Doria elogia o governo Lula e a nova relação de alto nível entre Brasil e Estados Unidos

Prefeitura de Arcoverde implanta o Projeto Humaniza para facilitar acesso de usuários da Assistência Social

AscomPMA
blogfolhadoseertao.com.br

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Assistência Social, começou na última quinta-feira (09/02), com a utilização do Projeto Humaniza SAS em atendimentos da repartição municipal.

A iniciativa busca reduzir dificuldades de acesso dos usuários aos meios digitais e, consequentemente, à documentação.

“Como algumas documentações e benefícios sociais ficam impossibilitados de serem requeridos e muitas vezes são direcionadas a atravessadores, o que geram custos e golpes aos usuários dos serviços socioassistenciais, o Projeto Humaniza SAS foi iniciado para facilitar demandas nestes atendimentos, promovendo mais segurança e precisão”, explicou a Secretária de Assistência Social, Patrícia Cursino Padilha.

No projeto, o agente de desenvolvimento é o mediador de direito dentro dos CRAS’s, CREAS e do SCFV da Vila São Francisco, para a prestação do referido serviço.

“Na reunião de hoje, contamos também com a presença dos recepcionistas que estarão informando sobre as documentações necessárias para as solicitações de documentos. A divulgação deste projeto é muito importante para fomentar a inclusão social e subsidiar o planejamento familiar dos usuários dos serviços nos programas, benefícios e desenvolvimento humano”, concluiu Patrícia.

Corregedoria investiga agressão de PM contra professora ao descer de ônibus no Recife

11/02/23
Por Raphael Guerra
blogfolhadosertao.com.br

Agressão contra professora aconteceu no Terminal de Joana Bezerra, na área central do Recife, no Dia Nacional da Visibilidade Trans

REPRODUÇÃO
Passageira levou tapa no rosto de policial militar após descer de ônibus – FOTO: REPRODUÇÃO

Após a repercussão nacional, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) decidiu se pronunciar sobre o caso de violência policial contra uma mulher trans no Terminal Integrado de Joana Bezerra, na área central do Recife. O caso ocorreu no dia 29 de janeiro, no Dia Nacional da Visibilidade Trans. (Veja vídeo mais abaixo)

Vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que a passageira, que é professora, é agredida por um PM com um forte tapa no rosto após descer do ônibus.

De acordo com a PMPE, uma equipe do Batalhão de Choque foi acionada por passageiros que denunciaram estar sendo ameaçados por um casal que se encontrava dentro do coletivo e que estaria tentando roubá-los com o uso de uma faca peixeira.

“Alguns passageiros tentaram intervir contra os assaltantes, o que gerou uma confusão generalizada e com o pedido de ajuda os policiais que estavam de serviço na Estação de Metrô Joana Bezerra. (Eles) agiram no cumprimento do dever e foram em auxílio as vítimas e na identificação dos acusados pela tentativa do roubo”, disse a PMPE.

“Ao identificar os acusados, os policiais realizaram os procedimentos de segurança, solicitando que o casal descesse do coletivo e que cumprisse as ordens de manter as mãos para cima, respeitando à distância de segurança para posterior abordagem, o que não foi obedecido pela acusada Tifanny, identificada como uma mulher trans e que portava uma arma branca (faca peixeira), usada para o cometimento do delito”, continuou a nota da PM.

“O policial militar, ao perceber a aproximação, desferiu um golpe para poder conter uma possível agressão da acusada que demonstrava nervosismo e se utilizava de palavras de calão contra os policiais”, afirmou a corporação.

A PMPE disse que os policiais encaminharam a mulher trans e o companheiro para a Central de Flagrantes. Lá, foi lavrado um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) em desfavor da suspeita por porte ilegal de arma branca e lesão corporal. Em seguida, ela foi liberada. A corporação citou ainda que a mulher já foi investigada pela Polícia Civil por roubo qualificado.

“A Corregedoria Geral da SDS (Secretaria de Defesa Social) e a PMPE instauraram procedimentos a fim de apurar possível excessos na ação policial veiculadas nas imagens em que teve acesso e reitera que sempre orienta seu efetivo a atuar observando a proteção e respeitos aos Direitos Humanos, preservando a vida, a integridade e o patrimônio da sociedade”, declarou a PMPE.

Leia também:

  • Corregedoria investiga agressão de PM contra professora ao descer de ônibus no Recife

Procon-PE recolhe quase 100 unidades de pomada proibida pela Anvisa

11/02/23
ImprensaPE
blogfolhadosertao.com.br
O Procon Pernambuco apreendeu nesta sexta-feira (10/02) mais 63 unidades de pomadas para trançar cabelos, proibidas de distribuição, exposição e venda pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Só nesta semana, foram 96 embalagens do produto recolhidos em estabelecimentos comerciais da Região Metropolitana do Recife (RMR), durante fiscalização do órgão de defesa do consumidor.Através da Resolução 475, de 9 de fevereiro de 2023, publicada no Diário Oficial da União, o órgão proibiu a comercialização de todos os fabricantes e marcas do produto. A Anvisa ainda reforçou que as pessoas físicas ou jurídicas que adquiriram o material antes da proibição também devem suspender o uso até nova atualização da medida.De acordo com a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota, as ações irão continuar, a fim de inibir o uso do produto e evitar novos casos no estado. “Continuaremos com os fiscais nas ruas, vistoriando, recolhendo e  autuando, quando necessário, quem insistir em colocar a saúde da população em risco”, acrescentou a secretária.Ainda segundo a secretária, é importante que as pessoas sejam empáticas nesse momento. “Pedimos a sensibilização das pessoas para que, definitivamente, não utilizem o produto. Não se coloquem em risco, porque as reações são sérias”, finaliza Lucinha.DENÚNCIAS: As denúncias de locais que estejam comercializando os produtos podem ser feitas ao Procon/PE de forma anônima, por ligação, e-mail ou Whatsapp, inclusive com a apresentação de fotos e vídeos, através dos seguintes canais: 0800.282.1512; denuncia@procon.pe.gov.br ou WhatsApp 3181-7000.Foto: Divulgação/Procon-PE

Lula diz que EUA podem contribuir para Fundo Amazônia

11/02/23
Por Agência Brasil
blogfolhadosertao.com.br
Presidente concedeu entrevista após encontro com Biden
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e presidente Joe Biden, dos Estados Unidos

presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que os Estados Unidos contribuam com o Fundo Amazônia, que financia projetos de sustentabilidade com recursos de países ricos. Em entrevista coletiva após encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden, Lula disse ter recebido a promessa de entrada do país no fundo.

“Senti muita vontade [de Biden]. O que posso afirmar é que ele vai participar do fundo amazônico”, declarou Lula. Segundo o presidente brasileiro, os Estados Unidos estão convencidos da necessidade de nações ricas financiarem empreendimentos em áreas florestais de países em desenvolvimento para a preservação do meio ambiente.

“É preciso transformar a riqueza da nossa diversidade em algo que possa ser proveitoso para o povo brasileiro que mora na Amazônia”, comentou.

O presidente brasileiro disse ter proposto a Biden um grupo neutro para negociar um possível acordo de paz para a guerra entre Rússia e Ucrânia. Lula informou que já apresentou a sugestão ao presidente francês, Emmanuel Macron, e ao chanceler alemão, Olaf Scholz, que esteve em Brasília na semana passada.

Segundo Lula, os trabalhos começariam pela negociação de um cessar-fogo ou de um armistício. “A primeira coisa [do grupo] é terminar a guerra. Depois, negociar o que for acontecer no futuro”, afirmou. “Estou convencido de que é preciso encontrar uma saída para colocar fim a essa guerra. E senti da parte do presidente Biden a mesma preocupação, porque ninguém quer que essa guerra continue. É preciso que tenha parceiros capazes de construir um grupo de negociadores que os dois lados acreditem”.

Em relação à ampliação do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), Lula disse ter levado a sugestão, historicamente defendida pela diplomacia brasileira, a Biden. O líder brasileiro disse que a ideia foi bem recebida pelo mandatário norte-americano.

 “Pedi que outros países possam participar do Conselho de Segurança para que algumas decisões de ordem climáticas sejam tomadas a nível internacional. Senti muita disposição do presidente americano para contribuir com isso”, comentou Lula.

Com Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia como membros permanentes, o Conselho de Segurança da ONU concede o aval das Nações Unidas para guerras. Mais dez países têm assentos rotativos, com qualquer um dos cinco países com assentos permanentes tendo poder de veto.

Sobre a retomada de relações diplomáticas do Brasil com a África, Lula anunciou que pretende viajar a três países do continente: Angola, África do Sul e Moçambique.

Leia também
• Lula diz que trabalhará pela paz no conflito entre Rússia e Ucrânia
• Biden e Lula se reúnem para falar sobre democracia e meio ambiente
• Lula diz que é preciso ‘parar de atirar’ para negociar paz entre Rússia e Ucrânia