14/01/22
blogfolhadosertao.com.br
O governador Paulo Câmara participou dos
testes do novo sistema adutor de Negreiros
Em nota enviada ao Blog Folha do Sertão, a Compesa informou, ontem (13) que a nova Adutora de Negreiros está em fase de testes desde o mês passado e que toda parte elétrica e mais de 90% da parte hidráulica já encontram-se validadas. ” A expectativa dos técnicos da Companhia é de que o sistema entre em operação, nos próximos 15 dias, com 50% da sua capacidade, o que equivale, atualmente, a mesma vazão de água ofertada pelo sistema Adutor do Sertão Central”, adianta o comunicado da Compesa.
A Compesa assegura que “mesmo com a operação parcial, será possível garantir a segurança hídrica do município de Salgueiro, pois não ocorrerão mais variações de vazão em função de furtos e vazamentos que existem na adutora antiga. Além disso, a Adutora do Sertão Central não será desativada totalmente. Ela contribuirá complementando a vazão do sistema novo, permitindo assim, o aumento inicial, de 50% do volume de água distribuído ao município de Salgueiro”.
Sobre o calendário de abastecimento, a Compesa explica que ” o novo regime de distribuição só poderá ser divulgado após a conclusão de todos os testes do novo sistema, quando será possível observar o comportamento operacional da nova adutora, definindo, assim, em fevereiro, as áreas que terão abastecimento sem rodizio e as demais com intervalos na distribuição de água até a execução de obras complementares” .
A Compesa também informou que a companhia investiu R$ 8,5 milhões na obra de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Salgueiro, beneficiando 60 mil pessoas. Além da adutora, com cinco quilômetros de extensão, foi implantada uma captação flutuante no reservatório de Negreiros, além da construção de uma subestação (sistema de bombeamento) “.