Radio Jornal promove debate nesta terça (13) com candidatos a governador

12/09/22

Por  Renata Monteiro

blogfolhadosertao.com.br

 

Sete dos 11 postulantes a governador do Estado foram convidados: Anderson Ferreira, Danilo Cabral, João Arnaldo, Marília Arraes, Miguel Coelho, Pastor Wellington e Raquel Lyra

Foto: JC Imagem
A mediação do debate será feita pelo comunicador Wagner Gomes – FOTO: Foto: JC Imagem

Segundo a emissora, sete dos 11 postulantes a governador do Estado foram convidados a participar do debate: Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB), João Arnaldo (PSOL), Marília Arraes (SD), Miguel Coelho (União Brasil), Pastor Wellington (PTB) e Raquel Lyra (PSDB). Apenas candidatos de partidos com representação mínima de cinco parlamentares no Congresso receberam convites.

“O confronto de ideias por meio do debate é um instrumento poderoso para que o eleitor possa decidir seu voto. A Rádio Jornal tem uma audiência consolidada, atinge milhares de pessoas e, neste debate, Pernambuco todo terá a chance de ouvir as propostas daqueles que pretendem governar o Estado pelos próximos quatro anos. Estamos fazendo o nosso papel de contribuir com este momento tão importante para a democracia”, detalhou Mônica Carvalho, diretora de Jornalismo da Rádio e TV Jornal.

Uma novidade deste debate é que a emissora também apresentará aos postulantes perguntas dos seus ouvintes, que foram enviadas de todas as regiões do Estado. “Além disso, os candidatos vão responder perguntas de temas livres e específicos, como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, geração de emprego e renda e combate à pobreza. Temas essenciais, que serão desafios que o próximo governador vai ter pela frente”, disse Victor Tavares, coordenador do núcleo de eleições do SJCC.

O debate será ancorado pela Rádio Jornal e retransmitido em rede para todas as rádios do sistema. Também haverá transmissão do programa pelo Youtube, Instagram e Facebook da Rádio Jornal. Também será possível assistir ao debate pelos perfis do Jornal do Commercio, TV Jornal e NE10 no Facebook.

O debate é a grande oportunidade que o eleitor tem para comparar os candidatos, tirar alguma dúvida sobre propostas e ter certeza de que o seu escolhido é o melhor para gerir o estado pelos próximos quatro anos”, observou Wagner Gomes.

Na última sexta-feira (9), os postulantes a governador participaram, em Caruaru, do debate promovido pela TV Jornal Interior. Alegando incompatibilidade de agendas, Marília Arraes e Anderson Ferreira não compareceram ao programa, fato que gerou diversas críticas dos demais participantes. Confira, abaixo, o debate completo:

Rosa Weber autoriza PF a manter investigações da CPI da Covid contra Bolsonaro

12/09/22

247

blogfolhadosertao.com.br

 

Decisão da presidente do STF contraria pedido feito pela PGR de arquivamento das investigações de suspeita de charlatanismo, emprego irregular de verbas públicas e de prevaricação

 

 

 

 

 

 

 

Rosa Weber e Bolsonaro (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF | Marcos Corrêa/PR)

 

Antes mesmo de assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber, autorizou na sexta-feira (9) que a Polícia Federal (PF) mantenha as apurações da CPI da Covid que pesam sobre Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, o ex-secretário-executivo da pasta Elcio Franco e o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Weber atende a três ações da CPI da Covid que pedem para que Bolsonaro seja indiciado sob suspeita da prática dos crimes de charlatanismo, emprego irregular de verbas públicas e de prevaricação.

Eduardo Pazuello e Bolsonaro são apontados por emprego irregular de verbas públicas. Já na ação que aponta prevaricação, além de Pazuello, a apuração também envolve o ex-secretário-executivo da pasta Elcio Franco e o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Olinda e Pernambuco perdem Zé Arnaldo.

12/09/22

Por Ivan Maurício

blogfolhadoseertao.com.br

Morreu, neste domingo (11-9-2022), o ex-prefeito de Olinda José Arnaldo Amaral (foto) . Aos 71 anos, ele lutava contra um câncer e não resistiu.

Além de ser prefeito de Olinda entre 1983 e 1989, Zé Arnaldo, como era mais conhecido, já foi deputado estadual e chegou a ser candidato a vereador pelo MDB nas eleições de 2020.

O prefeito de Olinda Professor Lupércio decretou luto oficial de três dias no município.

José Arnaldo governou Olinda entre os anos de 1983 e 1989, uma administração que  tinha um foco no interesse maior de valorizar a Educação e a cultura popular que, aliás,  levou Olinda a promover o maior Carnaval do Brasil, onde ninguém pagava para ter acesso à festa que chegou a reunir mais de 600 mil pessoas, inclusive turistas internacionais.    Zé Arnaldo também foi o prefeito de Olinda que mais realizou obras na periferia da cidade.

José Arnaldo Amaral nasceu em Bom Conselho em 15/07/1951.

Zé Arnaldo começou suas atividades em Olinda como secretário do prefeito Germano Coelho. Advogado foi seu secretário de Assuntos Jurídicos.

Ex-comunista convicto, nos últimos anos renegou o ateísmo e converteu-se ao cristianismo, tornando-se um crítico de todos os partidos de esquerda.

O velório de Zé Arnaldo   foi  realizado durante a manhã de hoje no Palácio dos Governadores,  sede da Prefeitura de Olinda,  até às 10 horas da manhã. O corpo será  sepultado  no final da tarde em Bom Conselho atendendo a um pedido do ex-prefeito Zé Arnaldo a seus familiares.

Governo do Estado anuncia fim do rodízio para 60 mil pessoas em Camaragibe

12/09/22

Miniatura do anexo

Foto: Aluísio Moreira

Eliminar o rodízio de água na Região Metropolitana do Recife e no interior do Estado tem sido umas das diretrizes do Governo do Estado. Para isso, a Compesa vem investindo recursos em obras, substituição de equipamentos e realizando ajustes operacionais que visem à oferta de água todos os dias para a população. Após anunciar o fim do rodízio para bairros do Recife e Olinda na última sexta-feira (09), agora é a vez de Camaragibe: dos 30 bairros existentes no município, 10 deles passam a ter água todos os dias nas torneiras, significando o fim do rodízio para 60 mil pessoas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12) pela presidente da Compesa, Manuela Marinho, e pela secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, a prefeita Nadegi Queiroz, durante visita ao início da obra de complementação da Adutora de Tabatinga.

Para alcançar a melhoria do abastecimento de água em Aldeia de Baixo, Centro (Bairro Novo do Carmelo), Jardim Primavera, Vila Inabi, Loteamento Nazaré, Bairro dos Estados (parte baixa), Sítio Fantainha, Vila da Fábrica, Loteamento São Pedro e Alto da Boa Vista, a Compesa desenvolveu intervenções e ajustes operacionais para otimizar a performance do Sistema Tapacurá, incrementando a produção do sistema para atender diariamente os 10 bairros de Camaragibe.

Além da eliminação do rodízio nestes bairros, as ações também permitirão a redução do rodízio para as áreas Areeiro e Alto Santo Antônio que passaram de 1×6 dias para 2×5 dias, as localidades de Santana e João Paulo II que passaram de 2×5 dias para 3×4 dias, atendendo 7.500 mil pessoas. Além do Loteamento São Paulo que passará a ter água 24hs, sendo dividida a distribuição de água para 2×2 dias entre a parte alta e baixa do Loteamento.

A secretária Fernandha Batista agradeceu a dedicação da Compesa e enfatizou a relevância de mais um desafio concluído.  “O Governo do Estado vem investindo mais de R$ 1 bilhão na busca pela universalização do acesso a água em todo Pernambuco. Camaragibe hoje está conseguindo retirar mais de 60 mil pessoas do rodízio. Aproveito para parabenizar a toda equipe da Compesa pelo trabalho e dizer o quanto são importantes essas obras, pois elas levam dignidade para as pessoas,” destacou.

Em Palmares : Estado inaugura 15ª Delegacia da Mulher

12/09/22

Imprensa PE 
blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo
Em visita à Mata Sul, governador Paulo Câmara também entregou a ampliação dos serviços do IML 
A Mata Sul de Pernambuco ganhou mais um reforço para o atendimento às mulheres vítimas de violência. O governador Paulo Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (09.09), em Palmares, a Delegacia de Polícia Especializada em Atendimento à Mulher. Este ano, já haviam sido inauguradas unidades em Arcoverde, Salgueiro e Olinda. A Polícia Civil também tem em seu planejamento a implantação nos municípios de Ipojuca e Ouricuri. Ainda na visita ao município, o governador entregou a ampliação dos serviços do Instituto de Medicina Legal (IML). 
 
“Essa nova unidade da delegacia vai servir não apenas a Palmares, mas também aos municípios da Mata Sul, compondo essa rede de proteção que temos espalhada em todas as regiões de Pernambuco. É muito importante que a mulher tenha certeza de que nós não vamos admitir e nem tolerar a violência contra ela. E, caso se sinta ameaçada ou tenha sido agredida, terá um local especializado para ser cuidada”, assegurou Paulo Câmara. 
 
As pernambucanas passam a contar, agora, com 15 unidades especializadas no atendimento à mulher: Santo Amaro (Recife), Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Vitória de Santo Antão, Goiana, Caruaru, Surubim, Afogados da Ingazeira, Garanhuns, Petrolina, Arcoverde, Salgueiro e Olinda. Nos municípios que não dispõem desse serviço, a população pode procurar qualquer delegacia de plantão. Para fazer denúncias ou obter informações sobre a rede de proteção estadual à mulher, Pernambuco oferece também o serviço gratuito da Ouvidoria Estadual da Mulher, pelo telefone 0800-281-8187. 
 
“A interiorização das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher vem fortalecer o combate à violência de gênero. Das 15 unidades em todo o Estado, essa é a quinta inaugurada no governo Paulo Câmara. É muito importante que a Polícia Civil possa prestar esse serviço no interior”, enfatizou o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão. 
 
Por sua vez, a secretária estadual da Mulher, Ana Elisa Sobreira, ressaltou que a Delegacia da Mulher vai muito além do que só apurar os fatos e reprimir o agressor. “É a mulher saber que naquele local ela poderá ser bem acolhida, tendo seus direitos esclarecidos e, principalmente ter sua liberdade e vida resgatadas”, concluiu. 
 
O imóvel em Palmares está instalado na Rua Capitão Pedro Ivo, nº 590, no Centro do município, e o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A área construída total é de 220 m², constituída por dois pavimentos distribuídos entre recepção e sala de permanência, duas salas de registro de boletim de ocorrência, sala de escuta especializada com brinquedoteca, dois cartórios, gabinete da delegada titular, coordenação setorial, sala de investigação, setor administrativo, sala de custódia, copa, alojamento e banheiros. 
 
IML — Ainda no município, o governador inaugurou a ampliação dos serviços do Instituto de Medicina Legal (IML). Agora, a unidade passará a fazer as perícias tanatoscópicas. Ou seja, os casos de falecimento em Palmares ou em cidades próximas, causados por crimes ou mortes violentas, não precisarão mais ser encaminhados ao IML do Recife. 
 
Atualmente, o IML Palmares já realiza exames traumatológicos, sexológicos, detecção de embriaguez, perícia de acidente de trânsito e coleta de material genético. Esse novo serviço de perícia tanatoscópica reforça a política de ampliação e descentralização da Polícia Científica pelo interior. O instituto está localizado dentro da Unidade Regional de Polícia Científica (URPOC) da Mata Sul. 
 
Participaram da solenidade os secretários estaduais Humberto Freire (Defesa Social) e Eduardo Figueiredo (executivo da Casa Civil); o gerente geral da Polícia Científica, perito Fernando Benevides; e os prefeitos Júnior de Beto (Palmares), Aline Gouveia (Amaraji) e Noé Magalhães (Água Preta). 
 
Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Univasf/Salgueiro : Estudantes desenvolvem protótipo de carrinho ergonômico para catadores de recicláveis

12/09/22

Ascom Univasf

blogfolhadosertao.com.br

Estudantes do Campus Salgueiro desenvolvem protótipo de carrinho ergonômico para catadores de recicláveis

——————————————————————————

Trabalho foi realizado na disciplina de Ergonomia, do curso de Engenharia de Produção./ Fotos: Arquivo pessoal.


Para promover melhoria na qualidade de vida dos catadores de recicláveis, os discentes do curso de Engenharia de Produção, do Campus Salgueiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), criaram um protótipo de carrinho ergonômico de coleta de materiais. A atividade foi o trabalho prático da disciplina de Ergonomia e contou com a participação de nove estudantes, sob a orientação do professor Lenilson Olinto.

Os veículos foram elaborados seguindo os princípios ergonômicos na literatura; NR-17, que estabelece parâmetros legais ergonômicos; pesquisa do setor; entrevistas e um levantamento das condições dos catadores. Os estudantes foram divididos em dois grupos, intitulados “Alfa” e “Beta”, e trabalharam com catadores da região de Salgueiro e Cabrobó. Cada grupo produziu um carrinho, que foi o primeiro protótipo desenvolvido no Campus Salgueiro. Os projetos foram apresentados para os prefeitos e vereadores de ambas as cidades.

Segundo o professor Lenilson Olinto, a ideia para a produção dos carrinhos partiu de um estudo bibliográfico. “A partir desse estudo, levei a atividade para sala de aula e desenvolvemos dois projetos, com o intuito de criar os carrinhos ergonômicos com essa proposta socioambiental para os catadores de materiais recicláveis”, conta.

De acordo com ele, a intenção é que os carrinhos possam ser doados para alguns catadores. “Esse projeto foi um meio que encontramos de tentar mudar a realidade dessa classe de trabalhadores, que são reconhecidos pelo Ministério do Trabalho como profissionais. É uma tentativa de atenuar as más condições desse trabalho e levar mais conforto para eles”.

O discente Walyson Oliveira dos Santos, líder do grupo Alfa, conta que durante a execução do projeto o grupo se deparou com diversas dificuldades, como alto custo de produção e carência de mão de obra especializada. “De princípio, o maior obstáculo foi encontrar alguém que abraçasse o nosso projeto e ajudasse nos custos. Fizemos um levantamento de tudo o que iríamos precisar para elaboração do carrinho, pensamos em fazer um projeto social e procuramos os órgãos públicos da região”. Apesar dos obstáculos, o estudante afirma que foi uma experiência única. “Nós tivemos a oportunidade de ver como de fato se produz um carrinho ergonômico, sentir como funciona a profissão, ir a campo e mostrar para as pessoas como nosso projeto é importante”, diz Santos.

O líder do grupo Beta, Felipe Natanael Silva Apolonio, ressalta que a atividade foi enriquecedora. “O projeto foi de grande relevância para a nossa formação como futuros engenheiros de produção, conseguimos sentir como funciona a etapa de criação e lidamos com diversos tipos de público. Além disso, o projeto dá visibilidade a uma classe de trabalhadores que não é tão valorizada, como os catadores de materiais recicláveis, que são essenciais para sociedade”, afirma.

Tribunal Superior Eleitoral obriga TV Brasil a remover vídeo de Bolsonaro no 7 de setembro; entenda a decisão

12/09/22

Por Rodrigo Fernandes

Emissora estatal terá que remover trechos de vídeos do presidente no Bicentenário da Independência

 

 

 

Durante o desfile, Bolsonaro esteve ao lado do empresário Luciano Hang, que é investigado pela PF – FOTO: Alan Santos/PR

 

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves determinou que a TV Brasil, estatal de comunicação do Governo Federal, exclua trechos da transmissão das comemorações do Bicentenário da Independência em que Bolsonaro aparece fazendo campanha. No mesmo despacho, o ministro também proibiu Bolsonaro de usar as imagens em sua campanha.

A decisão foi tomada após pedido protocolado pela chapa de Lula, que alegou que Bolsonaro aproveitou o evento público para exaltar ações do seu governo e temas como patriotismo e valores cristãos. A representação também diz que a emissora centrou a transmissão na figura do presidente.

A chapa solicitou a exclusão completa da transmissão, o que foi negado pelo ministro. Gonçalves, porém, determinou a remoção de oito minutos do vídeo em que ocorre “indevido favorecimento eleitoral”.

“Em análise perfunctória, é possível concluir que os trechos destacados denotam o desvirtuamento, ao menos pontual, da participação do Presidente da República nas comemorações do Bicentenário da Independência e da cobertura televisiva, em vídeo disponibilizado no canal de YouTube da TV Brasil que conta hoje com quase 400.000 visualizações”, diz trecho da decisão do ministro.

Apesar da remoção dos trechos, a decisão afirma que a medida não pode afetar a divulgação das comemorações do 7 de setembro. No entanto, o ministro também diz que pode ampliar os trechos removidos caso sejam identificadas outras irregularidades.

A TV Brasil tem 24 horas para remover os trechos do seu canal do YouTube, contando a partir de ontem, data da publicação. Caso não cumpra, há multa diária de R$ 10 mil.

Justiça nega tentativa de Marília de calar Danilo ao falar sobre traição dela e orçamento secreto

12/09/22

AscomFPP

blogfolhadosertao.com.br

 

 


A Justiça Eleitoral de Pernambuco negou neste domingo (11) pedido de liminar da candidata ao governo Marília Arraes (foto – Solidariedade), que tentava impedir o também candidato ao governo Danilo Cabral (Frente Popular) de divulgar propagandas sobre a traição dela ao PT ao votar no deputado federal Arthur Lira, candidato de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da Câmara dos Deputados, e sobre o cadastramento feito por Marília Arraes no Orçamento Secreto. Marília aparece na lista de deputados que solicitaram orçamento secreto com emendas que chegam a R$ 3,6 milhões, conforme divulgou o jornal Valor Econômico. O orçamento secreto é duramente criticado por instituições de fiscalização financeira e candidatos pela falta de transparência do sistema. O candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), classifica como “a maior vergonha deste país”. Na mesma ação analisada pela Justiça, Marília pediu direito de resposta, mas igualmente sofreu derrota.

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral foi assinada pelo desembargador eleitoral Rogério Fialho. O magistrado diz que não vislumbra, numa primeira vista, “transgressão à norma” porque não há, na inserção de Danilo, “nenhuma informação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica”. O que se observa, afirma ele, “é a divulgação de matérias amplamente veiculadas, uma delas confirmada pela própria Sra. Marília Arraes (o pedido de R$ 3,6 milhões)”. O magistrado ponderou no texto que não consta prova de que Marília não votou em Lira, fato amplamente divulgado por veículos de comunicação.

De outro modo, sobre a contestação a respeito das emendas do orçamento secreto cadastradas por Marília, o desembargador Rogério Fialho tomou como base a própria resposta da candidata ao Valor Econômico, justificando mas não contestando o cadastramento de emendas no valor total de R$ 3,6 milhões. Na nota de Marília enviada ao Valor Econômico, ela comenta que os recursos das emendas ainda não foram liberados e tenta explicar seu cadastramento de R$ 3,6 milhões. O desembargador Rogério Fialho ampara a negativa a qualquer direito de resposta a Marília e explica: “Se a representante afirma que o valor não havia sido ainda atendido, é porque no mínimo, foi solicitado, conforme divulgado na inserção impugnada”.

Para o advogado André Coutinho, um dos coordenadores da equipe de advogados da Frente Popular, a ação de Marília e da coligação que a sustenta tentava barrar o pleno exercício do direito à crítica – facultado a qualquer cidadão e tão necessário para a formação do voto de todo o eleitor. “É direito do candidato Danilo Cabral ter um pensamento crítico. As pessoas precisam distinguir a mera crítica ao homem público e a ofensa propriamente dita, o que não foi o caso. A crítica, mesmo aquela mais contundente, faz parte do debate eleitoral. É bom ver que a Justiça reconheceu este nosso direito”.

O que prevaleceu, frisa Coutinho, foi a verdade, noticiada em sites noticiosos, comprovados por meio de buscas simples no Google, até porque “não há como negar que a candidata Marília Arraes votou em aliado do presidente Jair Bolsonaro para Presidência da Câmara dos Deputados e que Marília se cadastrou para que os CNPjs indicados por ela recebessem R$ 3,6 milhões no orçamento secreto”.

Importação de armas dispara e é a maior em 25 anos, com perspectiva de derrota de Jair Bolsonaro

12/09/22

Por 247

blogfolhadosertao.com.br

 

Armas liberadas pelo governo de extrema direita estão caindo nas mãos de traficantes de drogas e do crime organizado

www.brasil247.com -
(Foto: Alan Santos/PR | Reuters)

A perspectiva de derrota de Jair Bolsonaro fez disparar a importação de armas de fogo no Brasil – armas que estão, em muitos casos, caindo nas mãos de traficantes de drogas e do crime organizado. “Um número sem precedentes de armas de fogo chegou ao Brasil nos últimos dois meses. Foram 40.303 revólveres e pistolas em julho e 39.389 em agosto. Nunca, em 25 anos, segundo as estatísticas disponibilizadas pelo Ministério da Economia, tantas armas de fogo foram trazidas ao país por mês. Pelos números de julho e agosto, o equivalente a mais de 1.200 armas de fabricantes estrangeiros entrou por dia no Brasil no ao longo desses meses”, aponta reportagem de Marcos de Moura e Souza, publicada no Valor Econômico.

 

“Os dados disponíveis não informam as razões por trás da alta nas importações, mas na avaliação de cinco pessoas envolvidas no debate sobre armas de fogo, o aumento pode ter relação direta com a perspectiva de derrota eleitoral do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de outubro. Os compradores estariam antecipando as importações por temor de que elas sejam fechadas. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato que lidera as pesquisas de intenção de voto ao Planalto este ano, tem sido um crítico da expansão da circulação de armas por civis”, informa ainda o jornalista.