Gonzaga Patriota faz carreata em Serra Talhada e inaugura Comitê

08/09/22

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), candidato à reeleição, realizou a inauguração do seu comitê – Ponto 4000, na noite desta quarta-feira (7), em Serra Talhada, com uma grande carreata. O ato contou com a participação de líderes e apoiadores da região, além da população em geral.
A programação começou no final da tarde com a concentração para a carreata que passou pelas principais ruas da cidade e encerrou o percurso na rua do comitê do candidato, localizado na Avenida Ademar Xavier, no Alto da Conceição. Ao lado da sua esposa, Rocksana Patriota, o candidato recebeu o carinho e o apoio dos serratalhadenses.
“E mais uma vez firmamos nosso compromisso com o povo de Serra Talhada, terra natal da minha esposa Rocksana Patriota. Aqui temos histórias, lutas, conquistas e sonhos. E quero dar continuidade ao nosso trabalho lá no Congresso Nacional”, disse Patriota.

Trump declara apoio a Bolsonaro, a quem chama de sua versão ‘tropical’

08/09/22
Agência estado
blogfolhadosertao.com.br

Ex-presidente dos Estados Unidos derrotado nas eleições de 2020, Donald Trump declarou apoio a Jair Bolsonaro

ALAN SANTOS/PR
Bolsonaro e Trump, quando este era presidente – FOTO: ALAN SANTOS/PR

Ex-presidente dos Estados Unidos derrotado nas eleições de 2020, Donald Trump declarou apoio a Jair Bolsonaro nesta quinta-feira, 8 de setembro. O gesto ao presidente brasileiro foi anunciado em sua rede social, o Truth Social.

O republicano, logo um dia após os atos do sete de setembro, classificou Jair Bolsonaro como um “Trump tropical“. Disse, ainda, que o mandatário brasileiro é um “homem maravilhoso” e tem seu “completo” e “total” aval.

Os atos do sete de setembro, principalmente os eventos de Brasília e Rio de Janeiro, foram usados pelo presidente brasileiro como o seu maior palanque na corrida presidencial. Na capital federal, Bolsonaro puxou coro de “imbrochável”

Em tempo, a revista britânica The Economist classificouna capa da edição publicada nesta quinta-feira Bolsonaro como o “The man who would be Trump”, ou “O homem que queria ser Trump”, e traçar um paralelo entre o chefe do Executivo brasileiro e o ex-presidente norte-americano.

“O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, ‘tropical Trump’, como é carinhosamente chamado, fez um grande trabalho para o maravilhoso povo do Brasil”, escreveu Trump, em sua rede social.

Em duas horas desde que foi publicada, a mensagem de Trump recebeu mais de 13.700 curtidas, foi compartilhada 3.700 vezes e já recebeu mais de 500 comentários até o momento.

De estilo semelhante, o ex-presidente dos EUA e Bolsonaro são comparados diversas vezes, além de serem próximos, com postura e discurso voltado à extrema direita.

O ex-chefe da Casa Branca disse ainda que, quando estava na posição de presidente dos EUA, “não havia outro líder de país que o chamasse mais do que Jair (Bolsonaro) em busca de cortes de tarifas e impostos, renegociações comerciais, políticas contra drogas e reforço de fronteiras (para colocar os “os caras maus” na cadeia!), ajuda militar, e mais”.

“O presidente Bolsonaro ama o Brasil acima de tudo. Ele é um homem maravilhoso, e tem meu endosso completo e total!!!”, finalizou Trump.

Lula lamenta morte de Elizabeth II e lembra ‘excelentes relações diplomáticas’ que teve com a rainha

08/09/22

Por 247

blogfolhadosertao.com.br

Ex-presidente Lula prestou condolências à família e a todos que admiravam a Rainha Elizabeth II no Reino Unido e ao redor do mundo. Demais presidenciáveis se manifestam

www.brasil247.com - Lula e a Rainha Elizabeth II
Lula e a Rainha Elizabeth II (Foto: Ricardo Stuckert)–

 O ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o falecimento da rainha Elizabeth II nesta quinta-feira (8), aos 96 anos. 

Pelo Twitter, Lula publicou fotos de encontros que teve com a rainha britânica e destacou que Elizabeth testemunhou e participou dos grandes eventos e processos históricos dos últimos 80 anos.

“Em nosso governo, o Reino Unido e o Brasil tiveram excelentes relações diplomáticas, políticas e comerciais, marcadas pela visita de Estado em que ela nos recebeu, em 2006. Gravo na memória nosso encontro na reunião do G-20 em Londres, em 2009”, afirmou Lula.

Bolsonaro usa 7 de Setembro para fazer campanha, puxa coro machista e reúne multidões em atos com faixas antidemocráticas

08/09/22


Apoiadores de Bolsonaro se reuniram na orla de Copacabana, Zona Sul do Rio, nesta quarta (7) — Foto: Rodrigo Abd/AP

Apoiadores de Bolsonaro se reuniram na orla de Copacabana, Zona Sul do Rio, nesta quarta (7) — Foto: Rodrigo Abd/AP

Os eventos do bicentenário da Independência neste 7 de Setembro foram marcados por atos em tom de campanha protagonizados por Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição; manifestações de apoiadores do presidente, que empunharam faixas com dizeres antidemocráticos; e um desfile militar comemorativo na Esplanada dos Ministérios com presença dos presidentes de Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Em suas duas aparições públicas após o ato oficial – a primeira, na manhã desta quarta-feira (7), em Brasília, e a segunda, à tarde, no Rio –, Bolsonaro usou a data para promover comícios diante de milhares de pessoas e fez discursos nos quais:

  • pediu votos na eleição de outubro, durante pronunciamento na capital federal, falou que o Brasil trava uma luta “do bem contra o mal” e defendeu pautas conservadoras;
  • atacou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu principal adversário na disputa pelo Planalto e líder nas pesquisas, a quem chamou de “ladrão” e “quadrilheiro”;
  • sugeriu uma comparação entre primeiras-damas e referiu-se à mulher, Michelle Bolsonaro, como “mulher de Deus, família e ativa em minha vida”;
  • também ao lado de Michelle, puxou coro de “imbrochável” e sugeriu que homens solteiros “procurem uma princesa”;
  • sem citar nenhum caso específico, afirmou que, caso reeleito, levará para “dentro” das quatro linhas da Constituição “todos aqueles que ousam ficar fora delas”;
  • misturou propaganda eleitoral com exibições militares, em Copacabana, aonde chegou à tarde após ter participado de um passeio de moto no Rio;
  • ainda no Rio, falou que o Estado é laico e declarou-se cristão e criticou quem é de esquerda;
  • argumentou que seu governo teve de lidar com a pandemia de Covid-19 (“lamentamos as mortes, veio aquela errada política do ‘fique em casa'”) e os reflexos da guerra entre Rússia e Ucrânia;
  • e destacou programas do governo, como o Auxílio Brasil, citando também a recente redução do preço dos combustíveis.

Na noite desta quarta, o presidente Bolsonaro publicou uma série de nove posts no Twitter para falar sobre a data.

“Hoje, mais do que nunca, pudemos assistir e sentir o despertar do patriotismo e do profundo amor pelo Brasil. As ruas foram tomadas pelas cores de nossa linda bandeira e nosso glorioso hino nacional foi cantado por milhões de homens e mulheres, de todas idades, classes e cores”, disse na primeira mensagem.

Em outra, escreveu: “O Brasil era impossível, mas se tornou real: somos um milagre em forma de nação” (leia mais ao final desta reportagem).

Na cerimônia oficial, que ocorreu no início da manhã na Esplanada, o presidente assistiu ao desfile acompanhado por militares e por Luciano Hang, um dos empresários bolsonaristas que, no final de agosto, foram alvo de mandados de busca e apreensão por compartilharem mensagens golpistas em um grupo de WhatsApp. Ao lado de Bolsonaro, estava ainda o pastor Silas Malafaia, que à tarde participou do ato em Copacabana.

Mesmo convidados, estiveram ausentes do desfile na capital federal os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PL-AL); e do STF, Luiz Fux.

Depois da cerimônia, Bolsonaro discursou em um trio elétrico em uma manifestação organizada por seus apoiadores, na outra faixa da Esplanada. Ao lado da primeira-dama, do candidato a vice, Braga Netto, e de empresários aliados, o presidente mencionou diretamente o dia da eleição, 2 de outubro.

Após as manifestações, outros candidatos à Presidência repudiaram o uso da data para campanha eleitoral e criticaram as falas de Bolsonaro.

Veja, abaixo, vídeos de Bolsonaro no 7 de Setembro:

Bolsonaro puxa coro de 'imbrochável' em discurso em Brasília
Bolsonaro puxa coro de ‘imbrochável’ em discurso em Brasília
Bolsonaro chega ao Aterro para participar de motociata

Reação de presidenciáveis

Outros candidatos à Presidência criticaram as declarações de Bolsonaro ao longo do dia.

Lula divulgou um vídeo nas redes sociais um vídeo no qual reagiu aos termos “ladrão” e “quadrilheiro” usados pelo presidente no discurso no Rio. “[…] Ele deveria estar explicando para o povo como é que a família juntou R$ 26 milhões em dinheiro vivo para comprar 51 imóveis. É isso que ele tem que explicar”, afirmou o petista.

Em campanha por cidades históricas de Minas Gerais, Ciro Gomes (PDT) afirmou que um “presidente imbecil e criminoso” transformou um ato cívico em um comício com milhões de recursos públicos envolvidos.

Já Simone Tebet (MDB), que estava em campanha pelo interior paulista, classificou como “lamentável” uma das falas de Bolsonaro e disse: “Nós vamos tirá-lo da Presidência da República porque está fazendo mal par ao Brasil”.

Faixas antidemocráticas

Apoiadora de Bolsonaro vai à Paulista, em SP, com cartazes que pregam pautas antidemocráticas — Foto: Gabriel Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

Apoiadora de Bolsonaro vai à Paulista, em SP, com cartazes que pregam pautas antidemocráticas — Foto: Gabriel Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

Ao longo do dia, apoiadores do presidente levaram faixas e cartazes com frases antidemocráticas durante as comemorações dos 200 anos da Independência em algumas cidades do país (veja fotos). Na Avenida Paulista, em São Paulo, a manifestação foi utilizada como campanha eleitoral por candidatos de direita.

Havia ainda mensagens em inglês, espanhol e francês, em defesa de uma intervenção das Forças Armadas e da dissolução de órgãos do Judiciário, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e do Congresso Nacional. A Constituição Federal de 1988 proíbe intervenção militar sob pretexto de “restauração da ordem”.

Também pela manhã, houve em São Paulo um protesto contra a fome como parte das mobilizações nacionais do Grito dos Excluídos. Sob o lema “200 anos de (in)dependência para quem?”, os organizadores distribuíram na manhã desta quarta-feira (7) café da manhã para 5 mil sem-teto na Praça da Sé, no Centro da capital paulista.

Em Salvador, a marcha do Grito dos Excluídos defendeu indígenas e o piso salarial para enfermeiros.

Desfile em Brasília

Antes do desfile em Brasília, Bolsonaro tomou café da manhã com ministros e, em uma roda de conversa, afirmou que “o Brasil passou por momentos difíceis – a história bem nos mostra, [em] 1922, 1935, 1964, 2016, 2018 e agora 2222”.

“A história pode repetir. O bem sempre venceu o mal. Estamos aqui porque acreditamos no nosso povo, e o nosso povo acredita em Deus. Tenham a certeza que, com perseverança, fazendo tudo aquilo que nós pudermos fazer aqui na Terra, ele lá cima fará por nós o que for possível para nós”, continuou.

“Assim sendo, tenho certeza de que aqui uma segunda terra prometida, um paraíso, um povo maravilhoso, uma terra inigualável em todo o mundo, continuaremos a nos orgulhar do futuro que deixaremos para essa criançada aqui.”

Bolsonaro chegou ao local do desfile no Rolls-Royce presidencial de 1952, utilizado pela primeira vez em 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas. No carro, ele estava acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro e de crianças. Depois, Bolsonaro caminhou – acompanhado por assessores e por Hang – pela avenida em que o evento aconteceu.

Chefes de Estado de três países de língua portuguesa (Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal; José Maria Neves, de Cabo Verde; e Umaro Sissoco Embaló, de Guiné-Bissau), o vice-presidente Hamilton Mourão, ministros do governo federal e outras autoridades também compareceram.

Para as comemorações do Bicentenário da Independência, nos primeiros minutos desta quarta, fogos de artifício verdes e amarelos iluminaram o céu de Brasília. De acordo com o Ministério do Turismo, seriam 7 minutos de espetáculo. Porém, os fogos duraram pouco mais de 2 minutos. O local escolhido foi a Torre de TV, área central do DF.

Segundo o Ministério da Defesa, o desfile contou com cerca de 3,1 mil militares, sendo, aproximadamente, 600 da Marinha do Brasil (MB), 2 mil do Exército Brasileiro (EB) e 500 da Força Aérea Brasileira (FAB).

Participaram ainda veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), integrantes do Programa Força no Esporte (Profesp), além de ex-integrantes das Forças de Paz e alunos das escolas do Governo do Distrito Federal. A Esquadrilha da Fumaça, da FAB, também se apresentou.

No final de agosto, chegou ao Brasil o coração de Dom Pedro I, também como parte das comemorações da data. Conservado em formol há 187 anos, o órgão foi trazido da cidade do Porto, em Portugal, onde é guardado na igreja de Nossa Senhora da Lapa.

O 7 de Setembro em Copacabana

As comemorações pelo Bicentenário da Independência no Rio começaram com uma parada naval e música com bandas militares. Desde cedo, salvas de tiros de artilharia foram executadas no Forte de Copacabana, de hora em hora.

Durante toda a manhã, bandas do Exército tocaram nos bairros do Flamengo, Lagoa, Madureira, Méier, São Cristóvão, Sulacap e Urca.

Às 9h, partiu do mar do Recreio uma parada naval com a participação de navios da Marinha do Brasil e de países amigos, em direção à Baía de Guanabara.

A festa no Posto 6 contou com show aéreo da Esquadrilha CEU e apresentação de bandas de música. Na sequência, a equipe de salto livre da Brigada de Infantaria Paraquedista, “os Cometas”, reforçada por integrantes da “Equipe Falcão”, da Força Aérea Brasileira, realizou uma demonstração com aterragem na praia.

A Esquadrilha da Fumaça também fez uma apresentação nos céus de Copacabana.

Às 16h, horário aproximado da Proclamação da Independência, a frota da esquadra brasileira e a artilharia estacionada no Forte de Copacabana executou salvas de 21 tiros em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil.

O que Bolsonaro escreveu

Nos posts que fez no Twitter às 19h42 desta quarta, Bolsonaro comemorou as manifestações e afirmou: “É difícil imaginar o que se passou pela cabeça de Dom Pedro I ao proclamar a Independência do Brasil, mas não tenho dúvida de que, em seu coração, queimava a mesma chama de amor e orgulho que hoje preencheu o peito de cada brasileiro em cada lugar do nosso imenso país”.

Em outra mensagem, disse: “Nossa Pátria é gigante e abençoada. Na prática, somos vários brasis dentro de um só. E, apesar dos altos e baixos da história, seguimos unidos na preservação de nossa soberania e liberdade. O Brasil era impossível, mas se tornou real: somos um milagre em forma de nação”.

Leia também:

Gonzaga Patriota presta contas das ações destinadas ao município de Salgueiro

08/09/22

blogfolhadosertao.com.br

Confira lista de emendas destinadas pelo deputado federal Gonzaga Patriota a Salgueiro

 

É inegável que o deputado federal Gonzaga Patriota tem relevantes serviços prestados ao município de  Salgueiro. Destacam-se obras recentes e importantes como a construção da quadra do Riachinho e a reforma do Parque das Crianças, que se encontravam abandonadas pelo poder público e que  foram viabilizadas através de recursos destinados pelo parlamentar sertanejo. As verbas  destinadas  para o município de Salgueiro totalizam R$ 21.001.337,89.

Confira abaixo emendas enviadas pelo deputado ao município:

– Investimentos para obras de infraestrutura urbana R$ 3.764.700

– Aquisição de tratores e retroescavadeiras R$ 2.530.000

– Investimentos em obras de construção de praças e lazer R$ 3.498.565

– Investimentos na área da educação R$ 3.519.970

– Investimentos para obras de infraestrutura rural R$ 2.183.040

– Investimentos na área da saúde R$ 1.250.000

– Investimentos de obras para construção do Centro de Convenções R$ 1.200.000

– Investimentos de obras para construção de casas R$ 808.640

– Investimentos na área social R$ 1.046.422,89

– Recursos para aquisição de Castramóvel R$ 300.000

– Recurso para reforma e construção de Posto/Delegacia da PRF

Clique aqui e veja mais ações de Gonzaga Patriota

 

Governo de Pernambuco antecipa pagamento do 13º a servidores

08/09/22

Portal Folhape
blogfolhadosertao.com.br
Medida injeta R$ 450 milhões na economia do Estado
Palácio do Campo das Princesas

O funcionalismo público de Pernambuco receberá em 20 de setembro a primeira parcela do 13º salário. A antecipação do pagamento foi anunciada pelo Governo do Estado, nesta terça-feira (6). Segundo o executivo, serão injetados R$ 450 milhões na economia.

A segunda parcela do 13º será paga em 12 de dezembro. Ao todo, o salário extra é pago a 230 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas.

“Nos últimos anos, Pernambuco se manteve entre a metade dos estados brasileiros que não atrasou salários dos funcionários públicos. Nosso trabalho de recuperação fiscal permitiu iniciar, no ano passado, um sólido programa de investimentos e agora também a possibilidade de antecipar o 13º, beneficiando os servidores e impulsionando nossa economia”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Calendário de pagamento
1ª parcela – 20 de setembro
2ª parcela – 12 de dezembro

Convivência e Lazer: Lucas Ramos anuncia a construção da nova praça em Verdejante

08/09/22

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo
A população de Verdejante vai ganhar um novo equipamento urbano de convivência e lazer. O Governo de Pernambuco lançou o edital de licitação para construção da nova praça na área em frente à Igreja Batista Central do município. O investimento de R$ 226,5 mil foi viabilizado a partir de emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Lucas Ramos.“Conhecemos de perto os sonhos da população de Verdejante e a nova praça era um pedido antigo, que não medimos esforços para torná-lo realidade. Um espaço de encontro para todas as idades, onde as famílias vão passar o tempo livre, crianças vão brincar, a juventude vai realizar diversas atividades e adultos se reunirão para confraternizar. Uma cidade melhor para se viver se faz com empreendimentos assim”, celebrou Lucas Ramos.“Esse é o resultado de um trabalho conjunto. Nossa gestão apresentou as prioridades para melhoria de vida dos verdejantenses e contamos com total empenho do deputado Lucas Ramos, que destacou recursos de emenda parlamentar para viabilizar a obra. Juntos, desenvolvemos o projeto, apresentamos ao Governo do Estado e articulamos a liberação do investimento. Agora, estamos perto de realizar esse sonho da população”, destacou o prefeito de Verdejante, Haroldo Tavares.“A praça é um divisor de águas para Verdejante. Mais do que uma obra de construção civil, é um espaço que vai transformar a vida de todos. Um novo cartão postal para a cidade e o futuro local para que a nossa gente construa novos capítulos em suas histórias pessoais”, complementou o vice-prefeito, Dorinho.A construção da nova praça ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado. A abertura das propostas está marcada para o final deste mês de setembro.

Ação de governo: Danilo e Lula vão limpar nome dos endividados

08/09/22

AscomFPP

blogfolhadosertao.com.br

 

 


O candidato da Frente Popular ao governo, Danilo Cabral (foto), anunciou que, em alinhamento com a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretende implementar o Desenrola PE, versão estadual do Desenrola Brasil, programa de Lula para a renegociação de dívidas. Lula tem como foco principal pessoas com dívidas não bancárias, como contas de energia, água e crediário de lojas. Danilo, por sua vez, deve concentrar esforços para ajudar aqueles que possuem até R$ 3 mil em dívidas com bancos e cartões de crédito.

O estado de Pernambuco, conforme proposta, funcionará como fiador exclusivamente de dívidas passadas, dando condições para negociações dessas pendências financeiras. Espera-se que 680 mil pessoas no estado sejam beneficiadas. Na projeção do Desenrola PE, estima-se que se um cidadão ganhe condições para acordos de até 70% de descontos nas dívidas. O Desenrola PE prevê que poderão se habilitar pessoas que tenham rendimento mensal até um salário mínimo.

O anúncio de Danilo para o Desenrola PE foi divulgado nesta quarta-feira – 7 de Setembro, e dia que se celebra o bicentenário da Independência do Brasil – durante o guia eleitoral do candidato da Frente Popular. Compõe o pacote de ações do único candidato de Lula ao governo em Pernambuco, Danilo, no sentido de promover a autonomia social e financeira dos mais atingidos pela crise econômica e pelas políticas do atual governo federal. “Quando um cidadão limpa o nome no mercado toda a economia volta a girar, com fluxo de compras e vendas restabelecido, e é isso que queremos”, disse Danilo ao comentar o projeto.

A divulgação das propostas de Lula e Danilo se dá no mesmo momento em que foi divulgada uma pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) indicando que 79% das famílias brasileiras estão endividadas, um recorde segundo dados de agosto da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). No ano anterior, o percentual era de 72,9%. A quantidade de inadimplentes, ou seja, com contas em atraso, também é a pior da série desde 2010.

Lula disse que vai adotar o Desenrola Brasil no seu Governo para ajudar o povo a resolver os problemas, reconquistar cidadania e voltar a sorrir. O Desenrola Brasil, que inspirou ação o Desenrola PE de Danilo, foi desenvolvido originalmente por um grupo de economistas vinculados à Fundação Perseu Abramo. Vale ressaltar que a construção da proposta local foi feita pelas equipes de Lula e Danilo conjuntamente.

Danilo tem demonstrado cada vez mais um afinamento com a equipe do Programa de Governo de Lula, numa perspectiva de parceria futura para reproduzir em Pernambuco os bons tempos já vividos com Lula na Presidência e com o ex-governador Eduardo Campos como governador.

Foto: Marcus Mendes