Dia: 23 de janeiro de 2023
Polícia prende bolsonarista filmado ao destruir relógio de Dom João VI
23/01/23
247
blogfolhadosertao.com.br
Antônio Cláudio Alves Ferreira, de 30 anos, foi preso em Minas Gerais, mas vai ser transferido para Brasília

—Homem destrói obra de arte no Planalto (Foto: Reprodução)Policiais federais de Goiás prenderam nesta segunda-feira (23) o bolsonarista Antônio Cláudio Alves Ferreira, de 30 anos, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais.Câmeras de segurança filmaram o apoiador de Jair Bolsonaro (PL) destruindo no Palácio do Planalto o relógio do século 17, feito pelo francês Balthazar Martinot (1636-1714). O homem será levado a Brasília.
Terrivelmente evangélica: Damares Alves rejeitou ajuda a indígenas durante a pandemia
23/01/23
247
blogfolhadosertao.com.br
A ex-ministra dos Direitos Humanos pediu que Bolsonaro retirasse da lei de proteção aos indígenas a obrigação de fornecimento de itens como leitos de UTI e ventiladores pulmonares

–Ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) enviou em 2020 uma nota ao Palácio do Planalto em que negava ajuda a indígenas. Nesta segunda-feira (23), a lembrança sobre a iniciativa da ex-ministra ganhou repercussão na imprensa e nas redes sociais depois que indígenas yanomami foram encontrados com problemas como desnutrição grave e malária no estado de Roraima.
–
De acordo com informações divulgadas pela coluna de Guilherme Amado, no jornal O Globo, em outubro daquele ano, uma nota técnica enviada pela ministra ao Planalto, assinada em 6 de julho por Esequiel Roque, pedia que Jair Bolsonaro (PL) retirasse da lei de proteção aos indígenas a obrigação de União, estados e municípios fornecerem itens como água potável, leitos de UTI; ventiladores pulmonares; materiais de limpeza, higiene e desinfecção; e informativos sobre a Covid-19.
Atualmente, pelo menos cinco ministérios estão envolvidos na força-tarefa para ajudar os índios – Saúde; Desenvolvimento e Assistência Social; Povos Indígenas, Direitos Humanos, e o da Justiça e Segurança Pública.
O Ministério da Saúde, comandado por Nísia Trindade, decretou emergência de saúde pública.
—
Supremo Tribunal Federal passa a investigar a deputada Clarissa Tércio
23/01/23
Blog da Folha
blogfolhadosertao.com.br
Além da deputada pernambucana, também serão investigados André Fernandes (PL-CE) e Silvia Waiãpi (PL-AP)
—
Três dessas investigações têm como finalidade apurar, respectivamente, os autores intelectuais, os financiadores e os participantes dos atos gopistas e de vandalismo. Outras são para apurar a participação de deputados federais diplomados que incitaram os atos. Foram pedidos a Moraes abertura de inquérito contra André Fernandes (PL-CE), Clarissa Tércio (PP-PE) e Silvia Waiãpi (PL-AP).
Os pedidos para a abertura dos inquéritos foram feitos pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nos últimos dias 11 e 12. As solicitações a Moraes foram feitas pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos na PGR.
Santos justificou que é necessária a divisão da investigação para agilizar as apurações e a apresentação de denúncias nos casos em que ficarem comprovadas as práticas de crimes pelos suspeitos.
Leia Também
• Clarissa Tércio é condenada a pagar R$ 10 mil por transfobia e uso indevido de imagem
• Clarissa Tércio vira alvo de investigação da PGR por incitar atos terroristas em Brasília
• Clarissa Tércio recebe homenagem do Sistema de Saúde dos Militares de Pernambuco
Requião cobra de Lula reestatização da Eletrobrás e punição dos “gângsters” Lemann, Telles e Sicupira
23/01/23
Ex-senador Roberto Requião alertou que os três bilionários estão por trás da privatização da Eletrobrás e disse que o Brasil está na contramão deste processo no mundo. Ouça

—
O ex-senador Roberto Requião cobrou neste domingo (22) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a reestatização da Eletrobrás. Em áudio pelo Twitter, Requião classificou como “gângsters” os bilionários Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles.
“Vocês já perceberam que os três empresários liberais, verdadeiros gângsters que deram o estouro de R$ 40 bilhões nas Lojas Americanas, são os mesmos que compraram a Eletrobrás? “Vocês já perceberam que a consultoria que viabilizou o roubo das Lojas Americanas, é a empresa que assessorou a privatização da Eletrobrás?”, questionou Requião.
O ex-senador defendeu que o presidente Lula reestatize a Eletrobrás e os bilionários sejam punidos. “A Eletrobrás precisa ser reestatizada, como fez a França e a Alemanha recentemente. Nós estamos na contramão deste processo. E os gângsteres que se dizem liberais, têm que pagar pesadamente por isso”, afirmou Roberto Requião.
Os empresários Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, que protagonizaram a maior fraude contábil da história do Brasil nas Americanas, antes de anunciar uma recuperação judicial que significará um calote de até 90% em seus 16 mil credores, entre bancos e fornecedores, divulgaram um comunicado neste domingo, em que tentam se isentar de responsabilidade criminal no caso.
Para desvendar os bastidores do caso, a TV 247 produzirá um documentário a respeito. Apoie neste link e conheça o projeto.
TSE dá prazo de 5 dias para Bolsonaro se manifestar sobre atos golpistas e postagem contra resultado das eleições
23/01/23
247
blogfolhadosertao.com.br
Além de Bolsonaro, também serão notificados o ex-ministro da Defesa Braga Netto, o senador Flávio Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro

–O corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves, deu prazo de cinco dias para que Jair Bolsonaro se manifeste sobre uma postagem em rede social questionando o resultado das eleições de 2022 e também sobre os atos terroristas contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, informa o G1.
O prazo começa a contar a partir da notificação. O despacho de Gonçalves é do último sábado (21) e atende a um pedido da campanha de Lula à Presidência da República.
Além de Bolsonaro, também serão notificados o ex-ministro da Defesa Braga Netto, o senador Flávio Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro.
O pedido foi feito dentro do processo sobre uso indevido dos meios de comunicação social e abuso de poder político.
Durante os atos de terrorismo do dia 8 de janeiro, os golpistas bolsonaristas gritavam contra o resultado das eleições e acusavam os Poderes de terem fraudado a eleição de Lula, embora não haja qualquer indício de que isso tenha acontecido.
Lula diz na Argentina que terá trabalho intenso pela cooperação bilateral
23/01/23
247
blogfolhadosertao.com.br
Lula se mostrou otimista com a retomada da parceria com a Argentina

Durante esta segunda-feira (23), o presidente brasileiro se reunirá com seu colega argentino, Alberto Fernández. Há grande expectativa no reforço da cooperação bilateral em diversos aspectos.
Na terça-feira, Lula participará da Cúpula da Celac ( Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos), grupo do qual o Brasil foi um dos fundadores e se afastou durante o governo de Jair Bolsonaro. O chefe de Estado também manterá encontros bilaterais com outros presidentes da região, entre eles Nicolás Maduro da Venezuela, conforme o Itamaraty
Ao chegar à capital argentina, Buenos Aires, Lula destacou que terá intenso trabalho e se mostrou otimista com a cooperação bilateral com o país vizinho.
“Boa noite, aqui de Buenos Aires. Amanhã uma segunda de trabalho intenso de retomada da parceria entre Brasil e Argentina. Um dos principais mercados de produtos industriais brasileiros, terceiro maior parceiro comercial do Brasil. Até amanhã!” – escreveu o presidente.
“Militares sairão impunes do dia 8 de janeiro”, diz Rui Costa Pimenta
23/01/23
Ele avalia que o presidente Lula não irá enfrentá-los

