Equipe Cactus Rockets Design da Univasf fica em 3º lugar em competição internacional com protótipo de foguete

07/11/22

AscomUnivasf

blogfolhadosertao.com.br

Em sua segunda participação na LASC, equipe da Univasf obtém melhor desempenho e se destaca./ Fotos: Arquivo do projeto.

Entre mais de 40 projetos de todo o mundo, o foguete da equipe Cactus Rockets Design, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi um dos destaques na Latin American Space Challenge (LASC) 2022, competição de foguetes e satélites da América Latina. A equipe de foguetemodelismo da Univasf alcançou o 3º lugar na categoria 0,5 quilômetro de apogeu, sendo o único time nordestino na categoria. A competição aconteceu no período de 5 a 7 de agosto, na cidade de Tatuí, em São Paulo.

No ranking geral, o Galileu-02, desenvolvido pela Cactus Rockets Design, foi notabilizado com o 12º lugar entre os projetos participantes. A equipe é formada por 18 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, de Produção e da Computação, sob coordenação dos professores Edna Santiago Benta e José Bismark de Medeiros, do Colegiado de Engenharia Mecânica (CENMEC). Na competição, os discentes que compõem a Cactus Rockets Design submeteram um relatório contendo todas as informações do Galileu-02, que passa por uma inspeção presencial e é lançado.

 

Esta foi a segunda participação da equipe na Latin American Space Challenge (LASC). Em 2021, a Cactus Rockets Design ficou em 5º lugar na categoria de 0,5 quilômetro de apogeu e em 15º lugar no ranking geral. O capitão da equipe Talisson Cardoso Damião, estudante do 6º período de Engenharia da Computação, explica que o foguete de 2021 passou por melhorias na base teórica, simulação e manufatura, resultando no protótipo apresentado na competição desse ano. “O foguete é construído com diversos materiais, a depender da peça ou componente. Alguns desses materiais são o ABS, polímero muito utilizado em impressões 3D; fibra de vidro, PVC, aço, alumínio, nylon e madeira. O protótipo tem o princípio de funcionamento baseado na terceira Lei de Newton, lei da ação e reação”, conta.

Para Damião, a competição contribuiu para que a equipe adquirisse experiência e conhecimento para projetos futuros. “O Cactus Rockets Design é a representante da Univasf e do Vale do São Francisco na área de foguetemodelismo. Participar de competições e conseguir boas colocações é levar para o Brasil e para o mundo o nome da Universidade, do Vale do São Francisco e do Nordeste. Além disso, ter esse reconhecimento desperta o interesse da comunidade externa, inspirando as próximas gerações de engenheiros”, ressalta.

A professora Edna Santiago Benta destaca que, ao participar do projeto, os estudantes podem descobrir habilidades que muitas vezes desconheciam. “Essa vitória tem um significado épico para a equipe, uma vez que, obter um resultado significativo como este, competindo com as equipes mais experientes do país, trouxe uma motivação a mais para nossos estudantes. A Cactus demostrou sua capacidade, profissionalismo, competência e o potencial para alcançar resultados cada vez melhores”.

Cactus Rockets Design – Fundada em 2019 por estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Univasf, a Cactus Rockets Design é resultado de um projeto de extensão que tem como objetivo a construção de foguetes modelo a fim de participar de competições nacionais e internacionais. A iniciativa busca desenvolver e aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação, elaborando pesquisas e projetos na área aeroespacial. Mais informações sobre a Cactus Rockets Design podem ser encontradas no Instagram.

General Heleno lamenta a ótima saúde de Lula e insulta o presidente eleito

07/11/22

247

blogfolhadosertao.com.br

Militar se referiu ao líder brasileiro como ‘cachaceiro’, o que indica que Lula terá que fazer uma limpa na área militar e no GSI

 

www.brasil247.com - Lula e General Augusto Heleno
Lula e General Augusto Heleno (Foto: Felipe Gonçalves/247 | Marcos Corrêa/PR)

]

 O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva foi insultado pelo general Augusto Heleno, que o chamou de ‘cachaceiro’. O militar, que chefia o Gabinete de Segurança Institucional, que controla a área de inteligência do governo, também lamentou a ótima saúde física e mental do presidente.

“Esse negócio do Lula estar doente, não está, infelizmente”, afirmou ele a apoiadores, dizendo que havia acabado de receber um “desmentido”, segundo reportagem da Folha de S. Paulo. “Vamos torcer para que tenhamos um futuro melhor”, disse ele ainda. “Na mão do cachaceiro, não vai.”

Lula governou o Brasil durante oito anos e deixou o cargo com 87% de aprovação. Após ser perseguido pela Lava Jato, ele ficou durante 580 dias como preso político, para que um governo neofascista se implantasse no Brasil. Há pouco mais de uma semana, ele venceu as eleições presidenciais e o Brasil voltou a ter credibilidade no mundo.

Petrobrás vai voltar a investir no governo Lula e deve reduzir pagamento de dividendos

07/11/22

247

blogfolhadosertao.com.br

Grupo liderado por Aloizio Mercadante defende retomada de investimentos em refino e na indústria naval

www.brasil247.com -
(Foto: mercadante/flick 247, petrobras/infomoney) A Petrobrás, que foi o motor dos investimentos públicos e privados no Brasil até a eclosão da Lava Jato, que criou as condições para o golpe de 2016 e para uma guinada de 180 graus na companhia, que passou a aplicar preços abusivos para remunerar acionistas, voltará a investir no futuro governo Lula. “A equipe que elabora o plano energético do governo Lula, eleito neste domingo (30), quer uma Petrobras de volta a áreas abandonadas por gestões anteriores, e com mais foco em expansão das atividades do que na remuneração aos acionistas. Defende ainda uma nova política de preços dos combustíveis e estuda a criação de um fundo de estabilização de preços, que limitaria repasses em caso de flutuações abruptas no mercado internacional”, aponta reportagem do jornalista Nicola Pamplona, da Folha de S. Paulo.”A estratégia vem sendo discutida por especialistas ligados ao setor, reunidos em um grupo liderado pelo ex-ministro da Fazenda, Aloísio Mercadante. Lula já defendeu também a retomada dos investimentos em refino e de contratações junto à indústria naval brasileira, assuntos também deixados de lado após Temer. O plano de governo do PT fala em ‘abrasileirar’ os preços dos combustíveis, deixando de lado o PPI (Preço de Paridade de Importação) e considerando que parcela relevante dos custos de produção é feita em moeda nacional”, acrescenta o repórter.

Terceiro turno: Bolsonaristas fazem protestos no Grande Recife

07/11/22

Bolsonaristas pedem 'intervenção federal' na BR-232, no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

Bolsonaristas pediram  ‘intervenção federal’ na BR-232, no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

Em outro local, eles se reuniram em frente ao Comando Militar do Nordeste (CMNE), no quilômetro 7 da BR-232, no Curado, Zona Oeste do Recife. O trânsito não foi bloqueado, mas ficou lento, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os protestos trazem pautas antidemocráticas e inconstitucionais. Imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostram, nos dois protestos, manifestantes com faixas com frases pedindo o fim do Supremo Tribunal Federal (STF) e intervenção militar.

Solução para PEC da Transição deve ser dada por Lula nesta terça-feira

07/11/22

Estadão Conteúdo

blogfolhadosertao.com.br

Lula deve definir uma solução para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição somente na terça-feira (8), quando estará em Brasília para comandar os trabalhos do futuro governo

RICARDO STUCKERT
Lula se reunirá com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e integrantes da área econômica da transição na manhã de terça – FOTO: RICARDO STUCKERT

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve definir uma solução para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição somente na terça-feira (8), quando estará em Brasília para comandar os trabalhos do futuro governo.

Estará nas mãos de Lula bater o martelo se realmente vai apresentar a PEC para ser votada pelo Congresso ainda neste ano ou vai optar pelo plano B, esperar a posse e abrir um crédito extraordinário no Orçamento para pagar o Bolsa Família de R$ 600.

Há ainda um plano C: usar o recurso que já tem no Orçamento, manter o benefício no valor de R$ 600 e pedir um crédito suplementar ao Congresso quando o dinheiro acabar, no próximo ano, por meio de um projeto de lei.

Lula se reunirá com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) e integrantes da área econômica da transição na manhã de terça, na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). No mesmo dia, ele deve se encontrar com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

PEC foi criticada por aliados de Lula por forçar um acordo amplo com o Centrão antes de o governo começar. O crédito extraordinário, discutido com ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), por outro lado, é visto como uma medida jurídica perigosa, por liberar recursos por meio de um instrumento reservado apenas para despesas “imprevisíveis”.

Governo Lula terá novos ministérios; veja detalhes 

“Inicialmente achávamos que tinha uma única saída, a PEC, agora sabemos que tem outras e trata-se de analisar a mais adequada e efetiva. De uma forma mais rápida ou não, todas dependem do bom diálogo com o Parlamento”, disse o deputado Enio Verri (PT-PR), que comanda a bancada o PT na Comissão Mista de Orçamento (CMO). Ele defendeu a PEC, mas a proposta não é consenso na equipe de Lula.

Mais cedo, o ministro-chefe da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira, criticou o plano B de Lula e a possibilidade de um crédito extraordinário sem autorização prévia do Congresso.

A mensagem do ministro foi recebida nos bastidores como tentativa de defender a PEC e forçar Lula a fazer um acordo com o Centrão e apoiar a reeleição do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no cargo. Ciro Nogueira comanda o partido de Lira e reassumirá uma cadeira no Senado em janeiro

“Ele vai ficar até o último dia atirando, mas para nós é indiferente”, disse Verri ao comentar a mensagem de Ciro Nogueira. Articuladores do governo Bolsonaro ainda resistem a apoiar a PEC da Transição. “Não conheço quem é o ministro da Economia que vai avaliar, não conhece a proposta, nem os valores”, disse o líder do governo no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ). “Sem ministro, sem proposta, sem valores, sem conversa “

Bolsonaristas: QG do Exército Brasileiro foi tomado por manifestantes neste domingo

07/11/22

blogfolhadosertao.com.brsms sharing button

sharethis sharing button
Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro gritam "SOS Forças Armadas" (Crédito: Gabriela Ornelas/Correio Braziliense)
Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro gritam “SOS Forças Armadas” (Crédito: Gabriela Ornelas/Correio Braziliense)
Uma semana após as eleições, o domingo (6) foi movimentado no Quartel General do Exército Brasileiro (QG), no Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília-DF. Lá estão concentrados manifestantes que apoiam o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e que não aceitam o resultado da Eleição 2022, que deu a vitória ao candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
Desde a última terça-feira (1/11) o QG é o ponto de encontro dos bolsonaristas. Na Praça dos Cristais, carros de som entoam o Hino Nacional a todo o momento. O local está com uma grande estrutura para receber os manifestantes. Banheiros químicos, barracas com venda de comidas e distribuição de água e frutas gratuitamente. No local também há muitas barracas onde pessoas fora de Brasília estão acampadas.
“Não viemos aqui para fazer festa. Nós viemos para a trincheira”, falava um dos líderes no microfone, pedindo aos manifestantes para não ingerirem bebidas alcoólicas nem soltar foguetes. O público respondia ao som de “SOS Forças Armadas” e “Ninguém na barraca”, e se agrupava em frente ao QG.
Os líderes também pediam doação de dinheiro e divulgavam uma chave PIX. O recurso seria para bancar o carro de som. O montante arrecadado será divulgado no Instagram do movimento, “Resistência Brasília”.
A página já conta com quase 3.500 seguidores. No perfil, há um link que remete à petição pública “SOS as Forças Armadas pela resistência civil do povo brasileiro”. Assinada por mais de 12 mil pessoas, petição tem o objetivo dar apoio e eficácia ao pedido de Anulação do 2º Turno das Eleições Presidenciais de 2022, “bem como pedir que seja de suma urgência adiada a diplomação do suposto Eleito até que sejam apuradas todas as irregularidades junto ao TSE, ocorrências policiais e provas apresentadas a todas as autoridades competentes como (Tribunal Superior Eleitoral, Policia Federal, Policia Civil, Policia Militar, Ministério da Defesa, Forças Armadas do Brasil, Peritos Criminalista e Cibernéticos, Peritos vinculados ao Governo e Demais órgãos regulamentados)”.
De acordo com o documento, “o que se pretende é que haja investigação para comprovação ou não das mencionadas denúncias de gravíssimos crimes eleitorais e contra a segurança nacional, diante de incontáveis ocorrências apresentadas às autoridades policiais, de mal funcionamento e irregularidades constatadas nas urnas eletrônicas, com cômputo de votos em seções eleitorais maior do que o número de eleitores, com zero voto”.
Os manifestantes seguravam cartazes com os dizeres “SOS Forças Armadas, salve a nossa nação”, “Salve o povo do comunismo no Brasil”, e “Acorda Brasil”. Cartazes em inglês também eram levantados “100% audited electronic young machine” e “SOS Armed Forces against communism in Brazil”. O movimento não tem previsão para deixar o QG.

Morre Guilherme de Pádua, assassino da atriz Daniella Perez

07/11/22

247

blogfolhadosertao.com.br

 

Aos 53 anos, pastor evangélico, ele sofreu infarto e não resistiu

www.brasil247.com - Guilherme de Pádua
Guilherme de Pádua (Foto: Reprodução).
O pastor da Igreja Batista da Lagoinha,  Guilherme de Pádua,  morreu neste domingo (6), em Belo Horizonte. Pádua matou a atriz Daniella Perez em 1992, foi condenado, cumpriu pena e passou a trabalhar na igreja evangélica.
A morte de Guilherme de Pádua foi divulgada pelo pastor Márcio Valadão, fundador da Igreja Batista da Lagoinha, durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais.
Assim como os líderes de sua igreja, Guilherme de Pádua fez campanha para Jair Bolsonaro na última eleição.

 

Lula define hoje (07) os nomes da equipe de transição

07/11/22

Por 247

blogfolhadosertao.com.br

O presidente eleito deve aprovar os nomes que serão apresentados por Geraldo Alckmin, Aloizio Mercadante e Gleisi Hoffmann

www.brasil247.com - Lula e Alckmin recebem jornalistas durante reunião com a equipe da campanha, em São Paulo. 19.08.2022
Lula e Alckmin recebem jornalistas durante reunião com a equipe da campanha, em São Paulo. 19.08.2022 (Foto: Ricardo Stuckert)

 O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de reuniões com a equipe de transição de governo, nesta segunda-feira (07/11), a partir das 10h, em São Paulo (SP). Lula deve aprovar os nomes que serão apresentados para fazer parte da equipe de transição, coordenada pelo vice Geraldo Alckmin e por Aloizio Mercadante e Gleisi Hoffmann.

Uma das novidades, anunciada neste fim de semana, é a provável participação dos economistas André Lara Resende e Persio Arida, formuladores do Plano Real, na equipe de transição. Ao todo, o novo governo poderá indicar cerca de 50 assessores, que atuarão no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, e receberão informações de todas as áreas do governo.