Lula entregará a Chico Buarque o prêmio que Jair Bolsonaro se recusou a dar

19/11/22
247
blogfolhadosertao.com.br

 

Escritor, cantor e compositor ganhou o Prêmio Camões

www.brasil247.com -
(Foto: Reprodução/Twitter)
 Nada como um dia após o outro. “Em visita ao primeiro-ministro de Portugal, António Costa, Lula afirmou que irá pessoalmente a Lisboa no ano que vem entregar o Prêmio Camões ao cantor, compositor e escritor Chico Buarque. O prêmio é uma parceria entre os governos de Brasil e Portugal e homenageia grandes feitos na literatura em língua portuguesa”, informa o jornalista Robson Bonin, da coluna Radar, de Veja.

“Chico Buarque foi premiado em maio de 2019, no ano em que Jair Bolsonaro assumiu o governo. O presidente brasileiro se recusou a assinar o diploma que acompanha a premiação. Na ocasião, Chico afirmou que o boicote representaria um segundo prêmio para ele”, lembra Bonin. “Finalmente vou assinar o Prêmio Camões recebido pelo Chico Buarque”, disse Lula.

Cuidem-se : Maioria de internados por conta da Covid-19 em Pernambuco está com vacinação em atraso

19/11/22

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, nesta sexta-feira (18), que a maioria dos pacientes internados por conta da Covid-19 no Estado está com a vacinação em atraso. De acordo com o último estudo divulgado pelo órgão, de cada 10 pacientes internados com a doença, 6 estão irregulares no calendário vacinal.

Para a análise, foram avaliados 52 pacientes que desenvolveram quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) provocado pela Covid-19 nas duas últimas semanas epidemiológicas (45 e 44), que corresponde ao período entre 30 de outubro  e o último sábado (12).

Desses 52 pacientes avaliados, 23% (12) não se vacinaram; um (2%) só havia tomado uma dose do imunizante; nove (17%) apenas duas doses; 11 (21%) haviam tomado a 1ª dose de reforço, mas eram da faixa etária elegível para a 4ª dose.

Dezenove pacientes 36,5% (19) estavam com vacinação contra a Covid-19 em dia. Mas todos esses 19 casos eram idosos, sendo 89% deles (17) com idades acima dos 80 anos de idade. Nesse grupo do que estavam com esquema vacinal completo, 84% possuíam comorbidades. A análise comprovou que idosos são os que estão adoecendo com a forma grave da doença.

Dos 52 casos analisados, 84% (44) eram pacientes residentes em cidades da I Geres, que compreende a Região Metropolitana do Recife (RMR). Os outros registros eram pacientes residentes na II Geres (sede em Limoeiro – 1 caso); III Geres (sede em Palmares – 2 casos); IV Geres (sede em Caruaru – 1 caso); VII Geres (sede em Salgueiro – 1 caso); X Geres (sede em Afogados da Ingazeira – 1 caso); e XI Geres (sede em Serra Talhada – 2 casos).

De acordo com a SES-PE, a avaliação não está sendo impactada por atrasos no resultado da testagem. Atualmente, segundo a SES, unidades de saúde da rede estadual recebem de maneira regular testes rápidos de antígeno e realizam o diagnóstico logo na admissão do usuário.  Por isso, não há maior demora no processamento de amostras dos casos de Srag em comparação aos pacientes que apresentam manifestações leves da doença.

“Os dados continuam demonstrando a importância de se vacinar contra a Covid-19 e com todas as doses disponíveis. A vacinação, que é segura e eficaz, continua sendo a principal forma de proteção contra as formas graves da doença”, reforçou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Nova dose?
Longo ainda informou que é preciso atenção, pois o momento atual é de aumento de contágios. “Nesse momento de aumento da positividade para a doença e maior circulação viral, motivada pelas novas subvariantes da Ômicron, alertamos para a importância do reforço nos cuidados com uso de máscara, especialmente para os idosos e as pessoas que têm comorbidades.”

Segundo ele, pela prevalência dos casos mais sérios em idosos, uma nova dose de reforço está sendo avaliada. Nos idosos, o envelhecimento imunológico do organismo, que chamamos de imunossenescência, impacta fortemente na proteção. Inclusive, já estamos discutindo em nosso Comitê Técnico a adoção de uma nova dose de reforço para o grupo acima dos 80 anos, como forma de alavancar a quantidade de anticorpos no organismo, garantindo, novamente, uma proteção mais robusta”.

Mortes
Com relação às mortes, a falta de imunização regular também é relevante. Nas últimas três semanas, entre 30 de outubro e 12 de novembro, Pernambuco registrou 4 mortes pela Covid-19, todos em pacientes da RMR.

Entre os pacientes que morreram pela doença no período, dois estavam com doses em atraso (uma só havia tomado duas doses e outro apenas a primeira dose de reforço). Em três deles, ainda há relato de comorbidades na notificação. Além disso, dois tinham mais de 85 anos, um era da faixa etária entre 70 e 79 anos e um tinha entre 50 e 59 anos.

Lula diz que nunca teve problemas de conviver com as Forças Armadas do Brasil

19/11/22

Conteúdo Estadão

blogfolhadosertao.com.br

 

Em  entrevista ontem (18) em Lisboa, Lula procurou diminuir o impacto de publicações como a general Eduardo Villas Bôas

Lucas Moraes

 CARLOS COSTA / AFP
Lula em Portugal – FOTO: CARLOS COSTA / AFP

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), minimizou as manifestações de alguns militares após a sua vitória na disputa pela Presidência da República. “Eu nunca tive nenhum problema de conviver com as Forças Armadas brasileiras”, disse o petista sobre o grupo que apoiou em peso a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em fala nesta sexta-feira (18) em Lisboa, Lula procurou diminuir o impacto de publicações como a general Eduardo Villas Bôas (ex-comandante do Exército que prestou apoio a manifestantes antidemocráticos que rejeitam a vitória do petista) e do candidato a vice de Bolsonaro, o ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto (que republicou a mensagem de Villas Bôas).

“Eu não me preocupo com o que está falando o general Braga Netto”, disse. “O comando das Forças Armadas está muito tranquilo, o comando das Forças Armadas me conhece, e no momento certo eu vou indicar quem serão os comandantes da Marinha, da Aeronáutica e do Exército”, continuou.

Segundo Lula, após as indicações, o Brasil voltará à normalidade da relação entre as Forças Armadas e o governo. “Eu nunca pensei em ter problema, e não acredito que eu tenha problema, e também eu não me deixo basear pro futrica de Twitter”, disse, durante coletiva de imprensa em Lisboa, reafirmando a confiança de que o Exército cumprirá seu compromisso constitucional.

Em fala nesta sexta-feira (18) em Lisboa, Lula procurou diminuir o impacto de publicações como a general Eduardo Villas Bôas (ex-comandante do Exército que prestou apoio a manifestantes antidemocráticos que rejeitam a vitória do petista) e do candidato a vice de Bolsonaro, o ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto (que republicou a mensagem de Villas Bôas).

“Eu não me preocupo com o que está falando o general Braga Netto”, disse. “O comando das Forças Armadas está muito tranquilo, o comando das Forças Armadas me conhece, e no momento certo eu vou indicar quem serão os comandantes da Marinha, da Aeronáutica e do Exército”, continuou.

Leia também:

Governo Bolsonaro: PF vai suspender emissão de novos passaportes por falta de verba

19/11/22

sharethis sharing button
 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) informou ontem  (18) que vai suspender a emissão de novos passaportes por falta de verba orçamentária. A medida valerá a partir da meia-noite deste sábado (19).
Em nota, a corporação declarou que o agendamento eletrônico nos postos continuará funcionando normalmente, mas não há previsão para entrega do documento.
“A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”, justificou o órgão.
Os usuários que foram atendidos até hoje nos postos de emissão vão receber os passaportes. Segundo a PF, outros serviços prestados não serão afetados.
A corporação informou ainda que está acompanhando a situação junto ao governo federal para o garantir o restabelecimento do serviço.

UPAE Petrolina realiza 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes

19/11/22

 

AscomUPAE/Petrolina

blogfolhadosertao.com.br

Terá início, na próxima segunda-feira (21), a 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (SIPAT/UPAE). O evento é promovido pelaComissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

A iniciativa busca, através das mais diversas atividades, desenvolver a consciência e orientar o trabalhador sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, autocuidado, saúde física e mental.

Para a presidente da CIPA, Nazaré Cunha, a SIPAT é um espaço aberto na rotina para o autocuidado do trabalhador. “É uma semana que nós tiramos para cuidar de quem cuida, oferecendo a melhor programação possível. É o momento que a gente olha para si, para o outro, aprende algo novo e se reconecta com a equipe. Os resultados são sempre muito positivos”, garante.

Este ano, a programação da Semana traz um diálogo sobre as IST/AIDS, a importância do exercício físico para o corpo e para a mente, uma reflexão sobre o ser/estar, e palestra sobre atendimento pré-hospitalar.

Confira tudo nas redes sociais da UPAE Petrolina (@upaepetrolina). “A expectativa é a melhor possível, pois fizemos tudo com muito carinho. O cuidador que é cuidado oferece um melhor atendimento à população. Então, todo mundo sai ganhando”, acredita a cipeira, já otimista e ansiosa pelo início da programação, que começa na segunda-feira e encerra na sexta (25).

Espiritismo e Ecologia: André Trigueiro faz palestra e lança livro na FEP

19/11/22

Betânia Castro 
blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo

 

A reunião pública presencial que a Federação Espírita Pernambucana (FEP) promove neste domingo, dia 20 de novembro, das 16h às 17h, será com André Trigueiro. Ele irá falar sobre “Espiritismo e Ecologia”, título de uma nova edição de seu livro, com selo da FEB Editora. Haverá sessão de autógrafos logo após a palestra. Autor de várias outras obras, como ‘Viver é a melhor opção’ e ‘Cidades e Soluções’, André é jornalista, professor universitário e colunista das rádios espíritas Boa Nova e Webradio Fraternidade. Aberta ao público, gratuitamente, a programação será realizada no Auditório Lírio Ferreira (Av. João de Barros, 1629 – Espinheiro, Recife) e também poderá ser acompanhada pelas redes sociais da FEP (YouTube e Facebook).

Sobre o livro – O que o Espiritismo e a Ecologia têm em comum? O leitor se surpreenderá com as muitas afinidades existentes entre essas duas áreas do conhecimento que surgiram na mesma região do planeta há aproximadamente 150 anos, e que hoje despertam interesse e curiosidade crescentes. Espíritas e ecologistas utilizam a visão sistêmica para defender a biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, o consumo consciente, a primazia dos projetos coletivos em detrimento do individualismo. São tantas as afinidades, que certas obras espíritas poderiam perfeitamente embasar alguns postulados ecológicos. Que esta obra continue inspirando novas ideias e atitudes.

Sobre o Autor – André Trigueiro é jornalista, com pós-graduação em Gestão Ambiental pela UFRJ, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio, além de escritor, palestrante e repórter da TV Globo. Ele é o editor-chefe do “Cidades e Soluções” e comentarista dos programas “Estúdio i” e Em Pauta”, na Globonews, bem como colunista das rádios espíritas Boa Nova e da Webradio Fraternidade. Há quase 3 anos vem realizando o Papo das 9 nas plataformas digitais. Autor de vários livros entre os quais “Viver é a melhor opção: a prevenção do suicídio no Brasil e no mundo” e “Cidades e Soluções: como construir uma sociedade sustentável”.