Central bate o Náutico por 2 x 1 na estreia do Pernambucano

08/01/23

Vitor Peixoto

blogfolhadoseertao.com.br

O embate entre a Patativa e o Tibum aconteceu no Estádio Lacerdão, na Capital do Agreste
Federação Pernambucana de Futebol
Central e Náutico se enfrentaram pela 1ª rodada do Campeonato Pernambucano – FOTO: Federação Pernambucana de Futebol

O jogo, válido pela 1ª rodada foi disputado no Lacerdão, em Caruaru e terminou com vitória da Patativa, por 2 x 1,  que volta à elite do futebol pernambucano após um ano na Série A2.

FPF
Central venceu o Náutico no Lacerdão na estreia do Pernambucano 2023 – FPF

Náutico, que ainda não pôde contar com vários de seus principais reforços, sofreu com a pouca profundidade e variedade, sobretudo ofensiva, do seu jovem elenco.

Central abriu o placar aos 17 minutos em cabeçada de Douglas Bomba, após rebote do goleiro Vagner em cruzamento venenosa de Edy.

Aos 33, após bela triangulação, o Náutico chegou ao empate. Júlio recebeu no círculo central, tirou da marcação e deixou Matheus Carvalho na cara do gol, o meia alvirrubro tentou duas vezes e no rebote empatou.

A vitória do Central sairia dos pés de um velho conhecido: Leandro Costa.

O artilheiro, e por que não ídolo, da Patativa, fez bela jogada pela esquerda, puxou para o meio e acertou um lindo chute no cantinho direito de Vagner, que se esticou todo, mas não alcançou a bola. Fim de jogo: 2 x 1.

PRÓXIMOS JOGOS DE NÁUTICO E CENTRAL

Náutico, de momento, ocupa a lanterna do Campeonato Pernambucano, que ainda tem vários jogos a serem realizados nesta primeira rodada.

Timbu volta a campo na próxima quarta-feira (11), contra o Caruaru City, às 19h, horário de Brasília, nos Aflitos.

Central fará o clássico contra o Porto, também na quarta-feira (11), às 20h. O jogo será disputado no Lacerdão, mas com mando de campo do Porto.

Ambos os jogos válidos serão válidos pela segunda rodada do Estadual.

Gambá é flagrado comendo parte de corpo no IML do Rio de Janeiro

08/01/23
Agência o Globo
blogfolhadosertao.com.br
Vídeo feito dentro de uma das salas do órgão também mostra o animal andando sobre o cadáver; Polícia Civil promete tomar providências

Um vídeo feito no Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeito mostra um gambá andando em cima do cadáver de um homem não identificado e, em seguida, comendo partes do corpo. As imagens, feitas dentro de uma das salas do órgão, foram obtidas inicialmente pela TV Globo, mas o Globo confirmou o ocorrido.

A Polícia Civil informou que medidas serão tomadas para que situações como esta não voltem a acontecer. A corporação também lamentou o ocorrido e afirmou que vai apurar as circunstâncias que permitiram a entrada do animal no local.

O Globo obteve a íntegra do vídeo, mas optou por não publicar por conta das imagens fortes. Veja, abaixo, a íntegra da nota enviada pela Polícia Civil:

“A instituição instaurou sindicância para apurar as circunstâncias em que o animal acessou aquele ambiente. O cadáver já havia sido necropsiado e não houve qualquer prejuízo para a elaboração do laudo. Vale reforçar que todos os corpos que dão entrada no Instituto Médico Legal são tratados com respeito e que este vídeo não representa a realidade do local, se tratando de uma situação excepcional e não previsível”.

Leia também:
• Mulher escolhe nome inédito no Brasil para filha e precisa de autorização para registrar a criança
• Brasil volta a integrar a Celac; entenda o bloco regional
• Brasil registra 26,4 mil casos e 210 mortes nesta sexta-feira (6)

Salgueiro estreia com vitória contra o Maguary no Pernambucano

08/01/23

Midias Sociais

blogfolhadosertao.com.br

 

Com o resultado, o Carcará divide a liderança da disputa com o Central
  • Resumão

    Quando a bola rolou, o Maguary ditou o ritmo do jogo e se expôs mais em busca do gol. Mas quem acabou abrindo o placar foi o Salgueiro, após Luís Eduardo receber bola na área em cobrança de escanteio e balançar a rede.

    Salgueiro x Maguary

    Salgueiro x Maguary (Foto: Clédiston Ancelmo)

     

  • Quando a bola rolou, o Maguary ditou o ritmo do jogo e se expôs mais em busca do gol. Mas quem acabou abrindo o placar foi o Salgueiro, após Luís Eduardo receber bola na área em cobrança de escanteio e balançar a rede.

    Na segunda etapa, as melhores oportunidades foram do Maguary, mas o time encontrou dois obstáculos: a dificuldade em finalizar e a atuação precisa de César Tanaka. Mesmo com a insistência do time, a partida terminou mesmo em Salgueiro 1 a 0 Maguary.

    Na próxima rodada, na quarta-feira, o Salgueiro encara o Petrolina no estádio Paulo Coelho, às 18h. Já o Maguary, recebe o Sport no Arthur Tavares, às 21h.

Ministério da Saúde compra 750 mil doses da Coronavac para garantir vacinação de crianças de 3 a 11 anos

08/01/23

Por Adriana Guarda/JC

blogfolhadosertao.com.br

Meta do governo Federal é adquirir 2,6 milhões de doses da vacina contra a covid-19 produzida pelo Instituto Butantan. Ministério da Saúde também negocia vacinas com a Pfizer para garantir imunização de bebês e crianças

 

BRENO ESAKI/AGÊNCIA SAÚDE DF
Governo Federal vai adquirir 2,6 milhões de doses de CorovaVac, do Instituto Butantan, para vacinação de crianças contra a covid-19 – FOTO: BRENO ESAKI/AGÊNCIA SAÚDE DF

Ministério da Saúde assinou um aditivo de contrato com o Instituto Butantan nesta sexta-feira (6) para comprar novas doses da CoronaVac. As vacinas serão usadas na imunização de crianças de 3 a 11 anos contra a covid-19. A informação divulgada por meio de nota neste sábado (7).

Segundo a nota, foram adquiridas 750 mil doses neste primeiro momento, mas que no total serão 2,6 milhões de doses destinadas ao público infantil. Um novo aditivo no contrato com o Butantan deverá ser assinado nos próximos dias, de acordo com o governo federal, para garantir as doses. As vacinas começarão a ser distribuídas para Estados e Distrito Federal a partir da próxima semana.

“A pasta segue em tratativas com os laboratórios para garantir mais imunizantes para o público infantil o mais breve possível”, diz a nota.

REPRODUÇÃO
Enfermeira e pós-doutora em epidemiologia Ethel Maciel – REPRODUÇÃO
DESABASTECIMENTO DE VACINAS

A nova secretária de Vigilância e Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, disse nesta sexta que os estoques para o público acima de 12 anos estão em dia, mas que há desabastecimento de vacinas pediátricas contra Covid no País.

Além do Butantan, o Ministério da Saúde também negocia com a Pfizer, fabricante de vacinas para bebês e crianças de 6 meses a 4 anos e para a faixa etária de 5 a 11 anos.

NELSON ALMEIDA / AFPCAMPANHA Crianças de 5 a 11 anos foram incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em 5 de janeiro – NELSON ALMEIDA / AFP

Segundo Ethel, o ministério negocia com o laboratório a antecipação da entrega de 3,2 milhões de doses da Pfizer baby, que possui frasco na cor vinho e é destinada os pequenos de 6 meses a 4 anos. Os lotes devem chegar ainda em janeiro.

No caso do público de 5 a 11 anos, a secretária tenta antecipar a chegada de 4,5 milhões de doses da Pfizer pediátrica (vacina que tem frasco na cor laranja). Um dos compromissos do presidente Lula durante a campanha foi fazer com que o Brasil voltasse a ter uma alta cobertura naciona, recuperando a perda dos últimos anos.

Como Kevin McCarthy conseguiu se eleger presidente da Câmara dos EUA, após 4 dias de impasse e caos

08/01/23

Midias sociais

blogfolhadoseertao.com.br

O republicano Kevin McCarthy foi eleito presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos em maio a acaloradas discussões entre seus colegas de partido, que chegaram perto de se agredirem fisicamente durante a sessão de votação.

Foram necessárias 15 rodadas de votação para que o candidato do Partido Republicano, Kevin McCarthy, se elegesse. E a resistência veio do próprio partido dele.

Foram necessárias 15 rodadas de votação para que o candidato do Partido Republicano, Kevin McCarthy, se elegesse. E a resistência veio do próprio partido dele.© Getty Images

McCarthy venceu após 15 rodadas fracassadas de votação e quatro dias de caos no Congresso americano.

Após uma dramática campanha de lobby transmitida ao vivo da Câmara, Matt Gaetz, um dos rebeldes do partido Republicano, foi instado a votar em McCarthy.

O congressista da Flórida foi um dos seis que cederam na sexta-feira (6).

Anteriormente, Gaetz esteve perto de entrar em conflito físico com o republicano Mike Rogers, um apoiador de McCarthy. O congressista do Alabama teve que ser contido fisicamente por seus colegas enquanto gritava e apontava o dedo para Gaetz.

“Nunca me renderei”

O presidente da Câmara dos Representantes define a agenda e supervisiona os assuntos legislativos. O cargo é o segundo na linha de sucessão à presidência, depois do vice-presidente dos Estados Unidos.

Após sua confirmação, McCarthy escreveu no Twitter: “Espero que uma coisa fique clara depois desta semana: nunca desistirei. E nunca desistirei por vocês, povo americano.”

O presidente dos EUA, Joe Biden, parabenizou McCarthy por sua vitória e disse que espera cooperar com o Partido Republicano.

“O povo americano espera que seus líderes governem de forma a colocar suas necessidades em primeiro lugar, e é isso que temos que fazer agora”, disse ele.

Os republicanos já prometeram iniciar investigações sobre os negócios da família de Biden e seu governo.

Concessões

Depois que a 13ª votação foi adiada, McCarthy insistiu em entrevista à imprensa que “teria os votos” para assumir o cargo no turno seguinte.

Na 12ª rodada de votação, McCarthy conseguiu convencer 14 republicanos a votar nele. Outro rebelde o apoiou na 13ª.

Mas o congressista californiano ainda estava a três votos de atingir os 217 de que precisava para conquistar o cobiçado cargo e, em cenas caóticas e dramáticas, falhou novamente na décima quarta votação.

Entre os dissidentes estavam membros da bancada Freedom, que dizem que McCarthy não é conservador o suficiente para liderá-los em seu esforço para frustrar a agenda do presidente democrata Joe Biden.

McCarthy acabou oferecendo várias concessões aos rebeldes, incluindo um assento no influente comitê de regras, que define os termos do debate legislativo na Câmara.

Ele também concordou em diminuir- para um membro da Câmara- o número mínimo necessário para convocar uma votação destinada a remover o presidente da Casa do cargo. Com isso, uma coalizão republicana poderá facilmente retirar McCarthy da presidência, se não estiver satisfeita com o desempenho dele.

Críticas dos democratas

Os principais legisladores do Partido Democrata acusaram McCarthy de ceder o poder a uma ala radical do partido Republicano. Chegaram a comparar as disputas internas do Partido Republicano à invasão de apoiadores do ex-presidente Donald Trump ao Capitólio, exatamente dois anos atrás.

“Dois anos atrás, os insurgentes não conseguiram tomar o Capitólio”, escreveu o congressista Eric Swalwell no Twitter. “Esta noite, Kevin McCarthy os deixou assumir o Partido Republicano.”

De sua parte, o congressista da Virgínia, Don Beyer, destacou as cenas de raiva entre os republicanos que se seguiram à décima quarta votação:

“É perturbador que este processo termine em ameaças de violência na Câmara dos Representantes neste mesmo dia. Pode não determinar o resultado, mas não é maneira de administrar os assuntos do povo. Um momento sombrio que provavelmente será lembrado por muito tempo depois de terminar esta sessão.”

Os democratas, uma minoria na Câmara, continuaram a votar em uníssono em seu líder, o nova-iorquino Hakeem Jeffries, o primeiro negro a liderar um partido no Congresso.

Sexta-feira (6) foi o primeiro dia em que a contagem de votos de McCarthy ultrapassou a de Jeffries.

Desde 1860, às vésperas da Guerra Civil, que Câmara dos Representantes não votava tantas vezes para escolher um presidente. Naquela época, foram necessárias 44 rodadas de votação.

Nas eleições legislativas de novembro, os republicanos ganharam maioria na Câmara dos Representantes, por uma margem menor que a esperada- 222 votos contra 212. Os democratas mantiveram o controle do Senado.

Flávio Dino convoca Força Nacional para agir no DF em protestos bolsonaristas

08/01/23

Metrópoles

blogfolhadoseertao.com.br

A medida é uma reação à chegada de vários bolsonaristas no Distrito Federal nos últimos dias com a promessa de realizar grande manifestação

Na imagem colorida, Flávio Dino fala diante de microfones no grupo de transição de Justiça e Segurança Pública - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), escreveu nas redes sociais na noite deste sábado (7/1) que convocou a Força Nacional para atuar em Brasília. A medida é uma reação à chegada de vários bolsonaristas ao Distrito Federal nos últimos dias com a promessa de realizar uma grande manifestação contra o presidente Lula (PT).

Segundo o chefe da pasta, a Força Nacional irá atuar em conjunto de todas as outras forças federais e do DF disponíveis. “Assinei agora Portaria autorizando a atuação, em face de ameaças veiculadas contra a democracia”, disse.

Defesa, GDF e policiais acionados

Mais cedo, Dino já havia publicado que não haveria a promoção de “guerra”.

O ex-governador do Maranhão ainda afirmou que já entrou em contato com o ministro da Defesa, José Múcio, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Além dos diretores-gerais da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues e, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Fernando Oliveira.

Metrópoles questionou o ministro da Defesa, o governador Ibaneis Rocha e o diretor da Polícia Federal sobre eventuais planos de contingenciamento, caso ocorra uma nova ocupação da área militar, mas até a última atualização desta matéria não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Nova movimentação

Após bolsonaristas que não aceitam a vitória do presidente Lula planejarem uma nova manifestação neste final de semana, o Metrópoles flagrou a chegada de caravanas ao QG de Brasília, na manhã deste sábado. Até às 12h30, ao menos 11 ônibus haviam chegado ao local.

Por conta do Exército ter fechado diversas vias do Setor Militar Urbano (SMU) para o trânsito de veículos, ao menos cinco ônibus foram obrigados a desembarcar os manifestantes no Eixo Monumental.

A maioria dos veículos são oriundos de Mato Grosso e Espírito Santo.