Lula: golpistas são “aloprados” e Bolsonaro não quer reconhecer derrota

12/01/23

Estadão Conteúdo

blogfolhadosertao.com.br

O petista afirmou que não gostaria de ter feito a intervenção federal no DF, mas que é preciso punir quem não respeita a lei e a ordem democrática

Lucas Moraes

EVARISTO SA / AFP
LULA Presidente decretou intervenção federal após vândalos bolsonaristas invadirem STF, Congresso e Planalto – FOTO: EVARISTO SA / AFP

“Lamentavelmente, o presidente que deixou o poder no dia 31 não quer reconhecer a derrota. Ainda hoje eu vi declarações dele não reconhecendo a derrota. Ou seja, eu só posso considerar um grupo de aloprados, um grupo de gente com pouco senso de ridículo”, disse Lula na reunião com os parlamentares.

Na noite dessa terça (10), Bolsonaro compartilhou um vídeo com questionamentos ao resultado eleitoral, mas apagou a publicação mais de três horas depois. O vídeo mostra trecho de uma entrevista em que o procurador Felipe Gimenez, do Mato Grosso do Sul, defende que a eleição de Lula foi fraudada e que o voto eletrônico não é confiável, o que é falso.

A teoria conspiratória de fraude eleitoral estimulou os golpistas a invadirem e depredarem as sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) no último domingo, 8.

O que disse Bolsonaro sobre invasões em Brasília

No dia da invasão, Bolsonaro escreveu no Twitter que depredações e invasões de prédios públicos “fogem à regra” e criticou manifestações da esquerda. “Ao longo do meu mandato, sempre estive dentro das quatro linhas da Constituição respeitando e defendendo as leis, a democracia, a transparência e a nossa sagrada liberdade”, disse o ex-presidente.

Lula afirmou nesta quarta (11) na reunião com os deputados e senadores, que em pouquíssimos momentos da história do País o resultado eleitoral foi questionado. “O que aconteceu aqui, eu até não gostaria de pensar em golpe, eu até gostaria de pensar numa coisa menor, quem sabe um grupo de pessoas alopradas que ainda não entenderam que a eleição acabou, que ainda não querem aceitar que a urna eletrônica é possivelmente o modelo eleitoral mais perfeito que a gente tem em todo os países do mundo”, emendou.

O presidente também citou a ação do PL, partido de Bolsonaro, na Justiça para tentar invalidar os votos de determinadas urnas eletrônicas, com alegações infundadas de erro nos equipamentos. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, refutou os argumentos e estabeleceu uma multa de R$ 22,9 bilhões à legenda por má-fé.

“Mesmo assim, tem gente que quando conta a primeira mentira não consegue mais parar de mentir porque é preciso justificar a primeira mentira para o resto da vida. É isso que está acontecendo neste País”, disse Lula.

O petista afirmou que não gostaria de ter feito a intervenção federal no DF, mas que é preciso punir quem não respeita a lei e a ordem democrática. “Todo mundo terá o direito de se defender, a prova da inocência. Mas todo mundo será punido, e eu quero agradecer a vocês por esse gesto”, declarou.

Lula também disse que a derrubada de três torres de transmissão de energia no Paraná e em Rondônia será investigada. Segundo o Ministério de Minas e Energia, há indícios de vandalismo e sabotagem na queda, registrada entre a noite de domingo, 8, e a madrugada de segunda-feira, 9. O presidente classificou a derrubada como ato de “bandidos”.

Ato simbólico

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) foi ao Planalto entregar pessoalmente a Lula o decreto de intervenção federal no DF acompanhado do vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). O presidente do Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), acordou indisposto e com sintomas fortes de gripe. Um grupo de senadores e deputados também compareceu ao encontro na sede do Executivo.

A entrega do decreto é mais um ato simbólico das instituições. Na segunda-feira (9), à noite, Lula andou pela Praça dos Três Poderes ao lado de governadores e representantes do Legislativo e Judiciário. A ideia foi mostrar uma união entre os Poderes frente aos atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília no domingo (8).

Ontem, o Senado aprovou, de forma simbólica, o decreto de intervenção na segurança do Distrito Federal editado por Lula, com votos contrários apenas de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida, que passou segunda-feira na Câmara e vale até 31 de janeiro, foi adotada após golpistas invadirem e depredarem o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).

“O Congresso Nacional cumpriu seu papel”, disse Vital do Rêgo. Lira, por sua vez, afirmou que a aprovação do decreto na Câmara mostrou que “aquele plenário estava de pé repudiando os atos de vandalismo, ofensa às instituições e à democracia brasileira”. Lula agradeceu aos parlamentares e disse que o ato “engrandece” e “aumenta a conquista de credibilidade” do Legislativo.

 SIGILO DE 100 ANOS sobre VISITAS é quebrado por governo LULA; MICHELLE BOLSONARO teve 565 VISITAS registradas em um ano

12/01/23

Estadão

blogfolhadosertao.com.br

Veja lista de pessoas que visitam Michelle Bolsonaro; nomes foram postos sob SIGILO DE 100 ANOS por Bolsonaro

ISAC NÓBREGA/PR
Governo decretou sigilo sobre quem visitou a primeira-dama Michelle Bolsonaro no Palácio da Alvorada – FOTO: ISAC NÓBREGA/PR

Nesta quarta-feira (11), foi divulgada a lista de pessoas que visitaram  a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A lista de visitas estavam sob sigilo de 100 anos imposta por Bolsonaro. O presidente Lula (PT) prometeu durante a campanha que iria divulgar as informações postas sob sigilo pelo governo anterior.

MICHELLE BOLSONARO teve 565 VISITAS registradas em um ano

Entre dezembro de 2021 e dezembro de 2022, Michelle Bolsonaro teve 565 visitas registradas no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.

Gabinete de Segurança Institucional (GSI) liberou os documentos dos visitantes de Michelle antes mesmo que a Controladoria Geral da União (CGU) terminasse a revisão dos sigilos de 100 anos da gestão Bolsonaro.

ISAC NÓBREGA/PR
Michelle Bolsonaro vai ser presa? Aliado de Lula pede investigação contra primeira-dama, senador vincula Michelle com manifestações antidemocráticas, entenda motivo – ISAC NÓBREGA/PR
QUEM VISITOU MICHELLE BOLSONARO NO ALVORADA?

Quem mais visitou Michelle Bolsonaro no Palácio da Alvorada foi Nídia Limeira de Sá, diretora de Acessibilidade e Apoio a Pessoas com Deficiência do Ministério da Educação.

Nídia esteve no Alvorada 51 vezes durante o período de um ano.

O pastor Claudir Machado e a cabeleireira Juliene Cunha também visitaram Michelle Bolsonaro no Palácio; ele por 31, ela por 24.

Lista de visitantes de Michelle Bolsonaro:
  • Nídia Regina Limeira de Sá – 51 vezes
  • Pastor Claudir de Goes Machado – 31 vezes
  • Marion Costa de Bom – 24 vezes
  • Elizângela Ramos de Souza Castelo Branco – 24 vezes
  • Juliene Ribeiro da Cunha – 24
  • Beatriz Ferreira de Souza – 19
  • Silene de Jesus Mendes Borges – 13
  • Mariana Mendes Freitas Ávila – 11
  • Luana Siqueira Leal Suza – 11
  • Silvana de Fátima Neitzke – 11
  • Fernanda Moreira Pereira – 8
  • Dannia Vasconcelos – 5
  • Tiago Ximenes Amâncio Genova – 5
  • Cynara Araújo Resende Boechat – 4

Salgueiro  empata com o Petrolina no fim e se mantém invicto no Campeonato Pernambucano

12/01/23

Genivaldo Henrique/Especial para o DP

blogfolhadosertao.com.br

Carcará sofreu na partida, mas segue com bom aproveitamento no Pernambucano

 —

 

<i>(Foto: Reprodução/TV FPF)</i>

Petrolina e Salgueiro se enfrentaram nesta quarta-feira (11), no Estádio Paulo Coelho, em Petrolina, pela segunda rodada do Campeonato Pernambucano 2023. O Salgueiro veio de vitória na estreia do estadual, e buscava manter o bom aproveitamento para se isolar na classificação geral. A partida, que contou com muito equilíbrio, principalmente na parte física, terminou empatada em 2 a 2 e manteve a invencibilidade do Carcará no estadual. O Salgueiro abriu o placar no início da partida com Anderson Recife, sofreu a virada do Petrolina com gols de Vinicinho e Emerson e, no último minuto, empatou o jogo de pênalti com o centroavante André.

O Petrolina volta a campo pela terceira rodada do Estadual no próximo sábado (14), às 16h30, contra o Sport, em Recife. Já o Salgueiro retorna aos gramados no Pernambucano na próxima terça-feira (17), também contra o Sport, pela quarta rodada do campeonato, a partir das 20h.
O jogo
O tricolor começou o confronto tentando sair com a bola de pé em pé. Apesar de não conseguir seguir a partida inteira com esse estilo de jogo, conseguiu, já aos seis minutos do primeiro tempo, o Carcará abriu o placar da partida, após bela jogada e conclusão do meia Anderson Recife. O gol rendeu um pouco de tranquilidade ao Salgueiro e permitiu que os jogadores conseguissem tentar se impor dentro de campo e barrar as tentativas de avanço do Petrolina.
O primeiro tempo persistiu com domínio salgueirense, mas, aos 36 minutos, a Fera Sertaneja conseguiu furar o bloqueio do Salgueiro e chegar ao gol de empate. Quem rendeu alegria aos torcedores do Petrolina foi Vinicinho, que aproveitou o raro avanço do seu time ao ataque para deixar tudo igual no placar novamente, que se manteve assim até o fim do primeiro tempo.
Na volta para o segundo tempo, o que pôde se ver de ambos os times foi uma postura diferente. Tanto Salgueiro, quanto Petrolina, passaram a tomar muita cautela nas suas jogadas e mal conseguiam avançar o meio de campo. Apenas aos 18 minutos o atacante Emerson recebeu um belo passe de Éverton Felipe entre a linha defensiva do Salgueiro e chutou forte, no canto, para vencer o goleiro tricolor César Tanaka e virar a partida para a Fera Sertaneja.
A partida seguiu com muita disputa no meio de campo, mas, aos 29 minutos, o Salgueiro conseguiu levar perigo e quase empatou o jogo. Após bate e rebate dentro da área, o goleiro Adilson, do Petrolina, saiu mal do gol e a bola sobrou no meio da área para Anderson Recife, que teve seu chute interceptado em cima da linha.
Mas, aos 45 minutos do segundo tempo, a história mudou. Após cruzamento para dentro da área, o zagueiro Raikar, do Petrolina, tocou com a mão na bola e o juiz marcou o pênalti para o Carcará. O centroavante André foi para a bola e bateu forte, no canto, superando o goleiro Adilson e empatou a partida para o Salgueiro. A partir daí, o Carcará do Sertão continuou pressionando a Fera Sertaneja, mas não conseguiu fazer mais nenhum gol e a partida terminou empatada em 2 a 2.

Campeonato Pernambucano: Náutico vence Caruaru City por 2×0

12/01/23

William Tavares

blogfolhadosertao.com.br

 

Próximo jogo do Timbu é contra o Santa Cruz, domingo, no Arruda, pela terceira rodada

Náutico comemora primeira vitória em 2023

Primeiro jogo nos Aflitos em 2023, primeira vitória. Com gols de Souza e Matheus Carvalho, o Náutico derrotou o Caruaru City nesta quarta (11), por 2×0, pela segunda rodada do Campeonato Pernambucano. O próximo compromisso da equipe, atual segunda colocada, com três pontos, é domingo (15), diante do Santa Cruz, no Arruda, também pelo Estadual.

O lado direito foi o caminho escolhido pelo Náutico para furar a retranca do Caruaru City. Com um Victor Ferraz bem aberto, o Timbu foi construindo suas jogadas ofensivas. Aos 10, em boa infiltração, Júlio fez o goleiro Diego Almeida praticar boa defesa.

Pelo mesmo lado, foi a vez de Matheus Carvalho receber ótimo lançamento. Livre de marcação, o meia demorou a finalizar e foi travado pela marcação caruaruense. O mesmo camisa 10, minutos, teve outra grande oportunidade, agora em jogada iniciada pela esquerda. De frente ao gol, ele mandou por cima. Jogando apenas do erro do Náutico, o Caruaru City até engatou alguns contra-ataques, mas sem criar qualquer chance real de perigo.

Com muito mais posse de bola que o Caruaru City, o Náutico pouco aproveitou essa vantagem para sufocar os visitantes na segunda etapa. Faltava, principalmente, mais qualidade no passe final para encontrar Júlio e Fernando na frente.

Souza, volante do NáuticoSouza, volante do Náutico

Souza, que até então errava tudo que tentava, foi justamente o nome que fez a torcida do Náutico vibrar nos Aflitos. Após cruzamento de Kayon, o volante cabeceou para o fundo das redes, fazendo 1×0.

Para não sofrer nos minutos finais, o Náutico ampliou. Após bate-rebate na área, a bola sobrou para Matheus Carvalho encher o pé e confirmar a vitória alvirrubra nos Aflitos.

Ficha técnica

Náutico 2

Vagner; Victor Ferraz (Odivan), Anilson, Denilson e Diego Matos; Mateus Cocão (Nathan), Jean Mangabeira, Souza (Luis Felipe) e Matheus Carvalho; Fernando Neto (Kayon) e Júlio. Técnico: Dado Cavalcanti.

Caruaru City 0

Diego Almeida; Mhaylon, Correia, Willian Gaúcho e Mário Victor; Ribeiro (Cabeludo), Henrique e Marcão (Alex Cícero); Pedrinho (Eddy), Hudson (Filipe Eduardo) e Patrick (Luiz Bahia). Técnico: Adelmo Soares

Local: Aflitos (Recife/PE)
Árbitro: Diego Fernando Silva de Lima. Assistentes: Clovis Amaral da Silva e Marcos Felipe Angelo da Silva
Gols: Souza (aos 28 do 2ºT) e Matheus Carvalho (aos 41 do 2ºT)
Cartões amarelos: Mhaylon (C)

 Sport  fica no empate com Maguary pelo Estadual: 1 x 1

12/01/23

Yuri Teixeira

blogfolhadosertao.com.br

Na estreia do Leão no Pernambucano, Edinho garantiu o primeiro ponto rubro-negro no certame
Maguary 1x1 Sport, em Bonito

A estreia do Sport na temporada 2023 foi frustrante para a torcida, mas poderia ter sido pior. Em confronto que o Rubro-negro homenageou o Rei Pelé em sua camisa, na noite desta quarta-feira (11) o time de Enderson Moreira saiu atrás no placar, mas graças ao estreante Edinho, ficou no 1×1 com o Maguary, no estádio Arthur Tavares de Melo, em Bonito, em duelo válido pela 2ª rodada do Campeonato Pernambucano. O resultado deixa o Leão na 6ª colocação com um ponto, mesma pontuação dos donos da casa, que estão três posições atrás por terem um saldo negativo, após estrearem com derrota no certame.

O jogo

Dos jogadores que terminaram a temporada no Sport ano passado, oito foram acionados pelo técnico Enderson Moreira no time titular. Apenas o goleiro Renan, o lateral-esquerdo Igor Cariús e o meia Matheus Vargas eram “caras novas” para a torcida. No entanto, mesmo com a base mantida, o Leão esteve aquém das expectativas na etapa inicial. A única boa chegada rubro-negra aconteceu ainda nos primeiros minutos de bola rolando. De fora da área, Ronaldo Henrique acertou um bom chute no travessão de Wadson Chapa.

Inferior tecnicamente, o Maguary apostava nos contra-ataques e, com a passividade do Sport, passou a gostar do jogo e controlar as ações. O Azulão chegou a balançar as redes em duas oportunidades, mas só em uma o gol foi validado pela arbitragem. Na cabeçada de Alan Pinheiro, aos 34, o assistente Humberto Martins assinalou a posição irregular do atacante. Seis minutos mais tarde, porém, a equipe da casa foi premiada. Luan carregou pelo meio e arriscou de longe. Em finalização de rara felicidade, viu a bola encobrir Renan e morrer no ângulo esquerdo do goleiro rubro-negro.

Com Edinho na vaga de Labandeira na volta do intervalo, o Sport fez uma blitz na zaga do Maguary no início do segundo tempo. O primeiro arremate, aliás, foi do camisa 11 recém-contratado. Eduardo deu bom passe nas costas da zaga, mas o atacante bateu para fora. Em seguida, foi a vez de Kayke desperdiçar a melhor chance do Leão no jogo. Cara a cara com Chapa, o centroavante finalizou sobre o goleiro. De falta, Juba também tentou, mas parou em mais uma boa intervenção do goleiro mandante

Bastante participativo desde sua entrada na partida, Edinho foi premiado na reta final do encontro. Após boa metida de bola de Matheus Vargas,  atacante ganhou da zaga na velocidade e deu um toquinho para vencer Chapa e deixar tudo igual.

 Ficha do jogo

Maguary 1
Wadson Chapa; Rafael Peixoto, Mateus Henrique, Feliphe Gabriel e Paulo Victor; Memo, Maykon Douglas (Ricardo Silva) e Luan Henrique (Anderson); Bruce (Kelvin), João Gomes (Gustavo Moreira) e Alan Pinheiro (Mendes). Técnico: Nelson Correia

Sport 1
Renan; Eduardo (Ewerthon), Thyere, Sabino e Igor Cariús (Wanderson); Fabinho (Thiago Lopes), Ronaldo e Matheus Vargas; Juba, Labandeira (Edinho) e Kayke (Gabriel Santos). Técnico: Enderson Moreira.

Estádio: Arthur Tavares de Melo (Bonito/PE)

Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima
Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Júnior e Humberto Martins da Silva
Gols: Luan, aos 40′ do 1T (MAG); Edinho, aos 40′ do 2T (SPT)
Cartões amarelos: Memo, Maykon Douglas, Feliphe Gabriel, Wadson Chapa, Peixoto (MAG); Sabino (SPT)