Dia da .Água: Compesa tem programação especial para comemorar a data

22/03/23

AscomCompesa

blogfolhadosertao.com.br

 

Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

O Dia Mundial da Água é comemorado (hoje) 22 de março, cuja  data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. E a Compesa não fica de fora dessa comemoração.

A  partir das 9h, 50 alunos entre 13 e 15 anos, do EREF Dom Pedro Bandeira de Melo participam de uma manhã de atividades no edifício sede da Compesa, no bairro de Santo Amaro. Os alunos assistirão a palestra “Recursos hídricos – conhecer e amar para preservar”. Depois, é hora de aprender se divertindo. A Compesa montou uma programação com atividades no Museu Universo Compesa e no caminhão Compesa na Estrada, que estará na área externa da empresa. Os alunos serão divididos em dois grupos. Enquanto um grupo visita o museu, o segundo aproveita as atividades do Compesa na Estrada.

Museu – No museu, os alunos poderão conhecer a história do saneamento de Pernambuco, assim como a memória institucional da Compesa. O museu atua tanto no ambiente virtual, disponibilizando informações para consulta e pesquisas on-line e um Tour Virtual 360° pelo acervo com mais de 250 itens, quanto de forma presencial, com sala expositiva que reúne tecnologia, interatividade e educação para o público.

Compesa na Estrada – Já no caminhão Compesa na Estrada, as crianças terão a oportunidade de conhecer mais sobre os serviços prestados pela Companhia por meio de apresentações e jogos interativos, além de ter contato, de forma didática e dinâmica, com a temática ambiental. O Compesa na Estrada possui cinco jogos que usam tecnologia para conscientizar crianças e adultos de forma divertida e dinâmica sobre preservação ambiental e os cuidados com a água. As atividades são introduzidas por apresentações sobre temas relacionados ao saneamento, seguidas por jogos que desafiam os visitantes e estimulam o aprendizado. Já na área de realidade virtual, é possível visitar as unidades da Compesa e conhecer um pouco mais do trabalho da Companhia.

Na parte da tarde, é a vez das 50 crianças, de 11 a 15 anos, da Associação de Apoio à Criança e Adolescente (AACA) e do projeto Filhos da Inclusão. Além das atividades no museu e no Compesa na Estrada, os alunos vão se divertir no Projeto Bolhas, onde irão aprender a confeccionar sabão.

Sobre o dia Mundial da Água – O Dia Mundial da Água foi criado no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro. A data comemorativa é uma oportunidade para se conhecer mais sobre a problemática da água, promover debates na sociedade e tomar atitudes que façam a diferença no uso racional de água. A cada ano, a ONU escolhe um tema diferente para ser discutido que corresponde a um desafio atual ou futuro. O tema de 2023 é “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”.

Primeira visita: Lula chega hoje ao Recife e tem agenda com João Campos e Raquel Lyra

22/03/23

Por Michella Araújo/JC

blogfolhadosertao.com.br

O presidente Lula vai lançar o novo Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), no Geraldão, às 15h

Bruno Campos/JC Imagem
Antes de seguir para o Geraldão, Lula deverá almoçar com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), no Palácio do Campo das Princesas – FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

O presidente da República,Luiz Inácio Lula da Silva (PT), retorna a Pernambuco pela primeira vez no seu terceiro mandato. Nesta quarta-feira (22), após cumprir agenda no município de Santa Luzia, na Paraíba, pela manhã, Lula desembarca no Recife para o lançamento do novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que terá investimento de R$ 500 milhões para todo o país.

O evento de lançamento será realizado no Geraldão, às 15h, e a escolha do local foi feita por sugestão do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que irá recepcionar o presidente na Capital. Além do PAA, Lula também deverá anunciar investimentos de prevenção a desastres, tendo como foco as ações voltadas para os períodos de chuva na cidade.

Antes de seguir para o Geraldão, Lula deverá almoçar com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), no Palácio do Campo das Princesas, às 13h.

Na ocasião, eles vão assinar a homologação do acordo sobre a gestão compartilhada do Arquipélago de Fernando de Noronha – cuja disputa pelo controle da Ilha foi iniciada no ano passado, por causa de uma ação impetrada pelo governo Bolsonaro.

O ato de homologação também contará com a presença do ministro Lewandowski, segundo informações publicadas pela Folha de S. Paulo. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que é o relator do caso, havia decidido na última terça-feira (14), pela nulidade do Contrato de Cessão de Uso em Condições Especiais, assinado entre a União e o Governo de Pernambuco em 2022.

No entendimento de Lewandowski, o contrato era irregular por não ter sido apreciado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). No plenário virtual da Corte, os 11 ministros do STF também referendaram a decisão.

SIMBOLISMO POLÍTICO

A visita do presidente Lula traz um simbolismo político importante para Pernambuco, principalmente aos grupos que ocupam o Poder na esfera estadual e municipal, neste caso em especial, no Recife.

Nesta terça-feira (21), o PSB de Pernambuco fez questão de anunciar que Lula será recebido com festa por políticos, lideranças e militantes que apoiaram a sua candidatura. O presidente estadual do partido, Sileno Guedes, destacou que o momento é simbólico para a união do PSB e do PT.

No dia 3 de março, o prefeito do Recife, João Campos, nomeou os novos secretários de Meio Ambiente e Habitação. Assumiram as pastas municipais, Oscar Barreto e Ermes Costa, respectivamente, oficializando a entrada do PT na base de governo socialista.

Sileno Guedes também fez questão de deixar claro que o fato de o presidente Lula se reunir com a governadora Raquel Lyra, não significaria “deferência à força política que não o apoiou na campanha presidencial”, e que a agenda se trata de uma “questão protocolar”.

Ele também fez críticas às nomeações recentes feitas pela chefe do Executivo Estadual, nos cargos comissionados. “Inegavelmente, ela começa a confirmar aquilo que sempre se colocou em relação a ela, que é um posicionamento mais ligado aos grupos mais conservadores do Estado”, disse o dirigente em entrevista ao Diário de Pernambuco.

No último sábado, a governadora nomeou o novo presidente do Detran-PE, o advogado Carlos Fernando Ferreira. Ele é ex-secretário de Habitação de Jaboatão dos Guararapes e também atuou como superintendente da CBTU, que opera o Metrô do Recife. O nome de Carlos é ligado ao ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL).

RELAÇÃO INSTITUCIONAL

Do outro lado, desde que assumiu o Governo de Pernambuco, Raquel Lyra afirmou que não teria problemas em estabelecer uma boa relação institucional com o governo federal em prol dos projetos que forem relevantes à população pernambucana.

Na semana passada, a convite do presidente Lula, Raquel Lyra esteve em Brasília para participar do lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Ao lado do presidente Lula e do ministro da Justiça, Flávio Dino, eu e a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, recebemos, de forma simbólica, as chaves das viaturas que serão disponibilizadas para as patrulhas Maria da Penha e as delegacias especializadas de Atendimento para as Mulheres”, declarou a governadora, em sua rede social.

Raquel também esteve com Lula em outras duas ocasiões, a primeira foi no dia seguinte aos ataques às sedes dos Três Poderes, quando o presidente reuniu os 27 governadores para mostrar unidade com todos os entes da federação. E no segundo momento, apresentar ao governo federal as demandas consideradas prioritárias nas áreas de habitação, infraestrutura, mobilidade, saúde e recursos hídricos.

76 anos: Sesc promove Viradão com atividades em vários municípios de Pernambuco

22/03/23

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
—————————————————————————————————————————-
Miniatura do anexoMiniatura do anexo

—————————————————————————————————————————-

Para comemorar os 76 anos de atuação no Estado, o Sesc Pernambuco vai promover, de 24 a 26 de março, mês de aniversário da instituição no estado, uma vasta programação sincronizada de lazer, saúde, turismo, cultura, esportes, educação e assistência.  A proposta integra o Viradão Sesc, que chega à segunda edição, em 2023, e pretende beneficiar aproximadamente 54 mil pessoas com 490 ações durante os três dias de festa.

Todas as 23 unidades do Sesc localizadas em 17 municípios, incluindo os hotéis de Triunfo, Guadalupe e Garanhuns, estão com agenda recheada de atividades gratuitas ou a preços acessíveis. No Sertão, haverá atividades em Araripina, Bodocó, Floresta, Serra Talhada, Petrolina, Arcoverde e Triunfo.

No Sesc Ler Araripina, o projeto conta com exposições artísticas, práticas esportivas para pessoas idosas, aulão de ginástica, torneio de natação e futsal, exibição de filmes, oficina e mostra de dança, desafio de agachamento, feira orgânica, além de serviços de saúde, como aferição de pressão e glicose, encontro geek.  Nos três dias, haverá feira de artesanato.

Em Bodocó, o Sesc terá atividades nos próprios espaços, em escolas municipais e no Pátio de Eventos Helmo Lócio, no Centro. Nele, estão programadas atividades recreativas para crianças, feira de artesanato, testagem de doenças sexualmente transmissíveis e vacinação contra a Covid-19, doação de mudas medicinais e frutíferas, serviços de corte de cabelo, limpeza de pele e designer de sobrancelhas e shows com Alan Cardoso, na sexta, e Vinicius Brito e Banda, no sábado.

O município de Floresta vai promover festival de natação, partidas amistosas de futebol society, aulão de hidroginástica e pedalada na unidade. O Sesc vai levar para a Feira Livre, no Centro, Forró na Feira e palestra sobre sedentarismo e importância da prática esportiva.

Em Serra Talhada, a Praça Academia das Cidades, no Ipsep, vai receber jogos, brincadeiras, aulão de ritmos e show de talentos. No Sesc, a programação conta com torneio de futebol society, circuito psicomotor para crianças, atividades de lazer e competição de natação. Trilha ecológica para a Serra Grande e Desafio Supera (percurso com provas físicas a serem cumpridas em menor tempo) também compõem a programação especial.

Já em Petrolina, as atividades culturais abrem o Viração na sexta-feira (24), com exposição e exibição de filmes. Nos dias seguintes, o Sesc vai oferecer oficinas de artes visuais, de brinquedos populares, recreação infantil, treinamento funcional em família, feira de troca de livros, contação de histórias, avaliação e orientação nutricional, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e espetáculos teatrais. No sábado (25), a animação noturna fica por conta da Noite Dançante, com encontro de DJ’s, a partir das 21h.

Em Arcoverde, as comemorações incluem o Sexta Saúde Mulher, no Receptivo de Lotação da cidade, e o projeto Aprendendo e Brincando, na Biblioteca José Lins do Rêgo e Sala de Ciências do Sesc. No sábado (25), O Nadando 2h vai ser no parque aquático da unidade. Tem Sesc Ciência, na Praça Winston Siqueira, Circuito Funcional Kids, na Praça Presidente Kennedy, e o Lual, com o cantor Ciro Santos, no Salão de Festas do Sesc. O domingo (26) abre com a Trilha do Lajedão e tem o Sesc Lazer Especial, com música ao vivo de Juninho Saygon. O Viradão fecha com o espetáculo “Espavento”, do Teatro de Retalhos, na Pç. Winston Siqueira, e o Demonstra Cena, experimento dos alunos de Teatro Avançado, no Teatro Geraldo Barros.

Completando a programação do Viradão na região sertaneja, o Hotel Sesc Triunfo vai levar para a Praça Professor Josias Albuquerque, em frente ao equipamento hoteleiro, contação de história, passeio ciclístico, apresentações culturais e recreação infantil. Na feira livre da cidade, haverá apresentação da banda de Pífano de Jericó e no Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular, no centro da cidade, a atração será a oficina de licor.

“Estamos completando 76 anos. É o momento de celebrar com os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e toda a sociedade, que chancela nosso trabalho, e fortalecer nossa presença nos municípios. O Viradão Sesc é nossa grande iniciativa pelo volume e diversidade de atividades, pelas mais de 230 parcerias e por envolver todas as unidades em uma grande operação sincronizada”, comenta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco. Em 2022, ano de estreia do projeto, foram registrados cerca de 49 mil atendimentos ao público, em mais de 410 ações.

O detalhamento das atividades do Viradão em todos os municípios onde o Sesc atua está disponível em https://www.sescpe.org.br/.