Concurso TCE PE: alterações nas áreas de atividades de Auditor

16/11/22

Atualizações sobre o último concurso TCE PE! De acordo com informações divulgadas por meio do Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco desta quarta-feira, 16 de novembro, alterações nas áreas de atividades dos cargos efetivos foram promovidas.

Agora, fica alterada, sem aumento de despesa, a área de atividade de 07 vagas de Auditor de Controle Externo, passando da área de Auditoria de Contas Públicas para a área de Auditoria de Obras Públicas, conforme consta no documento abaixo:

Concurso TCE PE: alterações nas áreas de atividades de Auditor

Levando em consideração que as vagas previstas no último certame, para o cargo de Auditor de Controle Externo – área de Auditoria de Contas Públicas, já foram totalmente preenchidas e que o certame ainda está dentro do prazo de validade, as renovações fizeram-se necessárias.

Candidatos do concurso TCE PE tomaram posse em maio de 2022

Ao todo, 9 candidatos aprovados tomaram posse no dia 31 de maio. Foram nomeados 5 Auditores de Controle Externo, 3 Analistas de Controle Externo e 1 Analista de Gestão.

Inclusive, já foram empossadas 235 pessoas no Tribunal de Contas, segundo informou o presidente do órgão, o conselheiro Ranilson Ramos.

Sob organização do Cebraspe, foram ofertadas 36 vagas para Auditor de Controle Externo, Analista de Controle Externo e Analista de Gestão.

Para mais detalhes do concurso TCE PE, em que alterações para o cargo de Auditor foram apontadas, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo, separado por tópicos, para facilitar a sua compreensão:

Concurso TCE PE


Lula faz hoje (16) o discurso mais esperado da COP27

16/11/22

Por 247

Presidente eleito vai reafirmar o compromisso do seu governo para conter o desmatamento e proteger a floresta

 

www.brasil247.com - Lula e Marina Silva
Lula e Marina Silva (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil | Reprodução/Twitter)
 O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que já se reuniu no Egito com as autoridades climáticas dos Estados Unidos e da China, fará hoje, às 12h15 de Brasília, o discurso mais esperado da COP27, a cúpula do meio ambiente que transcorre no Egito.

“Lula vai reafirmar o compromisso do seu governo para conter o desmatamento e proteger a floresta. A intenção é dar um sinal positivo e indicar que pretende realizar grandes mudanças na agenda do clima brasileira”, aponta reportagem de Daniel Reis, da CNN.

Além disso, Lula participa de um evento com governadores que integram o Consórcio Amazônia Legal. “O painel, nomeado de “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”, contará com a presença dos governadores Waldez Góes (PDT), do Amapá; Gladson Cameli (Progressistas), do Acre; Mauro Mendes (União Brasil), do Mato Grosso; Helder Barbalho (MDB), do Pará; Wanderlei Barbosa (Republicanos), do Tocantins; e Marcos Rocha (União Brasil), de Rondônia.

“Lula cumpre agenda no Egito até a próxima quinta (17). Após a COP27, o petista vai para Portugal, onde tem encontro com os chefes de Estado Marcelo Rebelo, presidente do país, e o primeiro-ministro, António Costa”, informa ainda o repórter da CNN.

Morre ex-vice-prefeito e ex-vereador de Afogados da Ingazeira Gastão Cerquinha, que tinha mais de 100 anos

16/11/22

Por Itamar França

blogfolhadosertao.com.br

Aos 100 anos e sete meses, por falência múltipla dos órgãos, faleceu na noite desta terça-feira (15), em sua residência, localizada na Avenida Artur Padilha, o ex-vereador e ex-vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Gastão Cerquinha da Fonseca (foto).

Além de ter sido vereador e vice-prefeito, Gastão também foi comerciante em Afogados. Era uma pessoa querida na cidade e pai do jornalista Magno Martins, do ex-vereador e ex vice-prefeito de Afogados Augusto Martins, também de Gastãozinho, Marcelo (Boiba), Tácio Martins e Ana Regina.

O corpo de Gastão será velado na Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira (16). O sepultamento está marcado para às 16h, no Cemitério São Judas Tadeu. Aos familiares, nossos sentimentos!

—-

Meu pai Gastão Cerquinha da Fonseca morreu, ontem, por volta das 23 horas, no mesmo dia do aniversário de minha irmã Ana Regina, sua cuidadora até o último suspiro, a quem homenageei por ocasião do seu niver atestando ser ela a flor do jardim do homem que lançou ao mundo nove filhos – cinco homens e quatro mulheres. Viveu 100 anos e quase sete meses. Foi um homem iluminado. Só conjugou o verbo amar. Viveu além do seu tempo muito mais para servir do que para ser servido.

Sua vida foi um lampejo de bondade. Tratou o próximo como irmão. Para ele, independente de raça, cor e sexo, todos recebiam um único e carinhoso tratamento: Beleza. Andou com as sandálias da humildade. Com sua luz forte e infinita feito um farol, clareou os caminhos de sua prole. Como bom cristão sertanejo, cumpriu à risca o mandamento divino da perpetuação da espécie.

Pela ordem de testamento na pia batismal, em Afogados da Ingazeira, de terras e vidas secas, ao lado da sua flor Margarida, que Deus chamou aos 86 anos, quase dez anos antes dele, Tarso, o primogênito, Maria José, Maria de Fátima, Ana Regina, Marcelo, Magno, Augusto, Gastão Filho e Denise.

Papai era tão sertanejo que tinha cheiro de bode, como disse certa vez Luiz Gonzaga, o cancioneiro que imortalizou na música o Sertão, sua gente e seus costumes. Adorava a vida. Viveu intensamente até aos 95 anos, quando o peso da idade o tirou da rotina da sua lojinha no comércio de Afogados da Ingazeira e o fez refém de sua casa até a morte.

Era uma lojinha na qual vendia copos e plástico, ainda com um ponto do jogo do bicho da banca pertencente ao seu irmão José Cerquinha da Fonseca, o Zé Coió. Lojinha mais para terapia. Na verdade, papai foi, entre os anos 70 e 90, um dos maiores comerciantes do ramo de miudezas em nossa terra natal.

Ganhou muito dinheiro, mas todas as suas reservas com o esforço do seu suor foram confiscadas pelo Plano Collor. Com isso, nunca mais foi o mesmo Gastão, que em vida não fez jus ao seu nome: de gastador, não tinha nada, embora, para os filhos, as mãos sempre encontraram o caminho do seu bolso.

Papai começou no comércio vendendo banana na feira. Com o tempo, abriu padaria, ramo que não se deu bem até ser bem sucedido com miudezas em geral. Ainda para garantir o sustento da ninharada de filhos, virou servidor público federal como auxiliar de balcão e telegrafista dos Correios e Telégrafos.

Sua grande paixão, entretanto, foi a política. Ligado ao grupo de Josesito Padilha, ex-deputado estadual, que se exilou no Uruguai depois de atirar num juiz eleitoral, foi eleito quatro vezes vereador de Afogados da Ingazeira. Presidiu a Câmara por duas legislatura. Foi eleito vice-prefeito na chapa de João Alves Filho.

Outra grande paixão foi a literatura. Tinha o dom de mexer com as palavras com a tônica da emoção. Escreveu três livros retratando histórias de Afogados da Ingazeira e de personagens ilustres. Na apresentação do livro, destacou: o bom da vida: ser e não parecer, regar os sonhos, viver para servir”.

Papai foi um benção em nossas vidas. Teve a graça da longevidade. Morreu de morte natural. Com ele, aprendi tudo, principalmente a correr atrás dos meus sonhos. Foi mestre, conselheiro e amigo. Me incentivou a ser a melhor pessoa que eu posso ser. Compartilhou histórias e aconselhou com sabedoria.

Chorou por mim, enxugou minhas lágrimas quando o mundo me fez chorar. Ensinou-me coisas belas. Sua existência foi fundamental para o funcionamento das batidas do meu coração. Diante das incertezas da vida, nunca tive medo, porque sempre esteve ao meu lado.

Me criou para o mundo, mas o meu mundo foi ele, um verdadeiro universo da bondade. Foi presente e protetor, sempre me encheu de amor. Sou grato pelos sábios conselhos. O que me fez seguir pelo caminho certo sempre foram os seus belos exemplos. Sempre foi e será o maior exemplo nessa vida.

Foi o melhor homem do mundo. Não importa para onde a vida me levar, seus ensinamentos e amor sempre me guiarão. Papai foi guerreiro, um super-herói. Me deixou a maior herança do mundo: o seu infinito amor.

Em conversa com Pacheco no Egito, Lula defende retirada do valor do auxílio do teto de gastos por 4 anos

16/11/22

O Antagonista

blogfolhadosertao.com.br

 

Presidente do Senado disse que os parlamentares têm sensibilidade quanto a aprovação da PEC da Transição, já que os mais necessitados dependem do auxílio do programa social

Ricardo Stuckert / divulgação
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – FOTO: Ricardo Stuckert / divulgação

Aproveitando a viagem para o Egito, onde participa da 27ª Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP 27), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou tempo, nesta terça-feira (15), para discutir outros assuntos com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Em conversa reservada, o tema principal entre os dois foi o valor do Auxílio Brasil (que voltará a se chamar Bolsa Família, programa social criado no governo petista).

Durante poucos minutos de diálogo, Lula teria defendido ao presidente do Senado que o programa social seja retirado do teto de gastos – uma regra que limita o aumento das despesas à inflação – nos próximos quatro anos. Isso acontecendo, o governo federal teria condições de manter o valor de R$ 600 para os beneficiários, quantia que só está prevista até dezembro.

Entretanto, o Rodrigo Pacheco entende que a fixação do teto de gastos é uma “conquista” da nação, além de que o Congresso também compartilharia do entendimento pela manutenção da regra fiscal que existe.

Mesmo com os parlamentares sendo defensores do respeito ao teto de gastos, Pacheco teria deixado em aberto a possibilidade da retirada do valor do Bolsa Família do teto de gastos. Isso porque, segundo ele, seus colegas do Congresso estariam sensíveis a aprovar a PEC da Transição diante da dificuldade econômica que o Brasil atravessa, principalmente, os mais necessitados e que dependem do auxílio do programa social.

Além disso, os próprios parlamentares estariam inclinados a aprovarem a retirada do valor do Bolsa Família do teto nos próximos quatro anos pelo fato de tal proposta ter sido defendida pelas duas campanhas que disputaram à eleição para presidente no segundo turno: Lula e Bolsonaro (derrotado nas urnas).

Terceiro turno: Justiça manda dispersar ocupação de golpistas em frente a quartel em Manaus

16/11/22

PLor 247

blogfolhadosertao.com.br

 

Bolsonaristas estão há vários dias na porta do CMA inconformados com a derrota de Jair Bolsonaro nas urnas

www.brasil247.com - Foto: Mário Adolfo Filho
Foto: Mário Adolfo Filho

 A juíza federal Jaiza Maria Pinto Fraxe, titular da 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amazonas, em decisão liminar, determinou que a União, o estado e a cidade de Manaus tomem providências para dispersar a ocupação feita por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) na área localizada em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA).

Os bolsonaristas estão reunidos há vários dias na porta do CMA como protesto pela derrota do presidente para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial do último dia 30. Como ocorre em vários outros locais do país, a ocupação em Manaus tem caráter golpista, já que pede intervenção das Forças Armadas para impedir a posse do candidato eleito em votação transcorrida sem qualquer indício de irregularidade.

Agressões verbais e ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal, em especial ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, fazem parte do “cardápio” dos apoiadores de Bolsonaro em Manaus..

A decisão da juíza atende a um pedido do Ministério Público Federal, feito por meio de uma ação civil pública. De acordo com o MPF, os manifestantes estão cometendo diversos delitos, entre eles incitação ao crime e associação criminosa, já que os objetivos dos bolsonaristas estão tipificados nos artigos 359-L (abolição violenta do Estado democrático de Direito) e 359-M (golpe de estado) do Código Penal.

Raquel Lyra tem encontro hoje (16) no Recife com deputados estaduais

16/11/22

Ascom PSDB

blogfolhadosertao.com.br

 

 

 

A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (foto-PSDB), se reúne, hoje,  (16), com os deputados estaduais, da atual e futura legislatura, em almoço a ser realizado no Hotel Beach Class Convention, no bairro de Boa Viagem, no Recife.

A imprensa poderá fazer imagens do encontro às 14h30, e, às 15h30, após o evento, a governadora eleita fará um balanço da reunião.

SERVIÇO – ENCONTRO COM DEPUTADOS ESTADUAIS

Onde: Beach Class Convention – Rua Maria Carolina, 661, Boa Viagem.
Quando: quarta, 16/11. Atendimento à imprensa a partir das 14h30.

Em Santa Catarina, Santa Catarina, oito pessoas são presas após polícia acabar com encontro de neonazistas em sítio

16/11/22

“Intolerância e violência”, diz STF sobre ministros atacados nos EUA

16/11/22

blogfolhadosertao.com.bremail sharing button

sms sharing button
sharethis sharing button
 (Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
O Supremo Tribunal Federal (STF) repudiou os ataques sofridos pelos ministros da Corte no último fim de semana nos Estados Unidos. Por meio de nota, a presidente do tribunal, ministra Rosa Weber, classificou os atos como “intolerância e violência” e ressaltou a importância da democracia com respeito e liberdade.
“O Supremo Tribunal Federal repudia os ataques sofridos por ministros da Corte, em Nova Iorque. A democracia, fundada no pluralismo de ideias e opiniões, a legitimar o dissenso, mostra-se absolutamente incompatível com atos de intolerância e violência, inclusive moral, contra qualquer cidadão”, escreveu a magistrada em nome de toda a Corte.
No domingo (13), uma mulher xingou o ministro Luís Roberto Barroso na Times Square, em Nova Iorque. Depois, ela chega a ameaçá-lo: “Cuidado, hein, o povo brasileiro é maior do que a Suprema Corte”. Você não vai ganhar nosso país, foge”. Ele então responde: “Não seja grosseira”.
Além de Barroso, os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli também estão na cidade e foram hostilizados por bolsonaristas. Os ministros deixaram o hotel onde estão hospedados sob xingamentos, com escolta de seguranças.
Os integrantes do STF estão nos EUA para participar do Lide Brazil Conference. O evento é realizado pelo grupo Lide no Harvard Club e tem como objetivo debater o respeito à liberdade, à democracia e à economia do Brasil a partir de 2023.

Terceiro turno: Aos gritos de “Forças Armadas, salvem o Brasil”, manifestantes lotam QG do Exército

16/11/22

blogfolhadosertao.com.br

sms sharing button
sharethis sharing button
 Bolsonaristas lotam o QG portando faixas, placas e cartazes com pedidos de intervenção militar, posicionamentos contrários à Justiça, ao comunismo e em defesa da "liberdade de expressão" (crédito: Raphael Felice / CB / DA.Press)
Bolsonaristas lotam o QG portando faixas, placas e cartazes com pedidos de intervenção militar, posicionamentos contrários à Justiça, ao comunismo e em defesa da “liberdade de expressão” (crédito: Raphael Felice / CB / DA.Press)

Bolsonaristas lotam o QG portando faixas, placas e cartazes com pedidos de intervenção militar, posicionamentos contrários à Justiça, ao comunismo e em defesa da “liberdade de expressão”
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) já começam a chegar ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília, onde manifestantes acampam há duas semanas. Desde a manhã desta terça-feira (15/11), feriado da Proclamação da República, os manifestantes ocupam o QG para protestar contra a eleição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Por volta das 10h, o movimento começou a tomar mais corpo. Ao longo do caminho do Eixo Monumental até o QG, os manifestantes fazem protestos de cunho golpista. Além de não reconhecer a derrota de Bolsonaro nas urnas, o grupo pede intervenção militar.
Concentrados desde a derrota do presidente nas urnas, os manifestantes pró-Bolsonaro ficaram sem luz na noite desta segunda-feira (14), após as chuvas. O acampamento conta com carros, caminhões, ônibus e barracas na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano, bem em frente ao Quartel General da Força.
Em frente ao QG do Exército está o maior ponto de concentração e onde estão os manifestantes mais efusivos. Em alguns momentos são puxados coros de “Forças Armadas, salvem o Brasil”, em meio a ataques ao presidente eleito e cânticos exaltando o patriotismo.
Eles também levaram muitas faixas, placas e cartazes com pedidos de intervenção militar, posicionamentos contrários à Justiça, ao comunismo e em defesa da “liberdade de expressão”.
Apesar do pedido de intervenção por parte dos manifestantes, os militares não corroboram o discurso de fraude nas urnas. Pelo contrário, no último dia 9, o Ministério da Defesa publicou um relatório com a auditoria do resultado das urnas, confirmando não ter havido fraude no processo eleitoral.

Ministério Público Federal MPF pede afastamento do diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, por 90 dias

16/12/22

Por  Yasmin Rajab/Agência  Estado

blogfolhadosertao.com.br

Pedido do MPF do Rio de Janeiro foi feito sob justificativa de que Silvinei teria usado seu cargo de forma indevida para beneficiar a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL)

 

 (crédito: Carolina Antunes/PR)
(crédito: Carolina Antunes/PR)

O diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, deverá ser afastado do cargo após pedido do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ). O órgão pediu afastamento imediato do diretor por 90 dias.

O pedido foi feito sob justificativa de que Silvinei teria usado seu cargo de forma indevida para beneficiar a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o documento, houve a “intenção clara” de promover “verdadeira propaganda político-partidária e promoção pessoal de autoridade com fins eleitorais”.

Segundo a avaliação do procurador Eduardo Benoses, as entrevistas e discursos do chefe da Polícia Rodoviária Federal associaram a imagem dele à “instituição PRF” e ao presidente durante o período de eleições. A ação também cita o uso de “símbolos” e da imagem da corporação para favorecer a campanha bolsonarista.

A Procuradoria do Rio de Janeiro lembra que Silvinei chegou a fazer pedido de votos a favor de Bolsonaro por meio das redes sociais na véspera do segundo turno. O órgão defende que o episódio não pode ser “dissociado” do “clima de instabilidade e confronto instaurado durante o deslocamento de eleitores no dia do segundo turno das eleições e após a divulgação oficial do resultado pelo TSE”.

“Os sucessivos atos praticados pelo requerido, sobretudo o pedido de ‘Vote 22 — Bolsonaro Presidente’ na véspera do segundo turno da eleição, para além de configurar ilícito eleitoral, importa no reconhecimento do uso ilícito do mais importante cargo da hierarquia da Polícia Rodoviária Federal, para favorecer determinado candidato, violando de morte os princípios da legalidade, da impessoalidade e da moralidade”, diz um trecho da ação de improbidade administrativa por suposta violação dos princípios da legalidade e da impessoalidade.

No segundo turno das eleições, a PRF abordou alguns veículos, mesmo após a Justiça Eleitoral proibir operações relacionadas ao transporte de eleitores. O ato levou o Ministério Público Federal a abrir uma investigação para apurar a conduta de Vasques.

O inquérito também irá analisar se houve demora deliberada para desmobilizar os protestos bolsonaristas nas rodovias que bloquearam as estradas federais após a derrota de Jair Bolsonaro.

Agência Estado entrou em contato com a corporação em busca de um posicionamento do diretor-geral e ainda aguardava resposta até a publicação deste texto.