SÉRGIO MORO: justiça cumpre mandado de busca e apreensão na casa do ex-juiz neste sábado (3)

03/09/22

Midias

blogfolhadosertao.com.br

A decisão em desfavor de Moro foi tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, após denúncias dos partidos PT, PC do B e Partido Verde

EVARISTO SA / AFP
Apartamento de ex-juiz Sérgio Moro é alvo de operação da polícia, neste sábado (3). – FOTO: EVARISTO SA / AFP

A casa do ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) foi alvo de um mandado de busca e apreensão neste sábado (3). A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, após denúncias de advogados da Federação Brasil da Esperança no Paraná  – organização política formada pelos partidos: PT, PC do B e Partido Verde.

Segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, os agentes foram ao apartamento do candidato ao Senado pelo Paraná em busca de materiais de campanha irregulares. Os itens impressos da campanha de Moro violariam a legislação eleitoral.

À Folha de S. Paulo, a assessoria do candidato ao Senado negou irregularidades e disse que “a busca e apreensão se refere tão somente à, supostamente, os nomes dos suplentes não terem o tamanho de 30% do nome do titular”.

“Todavia, isso não corresponde com a verdade. Os nomes estão de acordo com as regras exigidas, sendo assim, a equipe jurídica pedirá a reconsideração da decisão”, afirmou em nota.

 STF julga suspeição de Moro (União Brasil) nos processos contra Lula (PT)

Argentina tem dia de repúdio após atentado contra Cristina Kirchner

03/09/22

Por AFP

blogfolhadosertao.com.br

Manifestações foram organizadas em toda a Argentina nesta sexta-feira (2) em repúdio ao atentado contra a vice-presidente Cristina Kirchner

 –
EMILIANO LASALVIA / AFP
Manifestação na Plaza de Mayo após atentado contra Cristina Kirchner – FOTO: EMILIANO LASALVIA / AFP

Dezenas de milhares de pessoas foram às ruas nesta sexta-feira (2) em Buenos Aires e nas principais cidades da Argentina em repúdio a um atentado contra a vice-presidente Cristina Kirchner, que saiu ilesa, com apelos pela coexistência e o fim da aguda polarização política.

Com cartazes que diziam “Chega de ódio”, os manifestantes ocuparam a Praça de Maio, em frente à Casa Rosada, sede da Presidência, em um dos maiores protestos realizados na capital argentina em muito tempo.

Cristina Kirchner, líder da corrente de centro-esquerda do peronismo e duas vezes presidente entre 2007 e 2015, foi atacada na noite de quinta-feira (1º) por um homem com uma arma de fogo que não disparou, em meio a uma crescente polarização após o pedido do Ministério Público para que ela seja condenada a 12 anos de prisão e fique inelegível por suposta corrupção.

“Estou assustadíssimo de pensar que esse tiro poderia ter saído, não quero nem imaginar”, disse à AFP Emilio Costagiomi, um programador de 55 anos.

“Vim para que estejamos unidos nesse momento tão feio, para abraçar Cristina e para aplacar os ânimos de todos os lados”, acrescentou.

JUAN MABROMATA / AFPAto de apoio a Cristina Kirchner na Plaza de Mayo – JUAN MABROMATA / AFP

Para o analista político Carlos Fara, os principais partidos políticos tentarão “acalmar as águas”.

“Este incidente ocorre após duas semanas de alta tensão política. Não creio que haja nenhum responsável político por isso, mas gera-se um clima que provoca essas situações”, afirmou à AFP.

A tentativa de magnicídio foi repudiada pelos principais dirigentes da oposição Juntos pela Mudança (centro-direita). No sábado, o Congresso realizará uma sessão especial.

Diego Reynoso, cientista político na Universidade de San Andrés, considerou que “havia um nível de violência verbal e simbólica, que agora atingiu o comportamento, se materializou”.

“Este fato é um divisor de águas”, disse Reynoso à AFP. Nos últimos anos, “a violência política nunca havia sido um problema. Havia um consenso cívico e democrático que está se perdendo, é lamentável”.

JUAN MABROMATA / AFP
Manifestação em repúdio ao atentado sofrido por Cristina Kirchner na Argentina – JUAN MABROMATA / AFP

O papa Francisco, que já foi arcebispo de Buenos Aires, expressou sua “solidariedade por este momento delicado” e disse que ora para que “prevaleçam a harmonia social e o respeito aos valores democráticos”.

Os Estados Unidos condenaram “energicamente a tentativa de assassinato” e expressaram seu apoio “ao governo e ao povo argentino no repúdio à violência e ao ódio”, tuitou o secretário de Estado, Antony Blinken.

HANDOUT / TV PUBLICA / AFPBrasileiro tentou atirar contra vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner – HANDOUT / TV PUBLICA / AFP

A juíza María Eugenia Capuchetti e o promotor Carlos Rivolo, encarregado da investigação, tomaram os primeiros depoimentos de Kirchner e uma série de testemunhas, policiais e membros da segurança da vice-presidente.

O detido, Fernando André Sabag Montiel, de 35 anos, de nacionalidade brasileira, é filho de mãe argentina e pai chileno. Reside na Argentina desde 1993. Ele já havia sido detido em 17 de março de 2021 por porte de arma branca e tem um símbolo nazista tatuado no cotovelo.

Para atacar a vice-presidente, o homem ficou entre os militantes que toda noite desde o pedido de sua condenação a esperam na porta de sua casa para apoiá-la. Os próprios seguidores de Kirchner controlaram o agressor, que colocou uma pistola Bersa 380 a centímetros de seu rosto.

Kirchner, de 69 anos, tão amada por apoiadores do peronismo quanto detestada por opositores, continua exercendo grande influência e poder na Argentina, sete anos depois de deixar a Presidência e um antes das eleições de 2023, sobre as quais ainda não demonstrou suas intenções.

Cecilia Rossi, de 57 anos, que mora na quadra onde vive Kirchner, acredita que se trata de “uma palhaçada para acobertar tudo o que está acontecendo no país”.

– Breve aceno –

Kirchner não se deu conta do ataque na hora, de acordo com seu advogado Gregorio Dalbón, que considerou que a segurança dela falhou e acrescentou que “ainda não se sabe se foi uma pessoa solitária ou se há algo mais”.

Até o momento, a vice-presidente não fez nenhuma declaração. No meio da tarde desta sexta, saiu de sua residência para ir a um lugar desconhecido. Usando um suéter rosa e óculos escuros, acenou rapidamente para seus apoiadores.

Na próxima semana, terá início a etapa de argumentações da defesa no julgamento de Kirchner e outras 12 pessoas. Estima-se que sua vez será no final de setembro.

A vice-presidente já foi absolvida em vários casos, mas ainda enfrenta cinco processos judiciais.

Mais:

Brasil derrota o Canadá pela Copa América de Basquete

03/09/22

Por Raoni Nunes
blogfolhadosertao.com.br
Com apoio da torcida pernambucana no Geraldão, brasileiros bateram os adversários por 72 a 63
Brasil x Canadá, pela Copa América de Basquete

Com o apoio da torcida pernambucana, no ginásio Geraldão, o Brasil estreou com vitória na Copa América de Basquete. Os brasileiros derrotaram o Canadá por 72 a 63. Os donos da casa voltam a quadra neste sábado (03), às 20h10, para encarar a Colômbia.

O Brasil tinha na formação titular Felicio, Didi Louzada, Marcelinho Huertas, Lucas Dias e George de Paula.

O primeiro tempo começou com superioridade do Canadá. Aos poucos, a seleção brasileira superou o nervosismo, tomou o controle do placar e venceu por 32×24.

Os canadenses voltaram melhor no terceiro quarto. Com isso, os visitantes chegaram a virar a partida, mas o Brasil retomou a vantagem no final e conseguiu terminar com o placar de 50×46 ao seu favor.

Quando os visitantes ameaçaram empatar o jogo no último quarto, Yago Santos e Lucas Dias acertaram cada um duas cestas de três pontos para garantir a vitória brasileira.

Yago Mateus foi o cestinha brasileiro com 13 pontos e eleito o melhor jogador da partida. O maior pontuador do jogo foi o canadense Dalano Banton, com 20 pontos.

Resultados do dia

Colômbia 70 x 64 Uruguai
México 73 x 67 Estados Unidos

Jogos do sábado (03)

Porto Rico x República Dominicana- 11h

Ilhas Virgens x Argentina – 13h40
Canadá x Uruguai – 17h40
Brasil x Colômbia – 20h10

Náutico vence Ituano e ganha fôlego na luta contra a degola

03/09/22

Por Yuri Teixeira

blogfolhadosertao.com.br

Timbu derrotou os paulistas pelo placar de 2×0, na noite desta sexta-feira (2), nos Aflitos
Geuvânio marcou um gol e sofreu o pênalti convertido por Souza

Nos últimos 11 jogos foram dez derrotas – quatro consecutivas – e um único resultado positivo. Pela frente, na noite desta sexta-feira (2), encarou a melhor equipe do segundo turno. Cenário negativo? Na teoria, sim. No entanto, na prática, o Náutico conseguiu voltar a dar alegrias ao seu torcedor ao derrotar o Ituano, por 2×0, nos Aflitos, em confronto válido pela 28ª rodada da Série B. O resultado não tirou o Timbu da lanterna, mas fez a equipe ganhar fôlego para seguir acreditando na fuga contra a degola. Agora, com 24 pontos, diminuiu para quatro a distância para o primeiro time fora do Z-4.

A pressão para tentar uma reação no campeonato parecia estar tirando a concentração dos jogadores alvirrubros. No primeiro tempo perante o Galo de Itu, o que pôde ser visto foi a superioridade do adversário durante os 49 minutos de partida. Sem Jobson, gripado, e Jean Carlos, suspenso, o Timbu errava muitos passes e não conseguia criar boas oportunidades para os homens de frente. Além disso, assistia o Ituano colecionar chances.

Ainda no início do duelo, Léo Ceará cabeceou, Jean bateu roupa e se jogou para evitar o que seria um gol anotado por Aylon. Um pouco mais tarde, foi a vez de Kaio arriscar de fora da área e ver o goleiro alvirrubro fazer bela intervenção, mandando para escanteio. Oferecendo perigo nos contra-ataques, o time paulista ainda viu Léo Ceará bater cruzado com perigo, em chegada pela direita.

O Náutico, por sua vez, só ameaçou o gol defendido por Jefferson Paulino nos minutos finais. Primeiro, Júlio Rodrigues chutou firme e viu o arqueiro adversário fazer boa defesa. Logo depois, Everton bateu de canhota, mas a bola foi na rede pelo lado de fora.

Peça nula na etapa inicial e com um machucado na cabeça, Kieza deu lugar a Geuvânio na volta do intervalo. Luís Felipe na vaga de Júlio também foi outra modificação feita por Dado, no intuito de dar mais mobilidade ao ataque. Não por coincidência, foi dos pés do camisa 23 que saíram as principais jogadas ofensivas alvirrubra.

Ainda antes do 10 minutos, Geuvânio achou Richard Franco livre, e o volante finalizou forte para a defesa de Paulino. Com o Ituano pressionando, o atacante só voltou a aparecer aos 31. E de maneira decisiva. Ao receber assistência de Pedro Vítor, deu um toquinho sob o goleiro rubro-negro para abrir o placar. Nove minutos mais tarde, Geuvânio foi o responsável por sofrer o pênalti convertido por Souza, que deu números finais ao duelo.

Ficha do jogo

Náutico 2
Jean; Victor Ferraz, Arthur Henrique, João Paulo e João Lucas; Souza (Djavan), Franco (Luis Phelipe) e Thomaz; Everton Brito (Pedro Vitor), Júlio Rodrigues (Luís Felipe) e Kieza (Geuvânio). Técnico: Dado Cavalcanti.

Ituano 0
Jefferson Paulino; Raí Ramos, Lucas Dias, Leo Santos e Mário Sérgio (Roberto); Lucas Siqueira, Kaio (Vinícius Jaú), Léo Ceará e Caíque; Gabriel Barros (Vinícius) e Aylon (Brenner). Técnico: Carlos Pimentel.

Estádio: Aflitos (Recife/PE)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE), Nailton Júnior de Oliveira Souza (CE), Antônio Adriano de Oliveira (MA), Deborah Cecília Cruz Correia (PE)
VAR: Rodrigo D. Alonso Ferreira (SC)
Gols: Geuvânio, aos 31′ e Souza, aos 41′ do 2T (NAU)
Cartões amarelos: Luis Felipe (NAU); Lucas Siqueira, Mário Sérgio, Lucas Dias (ITU)
Público: 9.725 torcedores
Renda: R$ 284.206,00

Em parceria com os municípios, Danilo vai criar 60 mil novas vagas de creche no Estado

03/09/22

Ascom FPP

blogfolhadosertao.com.br

 

 


Reforçando o cuidado na primeira infância, fase primordial para o desenvolvimento das crianças, o candidato Danilo Cabral (foto) garantiu que vai criar, nos próximos quatro anos, 60 mil novas vagas de creche no estado. Esse trabalho, segundo ele, será feito em parceria com os municípios pernambucanos a partir de 2023. Durante sabatina à TV Guararapes, nesta sexta-feira (2), o postulante da Frente Popular de Pernambuco também anunciou que vai universalizar o acesso à educação profissional presencial e implantar o programa Embarque Digital, que vai custear bolsas integrais em cursos de tecnologia para alunos da rede pública.

Para alavancar a abertura de novas vagas de creche, Danilo explicou que essa ação vai ser feita a partir de mecanismos de financiamento público proposto pelo Governo do Estado para que, em parceria com as prefeituras, possam ser criadas frentes de trabalho para receber crianças de zero a 3 anos. A ideia, de acordo com o plano de governo de Danilo, é que o Governo do Estado, pactuado com os municípios, possa construir novas unidades e repassar a gestão para administração das prefeituras. Em outra frente de ação, o estado deverá contratar vagas na rede privada de ensino, reforçando o serviço à população.

“Vamos reforçar a pré-escola. Existe um vazio, hoje, no acesso à creche. Isso é uma atribuição de responsabilidade dos municípios. Mas, em parceria com as prefeituras e garantindo mecanismos de financiamento, nós queremos gerar 60 mil novas vagas de creche em Pernambuco”, anunciou o candidato da Frente Popular, durante a entrevista.

Danilo destacou que o novo Fundeb, que ele ajudou a aprovar no Congresso Nacional enquanto deputado federal, prevê mecanismos de financiamento por parte do governo federal para investimentos na educação infantil. Esse aumento no repasse possibilitará aos municípios custear as novas vagas abertas nas cidades.

Foto: Marcus Mendes

Encontro no Recife: Gonzaga Patriota reúne muitos parentes, amigos e correligionários em ato plolítico

03/09/22

blogfolhadosertao.com.br

 

Um ato político na capital pernambucana demonstrou a força do deputado federal e candidato à reeleição Gonzaga Patriota (foto-PSB). O ato que aconteceu no Hotel Radisson, nesta quinta-feira (1),  foi compartilhado com o candidato a deputado estadual Fabinho Lisandro e reuniu amigos, familiares, políticos e militantes que foram publicamente declarar apoio aos políticos. Estiveram presentes a vice-governadora Luciana Santos, os prefeitos Ângelo Ferreira (Sertânia) e Marcos Patriota (Jupi); o vice-prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota,  a vereadora Adriana de Agenor ( Solidão) e os vereadores Jorge do Cachorro Quente (Itaíba) e Nego Rico (Triunfo) e a cantora Cristina Amaral.

A vice-governadora, Luciana Santos, destacou a trajetória política de Gonzaga Patriota. “Eu sou testemunha do trabalho de Gonzaga Patriota. Desde minha primeira candidatura ele é do PSB, amigo de Miguel Arraes e acompanha toda a trajetória de luta da Frente Popular. E, antes de tudo, é um homem que resolve as coisas. Vai atrás da mudança, vai atrás de emendas, vai atrás de secretários, é de fato dedicado à causa pública, tem espírito público elevado. É por isso que entra eleição, sai eleição e ele continua lá como deputado federal”, disse Luciana.

O deputado sertanejo agradeceu a presença de todos e fez uma avaliação da sua campanha eleitoral. “Nesses anos de mandato fizemos um trabalho intenso, produtivo, com diálogo, presença nas comunidades, nas cidades, realizações e muita entrega para os pernambucanos e territórios que represento no Congresso Nacional.  Coloco meu nome à disposição novamente, para continuar e ampliar esse trabalho com Lula e Danilo, porque Pernambuco, o Nordeste e o Brasil vão avançar muito mais com esse trabalho parceiro e, juntos, vamos reconstruir o Brasil. Muito obrigado pela presença e o carinho de todos vocês”, disse Gonzaga Patriota.