jogada invalidada. Se não era dia de ser goleador, foi o de ser garçom. Em um passe perfeito, o jogador colocou a bola na cabeça de Jael, que só escorou para fazer 1×0.

O “cruel” estava inspirado. Antes do intervalo, o camisa 99 aproveitou escanteio de Souza e novamente usou a cabeça para ampliar a vantagem.

Com o jogo mais tranquilo, o técnico Dado Cavalcanti aproveitou para poupar Jael no segundo tempo, acionando Júlio. Mas isso não significa que o Timbu estava satisfeito com o placar. Paul Villero, em boa jogada individual, quase fez o dele, em bola que bateu na trave.

A insistência do Náutico foi premiada com mais um gol. Kayon entrou na área e sofreu pênalti. Souza cobrou com categoria e fez 3×0. Antes do fim, Kiuan deu emoção ao jogo até os segundos finais. Em duas bombas na entrada da área, o atacante diminui o prejuízo para os cearenses, mas não evitou o tropeço. Também classificado, o Ferroviário pega o Fortaleza nas quartas.

Ficha técnica

Náutico 3

Vagner; Diego Ferreira, Odivan, Paulo Miranda (Anilson) e Diego Matos; Jean Mangabeira, Victor Ferraz (Nathan) e Souza; Kayon (Régis Tosatti), Paul Villero (Richarles) e Jael (Júlio). Técnico: Dado Cavalcanti

Ferroviário/CE 2

Douglas Dias; Rodrigo Negueba; Roni Lobo, Éder Lima e Zé Carlos (Fabão); Lincoln; Felipe Guedes (Thalison) e Thiagunho (Juninho Quixadá); Deizinho, Erik Pulga (Kiuan) e Ciel. Técnico: Paulinho Kobayashi

Local: Aflitos (Recife/PE)
Árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI). Assistentes: Rogerio de Oliveira Braga e Alisson Lima Damasceno (ambos do PI).
Gols: Jael (aos 25 e 42 do 1ºT), Souza (aos 19 do 2ºT), Kiuan (aos 32 e 36 do 2ºT)
Cartões amarelos: Nathan, Anilson (N); Thalison, Ciel (F)
Público: 5.348 torcedores
Renda: R$ 84.613,00

Sport bate CSA e garante primeira colocação geral na Copa do Nordeste

23/03/23

Yuri Teixeira/Folhape

blogfolhadosertao.com.br

Poupando peças, o Rubro-negro viu alagoanos terem um expulso, antes de virar o jogo no segundo tempo
Labandeira comemora um dos gols marcados sobre o CSA

Foi poupando peças de olho na sequência do torneio, mas o Sport conseguiu finalizar a primeira fase da Copa do Nordeste com a maior pontuação entre os 16 clubes que disputam a competição. Apesar da goleada do Fortaleza sobre o Santa Cruz, em noite de Facundo Labandeira, o Leão derrotou o CSA, por 3×1, de virada, nesta quarta-feira (22), no Rei Pelé, em Maceió. Com o resultado, chegou aos 19 pontos e terá o direito de atuar na fase de mata como mandante. Nas quartas de final, o Rubro-negro vai encarar o CRB.

O jogo

Com apenas o goleiro Renan e o zagueiro Sabino do considerado time titular, o Sport demorou a se encontrar em campo e a ameaçar a meta adversária. Aliás, o CSA – já eliminado – também atuou com um time alternativo, mas conseguiu abrir o placar ainda no começo do primeiro tempo. Em cobrança de falta, Celsinho pegou Renan desprevenido e bateu rasteiro para fazer 1×0, aos 12.

Sem criatividade, o Sport só foi assustar o goleiro Paulo Ricardo na reta final. De falta, Felipinho carimbou o travessão alagoano. Já nos acréscimos, o Leão foi premiado. Após cobrança de escanteio, Ewerthon desviou na primeira trave e Labandeira cabeceou para o gol aberto. Logo em seguida, o CSA viu Celsinho ser advertido com o segundo amarelo, por reclamação, e ser expulso de campo.

Com a superioridade numérica, o Sport resolveu de garantir os três pontos logo na volta do intervalo. No primeiro minuto, em descida pelo lado esquerdo, Felipinho cruzou, Thales afastou mal e a bola parou nos pés de Labandeira. De canhota, o uruguaio bateu no alto para virar o marcador. Sem forças, o CSA chegou a ter grande oportunidade com Thiaguinho, mas Renan brilhou para evitar o empate.

Aos 26, no entanto, após as primeiras modificações feitas, o Rubro-negro deu números finais ao encontro. Juba fez bom cruzamento da esquerda e Gabriel Santos testou para o fundo das redes.
Ficha do jogo

CSA 1
Paulo Ricardo; Celsinho, Thales, Lucas Ryan e Almir Luan; João Victor (William Oliveira), Bruno Matias e Jean Carlo; Robinho (Tomas Bastos), Dedé (Geovane) e Thiaguinho. Técnico: Vinícius Bergantin.

Sport 3
Renan; Ewerthon, Chico, Sabino e Felipinho; Pedro Martins, Fábio Matheus (Luciano Juba) e Matheus Vargas (João Igor); Labandeira (Paulinho), Wanderson (Jorginho) e Gabriel Santos (Kayke). Técnico: Enderson Moreira.

Estádio: Rei Pelé (Maceió/AL)
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira e Ledes Jose Coutinho Neto (ambos da BA)
Gols: Celsinho, aos 12′ do 1T (CSA); Labandeira, aos 49′ do 1T e ao 1′ do 2T, Gabriel Santos, aos 26′ do 2T (SPT)
Cartões amarelos: Lucas Ryan, Robinho, Celsinho (CSA); Sabino (SPT)
Cartão vermelho: Celsinho (CSA)

 Lula defende Raquel Lyra de vaias: “Pode ser nossa adversária política, mas ela é governadora do Estado”

23/03/23
Mirella Araújo/JC
blogfolhadosertao.com.br

O presidente lamentou que os anúncios trazidos por ele e uma comitiva formada por 10 ministros, tenham ficado “pequenos diante da necessidade de vaiar a governadora”.

 –
Guga Matos / JC Imagem
Ao lado de Raquel Lyra e João Campos, o presidente Lula oficializa participa do relançamento do novo Programa de Aquisição Alimentar (PAA) – FOTO: Guga Matos / JC Imagem

O retorno do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Pernambuco, nesta quarta-feira (22), foi marcado por anúncios importantes, que vão contemplar o estado em diversas áreas, mas sobretudo por sua postura conciliadora.

Último a se pronunciar durante o evento de relançamento do Programa de Aquisição Alimentar (PAA) e recriação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, realizado no Geraldão, Lula dispensou o discurso escrito em que falaria sobre as outras medidas anunciadas na mesma ocasião.

O motivo do “improviso” foram as sucessivas vaias direcionadas a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem ocuparam as arquibancadas para cobrar o pagamento do piso salarial da categoria e não pouparam reações negativas a chefe do Executivo, principalmente quando seu nome era mencionado durante a cerimônia.

“Se tem uma coisa que aprendi na vida foi conviver e aprender a compreender as angústias das pessoas. Eu acho que quando vocês estavam vaiando a governadora, vocês estavam me vaiando porque ela não está aqui, porque ela quer estar aqui. Ela está aqui porque foi convidada por nós”, disparou o presidente da República.

Lula deixou claro que Raquel Lyra não é sua inimiga, mas sua adversária política. E que as pessoas que se sentem na liberdade de vaiar uma governante, deveriam ter vaiado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante os quatro anos que ele esteve à frente da presidência.

Nas eleições do segundo turno, a então candidata a governadora pelo PSDB adotou um posicionamento neutro – sem declarar apoio tanto a Lula quanto a Bolsonaro . Entretanto, sua proximidade com partidos como o PL, mesma sigla do ex-presidente, é alvo constante de críticas feitas pela oposição, que tentam associá-la ao bolsonarismo.

“A governadora pode ser nossa adversária política, mas ela é governadora do Estado. Ela foi eleita e vou respeitá-la como governadora do Estado. Aqui virei tantas vezes quanto forem necessárias, cuidar dos interesses do povo de Pernambuco, pelas mãos dela [Raquel Lyra], pelas mãos do João [Campos], e dos outros prefeitos. É assim que rege o espírito de tudo que nós construímos na democracia desse país”, disse Lula.

Ele lamentou que os anúncios trazidos por ele e uma comitiva formada por 10 ministros, tenham ficado “pequenos diante da necessidade de vaiar a governadora”.

Após a assinatura da homologação do acordo de compartilhamento da gestão do Arquipélago de Fernando de Noronha, em solenidade realizada no Palácio do Campo das Princesas,  Lula chegou ao Geraldão acompanhado da primeira dama Janja Lula da Silva, do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

Em aceno ao público, ele fez questão de que todos que estavam no palco – ministros, parlamentares e autoridades, dessem as mãos e as levantassem, em um claro gesto de unidade institucional.

Pagamento do Piso

As cobranças também foram feitas diretamente ao presidente da República. Enfermeiros e técnicos de enfermagem, em diversos momentos do evento, que Lula assinasse a Medida Provisória para disciplinar o pagamento do piso salarial.

Pela primeira vez, o presidente da República disse como pretende pagar o piso, mas voltou a pedir paciência à categoria. Ele ressaltou que é preciso “respeitar ritos” em referência à espera da decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro Barroso suspendeu em 2022 a aplicação do piso, por entender que havia necessidade de entes públicos e privados da área da saúde esclarecerem o impacto financeiro, para não haver comprometimento dos serviços de saúde.

“A gente vai tomar a decisão de subsídio para pagar parte do pagamento do piso nas Santas Casas. A única coisa que eu não posso é tomar decisão com um processo na Suprema Corte. Nosso ministro da Casa Civil foi ao gabinete de Barroso, para conversar e tentar falar com ele para liberar o governo de tomar a decisão”, disse Lula.

“Atos justificados pela democracia”

Antes do pronunciamento de Lula, a governadora Raquel Lyra (PSDB) iniciou sua fala enaltecendo os ex-governadores Miguel Arraes, Eduardo Campos, o seu tio e ex-ministro Fernando Lyra, e defendendo a democracia.

Foram pouco mais de cinco minutos de discurso, feito sob ininterruptas vaias . “Não vivemos um momento fácil em Pernambuco, estamos há 82 dias no governo do Estado. Muita coisa precisa ser feita, mas muitas delas tem a ver com combater a desigualdade e a fome em Pernambuco”, afirmou.

Ao finalizar, Raquel se dirigiu diretamente ao presidente Lula, assegurando que também iria governar para aqueles que estavam virados de costas em protesto.

“Estarei em cada recanto do nosso estado e que cada política lançada pelo senhor aqui, será a nossa política pública para chegar na vida da população. Nós vamos enfrentar a desigualdade, não com vaias, mas com muito amor. Vamos enfrentar a fome, não com vaias, mas com muito trabalho”, declarou.

Em um gesto de solidariedade, o presidente Lula acompanhou todo o discurso de Raquel Lyra em pé, ao seu lado. O mesmo gesto também foi repetido pelos demais presentes no palco. Todos aplaudiram e cumprimentaram a governadora de Pernambuco.

Vaias também ao prefeito do Recife

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), também foi vaiado durante o evento presidencial. Representantes da educação cobram ao prefeito a aplicação do reajuste do piso salarial a todas as faixas salariais dos professores da rede pública de ensino.

Esta quarta-feira (22) é o dia em que, em todo o País, entidades sindicais protestam pela garantia da aplicação do piso salarial.

Assim como Raquel Lyra, sempre que o nome de João Campos era mecionado, ouvia-se vaias e protestos entre os manifestantes presentes nas arquibancadas no Geraldão. Primeiro a discursar durante a cerimônia, o gestor fez uma saudação direta a todas as entidades de classes, sindicatos e funcionários públicos reunidos.

“A luta que nós temos é uma luta conjunta, reconhecendo o papel fundamental de todos e todas”, iniciou. Por um breve momento, João Campos precisou interromper sua fala, mas retomou em seguida afirmando que a Prefeitura do Recife está aberta ao diálogo na mesa de negociação.