Entidades estudantis participam do Grito do Excluídos e fazem distribuição de alimentos no Recife e em mais 18 capitais neste 7 de setembro

07/09/22

Por Adriana Guarda

blogfolhadosertao.com.br

 

A segurança alimentar é um dos sete eixos discutidos pelo 28º Grito dos Excluídos, que terá como tema “200 anos de (in) dependência para quem?”

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
GRITO DOS EXCLUÍDOS No ano passado, manifestação protestou contra o presidente Jair Bolsonaro – FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Nos 200 anos da independência do Brasil, a 28ª edição do Grito dos Excluídos vai promover uma distribuição de alimentos no Recife e nas outras 18 capitais que integram a mobilização nacional, nesta quarta, 7 de setembro.

Entidades estudantis como UNE (União Nacional dos Estudantes), UBES e ANPG (Associação Nacional de Pós Graduandos) vão distribuir marmitas e alimentos para as pessoas em vulnerabilidade em todas as manifestações do Grito pelo País.

DAY SANTOS/JC IMAGEM
INSEGURANÇA ALIMENTAR Desde 2021, o País voltou ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas – DAY SANTOS/JC IMAGEM

Em 2020, 19,1 milhões de pessoas passavam fome no Brasil. No ano passado, este número explobiu para 33,1 milhões, motivada pela pandemia da covid-19, pela crise econômica e pela desarticulação de políticas sociais para populações vulneráveis.

A segurança alimentar é um dos sete eixos discutidos pelo 28º Grito dos Excluídos, que terá como tema “200 anos de (in) dependência para quem?”. 

“Utilizaremos o nosso alcance e capilaridade para uma ação solidária urgente. Devemos ter em mente que os milhões de brasileiros com fome atualmente revelam a falta de um projeto de soberania e de desenvolvimento. Esse é o momento de debater o Brasil que a gente quer nos próximos 100 anos, e com um grande pacto pela redução das desigualdades sociais”, destaca a a presidente da UNE, Bruna Brelaz.

Independência e eleições

Já a presidente da UBES, Jade Beatriz, questiona o bicentenário da Independência dentro do clima político das Eleições 2022. Para ela, o  marco da data tem sido ofuscado pelos discursos antidemocráticos.

“Enquanto deveríamos estar debatendo medidas para avançar, investir em educação e em  desenvolvimento, o governo usa essa data para atacar o sistema eleitoral e inflamar sua base, criando mais ‘cortina de fumaça’ para a crise que causou”, critica.

Bolsonaristas montam acampamento em Brasília e pedem intervenção no STF

Governo de Pernambuco premia cientistas que se destacaram no enfrentamento à Covid-19

07/09/22

Imprensa PE

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Solenidade realizada durante seminário “Os novos tempos da ciência em Pernambuco” reforçou o papel de destaque da ciência na transformação da sociedade

— 

Cinco cientistas que se destacaram no enfrentamento da pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2022, foram premiados nesta terça-feira (06.09) pelo Governo de Pernambuco. A solenidade foi realizada durante o seminário “Os novos tempos da ciência em Pernambuco”, promovido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia no auditório É do Povo, do museu Cais do Sertão, no Recife. Os agraciados receberam do governador Paulo Câmara um troféu e um diploma com a citação de sua atuação em gestão e desenvolvimento científico. 

“Fica nosso reconhecimento às instituições públicas, aos órgãos governamentais, pesquisadores e cientistas que não abriram mão em nenhum momento de acreditar na ciência. Eles acreditaram que é possível superar os desafios com trabalho, pesquisa e, acima de tudo, muita dedicação e paixão” destacou o governador Paulo Câmara, enfatizando que a ciência precisa estar presente em todas as políticas públicas. “Aqui em Pernambuco vamos continuar investindo muito para que possamos usar a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação como o espaço necessário para um futuro melhor e a construção de um Estado cada vez mais igualitário”, concluiu o governador. 

Foram premiados os cientistas Maíra Galdino (UFPE), Danylo Cesar Correia (UFPE), Jones Oliveira de Albuquerque (UFRPE), Hernande Pereira da Silva (UFRPE) e Demetrius Montenegro (UPE). De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Jucá, a homenagem é uma forma de aproximar a ciência da população. “Todo esse trabalho precisa ser reconhecido, principalmente por ter sido feito de maneira tão urgente, com foco em trazer uma solução rápida para o povo. O Estado passou a ter mais crescimento graças a várias ações desenvolvidas por cientistas”, ressaltou. 

Também foram anunciadas menções honrosas a outros dez pesquisadores indicados pela UFPE, UFRPE, UPE, IF Sertão e UNIVASF. O professor Valdir Balbino, que atua no Departamento de Genética da Universidade Federal de Pernambuco e é responsável técnico pelo Laboratório de Informática e Biologia Evolutiva, apontou a importância desse apoio institucional. “O trabalho que fizemos foi essencialmente em equipe. É muito importante que a sociedade saiba que os cientistas brasileiros são esforçados, competentes e capazes de responder aos agravos pelos quais a sociedade é acometida”, frisou. 

Participaram da solenidade os secretários estaduais André Longo (Saúde), Humberto Freire (Defesa Social), Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão), Cloves Benevides (Justiça e Direitos Humanos) e Marcelo Canuto (chefe de Gabinete do governador); o ex-ministro Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia); e os reitores Marcelo Carneiro Leão (UFRPE) e Socorro Cavalcanti (UPE).

 

Fotos: Aluisio Moreira/SEI

Exclusivo: Forças Armadas fazem levantamento sobre oficiais dispostos a aderir ao golpe prometido por Bolsonaro

07/09/22
Por Denise Assis
blogfolhadosertao.com.br

 

Estudo interno atesta que os comandos da Marinha e da Aeronáutica demonstram ter nível de alta adesão ao questionamento das urnas e aos posicionamentos

O 247 recebeu, sob a condição de sigilo da fonte, um amplo estudo sobre o posicionamento das Forças Armadas com relação ao apoio – ou repúdio – dado a Bolsonaro, não só no questionamento ao processo eleitoral de 2 de outubro, como também sobre a possibilidade de apoiá-lo num eventual golpe que queira dar neste 7 de setembro, Dia da Independência, conforme vem ameaçando ao longo dos últimos meses. De cara, o estudo atesta que os comandos da Marinha e da Aeronáutica demonstraram ter um nível de alta adesão ao questionamento das urnas e aos posicionamentos golpistas exibidos por Bolsonaro.

O que leva a uma certa tranquilidade é observar que no Rio de Janeiro, palco da “arruaça” promovida por Bolsonaro para esta quarta-feira, o comando tem nível BAIXO de adesão e o comandante da Polícia Militar, Luiz Henrique Marinho Pires, aparece na avaliação com o seguinte posicionamento: provavelmente não se engajará numa eventual contestação dos resultados das urnas. E, em entrevista recente, disse que não haveria policial protestando nas ruas no feriado..

Por outro lado, aponta para uma maioria de altos oficiais do Exército e das demais Forças contra o golpe. Segundo uma fonte militar, esta é uma avaliação interna para analisar os riscos e uma forma de acalmar os quadros médios, como majores e tenentes-coronéis, que demonstram tendência mais golpista.

Marido de Amanda Klein parabeniza ‘valentia’ da jornalista contra Bolsonaro

07/09/22

Por Mônica Bérgamo
blogfolhadosertao.com.br

 O marido de Amanda Klein, da Jovem Pan (foto) , parabenizou a jornalista nesta terça-feira (6) pela “valentia e coragem” que ela teve durante a sabatina de Jair Bolsonaro (PL) na emissora.

Empresário, Paulo Ribeiro de Barros foi citado pelo presidente da República ao responder a questionamentos de Amanda sobre o fato de familiares do presidente terem negociado 107 imóveis desde 1990, e de 51 deles terem sido adquiridos total ou parcialmente em dinheiro vivo, segundo reportagem do UOL.

Ao ser questionado por Amanda sobre a origem dos recursos, Bolsonaro respondeu: “Amanda, você é casada com uma pessoa que vota em mim. Não sei como é o teu convívio com ele na sua casa”.

A jornalista reagiu afirmando que sua vida particular não estava em pauta, e o presidente triplicou: “E a minha [vida] particular está em pauta por quê?”. “Porque o senhor é uma pessoa pública, o senhor é o presidente da República”.

Em outro momento da entrevista, o presidente teria dito ainda que pediria a certidão de imóveis do marido da jornalista para ver se foram comprados em dinheiro vivo.

A jornalista afirmou que, ao sair do programa, foi para a sua casa e se encontrou com Paulo Ribeiro de Barros.

“Ele me deu um abraço e me cumprimentou pela valentia e coragem”, afirma ela. “Há pessoas que imaginam que podemos ter conflitos [por divergências políticas]. Mas está tudo bem entre nós, como sempre”, segue.

Os dois se conheceram em 2018, quando Bolsonaro ainda era candidato à Presidência. Estão juntos há quase quatro anos, e têm um filho de 3 anos, Eduardo, o Dudu.

Amanda afirma que as divergências políticas –o empresário vota em Bolsonaro – nunca afetou o relacionamento.

“É um assunto totalmente resolvido entre nós. Cada um tem a sua opinião e respeita a do outro. Temos muita clareza de que é prioridade pra gente, e é a nossa família”, afirma ela.

A jornalista afirma que sempre recebeu apoio do marido em sua profissão. “Ele sabe que sou responsável, que não faço acusações sem fundamento [como afirmou o presidente]”, segue ela.

Por causa da sabatina de Bolsonaro, Paulo Ribeiro começou a receber milhares de pedidos de pessoas que querem segui-lo em redes sociais.

“Mas ele não quer falar com ninguém, ele é muito discreto”, diz a jornalista. Questionada, ela diz, em tom de brincadeira, não saber ainda se tem alguma chance, hoje, de virar o voto do marido contra Bolsonaro.