Gonzaga Patriota apresenta projeto que aumenta proteção e segurança de motociclistas e passageiros

08/11/22

O PL obriga o uso de sapatos, botas, botinas ou similares para motociclistas reforçando a proteção e segurança do usuário

 

Definir como obrigatório o uso de sapatos, botas, botinas ou similares para motociclistas e passageiros. Esse é o tema do Projeto de Lei 2698/22 , de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (foto – PSB) que começou a tramitar na Câmara. De acordo com a proposta, o objetivo é alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para dispor sobre a proteção dos pés dos condutores e passageiros de transporte por motocicletas, motonetas e ciclomotores.

Conforme o PL, os motociclistas e passageiros só poderão circular nas vias se estiverem utilizando sapatos, botas, botinas ou similares. A intenção é complementar aspectos relativos à segurança de quem anda de moto.

Atualmente, o CTB diz que os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só podem circular nas vias usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do Contran. No entanto, essa regulamentação do Contran ainda não existe, o que pode colocar os motociclistas em risco.

Conforme o autor do PL, o deputado Gonzaga Patriota (PSB), o CTB estabelece normas de conduta, infrações e penalidades para os diversos usuários desse complexo sistema.

“Nesse sentido, o objetivo da proposta é o reforço à segurança do usuário do transporte sobre duas rodas, em especial, motocicletas, motonetas e ciclomotores, com uma maior proteção para os membros inferiores (os pés) dos condutores e passageiros”, justificou.

Apesar de ainda não haver uma determinação legal, roupas adequadas oferecem uma boa proteção em caso de queda, além de proteger das intempéries e das partes quentes e móveis da motocicleta.

“O ideal é proteger também braços e pernas, com uma boa liberdade de movimentos. No entanto, não pode haver folgas que se agitem com o vento”, explica Eliane Pietsak, pedagoga especialista em trânsito.

Segundo ela, existem jaquetas que proporcionam proteção à coluna vertebral. Além disso, as roupas em couro oferecem a proteção ideal. “O tecido “jeans” também oferece uma boa proteção, com a conveniência de ter um custo menor”, argumenta.

Já calçados adequados protegem os pés do motociclista, que estão sempre muito expostos, além de proporcionar bom apoio.

Veja dicas da especialista:

Botas de cano alto protegem os tornozelos.

Solas de borracha dão maior aderência.

Precisa ter um pequeno salto, para firmar o pé na pedaleira.

Se houver cordões, cuidar para que não se enrosquem na moto.

Tramitação

O PL foi apresentado recentemente e aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados.

Tite anuncia convocados para a Copa do Mundo do Catar, com a participação do veterano Daniel Alves

08/11/22

Por Estadão

blogfolhadosertao.com.br

Daniel Alves entrou na lista final do Tite para a Copa do Mundo do Catar
Daniel Alves entrou na lista final do Tite para a Copa do Mundo do Catar
Foto: Pedro Kirilos / Estadão / Estadão

O técnico Tite anunciou nesta segunda-feira, 7, a lista dos 26 jogadores convocados para defender a Seleção Brasileira em busca do hexacampeonato na Copa do Mundo do Catar. Os nomes foram divulgados nesta tarde, com transmissão ao vivo no Terra.

Esta é a primeira vez que a Fifa permitiu que cada seleção leve 26 jogadores para o Mundial. Até a edição da Rússia em 2018, só 23 nomes podiam ser inscritos na principal competição do futebol.

Não houve muitas surpresas na lista dos jogadores convocados. Os principais nomes durante a campanha das Eliminatórias foram lembrados por Tite, o que reforça a percepção de que o técnico brasileiro valoriza as relações de confiança com os jogadores.

A principal dúvida era sobre a convocação de Daniel Alves. Após se destacar no título da Copa América de 2019, ele ficou fora de algumas convocações. O veterano de 39 anos se transferiu para o Pumas, do México, em junho deste ano e apresentou um desempenho abaixo do esperado. Mesmo estando fora dos últimos amistosos, o jogador foi chamado pelo técnico.

Uma das poucas surpresas da lista é a presença do atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal. O jogador foi convocado para os últimos amistosos e deixou uma boa impressão com a amarelinha. Nesta temporada, Gabriel Martinelli disputou 18 jogos pelo clube londrino, com 5 gols e 2 assistências.

O técnico Tite explicou a escolha por Martinelli, que venceu a disputa contra Firmino, Matheus Cunha e Gabigol.

“A função do Gabriel Martinelli é de externo, ponta, agressivo. Tem sido um dos destaques do Arsenal. É um jogador do lance individual, transições em velocidade. Esteve conosco, foram duas convocações, e vem mantendo esse alto nível. Precisamos de jogadores agudos e incisivos pelos lados”, disse Tite em entrevista coletiva.

O Brasil está no Grupo G do Mundial. A partida de estreia é na quinta-feira, 24 de novembro, às 16 horas, contra a Sérvia. Na segunda-feira, 28, a Seleção enfrenta a Suíça às 13 horas. A equipe de Tite fecha a participação na primeira fase no dia 2 de dezembro às 16 horas.

Veja os jogadores convocados para a Copa:

Goleiros

  • Alisson (Liverpool)
  • Ederson (Manchester City)
  • Weverton (Palmeiras)

Lateral-direita

  • Danilo (Juventus)
  • Daniel Alves (Pumas)

Zagueiros

  • Thiago Silva (Chelsea)
  • Marquinhos (PSG)
  • Éder Militão (Real Madrid)
  • Bremer (Juventus)

Lateral-esquerda

  • Alex Sandro (Juventus)
  • Alex Telles (Sevilla)

Meio-campistas

  • Casemiro (Manchester United)
  • Fabinho (Liverpool)
  • Bruno Guimarães (Newcastle)
  • Fred (Manchester United)
  • Lucas Paquetá (West Ham)
  • Everton Ribeiro (Flamengo)

Atacantes

  • Neymar (PSG)
  • Raphinha (Barcelona)
  • Vinicius Júnior (Real Madrid)
  • Antony (Manchester United)
  • Richarlison (Tottenham)
  • Gabriel Jesus (Arsenal)
  • Rodrygo (Real Madrid)
  • Pedro (Flamengo)
  • Gabriel Martinelli (Arsenal)

IFSertãoPE Campus Salgueiro prorroga até  hoje  (08) as inscrições para seleção de bolsistas do projeto de desenvolvimento de soluções web

08/11/22

Por Gabriela Lapa T. Barbosa

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo

O campus Salgueiro do IFSertãoPE prorrogou até  hoje (08),  as inscrições para seleção de bolsistas do projeto Desenvolvimento de Soluções Web para empresas de comércio e serviços de Pernambuco. Este projeto é financiado pela FACEPE, e consiste em conceder bolsas de extensão para estudantes de cursos superiores criarem soluções para empresas de comércio e serviços do Estado.

O projeto vai acontecer em duas etapas: primeiro, os candidatos que se inscreverem vão participar de um curso de capacitação. Ao final do curso, os 10 melhores alunos serão escolhidos e contemplados com uma bolsa de R$500 para atuar durante três meses, de forma remota, na Re9 Agência.

Para participar é preciso preencher um formulário online disponível aqui. O candidato precisa anexar CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de matrícula em instituição de nível superior, comprovante de histórico escolar de nível superior, todos em formato PDF. Os candidatos serão classificados pelo Coeficiente de Rendimento Escolar.

Para saber mais sobre a seleção, acesse o edital aqui

Bolsonaro bate em Michelle, diz deputado ex-aliado do presidente: “Deu uns tapas nela”

08/11/22

Por Plinio Teodoro com Revista Fórum

blogfolhadosertao.com.br

 

Em entrevista ao podcast Arretado, Julian Lemos contou que Bolsonaro “deu uns tapas” em Michelle após ela trocar a prótese de silicone e “agora deu uns empurrões nela”; segundo ele, o casamento é de “fachada”

VÍDEO: Bolsonaro bate em Michelle, diz deputado ex-aliado do presidente: 'Deu uns tapas nela'
Julian Lemos e Jair Bolsonaro – Foto: Reprodução

Um dos coordenadores da campanha de Jair Bolsonaro (PL) no Nordeste em 2018, que rompeu com o clã após troca de insultos com Carlos Bolsonaro (PL-RJ), Julian Lemos (União-PB), afirmou em entrevista ao podcast Arretado que o presidente bate na primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Lemos conta que Bolsonaro teria batido em Michelle durante as férias em 2019 porque a esposa teria aparecido com silicone.

“Ele deu uns tapas nela nas primeiras férias dele, que ele foi para uma ilha. Ela foi botar silicone e ele pegou e deu uns tapas nela dentro de casa”, contou o deputado na entrevista no dia 1º de novembro.

Lemos emenda que “agora deu uns empurrão (SIC) nela de novo”, falando do cenário já pós derrota na disputa presidencial.

Um dos apresentadores lembra que ela não estava com o marido e o deputado responde. “Não estava porque estava toda marcada. Manda ela aparecer ai”, diz.

Logo no início da entrevista, Lemos afirma que o casamento entre Bolsonaro e Michelle “é de fachada”.

No vídeo, divulgado por Joice Hasselmann nas redes, é mostrado ainda uma manchete do jornal Valor Econômico do dia 2 de janeiro de 2020 com a chamada: “Michelle Bolsonaro troca prótese de silicone e faz plástica na barriga”.

 

 

IPA lança hoje (8) em Araripina o programa Campo Novo

08/11/22

Ascom IPA

blogfolhadosertao.com.br

Serão distribuídos 155.800 quilos de sementes de sorgo, milho e feijão,

beneficiando 25.978 famílias de agricultores de 10 municípios

 —
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo

O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Bartolomeu Monteiro, lança o Programa Campo Novo Ano safra 2022/2023,  hoje  (08), às 9h, na Unidade Sertão do Araripe / Sebrae, em Araripina. O diretor de Extensão Rural, Bruno Santos, também participa do evento.

A Região de Desenvolvimento do Sertão do Araripe será a primeira a receber a iniciativa. Serão distribuídos 155.800 quilos de sementes de sorgo, milho e feijão, beneficiando 25.978 famílias de agricultores dos municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.

O investimento total é de R$ 1.541.103,50, com estimativa de que sejam plantados 8.843 hectares de área e produção estimada em 186.360.769 quilos de produtos. Na comercialização, os valores devem chegar a R$ 122.283.916,67.

“Este ano, o programa teve um incremento de 9% no valor investido, em relação ao ano anterior. Isso implica em uma maior área plantada e um número maior de famílias beneficiadas”, destaca Bartolomeu Monteiro.

É importante destacar ainda que para cada Real investido nesse programa, existe uma expectativa de retorno estimada em R$ 79,35. Isso demostra a importância dessa ação para a promoção o desenvolvimento socioeconômico da região pernambucana do Araripe, além de contribuir com a redução da fome e da pobreza, conforme preconiza os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Presidente da Compesa visita sede das Baterias Moura onde conhece etapa final do projeto de armazenamento de energia

08/11/22

AscomCompesa

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo
Manuela Marinho e dirigentes da Baterias Moura
Reduzir os custos com a energia elétrica e aumentar a eficiência operacional dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário têm sido um grande desafio para a Compesa nos últimos anos. Sempre procurando formas de otimizar o uso desse recurso, segunda maior despesa da estatal, a Companhia vem buscando fontes de energia mais barata para atender sua demanda interna e, assim, garantir que a economia com a conta de luz seja convertida em investimentos na ampliação da infraestrutura de saneamento.Neste sentido, a presidente da Compesa, Manuela Marinho, visitou a sede das Baterias Moura, em Belo Jardim, sendo recepcionada por Pedro Ivo Moura, presidente do Conselho de Acionistas da empresa. Acompanhada de diretores da Companhia, a gestora conheceu o novo sistema de armazenamento de energia que será utilizado pela Compesa, que está em sua etapa final, que será instalado na Estação de Tratamento de Água – ETA Petrópolis, em Caruaru. Conhecido como BESS (Battery Energy Storage System), o sistema vai garantir o funcionamento da ETA, que sofre com constantes quedas de energia. “A iniciativa da Compesa, em parceria com as Baterias Moura, é uma solução pioneira no Brasil entre as empresas de saneamento, que geralmente aplicam outras formas de compensação de energia como, por exemplo, a utilização de geradores”, ressalta Manuela Marinho.O BESS é um conjunto de baterias especialmente desenvolvido na unidade de Belo Jardim, que acumula energia gerada pela Neoenergia durante o dia, período em que ela é mais barata, e fornecida das 17h30 às 20h30, quando a energia é mais cara. Entretanto, o projeto foi concebido para a utilização do equipamento em qualquer hora do dia, em caso de interrupção do fornecimento por parte da Companhia Energética de Pernambuco.  A bateria serve como um suporte quando a energia do ambiente cai, o que aumenta a segurança durante o fornecimento. Além disso, também viabiliza uma economia financeira, já que nos horário de pico o preço da energia é dobrado. O sistema será instalado na ETA Petrópolis, no início de dezembro, e a operação deve ser iniciada ainda esse ano.  A parceria entre a Compesa e a Moura foi firmada em 2021.A expectativa da Compesa é que o projeto da ETA Petrópolis seja estendido. “Essa iniciativa é um piloto que, diante dos resultados, poderá ser replicado em outras unidades da Compesa, pois está alinhado às diversas soluções que já estão sendo desenvolvidas pela Companhia para reduzir o custo com energia elétrica nas suas unidades”, complementa a presidente da Compesa.

Equipe de Lula quer fazer verredura em computadores da Polícia Federal

08/11/22
blogfolhadosertao.com.br

Segundo um interlocutor do presidente eleito, a preocupação é que agentes da PF alinhados com o bolsonarismo instalem programas espiões para monitorar o trabalho da nova equipe

www.brasil247.com - Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reuters)–

A futura administração da Polícia Federal (PF) terá como uma das primeiras ações a varredura nos computadores da instituição depois que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumir o cargo em janeiro. De acordo com um interlocutor do petista, a preocupação é que agentes da PF alinhados com o bolsonarismo instalem programas espiões para monitorar o trabalho da nova equipe. A informação foi publicada nesta segunda-feira (7) pelo blog de Andréia Sadi.
Para esse assessor de Lula, a varredura pode ajudar a identificar se Jair Bolsonaro (PL) usou a Polícia Federal para o que o atual ocupante do Planalto chamava de “serviço de informações particular”, composto por agentes de segurança pública, e não só da PF.
O presidente eleito não definiu quem ocupará o cargo de diretor-geral, mas, entre os nomes favoritos do petista, está o de Andrei Passos, que foi chefe da equipe de segurança de Lula durante a campanha.