20 anos do Fome Zero: Buíque foi a cidade escolhida para lançar o programa de combate à miséria em Pernambuco

05/03/23
Por Adriana Guarda
blogfolhadosertao.com.br

Visita de Lula em Buíque  foi marcada por susto com aparecimento de uma cobra coral, degustação de tapioca na feira e promessa de melhorar a vida do homem do campo

 

Divulgação
Lula lançou o programa Fome Zero em Pernambuco, em abril de 2003 em Buíque, no Agreste – FOTO: Divulgação

Era um sábado, 26 de abril de 2003, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou em Buíque, no Agreste de Pernambuco, para lançar o Fome Zero no Estado. O Pátio da Feira estava apinhado de gente da cidade e de municípios vizinhos para ver Lula e conhecer o programa.

A passagem do presidente por Buíque ficou marcada na memória da cidade não apenas por se tratar da maior autoridade política do Brasil e por lançar uma iniciativa que prometia combater a fome e melhorar a qualidade de vida do homem do campo, mas pelos episódios que se sucederam naquele dia.

O atual prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, que há 20 anos também era o gestor municipal, lembra o susto que o presidente Lula tomou com uma cobra. “Ele foi visitar os destroços de uma casa que tinha caído e tomou um susto com uma cobra coral que passou próximo aos seus pés”, conta. A cobra foi pisoteada pelos seguranças e morta, mas o susto e o caso ficaram para a história.

Na ocasião, Lula visitou  a casa do agricultor José Cícero Filho, que morava com a mulher e sete filhos em uma pequena propriedade rural a 12 quilômetros do centro de Buíque. A casa de três cômodos não tinha saneamento básico, água ou energia elétrica.

Naquele ano, a estiagem foi pesada e o agricultor contou que estava com 60% da produção de feijão comprometida. Seu José Cícero foi um dos agricultores beneficiados pelos novos programas do Governo Federal.

Desenhado inicialmente para as famílias rurais do Nordeste, o Fome Zero agregava uma série de iniciativas para além do Cartão Alimentação, que destinava R$ 50 por família por mês. Uma dessas iniciativas era o Programa de Ações Integradas de Convivência com o Semi-Árido, o Conviver, que Lula apresentou em Buíque.

O Conviver incluía uma série de ações, como o Seguro-Safra e o Crédito Fundiário, além de programas de assistência técnica para os pequenos produtores. No primeiro ano do programa, o Seguro-Safra tinha previsão de atender mais de 550 mil famílias de 1.200 municípios da região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Agricultores que perderam mais de 50% de sua safra receberam uma renda de R$ 475 dividida em seis parcelas.

“Buíque foi escolhida para sediar o lançamento do programa porque tem um grande número de pequenos produtores rurais e pelo alinhamento político que mantínhamos com o presidente. A visita de Lula à cidade permitiu que o município alcançasse outras conquistas. Uma delas foi o lançamento do Plano Ipanema, que estimulou os agricultores familiares a apostar na produção de leite”, afirma Valença.

Ao longo da história, Buíque se transformou em um dos principais municípios produtores de leite da Bacia Leiteira de Pernambuco.

TAPIOCA E GIBÃO

Eleito pela terceira vez como prefeito de Buíque, Arquimedes Valença recorda que Lula se sentiu à vontade na cidade. Conversou com as tapioqueiras e comeu tapioca na feira. Foi homenageado pelos vaqueiros com um gibão. O homem que presenteou Lula com a indumentária, completa aniversário de 100 anos no próximo dia 9 de março.

“Esperamos que Lula volte à cidade para lançar a nova versão do Bolsa Família”, torce Valença, imaginando que episódios ficarão para a história desta vez.

Serial killer Pedrinho Matador é assassinado em Mogi das Cruzes

05/03/23

Por Metrlópoles

blogfolhadosertao.com.br

Ao menos seis tiros acertaram a vítima na porta de sua casa, em Mogi das Cruzes, em São Paulo

 

Pedrinho Matador
Divulgação/ Polícia Civil

Pedro Rodrigues Filho, mais conhecido como o Pedrinho Matador, de 69 anos, foi assassinado, neste domingo ,  no Bairro Ponte Grande, em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo.

Segundo o Hoje Diário, Pedrinho estava em frente de casa quando foi abordado e baleado por vários homens encapuzados. Eles desceram de um carro para executá-lo. Ao menos seis tiros acertaram a vítima. Ao Metrópoles, a Polícia Civil de Mogi das Cruzes confirmou que o corpo, encontrado na rua com várias perfurações, é de Pedrinho Matador. A perícia foi acionada.

Saiba quem era Pedrinho Matador, executado a tiros em SP

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atestou o óbito do homem no local. Pedrinho Matador é considerado o maior assassino da história do Brasil. Ele respondeu por 71 homicídios e, entre idas e vindas, ficou 42 anos preso.

Em entrevistas, ele já declarou que matou mais de 100 pessoas no país. O serial killer estava em liberdade e palestrava constantemente em igrejas evangélicas.

No ano passado, em entrevista ao podcast Flow-Verso, Pedrinho Matador contou que cortou e mastigou o coração do próprio pai, após ele matar sua mãe.

Pedrinho Matador contou que foi atrás do pai enquanto estava preso, já que os dois encontravam-se na mesma penitenciária. Ele relatou ter prometido vingança contra o pai perante o túmulo da mãe, e cumpriu com sua promessa.

“Eu matei meu pai na cadeia. Estava preso já, fiquei 42 anos preso. Meu pai estava preso, arrumei um ‘bem bolado’ e cheguei até a cela do meu pai. Eu falei no caixão da minha mãe e jurei vingança. Eu só mastiguei [o coração]. Cortei o bico do coração e mastiguei, e joguei em cima do corpo”, contou.

Raquel Lyra confirma funcionamento de Delegacias da Mulher de forma ininterrupta

05/03/23

Raphael Guerra/JC

blogfolhadosertao.com.br

As delegacias de Olinda, Paulista, Jaboatão, Petrolina e no centro do Recife vão funcionar 24 horas por dia

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
ENTREVISTA GOVERNADORA RAQUEL LYRA – FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), usou as redes sociais, neste sábado (4), para comunicar que seis delegacias especializadas de Atendimento à Mulher vão funcionar 24 horas a partir deste mês de março.

Acompanhada da secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, a governadora informou que as unidades de Olinda, Paulista, Jaboatão, Petrolina, Caruaru e no Centro do Recife, vão funcionar também nos fins de semana e feriados.

“Essa sempre foi uma crítica nossa à gestão anterior, porque são nestes horários mais remotos em que acontecem o maior número de ocorrências. Já havíamos conseguido abrir nos dias de Carnaval, mas agora vai virar realidade de vez”, declarou a gestora.

“A ampliação no funcionamento é um reforço na segurança da mulher, já que o período da noite e nos fins de semana são os momentos em que mais ocorrem os casos de violência”, afirmou a secretária da SDS, Carla Patrícia.

Coluna Segurança, deste JCem publicação no dia 7 de fevereiro, havia denunciado que as delegacias de Olinda e Paulista, voltaram a ser fechadas nos fins de semana. Dois dias depois, a Secretaria de Defesa Social, por meio de nota, argumentou que o governo Paulo Câmara não havia planejado efetivo policiais e nem orçamento para plantões extras.

Segundo a pasta, isso impediu que as delegacias funcionassem fora do horário comercial. “Importante explicar que, para janeiro de 2023, não foi feito, pelo governo passado, planejamento de efetivo nem deixado orçamento de jornadas extras para manutenção desses serviços nos sete dias da semana. Somente agora estão sendo adotadas ações consistentes para a garantia de uma melhor assistência à mulher vítima de agressões, ameaças, estupros e outros tipos de violência”, afirmou.

Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM)

– Recife (1° DEAM)
Praça do Campo Santo, s/n, Santo Amato – Recife
Tel. (81) 3184.3352

– Jaboatão dos Guararapes (2° DEAM)
Estrada da Batalha, s/n, Prazeres – Jaboatão dos Guararapes
Tel. (81) 3184-3445

– Petrolina (3° DEAM)
Rua Castro Alves, 57, Centro – Petrolina
Tel. (87) 3866-6625

– Caruaru (4° DEAM)
Av. Portugal, n° 155, Universitário – Caruaru
(81) 3719-9106

– Paulista (5° DEAM)
Rua do Cajueiro, s/n, Praça Frederico Lundgren, Centro – Paulista
(81) 3184-7072

– Olinda
Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 2405, Casa Caiada – Olinda

Sport vence Náutico nos Aflitos pela Copa do Nordeste : 2 x 0

05/06/23

Por Ana Beatriz Vasconcelos

 

Confronto aconteceu pela sexta rodada da Copa do Nordeste; extracampo foi marcado por polêmicas sobre presença do público
Fabinho foi o autor do primeiro gol do Sport neste sábado, no estádio dos Aflitos; Luciano Juba fez o segundo e ampliou a vantagem
Encerrada a polêmica sobre a presença do público no Clássico dos Clássicos – segundo do ano – deste sábado (4), o jogo foi iniciado apenas com a torcida do Náutico no Estádio dos Aflitos, mas foram os torcedores do Sport que comemoraram o resultado de 2 a 0, com gols marcados por Fabinho e Luciano Juba, respectivamente. O duelo foi válido pela sexta rodada da Copa do Nordeste de 2023.

O primeiro lance de perigo do jogo aconteceu antes mesmo dos cinco minutos. Labandeira cruzou a bola e mandou para Luciano Juba, que de fora da área mandou forte e por pouco não abriu o placar. O Timbu também teve seu momento de protagonismo, com Júlio chutando forte da pequena área, mas tendo o lance travado pelo goleiro Renan, do Sport.

A última chance forte de abrir o placar ainda no primeiro tempo, veio com Jorginho, em meio aos quatro minutos de acréscimos, sozinho na pequena área. Mas essa foi mais uma oportunidade perdida.

No primeiro tempo, o Leão teve nove chances a gol, enquanto os mandantes tiveram apenas quatro. A atuação do goleiro alvirrubro Vágner foi o destaque do clássico na primeira etapa.

Buscando fazer valer a vantagem do mando de campo, o Náutico foi o único que retornou ao gramado com substituições. O treinador Dado Cavalcanti tirou Júlio do ataque, e adicionou Jael.

Porém, foi Vágner Love que assustou. O atacante rubro-negro driblou três adversários sem dificuldade, mas não conseguiu abrir o placar, e a bola foi direto para a linha de fundo.

E o susto continuou. Antes dos 20 minutos, Fabinho avançou e, com um gol de cabeça, balançou as redes de Vágner, cravando o início da vitória, ampliada nos acréscimos mais à frente.

Dado Cavalcanti continuou apostando em mexidas, mas sem efeito no placar. Matheus Carvalho assumiu a vaga de Kayon; Gabriel Santiago a de Jean Mangabeira; e Edinho a de Labandeira. Ele também optou por tirar Paul Villero após um cartão amarelo. O jovem Richarles foi quem entrou.

Instantes depois, Jorginho cruzou e Paulo Miranda, em chute rasteiro, colocou a bola para dentro da rede, marcando assim um gol contra. O lance, no entanto, foi anulado por impedimento de Jorginho.

Os sete minutos de acréscimos na etapa complementar foram suficientes para Luciano Juba ampliar a vantagem do Sport, que agora comemora sua quarta vitória consecutiva.

Vai para a súmula

Ainda com a desvantagem de 1 a 0 no placar, torcedores do Náutico arremessaram copos e tênis no gramado, para atingir um dos atletas do Sport que iria cobrar escanteio. O árbitro afastou os jogadores do local e policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar usaram escudos de proteção para impedir os ataques. O árbitro Caio Max Augusto Vieira (RN) sinalizou que levará o caso à súmula.

Torcida no clássico: uma novela de muitos capítulos

Horas antes da partida ser iniciada nos Aflitos neste sábado, a presença ou não da torcida nas arquibancadas ainda era marcada por indefinição.

No início da tarde, o Sport informou, através de uma nota, que havia solicitado, em petição ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que a partida acontecesse de portões fechados, para evitar “um desequilíbrio técnico”.

Enquanto isso, o Náutico garantiu que não recebeu a intimação do STJD por e-mail, autorizando a venda de ingressos para o setor visitante, e que “não havia mais tempo hábil” para contratar mais profissionais de segurança e ajustar as catracas, por exemplo.

O Superior acatou o pedido do Leão e determinou que a partida aconteceria sem público. Neste mesmo intervalo, a Secretaria de Defesa Social (SDS) do Governo de Pernambuco ordenou que o jogo acontecesse apenas com a torcida alvirrubra.

A situação só chegou a ser resolvida quando os dois departamentos jurídicos se uniram em um novo documento enviado ao Superior, e pediram para que o jogo acontecesse em formato de torcida única, suspendendo a decisão tomada há pouco pelo órgão. Na medida assinada em conjunto, os clubes recifenses citaram que, apesar do pedido, entendem que “as imposições do Governo de Pernambuco são ilegais e desrespeitam os princípios norteadores do Direito”. Também foi citada uma “absurda alegação de prisão dos dirigentes esportivos”.

Ficha técnica
Náutico (0)

Vágner; Victor Ferraz, Denilson, Paulo Miranda e Diego Matos; Jean Mangabeira (Gabriel Santiago), Juan Gauto (Nathan) e Souza; Paul Villero (Richarles), Kayon (Matheus Carvalho) e Júlio (Jael) | Técnico: Dado Cavalcanti
Sport (2)
Renan; Eduardo, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús; Fabinho, Ronaldo Henrique (Pedro Martins) e Jorginho (Felipinho); Luciano Juba, Labandeira (Edinho) e Vágner Love | Técnico: Enderson Moreira
Estádio: Aflitos (Recife/PE)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Luís Carlos de Franca Costa (RN) e George Ítalo Antas Nogueira (RN)
Gols: Fabinho (Sport) e Luciano Juba (Sport)
Cartões amarelos: Igor Cariús (Sport), Gean (Sport), Anilson (Náutico), Jorginho (Sport), Felipinho (Sport), Júlio (Náutico), Diego Ferreira (Náutico), Paul Villero (Náutico), Fabinho (Sport), Victor Ferraz (Náutico) e Sabino (Sport)
Cartões vermelhos: Luís Fernando Flores (auxiliar técnico do Sport)
Público: 7.394 torcedores
Renda: R$ 119.335,50

Compesa reaproveita água do seu processo de tratamento em Fernando de Noronha

05/03/23

AscomCompesa

blogfolhadosertao.com.br

 

      Cerca de 90 mil litros de água por mês  são recuperados  que, antes, seriam descartados
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo
Preservar mananciais, reduzir perdas e aumentar ganhos. São esses os resultados que a Compesa espera obter com o recente investimento feito no sistema de tratamento de água em Fernando de Noronha. A Companhia começou a operar na ilha uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETEF) capaz de reaproveitar cerca de 90 mil litros de água por mês que, antes, seriam descartados. O projeto, orçado em R$ 440 mil, foi desenvolvido e implantado pelo quadro técnico da Compesa e representa uma economia de recursos para a empresa e um benefício ambiental para os 7,5 mil habitantes da ilha.A ETEF opera dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA) Boldró, que faz a captação de água doce no açude Xaréu, responsável por boa parte do atendimento aos moradores. Para que esteja própria para o consumo, essa água passa por diversos processos, sendo um deles a filtragem. É nessa etapa que a ETEF atua. Essa estação consegue recuperar mais da metade da água que é usada na filtragem e devolvê-la novamente para o sistema, podendo ser reaproveitada.O engenheiro civil Artur Santos, gerente da Unidade de Negócios de Fernando de Noronha, explica que a ETEF recupera os efluentes gerados nas etapas de lavagem dos filtros sem causar danos ao meio ambiente ou gerar resíduos impróprios. “Usamos polímeros para quebrar as partículas e clarificar a água usada nesse processo. A parte sólida vira um lodo e a líquida volta para o sistema, diminuindo as perdas”, detalha o especialista. “Esse processo de reaproveitamento de praticamente 100% da água de lavagem dos filtros permite reduzir os custos operacionais e as perdas de água no processo da ETA Boldró, sendo um exemplo de prática sustentável de gestão dos recursos hídricos”, complementa.Já a parte sólida fruto da ETEF constitui o lodo, que é acumulado em bolsas de decantação por um período que vai de seis meses a um ano. Após esse tempo, ele já estará em estado sólido e poderá ser aplicado em diversas soluções sustentáveis. “O beneficiamento e o direcionamento adequado dos resíduos de ETAs representam um assunto de interesse da Compesa, que já desenvolve diversas parcerias e acordos junto a instituições de ensino e pesquisas que visam melhores destinações e aplicações para esses materiais”, adiantou o gerente.Compromisso ambiental – O retorno da água de lavagem dos filtros oferece diversas vantagens para o meio ambiente, a população e a empresa. Com o uso dessa tecnologia, o volume de água que é captado no açude pode ser reduzido, bem como a quantidade de efluentes no manancial. “Essa prática deve ser considerada parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional da água. A redução da produção de lodo, o aumento de sua concentração, a reutilização da água da lavagem dos filtros, a não contaminação dos cursos d’água e a destinação adequada do lodo são alguns dos benefícios alcançados com o tratamento desse resíduo que cooperam com a preservação do meio ambiente”, finaliza.

 

Coordenadoria da Mulher do TJPE apresenta cronograma de ações para a 23ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

05/03/23

AscomTJPE

blogfolhadosertao.com.br

 

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da instituição, prepara-se para a realização da 23ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. Em Pernambuco, o evento – que é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais estaduais – terá início na próxima terça-feira (7/3), e segue até a sexta-feira (10/3). O objetivo é ampliar a efetividade na aplicação da Lei Maria da Penha, dando agilidade ao andamento de processos que envolvem a violência de gênero no Judiciário nacional, bem como apresentar projetos e iniciativas de conscientização sobre o tema.
A campanha Semana da Justiça pela Paz em Casa apresenta três edições de esforços concentrados por ano. A primeira ocorre neste mês de março, próximo ao Dia Internacional da Mulher (8 de março); a segunda edição no mês de agosto, devido à data de sanção da Lei Maria da Penha (7 de agosto); e a última, em novembro, na semana em que se comemora o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro).
Para esta edição, o TJPE vai apresentar em locais estratégicos do Recife o projeto Dialogando sobre a Lei Maria da Penha nos Espaços Públicos, Silêncio Não Protege e Sinal Vermelho Contra a Violência, em parceria com o Aeroporto Internacional dos Guararapes e com os shoppings Plaza, Patteo Olinda, Recife,Tacaruna, Guararapes, Costa Dourada e River Petrolina. A presença da Coordenadoria da Mulher do TJPE nesses espaços públicos tem como intuito veicular mídia digital eletrônica informativa, o que inclui a apresentação de projetos de conscientização de combate à violência doméstica e de gênero desenvolvidos pelo Poder Judiciário pernambucano, durante todos os dias da 23ª Semana da Justiça pela Paz em Casa.
 A parceria com o Aeroporto Internacional do Recife conta com o apoio do Grupo Kallas Mídia OOH – Codemp Marketing e Empreendimentos Ltda e AENA, gestora aeroportuária do Aeroporto Internacional dos Guararapes em Recife. Nos shoppings, a veiculação da mídia informativa promovida pela Coordenadoria da Mulher, em parceria com a Assessoria de Comunicação do TJPE, será realizada no horário comercial de cada estabelecimento citado.Confira a programação completa do TJPE para a  23ª Semana da Justiça pela Paz em Casa:Coordenadoria da Mulher
 Neste sábado (4/3), a coordenadora estadual da Mulher, desembargadora Daisy Andrade, vai participar de palestra abordando o tema Violência contra a Mulher. O evento acontecerá no Conjunto Habitacional no bairro da Várzea. O objetivo é levar informações e conhecimento sobre a Lei Maria da Penha, ampliando o conhecimento sobre os dispositivos legais existentes e como auxiliar as mulheres que sofrem essas violências. Conscientizar e esclarecer sobre as diversas formas de violência doméstica visando o fortalecimento das mulheres nas tomadas de decisões.
No dia 10 de março, a magistrada participará do Lançamento do novo Layout da Campanha “Violência Contra a Mulher: todos dizem não! Essa é a regra do jogo”, na Federação Pernambucana de Futebol. O lançamento acontece às 17 horas, dentro do evento promovido pela Federação Pernambucana de Futebol #ElasFazemAcontecer, em comemoração ao 8 de março – Dia Internacional da Mulher. Também no dia 10 de março, a coordenadora da Mulher do TJPE, e sua equipe técnica, visitará juntamente com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) o Presídio Colônia Penal de Abreu e Lima, com o objetivo de articular os trabalhos, ações, projetos e atividades que serão executadas no ano de 2023, incluídos no Projeto Recomeçar.
No dia 20 de março, a Coordenadora Estadual da Mulher do TJPE vai participar da Celebração de Assinaturas dos Protocolos de intenções firmados pelo TJPE, através da referida Coordenadoria co mo  / Coordenadoria Estadual da Mulher do TJPE, com o Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A assinatura ocorrerá dentro do evento “Ela pode”, programa de capacitações gratuitas para mulheres brasileiras em situação de vulnerabilidade socioeconômica, realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, com o apoio do Google. O programa é focado no desenvolvimento das habilidades das mulheres que buscam espaço no mercado de trabalho.
No dia 23 de março, a Coordenadora Estadual da Mulher e sua equipe, juntamente com o Programa de Regularização Fundiária do Poder Judiciário Moradia Legal – Dignidade e direito à moradia regular, participará da entrega de Títulos referentes as moradias regularizadas paras as mulheres das cidades de Cupira e Panelas – dentro do Projeto Dialogando sobre a Lei Maria da Penha nos Espaços Públicos. A iniciativa é coordenada pela Presidência do TJPE, em parceria com órgãos internos do Tribunal– Corregedoria Geral da Justiça (CGJPE) e Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE) – e instituições conveniadas, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Associação de Registradores de Pernambuco (Aripe), a Associação de Notários (Anoreg) e a Associação Municipalista (Amupe). O Moradia Legal Pernambuco tem apoio de prefeituras, cartórios, Governo Estadual e Governo Federal.

II Semana do Cérebro do Vale do São Francisco acontece nos dias 16, 17 e 19 de março

05/03/23

Ascom Univasf

blogfolhadosertao.com.br

 

Com atividades em diversas localidades do município de Petrolina (PE) que irão abordar o funcionamento neural, a II Semana do Cérebro do Vale do São Francisco irá acontecer nos dias 16, 17 e 19 de março. Com o tema “A neurociência vai às ruas”, o evento, realizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) com apoio da International Brain Research Organization (IBRO) e Dana Foundation, contará com oficinas e palestras que visam popularizar conhecimentos relacionados ao cérebro e seu funcionamento. As palestras serão abertas ao público geral, que pode se inscrever até o primeiro dia do evento (16).

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do evento. As palestras irão acontecer na Universidade de Pernambuco (UPE) e Uninassau Petrolina. Entre os temas que serão abordados destacam-se “Exercício físico e cognição”, “Sono e memória”, “Cérebro e nutrição”, “Efeitos neurológicos da Covid 19”, “Neuromodulação na psiquiatria” e “Neuroplasticidade e psicoterapia”.

Já as oficinas serão realizadas na Escola Professor Simão Amorim Durando; Fundação Nilo Coelho de Petrolina; Centro de Convivência de Petrolina, na Vila Eduardo; Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI) da Univasf; Parque Municipal Josepha Coelho e Senac Petrolina. As oficinas irão tratar de temas como os benefícios da atividade física para o bem-estar e a cognição de idosos; saúde mental para adolescentes; mindfulness e sequelas da Covid-19. Elas serão restritas ao público das instituições nas quais serão realizadas. O encerramento irá acontecer na Orla de Petrolina, onde serão disponibilizados para a população materiais informativos e interativos sobre situações que podem acometer o cérebro.

O evento é Organizado pelo Grupo de Pesquisa em Neurociência e Psicologia Experimental do Vale (Neurovale), coordenado pela professora Ivani Brys, do Colegiado de Psicologia da Univasf. Ela conta que a primeira edição da Semana do Cérebro do Vale do São Francisco aconteceu em 2019, quando várias atividades foram realizadas para o público na Univasf e no Parque Municipal Josepha Coelho.

“Neste ano, realizaremos a primeira edição após a pandemia. Com a ocorrência da pandemia de Covid-19 e o aumento das demandas relacionadas à saúde mental, associadas ao isolamento social e aos efeitos neurológicos da infecção, torna-se ainda mais importante a realização de eventos que chamem a atenção da população para cuidados desse tipo”, destaca Ivani, que também é coordenadora geral do evento.

A professora enfatiza a importância de ter a participação do público nesta edição. “A Semana do Cérebro é uma iniciativa que visa integrar o conhecimento acadêmico com o conhecimento popular da comunidade, trazendo informação, desfazendo mitos e ressaltando a importância dos cuidados em saúde”, pontua. Mais informações podem ser encontradas no Instagram e no site do evento.

Começa hoje (5) a 1a. Copa Comunitária de Futebol de Arcoverde

05/03/23

AscomPMA

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Esportes, inicia neste domingo, 05 de março, a realização da 1ª Copa Comunitária de Futebol de Arcoverde. O evento terá competições direcionadas somente entre times do município.

“Trata-se de uma grande iniciativa da gestão do Prefeito Wellington Maciel, com o intuito de evidenciar competições sadias e que vão colaborar para que o esporte seja uma referência na vida das novas gerações, através de times comunitários já atuantes em Arcoverde”, destaca o Secretário Municipal de Esportes, Thiago Santana.

Confira abaixo os locais e horários das partidas programadas para este domingo (05/03):

Barragem – 07:45 – Vasco X FluxoBarragem – 09:45 – Baratinados X Grêmio Jardim da SerraPoeirão – 07:45 – União Cohab I X São PauloPoeirão – 09:45 – Borussia X SerrinhaArco Center – 07:45 – Cidade Jardim Citty X JK CittyVila São Francisco – 07:45 – Melancia X FumaçaVila São Francisco – 09:45 – Cohab II X Veraneio