‘Ministério da Defesa não apontou inconsistência nas urnas’, diz Moraes após ter acesso a relatório

09/11/22

247

blogfolhadosertao.com.br

O presidente do TSE confirmou ter recebido um documento questionando as urnas, mas reforçou que não houve provas de possíveis falhas no sistema eleitoral

www.brasil247.com - Alexandre de Moraes (à esq.) e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira
Alexandre de Moraes (à esq.) e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira (Foto: TSE | ABR)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou nesta quarta-feira (9) que o Ministério da Defesa não mostrou fraudes ou inconsistência nas urnas brasileiras após enviar ao TSE um relatório sobre as eleições.

“Assim como todas as demais entidades fiscalizadoras, não apontou a existência de nenhuma fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022”, escreveu Moraes.

Nos últimos anos, Jair Bolsonaro (PL) tentou passar para a população a mensagem de que o Poder Judiciário atrapalha o governo. Ele também defendeu a participação das Forças Armadas na apuração do resultado da eleição. Membros de partidos oposicionistas denunciaram publicamente a possibilidade de haver tentativa de golpe.

No dia 30 de outubro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito com 50,9% (60 milhões) dos votos válidos no segundo turno, contra 49,1% (58 milhões) de Bolsonaro.

Deputado Gonzaga Patriota acompanha agenda de Raquel Lyra em Brasília

09/11/22

blogfolhadosertao.com.br


O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) acompanhou a governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), na sua agenda em Brasília, nesta quarta-feira (09). O parlamentar usou da sua vasta experiência e boa circulação no Parlamento  para estreitar os laços políticos da futura governadora com o poder legislativo na capital federal.

Um dos compromissos foi visitar a Comissão de Educação para tratar de recursos dessa área que podem ser enviados para Pernambuco.   Em seguida,  Gonzaga Patriota e Raquel Lyra estiveram com o relator-geral do Orçamento para 2023, senador Marcelo Castro (MDB) para discutir projetos voltados  à infraestrutura de estradas e para o abastecimento d’água no Estado, principalmente para a região do Agreste.

A articulação/visita  também contou com a participação do  deputado Celso Sabino (União), presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), que fez um levantamento das emendas destinadas a Pernambuco  (que já foram liberadas)  e as que faltam, para ajudar a equipe de transição da futura governadora a destravar esses recursos.

Por fim, ainda aconteceu a reunião da bancada dos deputados federais pernambucanos para discutir sobre as emendas ao Orçamento da União de 2023. No encontro, Raquel Lyra indicou as obras prioritárias da sua gestão e debateu com os legisladores a indicação de emendas

Perda irreparável : o Brasil e a MPB perdem a incomparável Gal Costa

09/11/22

Por G1

blogfolhadosertao.com.br

 

Gal Costa morre aos 77 anos

Eduardo Nicolau/Estadão Conteúdo/Arquivo

Gal Costa morreu aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora. Ela tinha  dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e foi uma das maiores cantoras da história da música brasileira.

Ela estava em turnê com o show “As várias pontas de uma estrela”, no qual revisitava grandes sucessos dos anos 80 do cancioneiro popular da MPB. “Açaí”, “Nada mais”, “Sorte” e “Lua de mel” são algumas das músicas do repertório.

Bem recebido pelo público e pela crítica, esse show fez com que a agenda de Gal ficasse agitada após a pandemia. A estreia aconteceu em São Paulo, em outubro do ano passado.

Além de rodar o Brasil, Gal entrou na programação de vários festivais e ainda tinha uma turnê na Europa prevista para novembro, mas que também foi cancelada por conta da cirurgia.

Covid – 19 : Muitas pessoas voltaram a usar máscara de proteção

09/11/22

Por Margarida Azevedo

blogfolhadosertao.com.br

 

Nova onda da pandemia de covid-19, com a chegada de subvariantes, tem feito muitas pessoas voltarem a usar máscaras de proteção facil

KLEYVSON SANTOS/DIVULGAÇÃO
Por enquanto, escolas e universidades mantêm o uso de máscaras, em Pernambuco, em caráter facultativo – FOTO: KLEYVSON SANTOS/DIVULGAÇÃO

Em meio a uma nova onda da pandemia de covid-19, com a chegada de novas subvariantes da ômicron (BQ.1 e XBB), muitas pessoas voltaram a usar máscaras de proteção facial. Em Pernambuco, o equipamento individual só é obrigatório em unidades de saúde. Nos demais espaços, abertos ou fechados, é facultativo.

Nas escolas e universidades do Estado, por enquanto, também não há indicativo de retomar a exigência do uso das máscaras. Mas o câmpus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou um comunicado, nas redes sociais, em que pede à comunidade acadêmica que volte a portar as máscaras. A instituição tem unidades em 16 cidades do Estado.

IFPE

“Diversas cidades de Pernambuco, em especial da área metropolitana do Recife, vêm registrando um aumento de casos de covid-19 nas últimas semanas”, diz um trecho do comunicado. Depois de ressaltar que os índices são baixos se comparados com outros momentos da pandemia, o texto alerta para a necessidade da vacinação e dos cuidados para evitar a contaminação.

“Diante desse cenário, a direção geral do IFPE câmpus Recife recomenda, a partir desta segunda-feira (07), a volta do uso de máscaras de proteção em ambientes internos como salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório e outros espaços que possam aglomerar pessoas e ocasionar o risco de contaminação”, enfatiza o IFPE.

Na capital, o IFPE tem 6.608 alunos que estão cursando o segundo semestre letivo de 2022.

UFRPE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) divulgou, na tarde desta terça-feira (08), uma nota recomendando o uso de máscaras nos câmpus da instituição justamente por causa do aumento de casos da covid-19.

O primeiro semestre letivo de 2022 na Rural começou na última segunda-feira (07). Somente na graduação existem cerca de 13 mil alunos. Há mais três mil na pós-graduação.

“Diante do aumento de casos de Covid-19 no Estado e do surgimento de novas subvariantes da Ômicron, conforme dados divulgados pelas autoridades sanitárias regionais, a UFRPE recomenda o uso de máscaras em seus ambientes internos e externos”, diz a nota.

“De caráter facultativo, a recomendação tem o intuito de proteger a comunidade universitária de possíveis transmissões do coronavírus. Higienizar sempre as mãos, manter a vacinação em dia e ficar em casa no caso de sintomas também são atitudes importantes para a saúde de todo(a)s”, afirma o comunicado da Rural.

UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informa que por enquanto não há nenhuma mobilização dos comitês internos no sentido de voltar a exigir máscaras. Atualmente, os alunos das graduações estão de férias. O segundo semestre letivo de 2022 vai começar no dia 28 de novembro.

A comunidade acadêmica da UFPE é formada por cerca de 47 mil pessoas, entre professores, alunos, técnicos e terceirizados.

UPE

Na Universidade de Pernambuco (UPE) igualmente não há, no momento, previsão de retomar a obrigatoriedade do uso das máscaras. Conforme o pró-reitor de graduação, Ernani Martins, a universidade seguirá os protocolos vigente no Estado.

O primeiro semestre letivo de 2022 terminou semana passada. O segundo semestre de 2022 começará em 28 de novembro, segundo a UPE.

A UPE está presente em todas as regiões geográficas do Estado, com câmpus em 10 cidades pernambucanas. Tem cerca de 15 mil estudantes de graduação e 3 mil de pós-graduação. Soma 1.078 professores e 4.565 servidores.

ESCOLAS

Questionada se voltará a exigir máscaras nas escolas, a Secretaria de Saúde de Pernambuco respondeu dizendo que “o Governo de Pernambuco continua monitorando de forma permanentemente e criteriosa a evolução do cenário epidemiológico da covid-19 no Estado. Também reforça que as medidas para conter o vírus são sempre proporcionais ao momento epidemiológico”.

“Por enquanto não há recomendação para a volta do uso de máscaras nas escolas da rede estadual. Aguardamos informações e orientações do Comitê de Enfrentamento à Covid-19”, explica a Secretaria de Educação de Pernambuco.

O Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe) disse que “seguirá orientações e determinações do poder público, como aconteceu ao longo do período de maior incidência da pandemia. O Comitê Estadual de Enfrentamento à COVID-19, à frente a Secretaria de Saúde, é quem determina as medidas a serem adotadas para tais situações”, informa a entidade.

LEGISLAÇÃO

Em Pernambuco, decreto do governo estadual de 19 de abril deste ano revogou a obrigação do uso de máscaras cobrindo a boca e o nariz pelas pessoas, em ambientes abertos ou fechados, com exceção de unidades de saúde, escolas e transporte público.

Em 16 de setembro, a liberação foi ampliada. As máscaras deixaram de ser exigidas nas escolas e no transporte público, sendo mantida apenas nos hospitais e demais unidades de saúde.

NO PAÍS

No País, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou nota técnica, semana passada, em que alerta para o aumento de casos de covid-19 e recomenda o uso de máscaras.

“Diante dos resultados de testagem para covid-19 mostrando um substancial e progressivo aumento da positividade nas últimas semanas, de 2,6% em setembro (3/114) para 18,3% em outubro (21/115),  julgamos relevante recomendar o retorno ao uso de máscaras em ambientes fechados ou de aglomeração”, diz a universidade.

Raquel Lyra escala Priscila Krause  para   coordenar a equipe de transição do Governo de Pernambuco

09/11/22

Por jc

blogfolhadosertao.com.br

O processo de transição inicia-se com a proclamação do resultado oficial da eleição, e se encerra com a posse do novo chefe do Poder Executivo

 –
SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM
A equipe de transição do governo será coordenada pela vice-governadora eleita Priscila Krause (Cidadania) – FOTO: SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM
A governadora eleita de Pernambuco,  Raquel Lyra (PSDB),  anunciou, nesta terça-feira (08), que a vice-governadora eleita, Priscila Krause (Cidadania), será a coordenadora da equipe de transição junto ao Governo do Estado.

Conforme publicado pelo Jornal do Commercio, nos bastidores,  o nome da deputada estadual já estava sendo cotado para assumir a coordenação desse processo. Ainda não foram divulgados quais serão os quadros indicados para compor a comissão de transição.

“Priscila Krause, minha vice, esteve ao meu lado ao longo de toda caminhada durante a campanha. E seguimos assim nesse início de trabalho. Priscila é uma mulher muito preparada e será a responsável por coordenar a equipe de transição junto ao Governo do Estado”, afirmou a ex-prefeita de Caruaru, em suas redes sociais.

O processo de transição  inicia-se com a proclamação do resultado oficial da eleição, e se encerra com a posse do novo Chefe do Poder Executivo.

No dia 31 de outubro, o governador Paulo Câmara (PSB) assinou  a nomeação da comissão que participará desse processo de transição governamental.  A equipe será coordenada pelo secretário da Casa Civil, José Neto, e contará ainda com os secretários Alexandre Rebelo (Planejamento), Décio Padilha (Fazenda), Marília Lins (Administração) e Ernani Médicis (Procuradoria Geral do Estado).

Leia também:

Agências do Trabalho de Pernambuco oferecem 364 vagas de emprego hoje (9)

09/11/22
Concursos e Empregos
blogfolhadosertao.com.br
Municípios com mais oportunidades são Recife, Petrolina e Paulista

As Agências do Trabalho de Pernambuco oferecem, nesta quarta-feira (9), 364 vagas de empregos, sendo 28 para pessoas com deficiência e 25 para contratos temporários.

Além das vagas de vendedor, que estão em número de 73, há 21 vagas para inspetor de qualidade – um profissional que faz medições, ensaios e testes de controle de produtos para reportar os resultados à gerência imediata, de maneira que um plano de prevenção e correção possa ser feito.

Das 21 vagas para esta inspetor de qualidade, 20 são temporárias, não pedem experiência prévia e exigem Ensino Médio completo.

O terceiro lugar, com o maior número de ofertas, beneficia quem tem experiência na área de eletricista de instalações industriais, que ainda pode contratar 16 pessoas – das quais 15 para o Recife.

Por ordem alfabética, os municípios que mais ofertam vagas de emprego são: Araripina (4), Arcoverde (06), Bezerros (2), Cabo de Santo Agostinho (01), Caruaru (28), Escada (11), Garanhuns (3), Goiana (25), Ipojuca (9), Nazaré da Mata (8), Paulista (42), Pesqueira (19), Petrolina (44), Recife (95), Salgueiro (17), Santa Cruz do Capibaribe (23), São Lourenço da Mata (19) e Serra Talhada (8). Recife, Petrolina e Paulista estão entre os três primeiros lugares do ranking.

É importante lembrar que o cadastro de qualquer pessoa fica ativo durante três meses. Quem não foi contratado durante este período, precisa voltar à Agência do Trabalho mais próxima de sua casa, levando os documentos necessários.

As Agências do Trabalho atendem das 8h às 13h, sendo algumas apenas com agendamento prévio.

– PUBLICIDADE –

Os endereços das unidades estão disponíveis no site da Seteq.

Confira as vagas:

TCU não encontra irregularidades em urnas no segundo turno

09/11/22

Por Agência Brasil

Tribunal faz parte da comissão de transparência das eleições
Urnas eletrônicas

Tribunal de Contas da União (TCU) não encontrou divergências nos boletins das urnas eletrônicas que foram analisadas durante auditoria realizada no segundo turno das eleições. 

De acordo com informações divulgadas pelo tribunal, nenhuma divergência foi encontrada pelos técnicos do órgão nos 604 boletins analisados com base nas informações disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O boletim é impresso pelos mesários após o encerramento da votação e afixado na porta da seção eleitoral. O documento contém o número de votos por candidato, nulos, brancos e dados sobre o equipamento de votação.

O relatório com as informações consolidadas será anexado ao processo que trata da auditoria das eleições, iniciada em 2021, em conjunto com a Justiça Eleitoral. O resultado final está previsto para o início de 2023.

De acordo com o TCU, sua atuação no trabalho de auditoria das urnas objetiva garantir a confiabilidade das informações públicas repassadas à sociedade. O tribunal também faz parte da comissão de transparência das eleições, grupo que é presidido pelo TSE.

Em julho, antes das eleições, o TCU concluiu que o sistema eletrônico de votação do Brasil é seguro e que não havia riscos relevantes para a realização do pleito.

Leia também
• Bolsonaro “some” e se mantém recluso no Alvorada desde derrota
• PT formaliza convite para que MDB integre equipe de transição
• Alckmin anuncia nomes de equipe econômica da transição com Pérsio Arida e André Lara Resende
• Além de João Campos, equipe transição de Lula terá Luciana e Wolney no Conselho Político

Procuradores informam a Moraes que atos golpistas são chefiados e financiados por empresários

08/11/22

Por 247

blogfolhadosertao.com.br

Investigação aponta que foram usados ônibus de prefeituras para transportar manifestantes, além da existência de financiadores e arrecadadores

www.brasil247.com - Bolsonaristas e a Alexandre de Moraes
Bolsonaristas e a Alexandre de Moraes (Foto: ABR | Reuters)
Procuradores-gerais dos Ministérios Públicos de São Paulo, Santa Catarina e Espírito Santo informaram ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral que (TSE), Alexandre de Moraes, que há indícios de que os atos antidemocráticos e golpistas realizados por bolsonaristas inconformados com a derrota de Bolsonaro, sejam chefiados por empresários. Além disso, grande parte dos integrantes fazem parte de “uma grande organização criminosa com funções predefinidas”, informa o jornal Folha de S. Paulo.
 Em encontro realizado nesta terça-feira (8) com Moraes,  o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo, disse que há um movimento organizado, capitaneado por empresários, para que estas manifestações aconteçam.
De acordo com a reportagem, foram usados ônibus de prefeituras que transportaram manifestantes, financiadores e arrecadadores que usam números de Pix.