Raquel Lyra anuncia regularização no abastecimento de água no Alto do Refúgio, no Recife

19/01/23

Imprensa PE 
blogfolhadoseertao.com.br
Miniatura do anexo
 
Os moradores do Alto do Refúgio, em Nova Descoberta, Zona Norte do Recife, receberam, na manhã desta quinta-feira (19), o anúncio de que a comunidade passará a ter regularidade no abastecimento de água. A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause visitaram a localidade, assegurando o reforço da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) no fornecimento de água, que vai contemplar 25 mil moradores. 
 
“Os moradores da comunidade passavam 30 dias sem água e ficavam rezando para que ela aparecesse. A Compesa tem intensificado os seus trabalhos para que diminua o rodízio, fazendo com que as pessoas tenham água regularmente em suas casas”, afirmou Raquel Lyra. 
 
O secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, José Almir Cirilo, ressaltou que as equipes da Compesa estão visitando as comunidades para ouvir as demandas da população. “Fomos alertados pelos moradores de que eles estavam sem água há muitos dias. Identificamos o problema e vamos seguir monitorando para que isso não volte a acontecer”, reforçou Cirilo, que explicou que foram realizadas ações e ajustes operacionais que permitiram, em um curto espaço de tempo, viabilizar o atendimento da localidade com um regime de abastecimento, agora com regularidade e pressões satisfatórias.
 
Durante a visita ao Alto do Refúgio, a governadora conversou com os moradores. Layza Khatillen, de 19 anos, mora na região com sua mãe e dois irmãos. Ela enfatizou a importância dessa comunicação direta com a Compesa. “Agora estamos sendo vistos e ouvidos. Essa regularização no abastecimento de água é um alívio. Água faz parte da sobrevivência. Sem ela não conseguimos fazer nada”, disse a moradora.
 
Já dona Severina Olívia da Costa, de 73 anos, demonstrou alívio em saber que terá água nas torneiras para realizar os seus afazeres. “Foi uma ótima notícia. Agora vai melhorar, com fé em Deus” agradeceu.
 
O Governo de Pernambuco está realizando estudos para melhoria da infraestrutura hídrica das áreas de morros do Recife, com estimativa de beneficiar mais de 150 mil pessoas.
 
Fotos: Divulgação/SEI

Terroristas presos reclamam de superlotação, comida ruim e mau cheiro

19/01/23

247

blogfolhadosertao.com.br

 

Os bolsonaristas presos na Papuda e na Colméia também protestam em razão da falta de água gelada para beber e de wi-fi

www.brasil247.com - Bolsonaristas radicais são detidos após invasão às sedes dos Três Poderes em BrasíliaBolsonaristas radicais são detidos após invasão às sedes dos Três Poderes em Brasília (Foto: UESLEI MARCELINO/ Reuters)

 Os terroristas bolsonaristas presos em Brasília por tentar dar um golpe de estado e depredar o patrimônio público reclamam de “superlotação”, “comida ruim”, “mau cheiro” e outros problemas nas celas do Complexo Penitenciário da Papuda e da Penitenciária Feminina de Brasília, conhecida como Colméia.

 O defensor público da Tutela Coletiva de Presos do Núcleo de Execuções Penais, Felipe Zucchini, disse que os bolsonaristas estão em celas separadas dos demais detentos na Papuda e da Colméia. No entanto, segundo ele, mesmo essas unidades estão superlotadas.

“Se considerado o número de camas disponíveis, que em regra são 8 por cela, esta seria a quantidade ideal para ninguém dormir no chão. Nas visitas recentes se registrou a presença de 16 a 22 nessas celas. Importante destacar que em outras unidades da Papuda, como o CIR (Centro de Internamento e Reclusão), é comum encontrar celas com mais de 22 pessoas, muitas vezes há mais de 30 pessoas em espaços semelhantes”, contou.

O mesmo problema se repete na Colméia.

Um dos juízes destacados para conduzir as audiências de custódia dos terroristas contestou que nas prisões são comuns 32 presos onde cabem oito.

“A maioria não tem vaso de concreto. Quanto ao mau cheiro, apesar de não ser perceptível nas inspeções por quem passa pelos corredores, há muita reclamação por parte daqueles que são obrigados a dormir próximo a ele pela falta de espaço para todos os colchões no chão”, disse o defensor.

“A alimentação tem sido o principal objeto de reclamação. Quanto às marmitas (almoço e janta), há queixas sobre a falta de sabor, gosto ruim, mau cozimento e outras como a impossibilidade de identificar a espécie de proteína moída fornecida. Recentemente, colheram-se relatos que diziam que a comida era indigesta, o que fez com que muitas pessoas deixassem de comer e descartassem boa parte dos alimentos. Eles também querem uma maior quantidade de frutas”, completou.

Há protestos ainda em razão da falta de água gelada para beber e de wi-fi. (Com informações do Metrópoles).


Lula acredita que BOLSONARO tem ‘muito a ver’ com atos antidemocráticos de Brasília

19/01/23

TV Globo

blogfolhadosertao.com.br

O presidente da República, contudo, deixou claro que apenas as investigações que estão em curso poderão responsabilizar ou não Bolsonaro pelos atos

Reprodução/Globonews
Lula concedeu entrevista exclusiva à Globonews nesta quarta-feira (18) – FOTO: Reprodução/Globonews

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (18), que acredita que o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) orientou bolsonaristas radicais a invadirem as sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, com o objetivo de realizar um golpe de estado. As declarações foram dadas em entrevista à comentarista Natuza Nery, da Globonews.

“Eu acho que a decisão dele de ficar quieto depois de perder as eleições, semanas e semanas sem falar nada. A decisão dele de tomar a decisão de não passar a faixa para mim, de ir embora para Miami como se estivesse fugindo com medo de alguma coisa e o silêncio dele mesmo depois do acontecimento daqui, me dava a impressão que ele sabia de tudo o que estava acontecendo, que ele tinha muito a ver com aquilo que estava acontecendo“, detalhou o petista.

O presidente da República, contudo, deixou claro que apenas as investigações que estão em curso poderão responsabilizar ou não Bolsonaro pelos atos. “Obviamente que quem vai provar isso são as investigações. Mas a impressão que me deixava era essa. Possivelmente esse Bolsonaro estivesse esperando voltar para o Brasil na glória de um golpe”, destacou.

Na visão de Lula, a tentativa de golpe foi frustrada devido à relação dos Três Poderes e dos governadores. O chefe do Executivo federal afirmou que houve uma união para “garantir a democracia brasileira”, o que impediu os radicais de obter sucesso com o golpe.

Apesar disso, Lula disse que acredita que “gente profissional” estava ligada aos ataques em Brasília. “O dado concreto é que segundo todo depoimento, as pessoas que vieram aqui eram profissionais. As pessoas que vieram aqui conheciam o Planalto, conheciam a Câmara, conheciam o Judiciário”, observou.

Lula apontou, ainda, uma possível falha de inteligência para evitar os ataques. “Nós temos inteligência do GSI, da Abin, do Exército, da Marinha, da Aeronáutica. Ou seja, a verdade é que nenhuma dessas inteligências serviu para avisar ao presidente da República, ou seja, que poderia ter acontecido isso. Se eu soubesse na sexta-feira (6) que viriam 8 mil pessoas aqui, eu não teria saído de Brasília. Eu saí porque estava tudo tranquilo. Até porque, a gente estava vivendo ainda a alegria da posse”, disparou.

“É uma prática nazista, fascista, raivosa, que nós não estávamos acostumados a ver no Brasil”, completou o presidente da República.

LEIA TAMBÉM

Sport perde para o Goiás e cai nas quartas da Copinha

19/01/23

Folhape/Yuri Teixeira

blogfolhadosertao.com.br

Leão criou boas oportunidades, mas viu Pedrinho marcar único gol do jogo no primeiro tempo
Sport 0x1 Goiás, pela Copa São Paulo

A fase de quartas de final, mais uma vez, foi um carma na vida do Sport na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Assim como em 1997 e 2016, o Leão voltou a parar entre os oito melhores da principal competição sub-20 do País. Desta vez, o sonho de ir mais longe foi interrompido pelo Goiás, na noite desta quarta-feira (18), na Fonte Luminosa, em Araraquara. Com gol de Pedrinho, o Esmeraldino derrotou o Rubro-negro por 1×0, e mandou a boa geração leonina de volta para casa.

O primeiro tempo terminou com apenas uma bola na rede, mas não foi por falta de oportunidades. Sport e Goiás fizeram um confronto digno de suas respectivas campanhas na Copinha: muita ofensividade e disposição. A ‘trocação’ foi intensa, mas o clube pernambucano foi quem chegou com perigo. Apesar dos desfalques de Juan Xavier e Ronald, suspensos, em seis minutos, o Leão já tinha assustado o goleiro Catula em finalizações de Deyvson e Marcelo.

O Esmeraldino, por sua vez, respondeu com duas grandes chances. Uma delas, inclusive, convertida em bola na rede. Aos 12, Alan deu grande lançamento para Victor Hugo, que desperdiçou de cabeça. Dois minutos mais tarde, porém, os goianos foram premiados. Após boa trama pela esquerda, Xavier cruzou e Pedrinho, livre, girou para anotar seu quinto gol na competição.

O lance foi o último de Marcelo Ajul no jogo. O capitão rubro-negro que era dúvida para a partida, voltou a sentir dores na coxa e teve que ser substituído por Cicinho. Mesmo sem sua referência, o Sport não se abateu em campo e teve boas ocasiões para igualar o placar. Primeiro com Deyvson, em bela cobrança de falta. Em seguida, com Charles Eduardo, em chute que acertou a trave.  Apostando nos contra-ataques, o Goiás também carimbou o poste de Paulo Victor, em forte finalização de Victor Hugo.

Indo para o tudo ou nada no segundo tempo, o Sport cedia espaços para o Goiás. Não à toa, foi o Verdão que quase marcou mais um. Ainda aos cinco minutos, Kauan obrigou Paulo Victor a fazer grande defesa em chute de fora da área. O susto serviu para acordar os pernambucanos, que passou a dominar as ações ofensivas. Assim como na etapa inicial, Deyvson voltou a acertar a trave. Gean, em finalização colocada, também assustou Catula.

A chance mais clara, no entanto, foi construída aos 28. Sempre perigoso nos cruzamentos, Deyvson achou Fábio livre. O jogador só escorou com o pé esquerdo para empatar, mas viu o arqueiro esmeraldino operar um milagre na Fonte Luminosa. A noite não era mesmo dos rubro-negros. Nos acréscimos, quando a cabeçada de Lucas passou por Catula, encontrou a trave na última grande chance do confronto.

Raquel Lyra sanciona Lei da Reforma Administrativa

19/01/23

Imprensa PE 
blogfolhadosertao.com.br
O texto do Projeto de Lei do Executivo (PLE) foi aprovado pelos votos de 39 deputados estaduais na Alepe
Miniatura do anexo
 
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, sancionou nesta quarta-feira (18), a Lei da Reforma Administrativa, permitindo ao novo governo a composição de uma nova estrutura. O texto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), em duas sessões, na última terça-feira, com os votos favoráveis de 39 deputados estaduais. A lei estadual n° 18.139, de 18 de janeiro de 2023,  faz alterações na estrutura governamental para atender áreas estratégicas da administração estadual, como Recursos Hídricos, Saneamento, Transformação Digital e Desenvolvimento Metropolitano.
 
“Sancionamos a nossa Reforma Administrativa que vai nos permitir colocar em prática os compromissos que temos para melhorar a qualidade de vida dos pernambucanos. Aproveito para agradecer a Alepe, que entendeu a necessidade destas mudanças para o novo momento que Pernambuco começar a viver”, enfatizou a governadora Raquel Lyra. 
 
Entre os destaques da reforma está a valorização dos professores e servidores da rede pública estadual de ensino, com o aumento em 43% a gratificação das funções técnico-pedagógicos das escolas. O teto das gratificações passa de R$ 2,1 mil para R$ 3 mil. A partir de agora, o detalhamento desses benefícios será normatizado via decreto, seguindo critérios de acordo com os cargos exercidos e o porte da escola. Na prática, a mudança irá beneficiar 3.681 servidores efetivos da educação estadual.
 
A Lei também tem foco em outras áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado, como Mobilidade, Recursos Hídricos e Saneamento, Defesa Civil, Desenvolvimento Regional e Metropolitano e Transformação Digital. A partir de agora, a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos terá uma pasta designada para priorização de cada tema. O texto da reforma ainda contempla a criação da Secretaria Executiva de Transparência e Controle e a Diretoria de Transparência e Participação Cidadã, ambas na Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE). Os dois órgãos irão assegurar o compromisso de fortalecer a confiança do cidadão pernambucano na gestão pública, garantindo a criação de ferramentas e soluções que fortaleçam o acesso às informações da administração estadual.
 
Com foco em um programa mais articulado de prevenção aos desastres, a Defesa Civil será transferida da Casa Militar para a Secretaria de Defesa Social. O reforço nas estratégias de desenvolvimento regional e metropolitano será efetivado por meio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional. A nova Secretaria de Comunicação substituirá a de Imprensa, e irá executar as políticas de transformação digital do governo. O novo organograma ainda prevê que a política de prevenção às drogas seja vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas.
 
De acordo com a proposta aprovada pela Alepe, o ajuste no quadro de servidores é de apenas 2,1%, sendo o impacto de R$ 25 milhões absorvido pela economia de R$ 150 milhões, já em execução, comandada pela Secretaria da Fazenda através do Plano de Qualidade do Gasto Público. Dessa forma, a matéria não representa impacto fiscal. O incremento é de apenas 0,07% da arrecadação estadual (Receita Corrente Líquida).
 
Foto: Divulgação/SEI

Raquel Lyra se antecipa e divulga calendário de pagamento de serviços até dezembro de 2023

19/01/23

ImprensaPE

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo
 
A governadora Raquel Lyra divulgou, na noite desta quarta-feira (18), o calendário completo de pagamento dos salários de todos os servidores ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo estadual (civis e militares) para o ano de 2023. Diferente das divulgações mês a mês realizadas até o ano passado, a medida do novo governo permite aos servidores um maior planejamento em relação ao recebimento dos seus vencimentos, proventos e pensões e garante mais transparência na relação com a gestão.  O detalhamento será publicado no Diário Oficial do Estado de amanhã, através de portaria da Secretaria de Administração. O salário de janeiro será pago no próximo dia 31.
 
De acordo com a governadora, a medida ressalta a diretriz de valorização dos servidores públicos, objetivo da nova gestão. “Como sempre digo, a gente não faz nada sozinho. Hoje a gente divulga o calendário de pagamento dos servidores para o ano inteiro e, com isso, a gente garante previsibilidade para que o servidor, sua família, possa saber exatamente o dia que o dinheiro vai cair na conta. É com respeito ao servidor que vamos mudar Pernambuco”, explica. 
 
Segundo a secretária de Administração do Estado, Ana Maraíza de Souza Silva, o calendário prevê o pagamento dos salários de todos os servidores do Governo Estadual até o último dia útil de cada mês trabalhado. “O calendário respeita a previsibilidade e garante o pagamento dentro do mês trabalhado. Seguindo a orientação da governadora, estamos trabalhando para fazer uma gestão que contemple e respeite o servidor”, informa.
 
Conforme os dados da Secretaria de Administração, a folha do Governo do Estado de Pernambuco – com dados de dezembro de 2022 – conta com 231,4 mil matrículas, sendo 128,1 mil de ativos e 103,3 mil de inativos (76,6 mil aposentados e 26,7 mil pensionistas). Até o mês passado, a administração estadual não tinha uma data certa para divulgar o calendário mensal do pagamento de salários. Os servidores eram comunicados da data a dias do pagamento dos salários. 
 
Calendário de pagamento dos servidores ativos e inativos
 
Janeiro: dia 31
Fevereiro: dia 28
Março: dia 31
Abril: dia 28
Maio: dia 31
Junho: dia 30
Julho: dia 31
Agosto: dia 31
Setembro: dia 29
Outubro: dia 31
Novembro: dia 30
Dezembro: dia 28
Décimo terceiro salário: dia 20 de dezembro.Foto: Divulgação/SEI.

Secretaria de Imprensa