“Inconformados querem manter o ódio”, diz Gilberto Gil

28/11/22

247

blogfolhadosertao.com.br

Ícone da cultura mundial, o artista foi insultado por delinquentes bolsonaristas no Catar

www.brasil247.com - Gilberto Gil
Gilberto Gil (Foto: Gerard Giaume/Divulgação)

(Reuters) – O cantor e compositor Gilberto Gil publicou um vídeo nas redes sociais neste domingo em que agradeceu as mensagens de apoio recebidas após ter sido xingado por bolsonaristas no jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo, e disse que os ataques representam o ódio dos “inconformados” com o resultado da eleição presidencial deste ano.

Vídeo publicado no Twitter pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado André Janones (Avante-MG) mostra dois homens vestidos com a camisa da seleção brasileira seguindo Gil no caminho para a arquibancada do Estádio Lusail e gritando o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL). No fim, quando Gil está chegando à arquibancada, um deles chama o cantor de “filho da puta”.

Gil, que estava acompanhado da esposa, a empresária Flora Gil, não reagiu às ofensas. Um outro torcedor brasileiro é registrado no vídeo tirando uma foto com o artista durante os ataques.

O incidente ocorreu na quinta-feira, quando o Brasil venceu a Sérvia por 2 x 0 em sua estreia na Copa do Mundo do Catar.

Gil, que declarou voto no presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição de outubro contra Bolsonaro, publicou um vídeo de agradecimento neste domingo pelo apoio recebido.

 

Especial de domingo: Paulo Câmara, um homem íntegro e que merece nosso respeito !

27/11/22

blogfolhadosertao.com.br

 

Por Ildefonso Fonseca*

 

Aristóteles foi um dos grandes filósofos da Grécia Antiga. Nasceu na Macedônia, 384 anos antes da era cristã. Escreveu uma série de obras sobre Política, Filosofia e Ética com forte influência na cultura ocidental ao longo de séculos. É dele a frase “O homem é, por natureza, um animal político”. Paulo Câmara tem demonstrado consonância com esse pensamento filosófico. Ganhou duas vezes a eleição para governador em primeiro turno e para o mesmo adversário (Armando Monteiro); elegeu nessas duas vitórias três senadores (Fernando Bezerra Coelho, Humberto Costa e Jarbas Vasconcelos); participou da campanha vitoriosa de Geraldo Júlio para prefeito do Recife, em 2016, e da campanha de João Campos, em 2020. E ainda tem gente que ousa dizer que Paulo Câmara não entende de política! Imagine se entendesse ?

 

Nos curtos períodos de Democracia em nossa República os nossos governantes foram eleitos, na maioria das vezes, dentro de um formato eleitoral que se consolidou – décadas após décadas – de forma estereotipada: “Um bom ‘produto’ fabricado por marqueteiros de plantão, endossados pelas mídias para conquistar o eleitor”. Um engodo, enfim. Exemplos recentes? Fernando Collor e Bolsonaro, o criminoso contumaz que ocupa temporariamente o Palácio do Planalto.

Na Federação, Pernambuco sempre se destacou em várias legislaturas e governos com representantes de vários espectros políticos que cumpriram bem as suas missões seguindo os ditames de suas consciências em benefício da maioria da população. Uns foram injustiçados e outros perseguidos pelos reacionários. Mas, a História sempre ensina a refletir e olhar com mais clareza o que se tentou desenhar num quadro falso a figura de um homem de bem. É o caso de Paulo Câmara. Um governante preparado, que enfrentou graves crises econômicas no País e salvou Pernambuco da falência que atingiu o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e mais 12 estados.
Foi Paulo Câmara também quem cuidou pessoalmente do combate à pandemia. Ao lado do incansável secretário de Saúde André Longo, o governador aumentou o número de leitos na rede pública e filantrópica e criou na época um hospital só para atender doentes com Covid (Hospital Nossa Senhora das Graças, antigo Hospital Alfa, em Boa Viagem).

Paulo Câmara sempre atuou com seu jeito discreto de ser, no estilo de não querer aparecer.
Quando se pergunta a um cidadão qual a área em que o governante deveria investir mais, a resposta vem ‘na ponta da língua’: EDUCAÇÃO e SAÚDE. O governador Paulo Câmara contratou mais de 3 mil médicos, quase 4 mil enfermeiros e 10 mil e 500 técnicos de enfermagem. Os investimentos que ele fez para criar mais de 500 escolas em tempo integral, distribuir computadores e notebooks com alunos e professores da rede pública fizeram com que a educação de Pernambuco fosse considerada uma das melhores do Brasil e acumulasse vários prêmios nacionais. Em relação às contas públicas, Paulo Câmara sempre honrou seus compromissos com o funcionalismo.

 

Paga os salários dentro do mês, nunca atrasou o décimo terceiro (na crise de 2017 a 2019, vários estados atrasaram e depois parcelaram o décimo dos servidores) e vai deixar para a governadora eleita o estado de Pernambuco com as contas equilibradas, com mais de 3 bilhões de reais em caixa para investimentos. Além de vários convênios, projetos já prontos e obras em fase de inauguração. Tudo isso vai garantir uma boa governabilidade para Raquel Lyra. Afora tudo isso, não poderia deixar de registrar: Danilo Cabral – em quem votei no primeiro turno – depois de perder a eleição percorreu vários municípios, do Sertão ao Litoral, para agradecer os votos que havia recebido. Um grande gesto! Uma atitude rara! Mereceu meu voto!

 

*Jornalista

Ministério Público Federal pede afastamento imediato de diretor-geral da PRF

27/11/22

História por RedeTV! 
blogfolhadosertao.com.br
Justiça negou afastamento alegando que Vasques está de férias

O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) o afastamento imediato do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques (foto), por 90 dias. O pedido foi feito nesta sexta-feira (25). Antes, no mesmo dia, o MPF moveu uma ação civil contra Vasques por improbidade administrativa e pediu o afastamento do diretor-geral da corporação. O juiz federal José Arthur Diniz Borges deu prazo para defesa de Vasques e negou seu afastamento, sob alegação de que se encontra de férias até o dia 6 de dezembro.

O MPF reiterou o pedido, argumentando que “a relação hierárquica tem uma dimensão intersubjetiva e social que não se restringe ao ambiente físico de trabalho. Em outras palavras, o diretor-geral não deixa de ser diretor-geral porque está em férias; não deixa de ter ascendência sobre seus comandados, especialmente numa organização policial fardada; não deixa de ter o poder de causar temor reverencial”.

Ação

Na ação do MPF, o órgão disse entender que Vasques utilizou do cargo púbico para fazer campanha eleitoral para o então candidato à reeleição presidencial Jair Bolsonaro, entre agosto e outubro deste ano. No inquérito, o Ministério Público atesta que o diretor-geral da PRF, desde o começo das eleições, fez postagens em redes sociais com mensagens de cunho eleitoral. No dia 29 de outubro de 2022, véspera do segundo turno das eleições, na conta pessoal no Instagram, Vasques pediu explicitamente voto para Bolsonaro.

Para o MPF, a postura de Vasques está relacionada com a conduta da PRF no dia do segundo turno, quando vários ônibus, sobretudo no nordeste (onde o adversário de Bolsonaro tinha número superior de eleitores, segundo pesquisas), foram parados por agentes em operações policiais questionadas pelo próprio presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. A inércia da PRF em bloqueios rodoviários promovidos por eleitores de Bolsonaro, insatisfeitos com a derrota do presidente, também foi lembrada na ação.

“Não é possível dissociar que as condutas do requerido, especialmente na véspera do pleito eleitoral, tenham contribuído sobremodo para o clima de instabilidade e confronto instaurado durante o deslocamento de eleitores no dia do segundo turno das eleições e após a divulgação oficial do resultado pelo TSE”.

Veja também!
>>> Richarlison decide e Brasil inicia Copa com vitória sobre a Sérvia
>>> Médico da seleção diz que Neymar sofreu entorse no tornozelo direito
>>> SP retoma obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Casagrande detona Neymar: nunca foi decisivo e não é herói nem mágico da bola

27/11/22

247

blogfolhadoseertao.com.br

Ex-jogador publicou texto arrasador sobre o atleta da seleção

www.brasil247.com - Walter Casagrande, Raphinha e Neymar
Walter Casagrande, Raphinha e Neymar (Foto: Reprodução | Lucas Figueiredo/CBF)
 
 O ex-jogador Walter Casagrande Júnior publicou um artigo arrasador sobre o atleta Neymar, em sua coluna na Folha de S. Paulo. “Todos sabem que não concordo com nada do que o Neymar fala e faz fora do campo, e também não morro de amores pelo seu futebol, porque não o acho decisivo há anos”, escreveu Casagrande. “Como pessoa, nunca se preocupou com o seu país. Quando mais se precisou de vozes importantes, ele e a maioria dos jogadores se calaram. Quando morriam milhares de pessoas no Brasil pela Covid e o desgoverno Bolsonaro ignorava vacina e debochava dos doentes, imitando gente com falta de ar, o ‘ídolo’ Neymar nada falou”, acrescentou.
“Dentro do campo, nunca foi decisivo para a seleção brasileira. Fez o gol da primeira medalha olímpica, mas futebol olímpico é outra modalidade. Jogou quatro edições de Copa América: 2011, 2015, 2016 e 2021, e não ganhou nenhuma. Portanto, não foi decisivo. Em 2019, quando o Brasil foi campeão, não fez parte do grupo. Essa é a sua terceira Copa. Em 2014, no Brasil, estava bem, mas sofreu uma entrada maldosa do colombiano Zúñiga, que o tirou do Mundial. Em 2018, foi patético e virou meme com o cai-cai.  Mesmo assim, no Brasil fazem o possível e o impossível para transformá-lo em herói ou mágico da bola, quando ele não é uma coisa nem outra”, escreveu ainda Casão. “O fato é que a equipe melhorou muito sem ele no jogo. Ficou mais, rápida, dinâmica e objetiva”, pontuou o comentarista.
Entretanto, a despeito das críticas, Casagrande disse esperar que ele consiga se recuperar a tempo de participar da Copa, por não desejar para nenhum jogador uma contusão, principalmente numa Copa do Mundo.