Raquel: “O plano de governo de Marília dá pra ler em dois minutos”

28/09/22

Ascom PSDB

blogfolhadosertao.com.br

 

Na sabatina da CBN Recife, candidata falou sobre crescimento da campanha e comparação entre candidaturas

A candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (Foto – PSDB), participou, nesta quarta-feira (28), da sabatina da CBN Recife, onde voltou a afirmar que eleição é comparação entre projetos e trajetórias. Mostrando ser a mais preparada para transformar a vida dos pernambucanos e das pernambucanas para melhor, Raquel falou sobre o seu plano de governo, construído de forma colaborativa pela população e especialistas, e pediu para que comparem com o de Marília Arraes, marcado pelo pouco conteúdo.

“O plano de governo de Marília dá pra ler em dois minutos. Pode folhear, tem quatro páginas. A gente tem 70, e não é porque eu enchi linguiça, não. É porque a gente discutiu, discutiu indicadores, como é que a gente transforma o território. Eu já fiz em Caruaru: como é que a gente faz na educação, como é que a gente transforma a saúde, como é que a gente chega à assistência, como é que a gente faz em infraestrutura, tudo está colocado lá. É claro que nós estamos abertos para ouvir sugestões o tempo inteiro e poder aprimorar tudo aquilo que a gente está pensando para Pernambuco. Mas o jogo da eleição ele é um jogo de comparação”, destacou Raquel.

Raquel falou também sobre o desejo de Pernambuco em ter uma governadora mulher, e uma que está perto do povo e debatendo as dificuldades do estado. “Está muito claro que essa disputa é uma disputa de duas mulheres, mas não se pode eleger uma mulher governadora por conta de seu sobrenome, que foge dos debates. A gente precisa ter alguém que consiga ter a capacidade de organizar a casa, de ouvir as pessoas. De transformar sonho em projeto e projeto em realidade, que transforma a vida de gente. Foi isso que eu fiz ao longo da minha vida inteira e me preparei para cada passo que dei”, afirmou.

Raquel lembrou que é servidora pública desde os 20 anos e que, enquanto gestora de Caruaru, adquiriu experiências essenciais para transformar também Pernambuco. “Tive a oportunidade de exercer diversas funções, mas aprendi mesmo sendo prefeita da minha cidade, ali naquele chão, enfrentando a adversidade todo dia. A gente conseguiu mudar para melhor a vida de nossa gente, o que é reconhecido por premiações. Porém, mais do que premiações, pelos depoimentos e pela felicidade do nosso povo. Então eu quero ser governadora de Pernambuco, não por um cargo, mas para poder dar a minha contribuição para fazer de Pernambuco um estado melhor para viver muito bem viver”, finalizou a candidata.

Fotos: Américo Nunes

Lula tem 63% das intenções de voto; Bolsonaro, 21%, segundo Folha/IPESPE

28/09/22

Por Carlos André Carvalho

blogfolhadosertao.com.br

A quarta rodada de pesquisa Folha/IPESPE, divulgada ontem, além de mostrar as intenções de voto para governador e senador no estado, também ouviu os pernambucanos sobre a disputa à presidência da República. Na pesquisa estimulada, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 63%; Jair Bolsonaro (PL), 21%; Ciro Gomes (PDT), 5%; e Simone Tebet (MDB), 2%.

Soraya Thronicke (União Brasil)Felipe D’Ávila (Novo)Vera Lúcia (PSTU) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram. O percentual de entrevistados que não votariam em nenhum candidato, em branco ou anulariam foi de 6% e o dos que não sabem ou não responderam, 2%.

Lula tem 58% dos votos na capital, 51% na periferia e 69% no interior. Bolsonaro fica, respectivamente, com 22%, 27% e 18%. Já Ciro tem 2%, 7% e 5%. Simone possui 2% na capital, sobe para 3% na periferia e cai para 1% no interior. Soraya fica com 1% na capital, repete o mesmo percentual na periferia e não pontua no interior. Felipe, Vera e Kelmon só pontuam na capital, com 1% cada.

Entre os homens, 58% votam em Lula, 27% em Bolsonaro; 4% em Ciro e 2% em Tebet. No voto feminino, a preferência de 67% delas é por Lula. Outras 17% ficam com Bolsonaro. Ciro chega a 6% e Simone, 2%. No que diz respeito à faixa etária, Lula ganha em todas elas. Entre 16 e 24 anos, ele alcança 61% das intenções de voto. Bolsonaro fica em segundo, com 25%. Ciro e Tebet têm 5% e 3%, respectivamente. Dos que têm 60 anos ou mais, 65% seguem com o petista; 18% com o atual presidente; 3% com o pedetista e 2% com a senadora emedebista.

Instrução
Quanto ao grau de instrução, Lula fica 70% dos votos daqueles que têm até o ensino fundamental. Nessa parcela, Bolsonaro fica com 15%; Ciro, 3% e Tebet, 1%. Para os que têm ensino médio, o líder das pesquisas tem 57%; seguido de Bolsonaro, com 26%; o ex-governador do Ceará tem 7% e Tebet, 2%. Em relação aos eleitores com nível superior, Lula ganha com 59%. Bolsonaro possui 27% das intenções; Ciro, 5%; Tebet, 4%.

Na estratificação por renda familiar, Lula alcança 67% de quem recebe até dois salários mínimos. Seu principal opositor fica com 17%; o pedetista tem 5% e Simone, 2%. Já para o público com renda acima de cinco salários, Lula lidera com 53%, seguido do atual presidente, com 33%; da senadora Simone Tebet, com 5% e por Ciro, com 4%.

A pesquisa Folha/IPESPE, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo PE01647/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-09992/2022, foi realizada do dia 23 ao dia 25 deste mês. Foram ouvidos mil pernambucanos a partir de entrevistas pessoais, com questionário estruturado.