Romildo Porto .é o novo presidente da Compesa

26/01/23

Mirella Araújo

blogfolhadosertao.com.br

 

O novo presidente da Compesa tem como principais desafios a regularização do abastecimento em todo o Estado e a ampliação do acesso ao tratamento de esgoto

Aluísio Moreira
Romildo Porto, novo presidente da Compesa – FOTO: Aluísio Moreira
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou o nome do seu novo presidente, que tomará posse na tarde desta quarta-feira (25). De perfil técnico, o engenheiro civil, bacharel em Ciências da Computação e pós-graduado em Direito Tributário, Romildo Bezerra Porto, assume o cargo. 

O novo presidente da Compesa já atuou na companhia como superintendente por duas vezes (de Planejamento e de Tecnologia da Informação) e na Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, quando ocupou o cargo de Coordenador de Tecnologia da Informação.

Romildo também foi Gerente Geral Administrativo e Financeiro da Empresa de Urbanização do Recife – URB – Recife e Gerente de Sistemas Tributários na Empresa Municipal de Informática – Emprel. Ele assume no lugar de Manuela Marinho, que havia deixado a presidência em dezembro do ano passado. 

Do Litoral ao Sertão, o povo de Pernambuco sofre com a falta d’água e de acesso adequado a coleta e tratamento de esgoto, tornando estas as demandas mais urgentes a serem encaradas pelo governo de Raquel Lyra (PSDB). 

A Transposição do São Francisco ficou pronta, mas a água dos seus canais chega a um número menor do que a meta projetada, por falta das adutoras que transportariam a água da megaobra para as casas das pessoas. Essa inclusive será uma das pautas prioritárias que será levada por Raquel Lyra a reunião com o presidente Lula (PT), nesta sexta-feira (27). 

“A gente fez uma reunião preparatória com os governadores do Nordeste, onde levaremos três temas prioritários para cada Estado. Nós vamos tratar do acesso a água com a conclusão do programa de integração do São Francisco, a questão da mobilidade e o metrô do Recife,  e a Transnordestina. As outras pautas nós vamos trabalhar sim, como o governo federal também está trabalhando, de maneira regionalizada”, disse Raquel Lyra, após a primeira reunião com os 14 prefeitos da Região Metropolitana, realizada no Palácio do Campo das Princesas, nessa quarta-feira (24). 

A questão do abastecimento de água tem sido usada como uma das primeiras ações da governadora de Pernambuco. Ela tem reafirmado que pretende cumprir com os compromissos assumidos durante a campanha.

Na semana passada, Raquel visitou os moradores do Alto do Refúgio, em Nova Descoberta, na Zona Norde do Recife, onde assegurou que Compesa irá reforçar o fornecimento de água, contemplando 25 mil moradores da localidade. 

RECURSOS

Nessa segunda-feira (23), Raquel Lyra se reuniu com representantes do Banco Mundial (BIRD) para tratar da parceria com a instituição que visa ampliar o abastecimento de água e assegurar soluções de esgotamento sanitário em localidades rurais do Estado. 

O projeto, que já foi aprovado, prevê um montante na ordem de R$ 600 milhões, com contrapartida de 20% do Governo de Pernambuco, e pretende melhorar a condição de vida de quem vive na zona rural. No encontro, Raquel deixou claro o interesse do Executivo em firmar essa parceria. 

 O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, destacou o projeto inclui a escuta da população. “O objetivo é ampliar o sistema de abastecimento e esgotamento sanitário que chegue efetivamente na zona rural de diversos locais de Pernambuco. Algumas ações já foram iniciadas e serão expandidas com essa parceria com o BIRD”, explicou

Deixe um comentário