Prefeita de Santa Cruz demite contratados e põe culpa na Guerra da Russia e Ucrânia

12/03/22

Midias sociais

blogfolhadosertao.com.br

 

 

 

A prefeita do município de Santa Cruz ( região do Araripe)  Eliane Soares (foto)-  que exerce o terceiro mandato, surpreendeu  seus próprios aliados  ao demitir  em um ato impactante, no último dia 10,  todos os funcionários contratados  da Secretaria Municipal de Educação, aqueles que  são  empregados sem precisar  fazer concurso públicos.

Mas  o fato que mais  se comenta no município  foi a  justificativa  que a prefeita Eliane Soares  apresentou :  ” ela disse em uma emissora de rádio  da cidade

que  ” a culpa  (do seu ato) é a crise provocada pela guerra entre a Rússia e Ucrânia”, países que ficam na Europa.

Até então, a administração de Eliane Soares  vinha recebendo elogios, por ela  conseguido  pagar – já no mês de fevereiro,  o reajuste no piso dos professores do município.

Agora, depois do ato  que “deixou  pais e mães de família  desempregados” ,  os próprios  aliados  da prefeita que  Eliane praticou um ato  desumano, uma covardia,  “no  momento em que o aumento dos preços de alimentos, gás de cozinha e itens básicos assombram o povo brasileiro”.

,

Justiça pede que governo federal se manifeste sobre a alta dos combustíveis

11/03/22

Estadão Conteúdo

blogfolhadosertao.com.br

A juíza Flávia de Macedo Nolasco, da 9ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, deu 72 horas para a AGU se manifestar sobre pedido de suspensão do aumento de preços dos combustíveis
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Petrobras anunciou aumento da gasolina em 18,7%; do diesel, em 24,9%; e do gás de cozinha em 16% – FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM
 —

A juíza Flávia de Macedo Nolasco, da 9ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, deu 72 horas para a Advocacia Geral da União (AGU) se manifestar sobre o pedido de suspensão do aumento de preços dos combustíveis.

A ação, que pede o cancelamento do reajuste anunciado pela Petrobras, foi aberta pelo Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC), juntamente com a Frente Parlamentar Mista do Caminhoneiro Autônomo e Celetista, o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Guarulhos (Sinditac Guarulhos), o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas em Geral do município de Jundiaí e Região (Sindicam). Entre os réus, estão o presidente Jair Bolsonaro, a Petrobras e seu presidente, Joaquim Silva e Luna, e a União.

“A situação neste momento é de muita gente pedindo paralisação. A insatisfação devido aos fretes baixos e combustíveis altos é muito grande”, disse o presidente do CNTRC, Plínio Dias, em entrevista ao Estadão/Broadcast Agro. Dias disse que o conselho levou um pedido à presidência da Petrobras, de que o preço de paridade fosse mantido apenas para exportação, e não para importação, mas nunca teve retorno.

“A gente está do lado da categoria, e a categoria já está se mobilizando para parar. As pessoas não querem colocar data porque a PRF se organiza e vem multar os caminhoneiros. O pessoal está parando aleatoriamente”, afirmou.

Na quinta (10), após quase dois meses com os preços congelados, e em meio a pressões para não trazer a volatilidade do mercado externo para o Brasil, a Petrobras anunciou aumento da gasolina em 18,7%; do diesel, em 24,9%; e do gás de cozinha em 16%, reduzindo assim a defasagem da estatal em relação ao mercado internacional, que já beirava os 50%.

A confederação pede aos motoristas que fiquem em casa e não carreguem seus caminhões. “Hoje está tendo mais prejuízo com caminhão rodando do que parado”, disse. Segundo ele, a confederação não apoia vandalismo ou atos antidemocráticos. O representante mencionou “portas fechadas” para conversar com o governo.

“A situação se agravou ainda mais de 2021 para cá para a categoria porque quando sobe combustível sobe arroz, feijão, pneu, remédio, envolve toda a logística brasileira.” Por ora, ele citou apenas um protesto de motoristas em Feira de Santana, na Bahia, mas apontou que “isso pode se agravar em nível nacional daqui para frente”.

Via judicial

O presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, o Chorão, disse ao Broadcast Agro que neste momento os caminhoneiros ligados à entidade também estão procurando a “via judicial para pressionar o governo” contra os sucessivos aumentos de combustíveis.

Chorão diz que, agora, “a categoria quer realmente alguma coisa de fato”. E continuou: “Neste momento não vejo muito avanço em sentar com o governo. A gente já está dizendo há muito tempo o que precisa ser feito”, disse.

“Temos um Ministério da Economia, uma Petrobras, um Ministério da Infraestrutura que realmente não estão preocupados, só dividiram os segmentos.” Ele informou que deve chegar a uma conclusão sobre a melhor via judicial para barrar não só este aumento, mas futuros aumentos, até amanhã (sábado).

Em relação à possibilidade de greve da categoria, Chorão disse que, “se continuar desse jeito, muitos transportadores já estão parando naturalmente por não terem condição de rodar”. “Mas neste exato momento esta pauta não é só dos caminhoneiros, é de toda a sociedade”, continuou.

Segundo Chorão, os repasses dos aumentos logicamente serão feitos pelos grandes operadores logísticos, o que, “logicamente, vai afetar o consumidor e aí, sim, ele vai ficar preocupado”.

Meio Ambiente: secretário assina compromisso para segurança hídrica no Pajeu

11/03/22
Imprensa Semas PE
blogfolhadosertao.com.br
O documento prevê a execução de ações que ajudem a melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de águas no rio Pajeú e seus afluentes
Miniatura do anexo

As políticas públicas de enfrentamento e antecipação às consequências do aquecimento global e mudanças climáticas, que afetam o mundo todo, estão na pauta principal da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco. Nesta quinta (10/03), o secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti, esteve no município sertanejo de Floresta, participando do Fórum Prefeitas e Prefeitos do Pajeú pelo Clima e pelas Águas, para assinar uma carta de compromisso com os 27 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Pajeú. A região vem sofrendo com os impactos ambientais que são evidenciados no aumento da frequência de eventos climáticos como secas, escassez hídrica, enchentes e recordes de temperaturas elevadas, e requer demandas por prevenção e adaptação a esses impactos climáticos e hídricos.

A carta tem como finalidade estabelecer compromissos com os municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú, que compartilham dos mesmos problemas e desafios da gestão hídrica, para a execução de ações que ajudem a melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de água no rio e seus afluentes. De acordo com o Fórum, entre os grandes desafios da Bacia do Rio Pajeú, estão os processos de degradação de suas matas ciliares por atividades humanas e agropecuárias, o assoreamento do seu leito, a poluição de suas águas pelos problemas de saneamento, a introdução de espécies exóticas que comprometem a biodiversidade e a capacidade da bacia em reter água subterrânea e recarregar o lençol freático.

“Acho que é muito importante este Fórum pelo clima e pelas águas e essa interiorização da política climática no estado. Demonstra a vitalidade de enfrentamento às mudanças climáticas em Pernambuco proporcionado pelo nosso Plano de Descarbonização que vai ser lançado na semana que vem na Cirsol e eu tive a oportunidade aqui de mostrar alguns avanços da política climática, inclusive demonstrando o apoio que o Governo do Estado está dando na questão dos resíduos sólidos, os R$ 15 milhões para centros de compostagem e triagem de resíduos, o plano de reflorestamento com a recuperação de mais de mil nascentes que o governador vai anunciar em 22 de março, no Dia da Água, e os recursos que já foram investidos pelo FEMA nesse plano de reflorestamento com viveiros. Então, com isso, demonstramos que realmente a perspectiva de desenvolvimento sustentável está acontecendo. Mas, sentimos a falta da atuação do Governo Federal, que é um negacionista climático e ambiental. E isso realmente é um problema, mas não nos impede de seguir adiante com o nosso compromisso de um futuro sustentável para Pernambuco, para o Brasil e para o mundo”, ressaltou José Bertotti, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.

“Eu estou muito feliz, porque Floresta está sediando este encontro, então hoje nós estamos realizadas pela iniciativa que partiu de duas mulheres, eu e a vice Bia Numeriano. A participação do secretário do Meio Ambiente foi importantíssima. A fala dele nos trouxe esperanças e deixou a gente bem antenada, excelente”, ressaltou Rorró Maniçoba. Bia Numeriano completou que o secretário Bertotti apontou caminhos importantes, principalmente voltados para a destinação correta dos resíduos sólidos, os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela secretaria e de como é que os municípios podem acessar esses recursos, e que isso foi fundamental.

Estiveram presentes no Fórum os prefeitos de Brejinho, Gilson Bento; de Carnaíba, José de Anchieta Patriota; de Santa Terezinha, Delson Lustosa; de Quixaba, Zé Pretinho. Além de representantes das cidades de Itapetim, Ingazeira, Solidão, Iguaracy, São José, Afogados da Ingazeira, Calumbi, Belém do São Francisco, Serra Talhada, Carnaubeira da Penha e Tuparetama e a prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, que foi a anfitriã do evento.

Gonzaga Patriota visita sede da PRF e prestigia posse da nova Mesa Diretora do TRE, no Recife

12/03/22

blogfolhadosertao.com.br

 

 

 

———-
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB- foto )  esteve em Recife, nesta quinta-feira (10), onde  realizou uma visita institucional à sede do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado de Pernambuco (SINPRF-PE). O  parlamentar foi recebido pelo Superintendente Antonio Vital.  Participaram da visita, o presidente do SINPRF-PE, Edjailson Tavares; o diretor Marlon Melo; Pedro Cavalcanti; Orisvaldo e Inspetor Washington. O deputado participou de reunião com os PRFs, onde dialogaram  sobre o futuro político, projetos e  estratégias para valorização da categoria.  Na ocasião, Patriota informou que os postos da PRF de Santa Maria da Boa Vista e Rajada serão reabertos.

“Pernambuco foi um dos estados que mais recebeu PRFs, mais de 100 novos policiais. Vamos reabrir os postos de Santa Maria da Boa Vista,  de Rajada, além de outros . Além disso,  Pernambuco também voltou a ter o setor  aéreo com aviões e helicópteros, dando estrutura e suporte para melhorar o trabalho desenvolvido pela categoria”, disse Patriota.

Gonzaga Patriota ainda participou da sessão solene da posse da nova mesa diretora do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), tendo como presidente o desembargador André Guimarães e como vice-presidente e corregedor o desembargador Adalberto Melo. Eles comandarão a Corte nas Eleições 2022.