Concurso do Governo de Pernambuco: veja cargos disponíveis para as 3.700 vagas

05/03/22

blogdojamildo/Augusto Tenório

blogfolhadoseertao.com.br

O Blog de Jamildo teve acesso aos detalhes do concurso público com quase 3.700 vagas para a Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco. O termo de referência mostra os cargos disponíveis na seleção pública, os requisitos para cada ocupação e o processo seletivo de cada cargo.

Como o blog noticiou, o Governo de Pernambuco escolheu o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), como organizador do concurso.

Segundo o governador, o certame vai ofertar vagas para professores de todas as disciplinas da Educação Básica, Educação Profissional, Educação Especial e para o Conservatório Pernambucano de Música, além de vagas para analistas em gestão educacional.

Ao todo, são 3686 vagas, dispostas da seguinte maneira:

  • Professor: 3.043 vagas
  • Professor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras): 28 vagas
  • Professor brailista (nível superior): 29 vagas
  • Professor brailista (nível médio): 18 vagas
  • Analista em gestão educacional: 500 vagas
  • Assistente administrativo educacional: 68 vagas

As 3.043 vagas para professor se dividem desta forma: 2.907 vagas são para professores da educação básica, 101 para professores do conservatório de música e 35 para professores da educação profissionalizante.

Reprodução
Requisitos para cada cargo do concurso público para a Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco – Reprodução

Vale lembrar que, conforme exige o artigo 97 da Constituição do Estado de Pernambuco, 5% do total de vagas ofertadas de cada edital será reservado para pessoas com deficiência.

Confira abaixo como será o processo seletivo para cada cargo. Lembrando que as provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, deverão ser constituídas de 120 itens para julgamento, de Certo ou Errado, abrangendo conhecimentos básicos e específicos, a serem definidos no edital de abertura.

Made with Flourish

Locais de prova do concurso público

Os locais das provas objetivas e discursivas, com exceção do Recife, ainda não foram definidos. Mas o concurso prevê que deve ser escolhido, como local de prova, no mínimo um município em cada Gerência Regional de Educação (GRE).

Enquanto isso, a prova prática de música vai ocorrer somente no Recife. Já a prova prática da educação especial será realizada em quatro cidades, que dividem da seguinte forma as Gerências Regionais de Educação:

  • Recife: Recife Norte, Recife Sul, Metropolitana Norte e Metropolitana Sul
  • Limoeiro: Mata Norte, Mata Centro, Mata Sul e Vale do Capibaribe
  • Caruaru: Agreste Centro Norte, Agreste Meridional, Sertão do Moxotó-Ipanema e Sertão do Alto Pajeú
  • Petrolina: Sertão do Submédio São Francisco, Sertão do Médio São Francisco, Sertão Central e Sertão do Araripe

Projeto Reutilize: Univasf recebe doações de resíduos plásticos para cultivo de espécies da Caatinga

05/0/22

Ascom/Univasf

blogfolhadosertao.com.br

Para oferecer uma alternativa ao descarte de resíduos sólidos reaproveitáveis, a Preserve Jr., Empresa Júnior (EJ) vinculada ao Colegiado de Ciências Biológicas (CCBio) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está desenvolvendo o projeto “Reutilize Univasf”. A ação marca o início das atividades da EJ e consiste na coleta de recipientes plásticos, que inicialmente serão transformados em recipientes para a produção de mudas. A partir desta segunda-feira (7), podem ser doadas garrafas plásticas de água, refrigerante e produtos de limpeza, além de caixas de produtos longa vida, como leite e suco, e sacos plásticos de alimentos não perecíveis.

Os materiais poderão ser doados por qualquer pessoa em um dos quatro pontos de coleta localizados no hall do Restaurante Universitário (RU) dos campi Sede e Ciências Agrárias, em Petrolina (PE); no Sisteminha, no Espaço Plural, em Juazeiro (BA); e ao lado do RU do Campus Juazeiro. O projeto será dividido em duas etapas. Na primeira, os resíduos sólidos serão transformados em recipientes que, na segunda etapa, serão reaproveitados para o cultivo de mudas de espécies nativas da Caatinga. As mudas serão utilizadas em projetos de arborização, educação ambiental e recuperação de áreas degradadas.

Segundo o presidente da Preserve Jr., Vladimir Nunes, estudante de Ciências Biológicas, a ideia para a criação desse projeto surgiu como uma forma de incentivar o desenvolvimento sustentável e o cuidado com o planeta, que são objetivos da Empresa Júnior. “Cada domicílio produz uma quantidade alta de lixo plástico e, na região de abrangência da Univasf, não havia ainda, ao nosso conhecimento, iniciativas de larga escala para tentar solucionar essa problemática. Assim, o Reutilize Univasf surge como uma alternativa ao descarte inconsciente desses materiais”, destaca o estudante, que também enfatiza o caráter incentivador do projeto para que as pessoas aprendam sobre o descarte desses materiais e como reutilizá-los.

O Reutilize Univasf prevê ainda ações de educação ambiental, no intuito de reaproveitar esses resíduos plásticos, assim como de conscientizar a população sobre a importância de diminuir a quantidade de plásticos produzidos. “Nós da Preserve Jr. esperamos que a iniciativa contribua para mostrar a relevância de diminuir a produção de resíduos plásticos. O lixo não deixa de ser um problema quando o descartamos, ao contrário, os plásticos continuam sendo problemas por anos e até décadas. O Reutilize Univasf visa intervir justamente nesses materiais, que são a maior parte do lixo doméstico”, afirma Nunes.

Para o desenvolvimento do projeto, a Preserve Jr. conta com a parceria da Coordenação de Gestão Ambiental da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi) e do Programa Univasf Sustentável. A Preserve Jr. é formada por cerca de 20 estudantes e dez docentes. Seus componentes desenvolvem atividades diversas no campo de atuação do profissional biólogo. Mais informações podem ser obtidas no siteInstagram da EJ e pelo e-mail preserve.jr@univasf.edu.br.

Direitos Humanos: ONU aprova investigação sobre violações na Ucrânia, pela Rússia

05/03/22

Agence France-Presse

blogfolhadosertao.com.br

Após a votação maciça da Assembleia Geral das Nações Unidas no início da semana exigindo que Moscou encerrasse o conflito, a Rússia sofreu mais uma amarga derrota no Conselho de Direitos Humanos

 

 (crédito: Tony KARUMBA / AFP)
(crédito: Tony KARUMBA / AFP)

O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou nesta sexta-feira (4) por uma maioria esmagadora uma resolução a favor de uma comissão internacional de inquérito sobre as violações dos direitos humanos e do direito humanitário na Ucrânia após a invasão russa.

Após a votação maciça da Assembleia Geral das Nações Unidas no início da semana exigindo que Moscou encerrasse o conflito, a Rússia sofreu mais uma amarga derrota no Conselho de Direitos Humanos, com a resolução aprovada por 32 votos a favor, 2 contra (Rússia e Eritreia) e 13 abstenções.