Obra de triplicação da BR-232 terá último desvio antes da conclusão

22/02/23

Imprensa PE 
blogfolhadosertao.com.br
 
O novo percurso já está sinalizado e esta é a última interdição antes da conclusão do alargamento dos dois lados da rodovia.
Visualização da imagem
-A triplicação da BR-232 avançou mais um trecho no sentido interior e a partir desta quinta (23), terá um desvio no quilômetro 10. A mudança acontece após o viaduto do Metrorec, no limite entre os municípios do Recife e Jaboatão dos Guararapes. Este é o último trecho de interdição antes da conclusão da obra.
 
Para os motoristas que seguem pela BR-232 no sentido interior, o trânsito será desviado pela rua Dr. George Willian Butler, no bairro do Curado, logo após a fábrica da Gerdau Açonorte. O percurso segue à esquerda pela Avenida Prefeito Antônio Pereira, acessando a BR-408. Quem desejar retomar o acesso para a BR-232 deverá utilizar o retorno pelo viaduto em frente TIP, voltando pela BR-408, seguindo pela faixa local para acessar novamente a BR-232.
 
A intervenção ocorre para isolar o trecho de 1,7 quilômetro que irá receber o serviço de pavimentação em concreto. A previsão é que este serviço dure até o final do mês de março. O novo percurso já está devidamente sinalizado para melhor orientação dos usuários.Imagem: Divulgação.

Voo secreto e trem noturno: como Biden chegou a Kiev

22/02/23

Por AFP

blogfolhadosertao.com.br

 (Dimitar DILKOFF / AFP)
Dimitar DILKOFF / AFP

A visita surpresa do presidente americano, Joe Biden, à Kiev na segunda-feira (20) começou quase 24 horas antes, no hangar de um aeroporto militar nos arredores de Washington.
Às 4h da manhã (6h no horário de Brasília) de domingo, sem informar à imprensa, políticos ou aos cidadãos americanos, o democrata de 80 anos embarcou em um Boeing 757 da Força Aérea chamado C-32.
O avião, menor do que os regularmente utilizados pelos presidentes dos Estados Unidos em viagens internacionais, estava estacionado longe de onde Biden costumava embarcar.
Sua comitiva foi formada por um grupo de agentes encarregados de sua segurança, uma pequena equipe médica, seus assessores mais próximos e dois jornalistas que juraram sigilo sobre a viagem.
O presidente, que está acostumado a ser seguido pela mídia aonde quer que vá, tendo cada palavra que diz em público gravada, transcrita e publicada, teve sua comitiva de treze comunicadores reduzida a dois.
Sabrina Siddiqui, redatora do Wall Street Journal, e Evan Vucci, fotógrafo do agência de notícias americana Associated Press foram os escolhidos para acompanhar a visita do chefe do Estado à Ucrânia, quase um ano depois da invasão russa.
Os jornalistas foram convocados à Base Aérea de Andrews, nos arredores da capital americana, às 2h15 e tiveram que entregar seus celulares, que só foram devolvidos quando chegaram à Kiev cerca de 24 horas depois.
A primeira parte da viagem durou cerca de sete horas de Washington para a base militar dos EUA em Ramstein, na Alemanha, onde pararam para reabastecer. Posteriormente, voaram até o aeroporto de Rzeszow-Jasionka, no sudeste da Polônia, local convertido em um ponto estratégico internacional de onde saem bilhões de dólares em armas e munições, incluindo americanas, para os ucranianos.
De volta à Kiev
Durante todo o trajeto, Siddiqui e Vucci não viram Biden. Eles também não localizaram o aeroporto polonês, já que as persianas do avião permaneceram abaixadas durante todo o voo.
Repórteres da comitiva presidencial costumam ir em carreatas, mas desta vez não houve sirenes para anunciar que o presidente dos EUA estava indo para a estação de trem polonesa de Przemysl Glowny, perto da fronteira ucraniana.
Às 21h15, horário local, a comitiva parou em frente a um trem de oito vagões e os repórteres foram instruídos a se dirigir a ele, mesmo sem ter visto Biden.
O trem percorreu a rota em que uma enorme quantidade de ajuda foi transportada para a Ucrânia, mas também ao longo da qual, na direção oposta, milhões de mulheres e crianças ucranianas fugiram do conflito.
Segundo Siddiqui, a maioria das pessoas a bordo fazia parte do “forte dispositivo de segurança” do presidente, um aficionado por trens.
A viagem de 10 horas à Ucrânia, ao contrário de visitas presidenciais anteriores ao Afeganistão ou Iraque, não contou com o reforço das tropas americanas.
Biden, que visitou a capital ucraniana pela última vez quando era vice-presidente de Barack Obama (2009-2017), desembarcou por volta das 8h07 locais.
“É bom estar de volta a Kiev”, disse.

22/02/23

JC

blogfolhadosertao.com.br

Quarta-feira de Cinzas ainda tem muita festa no Recife e em Olinda; veja programação

Na programação de Olinda, o Bacalhau do Batata é um dos mais tradicionais para a despedida oficial do Carnaval; já no Recife tem programação dedicada à Diversidade

Arquimedes Santos / PMO
Bonecos Gigantes serão um dos motivos da alegria dos foliões durante a terça-feira de Carnaval, em Olinda. – FOTO: Arquimedes Santos / PMO

Para quem já está sentindo-se saudoso do Carnaval, vale lembrar que ainda dá tempo de aproveitar mais um pouco da folia, nesta Quarta-Feira de Cinzas (22). Recife e Olinda ainda contam com uma programação especial que começa às 6h da manhã e vai até meia-noite.

Entre os blocos tradicionais, os foliões têm um encontro marcado na Igreja da Sé, em Olinda, para o Manguza do Zuza, às 6h, em seguida, também no Alto da Sé, vão poder conferir o famoso Bacalhau do Batata.  A programação segue nos dois polos oficiais, no Carmo e Guadalupe, além dos encontros dos Boizinhos e dos Afoxés.

Receita doa 60 toneladas de equipamentos para vítimas

22/02/23

Por Agência Brasil

blogfolhadosertao.com.br

As cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Bertioga vão receber os donativos

Chuvas em São Paulo

Receita Federal informou que doou mais de 60 toneladas de mercadorias para as vítimas das chuvas no litoral norte paulista. Entre os itens doados estão calçados, roupas, artigos de higiene pessoal, materiais de limpeza e itens de cama, mesa e banho.

Os produtos estão sendo enviados pela Defesa Civil para as cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Bertioga.

A Receita disse que também disponibilizou para a Defesa Civil uma lancha para a entrega de alimentos, medicamentos e provisões de primeira necessidade em locais que estão sem acesso rodoviário.

“A maior parte dos itens doados foi apreendida pela Receita Federal durante a Operação Outlet, iniciada em 2021. A operação combateu um grande esquema logístico de envio de encomendas do exterior escondidas em contêineres despachados como bagagem desacompanhada para o Porto de Santos, informou a Receita.

O órgão disse ainda que disponibilizou parte das instalações da Inspetoria de São Sebastião para a Defesa Civil e que servidores do local estão se mobilizando para a utilização da área como posto de estocagem e distribuição de doações e para auxiliar a população local a realizar tarefas como desembarque e armazenamento.