1 – Criminoso será apresentado nesta quarta-feira (12) no Recife.
2 – No final do ano passado, a mãe da garota fez uma romaria até o Recife para cobrar pessoalmente ao governador Paulo Câmara um desfecho.
Menina Beatriz foi assassinada aos sete anos, com mais de 40 facadas – Foto: Arquivo Pessoal
A Polícia Civil de Pernambuco conseguiu chegar ao autor do crime contra a menina Beatriz, assassinada aos 7 anos na escola particular em que estudava, na cidade de Petrolina, Sertão do Estado, no dia 10 de dezembro de 2015. A criança recebeu mais de 40 facadas depois de sair da quadra do colégio para beber água. Acontecia uma festa de formatura no local e, mesmo com a movimentação intensa, alguém entrou no estabelecimento, puxou Beatriz, cometeu o crime e deixou o corpo em uma sala desativada.
O autor do assassinato, Marcelo da Silva, de 40 anos, já estava preso por outros crimes e teve o nome confirmado após uma pesquisa com perfis genéticos de 125 suspeitos, realizada pelo Instituto de Genética Forense Eduardo Campos.
O homem apontado como autor do assassinato já foi recolhido e confessou o crime. Os detalhes da operação serão apresentados nesta quarta-feira (12), às 9h, na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), no bairro de Santo Amaro, Centro do Recife.
A secretaria de Defesa Social vai apontar as provas técnicas do caso, que foi solucionado com base em exames de DNA na arma do crime, uma faca que foi abandonada na cena do crime.
“A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, por meio do trabalho conjunto das forças estaduais de segurança pública, chegou, nesta terça-feira (11), ao autor do assassinato da menina Beatriz Angélica Mota, ocorrido em 2015, em Petrolina. Por determinação do governador Paulo Câmara, a Força Tarefa – criada em 2019 para investigar o caso foi mantida mobilizada até a elucidação deste crime. A equipe revisitou todo o inquérito e realizou novas diligências. A identificação do suspeito se deu por meio de análises do banco de perfis genéticos do Instituto de Genética Forense Eduardo Campos, realizadas no dia de hoje, que identificou o DNA recolhido na faca utilizada no crime. Em confrontação de perfis genéticos do banco, chegou-se ao DNA do suspeito, que se encontra preso por outros delitos em uma unidade prisional do Estado. Ao ser ouvido pelos delegados da Força Tarefa, confessou o assassinato e foi indiciado”.
Novo decreto determina que para ter acesso a bares, restaurantes, cinemas, museus e teatros será necessário apresentar comprovação de vacinação. Eventos terão público máximo reduzido para 3 mil pessoas e, além do passaporte vacinal, será preciso mostrar teste negativo de Covid-19
Governador Paulo Câmara anunciou medidas restritivas
Diante do aumento de casos e solicitações de leitos para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 do Governo de Pernambuco definiu, nesta segunda-feira (10.01), novas restrições no Plano de Convivência com a doença. A partir da próxima sexta-feira (14.01), será exigida a apresentação de passaporte vacinal para se ter acesso a serviços de alimentação, cinemas, teatros e museus. Já os eventos, terão a capacidade máxima reduzida para três mil pessoas e, além da exigência de comprovação de duas doses, será preciso apresentar um teste negativo para Covid-19. As medidas são válidas até 31 de janeiro.
A comprovação de vacinação será de duas doses ou dose única para pessoas até 54 anos e de dose de reforço para pessoas acima de 55 anos. Nos eventos, além do passaporte vacinal será exigida a apresentação de teste negativo de covid, sendo com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e de 48 horas para exames de RT-PCR. O número máximo de frequentadores será de 50% da capacidade do espaço ou três mil pessoas em locais abertos e de mil pessoas, em locais fechados.
“A ocupação dos leitos de terapia intensiva no estado chegou a 85% nesta segunda-feira. Temos um problema duplo com uma epidemia de influenza dentro da pandemia de Covid. Temos feito nossa parte com a ampliação de leitos, mas apenas isso não será suficiente. Estamos ampliando a exigência do passaporte vacinal para salvar vidas e diminuir a quantidade de mais de 500 mil pernambucanos que não concluíram sua imunização”, afirmou o governador Paulo Câmara.
Os detalhes sobre as novas medidas serão divulgados nesta terça-feira (11.01), às 10h, em coletiva no Palácio do Campo das Princesas.
As novas regras passam a valer a partir da próxima sexta-feira (14.01), até o dia 31 de janeiro.
Indicadores das doenças respiratórias continuam em aceleração, com aumento na positividade para o novo coronavírus
Os secretários estaduais de Saúde, André Longo, e de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes (fotos) , participaram, na manhã desta terça-feira (11.01), de coletiva de imprensa para detalhar as novas regras no plano de convivência com a Covid-19 em Pernambuco, focando em serviços onde a retirada da máscara é recorrente. Também foi feita a atualização dos dados epidemiológicos.
As novas regras passam a valer a partir da próxima sexta-feira (14.01), até o dia 31 de janeiro. Nos serviços de alimentação, será exigido o passaporte vacinal com duas doses ou dose única para pessoas até os 54 anos de idade e, a partir dos 55, também o reforço. A quantidade de pessoas por mesa não pode passar de 20. A medida é válida para restaurantes, bares e lanchonetes, inclusive de shoppings e centros comerciais.
Nos cinemas, teatros e museus, a regra do passaporte vacinal é a mesma dos serviços de alimentação. Também deve ser respeitado o distanciamento de 1 metro entre pessoas que não sejam do mesmo núcleo familiar. Caso haja mais de 300 pessoas no ambiente, ainda será exigida a apresentação de um teste negativo para Covid-19, sendo com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e de 72 horas para exames de RT-PCR.
Para eventos, houve uma redução no público permitido. Agora, o limite é de até 3 mil pessoas em locais abertos, de 1 mil em espaços fechados ou 50% da capacidade do local, valendo o que for menor. Além da comprovação vacinal com duas doses ou dose única para quem tem até 54 anos e o reforço para quem tem a partir de 55, também haverá a necessidade de apresentar o teste negativo para a Covid para eventos com mais de 300 pessoas – relembrando que o exame deve ser com 24 horas de antecedência no caso do teste rápido de antígeno e 72 horas para exames de RT-PCR.
Os eventos programados para este final de semana já precisarão ser reajustados para essas novas regras. “Estas medidas têm o objetivo de diminuir a circulação viral e, proteger nossa população, estimulando a vacinação. E, para garantir que sejam cumpridas, também vamos reforçar a fiscalização”, frisou Longo. Ele também destacou todo o trabalho que vem sendo feito para ampliação de leitos, mas lembrou que “só com os esforços do Governo do Estado não seremos capazes de proteger a população. Ou todos cooperam, ou teremos perda de vidas e muito mais sofrimento”.
Já o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, disse que essas “são decisões difíceis, são decisões que exigem responsabilidade por parte do poder público, por parte do Governo do Estado, mas extremamente necessárias, tendo em vista a priorização da saúde e da vida dos pernambucanos. É preciso que a gente siga com todos os cuidados, com o uso de máscara, com o cuidado com higienização, respeito aos protocolos e as medidas que estão sendo anunciadas para que a gente possa, mais uma vez, enfrentar esse momento difícil, para que a gente consiga resguardar a saúde preciosa do povo pernambucano”.
Novaes também reforçou a solidariedade e compreensão do setor de eventos, que é formado por uma cadeia complexa de pessoas, formais e informais, e convocou o público para se imunizar contra a Covid-19. ” O que vai dizer como iremos enfrentar essa nova cepa Ômicron deverá ser exatamente a vacinação. Se a população estiver vacinada, temos tudo para enfrentar de maneira mais simples, mais fácil, mas ainda com todos os cuidados”, pontuou.
CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO – De acordo com os indicadores, as doenças respiratórias em Pernambuco continuam em aceleração. Apenas na primeira semana epidemiológica de 2022, foram notificados 1.419 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag), significando um crescimento de 50% em uma semana e de 138% em 15 dias. Esse aumento nos adoecimentos impactou diretamente nas solicitações por leitos de UTI: foram 805 pedidos nesta primeira semana epidemiológica, representando um aumento de apenas 2% em uma semana, mas de 82% em 15 dias.
“Neste cenário de forte pressão sobre a rede de saúde, vamos continuar colocando em prática, por determinação do governador Paulo Câmara, nosso plano de contingência, com uma intensa mobilização de leitos para garantir a assistência à população. Em menos de 20 dias, já são 480 novos leitos para casos de Srag, sendo 213 de UTI. Isto corresponde a capacidade de pelo menos 2 grandes hospitais de campanha. E continuamos trabalhamos, diuturnamente, para minimizar os impactos desta aceleração das doenças respiratórias e salvar vidas. Nos próximos dias, temos previsão de abrir, pelo menos, outros 500 leitos, sendo 290 de UTI”, afirmou o secretário André Longo.
CIRCULAÇÃO VIRAL – No momento, além da epidemia da influenza, Pernambuco confirmou a circulação da variante Ômicron da Covid-19, considerada com um maior potencial de contaminação, o que pode agravar o cenário pelo grande número de pessoas com a vacinação em atraso. Para se ter uma ideia, a positividade dos testes rápidos de antígeno para a Covid-19 nos centros de testagem ficou em 15% na última segunda (10.01), enquanto no dia 28 de dezembro de 2021 era de apenas 3%.
“Nosso grande problema hoje é o grande volume de vulneráveis, o que pode gerar uma onda de hospitalizações muito forte. Volto a dizer: contra a Ômicron, ter apenas uma dose é o mesmo de estar desprotegido. Precisamos de ao menos duas doses, mas ainda temos mais de 500 mil pessoas com esta segunda dose em atraso. Para as pessoas com mais de 55 anos e também as pessoas com doenças pré-existentes, a dose de reforço é crucial para aumentar a proteção e reduzir a chance da pessoa se infectar ou reinfectar. Apesar disso, 40% dos idosos que tomaram as duas primeiras doses ainda precisam tomar esta dose de reforço para ter uma proteção mais robusta contra a variante Ômicron”, destacou o secretário.
Além da vacinação, a população também precisa ficar atenta a todas as regras sanitárias para evitar novas infecções respiratórias e a sobrecarga na rede de saúde. “Se você tiver qualquer sintoma de gripe, mesmo que muito leve, procure fazer o teste da Covid-19 e, independente do resultado fazer o autoisolamento até o fim dos sintomas. Sei que depois de quase 2 anos de pandemia, muitos estejam cansados, mas o reforço dos cuidados é uma questão de proteção e respeito à vida. A pandemia, infelizmente, ainda não acabou e os próximos dias podem ser muito graves. Por isso, cada atitude vai contar para conseguirmos salvar mais vidas e evitar o colapso da rede de saúde”, disse Longo. As pessoas que tiveram contato com casos sintomáticos também devem seguir as mesmas regras, com autoisolamento e testagem.
A Organização de Procura de Órgãos do Hospital Dom Malan (OPO), localizada em Petrolina, o Instituto Materno-Infantil de Pernambuco-MIP, em Recife, e a Central de Transplantes do Estado (CT-PE), estiveram juntos esta semana em uma missão de sucesso: a realização do transplante do primeiro coração de 2022.
“Tivemos a primeira doação de órgãos do ano em Pernambuco saindo aqui de Petrolina. Além do coração, a equipe de cirurgia também conseguiu captar fígado e rins”, ressalta a enfermeira gerente da OPO, Évora Leal, que esteve, junto com toda equipe da OPO, envolvida em todo processo, para culminar na doação de órgãos para transplante.
A doação múltipla do jovem de 21 anos foi autorizada pela família e registrada na madrugada de sexta para sábado (do dia 08 para o dia 09 de janeiro).
A cirurgia de transplante cardíaco foi realizada no IMIP Recife e o receptor está evoluindo bem, conta o médico cirurgião cardíaco, Fernando Figueira.
Os órgãos foram transportados pela Força Aérea Brasileira. “Sem dúvida é um marco importante, e um trabalho que envolve várias frentes em prol da vida. A doação é um sopro de esperança e um lindo gesto de amor”, pontua Évora.
Vale lembrar que pela legislação brasileira, não adianta deixar expresso em documento, ou mesmo registrado em cartório, o desejo de realizar a doação de órgãos, pois a palavra final caberá sempre aos parentes.
É um processo totalmente seguro e legal. A doação só acontece por autorização da família, após confirmação inequívoca do falecimento pelo diagnóstico de morte encefálica, estabelecido em legislação através de exames clínicos e de imagem que compõem o protocolo de ME. Cada doador pode salvar, pelo menos, de 4 a 5 vidas.
Ator e humorista pernambucano de Serra Talhada, Ivanildo Gomes Nogueira, de 61 anos, conhecido como Batoré, morreu ontem, em São Paulo. Ele estava com câncer.
1 – Concurso Ministério da Economia: sai edital com 2.130 vagas. Confira o edital na íntegra.
3 – Depois de fechar templos e igrejas, Governo de Pernambuco liberou shows gigantescos, bancou mega “Reveillon dos Vacinados” em Fernando Noronha e agora volta atrás. Adota novas medidas restritivas. Redução do público em eventos, com a cobrança de teste negativo para o novo coronavírus. O número máximo de frequentadores de eventos será de 50% da capacidade do espaço ou 3 mil pessoas em locais abertos, e mil pessoas, em locais fechados. Governo de Pernambuco também anunciou a ampliação da cobrança de “passaporte da vacina” para entrada em locais como bares, restaurantes, museus, cinemas e teatros. “Não houve negociação. Fomos apenas informados”, diz presidente da Associação de Bares e Restaurantes em Pernambuco em relação às novas restrições.Promotores do Olinda Beer 2022 e Tamandaré Verão vão anunciar cancelamento dos eventos de verão e carnaval.
4 – Cantores recebem R$ 330 mil do Governo do Estado para se apresentar no “Réveillon dos Vacinados” de Fernando de Noronha. Cantora Priscila Senna recebeu R$ 130 mil para se apresentar na ocasião. Alceu Valença recebeu R$ 200 mil.
jornalista Ivan Maurício
Quem tomar vacina contra a Covid-19 no Recife pode ganhar um caldinho de feijão ou de camarão por decisão do prefeito João Campos. Piada pronta.
Cânions de Capitólio podem ter restrição de acesso, diz governador Romeu Zema, de Minas Gerais. Período chuvoso, que vai até março, já provocou nove mortes, deslizamento de barreiras e transbordamento de barragens em Minas Gerais. Rio de Janeiro tem cerca de 1.200 desalojados após fim de semana chuvoso.
Presidente Bolsonaro sanciona lei da BR do Mar, que incentiva transporte na costa brasileira. Expectativa do governo é ampliar o fluxo de barcos entre portos e reduzir custos e entraves do transporte de cargas.
Níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas no Sudeste e Centro-Oeste devem se recuperar ao longo de janeiro e chegar ao final do mês com 40% de capacidade, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Prefeito João Campos sanciona projeto de autoria do vereador Junior Tércio que declara música gospel Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.
Vídeo de um morador de rua compartilhando um bolo de aniversário com seus cachorros viralizou nas redes sociais e mudou a vida de ‘Choco’, que se chama José Luis Matos e mora na cidade de Bucamaranga, na Colômbia. Ele aparece nas imagens cantando parabéns ao lado dos pets, que também usam um chapéu de aniversário.
ECONOMIA NO BRASIL
Balança comercial do Brasil abre 2022 com superávit de US$ 1,45 bilhão na primeira semana de janeiro. Balança comercial é uma expressão usada no âmbito econômico e que se refere ao conjunto de tudo o que é importado e exportado entre os países.
AGRONEGÓCIO
Exportação de carne bovina reduz 7% em 2021, embora a receita tenha aumentado. Resultado foi impactado pela suspensão de três meses dos embarques do produto para a China.
Exportações brasileiras de ovos crescem quase 82%. Vendas do item ao exterior renderam US$ 18 milhões ao país no ano passado.
Exportações de cachaça do Brasil crescem 30%. Setor de exportações de cachaça mostra sinais de recuperação depois da queda em 2020.
FINANÇAS NO BRASIL
Pix bate novo recorde e supera 52 milhões de transações em um dia, informa o Banco Central.
FINANÇAS NO MUNDO
Bitcoin recua para menos de US$ 40 mil. Trata-se da menor cotação do ativo desde setembro de 2021.
CINEMA
Longa-metragem Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa é a 6ª maior bilheteria da história do cinema. Arrecadou US$ 33 milhões em cerca de 1.400 salas de cinema.
PROPAGANDA
Após a polêmica envolvendo o banco Bradesco, agora a rede de restaurantes de comida italiana Spoleto também pediu desculpas por uma propaganda que incentivava a redução do consumo de carne.
OS SUPREMOS DA CORTE
Só este ano, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux gastou R$ 1,6 milhão em viagens com aviões da FAB – Força Aérea Brasileira. Foram 104 voos no ano de 2021, 96 deles em deslocamento para a casa do ministro, localizada no Rio de Janeiro, gerando um custo aproximado de R$ 1,4 milhão.
Tribunal de Justiça de Minas Gerais pagou a desembargadores mais de dez vezes o teto em 2021.
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou que a “ascensão” das mídias sociais “permitiram o aparecimento de verdadeiras milícias digitais, terroristas verbais e traficantes de notícias falsas que disseminam o ódio, mentiras e teorias conspiratórias”.
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu, hoje, prorrogar por mais 90 dias o inquérito sobre uma suposta milícia digital que se arrasta desde o ano passado. Jogada ensaiada.
SUAS EXCELÊNCIAS
Após repercussão, TCU – Tribunal de Contas da União – cancela licitação para serviços de pilates e fisioterapia. Seriam destinados R$ 216 mil dos cofres públicos para atender ministros que trabalham na sede do Tribunal em Brasília.
ELEIÇÕES
Sérgio Moro foi intransigente e condicionou nomeação de direção da Polícia Federal à cargo de ministro no STF – Supremo Tribunal Federal, disse o presidente Bolsonaro em entrevista à TV Jovem Pan.
COVID EM PERNAMBUCO
Pernambuco registrou, ontem, mais 197 casos da Covid e quatro mortes – três tinham doenças preexistentes. Com relação às quatro mortes, elas aconteceram entre o dia 15 de janeiro de 2021 e o 9 de janeiro de 2022 – um intervalo de 381 dias.
COVID NO BRASIL
País registrou, em 24 horas, mais 110 óbitos pela doença e 34.200 novos casos.
Pfizer antecipará 600 mil doses de vacinas para crianças, afirma ministro da Saúde Marcelo Queiroga. Serão 4 milhões e 300 mil dose que chegarão ainda em janeiro.
Presidente Bolsonaro responde ao presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária Barra Torres: “Não acusei a Anvisa de corrupção. Eu quis saber e repito: o que está por trás dessa sanha vacinatória?”
Latam cancela 111 voos após funcionários com Covid e gripe.
Ministério da Saúde reduz para cinco dias tempo de isolamento de assintomáticos da Covid-19.
Carnaval na Sapucaí ‘deve acontecer’, diz governador do Rio de Janeiro.
Surto de Covid-19 atingiu a Rede Globo. Uma nota do Sindicato de Jornalistas do Estado de São Paulo cobrou medidas para conter a disseminação interna do coronavírus na emissora. Sindicato ainda solicita à “Globo que adote o home office para a maior parte dos profissionais” que não necessitem trabalhar presencialmente.
COVID NO MUNDO
Médica Rochelle Walensky, diretora do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, afirmou que 75% dos mortos pelo coronavírus tinham ao menos 4 fatores de risco (as chamadas doenças preexistentes ou comorbidades).
Empresas do Reino Unido cortam auxílio para não vacinados.
África do Sul registra 32% menos mortes relacionadas à Covid-19. Primeiro registro da variante Ômicron no país é de 8 de novembro.
Tenista número um do mundo Djokovic comemora decisão da Justiça: ‘Muito obrigado a todos por estarem comigo’. “Estou satisfeito e grato que o juiz anulou o cancelamento do meu visto. Apesar de tudo o que aconteceu, quero ficar e tentar competir no Australian Open”, disse o tenista que chegou a ser detido em hotel por não ter tomado vacina após ser infectado pela Covid em dezembro e portar teste negativo.
AGORA AS BOAS NOTÍCIAS
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS
Fiocruz iniciou, ontem, produção de vacina contra Covid-19. Com isso, o Brasil contará, enfim, com uma vacina 100% fabricada em território nacional.
Dias melhores virão, com certeza. Até amanhã bem cedinho. Se Deus quiser.
Para receber no seu celular o áudio do Podcast Ivan Maurício é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 86067127.
O Ministério da Saúde resolveu reduzir o período de isolamento para pessoas que testaram positivo para Covid-19, o que influencia no período de afastamento de profissionais infectados do trabalho.
Cai para cinco dias o período de isolamento para pessoas assintomáticas com Covid-19 desde que apresentem teste negativo. Também há a alternativa de cumprir uma semana de quarentena, sem exame ao final.
Para quem apresentar sintomas, o prazo anterior se mantém: dez dias. O Ministério da Saúde fez o anúncio nesta segunda-feira em entrevista à imprensa.
A avaliação vem na esteira do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, que baixou de dez para cinco dias para pessoas completamente vacinadas e sem sintomas.
O grande número de afastamentos de funcionários em empresas de diversos setores por causa da explosão de casos provocados pela variante Ômicron levantou dúvidas sobre os direitos e deveres de trabalhadores e empregadores. A seguir, especialistas ouvidos pelo Globo esclarecem as principais dúvidas.
Priscilla Carbone, sócia do Madrona Advogados, explica que o isolamento é uma medida para evitar a contaminação de colegas de trabalho, mesmo que o empregado esteja em condições de trabalhar. Já a licença médica é quando o empregado não está em condições de exercer sua atividade.
“Em casos normais em que só é determinado isolamento, diferentemente de uma licença, o empregado continua trabalhando se for possível fazer as atividades dele em home office”, explicou.
O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira que o período de isolamento deve ser de 5 dias para pessoas que testaram positivo mas se apresentam assintomáticos.
A justificativa é o avanço da variante Ômicron, com maior poder de contágio, mas que os casos são menos graves.
Mas, para quem apresentar sintomas, o prazo anterior se mantém: dez dias. O Ministério da Saúde fez o anúncio nesta segunda-feira em entrevista à imprensa.
Todos os pacientes devem manter as recomendações sanitárias — evitar aglomerações e viagens, usar máscara e higienizar as mãos — até o 10º dia.
Mas há exceção: caso o paciente assintomático apresente teste positivo no 5º dia, deverá se manter isolado até completar dez dias.
A prefeitura do Rio de Janeiro reduziu o período de isolamento domiciliar para sete dias em pacientes com sintomas.
A quarentena cai para cinco dias para quem estiver com Covid e assintomático, desde que a pessoa se comprometa a usar máscara por uma semana.
O secretário de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse que também estuda a redução desse período, mas nenhuma decisão foi tomada até o momento.
O advogado Matheus Quintiliano, do Velloza Advogados, defende que as empresas respeitem o tempo de afastamento recomendado pelo médico que concedeu o atestado.
Flavio Aldred Ramacciotti, sócio do escritório Chediak Advogados, diz que, se o período do atestado for menor do que os sete dias de isolamento estabelecidos pela Prefeitura do Rio , por exemplo, nada impede que o empregado trabalhe em casa depois que a licença acabar e ele estiver bem:
“No caso do médico dar um tempo menor, um atestado de três dias, eu manteria esse empregado sem frequentar a empresa pelo período que os governos estão falando, de cinco ou sete dias”, destacou.
E isso vale para uma licença maior também.
O entendimento do MPT é o de que o empregado pode continuar trabalhando em casa se um médico atestar sua saúde. “Depende de avaliação médica. Se o trabalhador tem condições físicas e psíquicas para desenvolver o trabalho em home office após avaliação médica, entendemos que não há obstáculo”.
O advogado Matheus Quintiliano afirma que, se a empresa constatar que um funcionário deixou a quarentena, para viajar ou frequentar algum evento, há quebra de confiança e isso pode gerar uma demissão por justa causa.
As empresas podem ser acionadas na Justiça do Trabalho, por questões como desconto indevido de dia de trabalho e férias. Uma condenação implicaria pagamento de indenização ao trabalhador.
Outra possibilidade é de denúncia junto ao MPT, o que provocaria uma fiscalização com potencial para aplicação de sanções, que vão desde auto de infração a multas.
Para a volta ao trabalho após uma contaminação por Covid-19, o MPT entende que não é necessário apresentar um teste negativo, mas o período de isolamento deve ser cumprido e o trabalhador não pode apresentar mais sintomas.
Leia também
• Com a Ômicron, aumenta a procura por voos aeromédicos para pacientes com Covid-19
• Saúde anuncia novas regras para cumprimento de quarentena de Covid-19; veja o vídeo
• Paraguai exigirá duas doses de vacina anticovid para entrada no país
Por conta do aumento de casos e solicitações de leitos para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), Pernambuco terá, a partir da próxima sexta-feira (14), novas restrições no Plano de Convivência. Entre as definições, anunciadas nesta segunda-feira (10) após reunião do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, estão a redução da capacidade de público nos eventos,exigência de apresentação de passaporte vacinal e testes com resultado negativo para a Covid-19. As novas medidas são válidas até o dia 31 de janeiro.
Será exigida a apresentação de passaporte vacinal para se ter acesso a serviços de alimentação, cinemas, teatros e museus.
O passaporte pode ser emitido no Conecte SUS e, para quem tomou a vacina na capital pernambucana, no Conecta Recife.
Já no eventos realizados no Estado, o número de frequentadores será de 50% da capacidade do espaço ou três mil pessoas, em locais abertos, e de mil pessoas, em locais fechados.
Também nos eventos, passará a ser exigido, além do passaporte vacinal – duas doses ou dose única para pessoas até 54 anos e de dose de reforço para pessoas acima de 55 anos -, a apresentação de teste negativo de covid, sendo com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e de 48 horas para exames de RT-PCR.
De acordo com o gestor estadual, a ocupação dos leitos de terapia intensiva chegou a patamares elevados, o que motivou as restrições.
“A ocupação dos leitos de terapia intensiva no estado chegou a 85% nesta segunda-feira. Temos um problema duplo com uma epidemia de influenza dentro da pandemia de Covid. Temos feito nossa parte com a ampliação de leitos, mas apenas isso não será suficiente. Estamos ampliando a exigência do passaporte vacinal para salvar vidas e diminuir a quantidade de mais de 500 mil pernambucanos que não concluíram sua imunização”, afirmou o governador Paulo Câmara.
As novas medidas são válidas até o dia 31 de janeiro. Nesta terça-feira (11), o governo deve anunciar os detalhes dessas novas medidas, em coletiva que será realizada no Palácio do Campo das Princesas.
Leia também
• Pernambuco registra 197 novos casos e quatro mortes por Covid-19 nas últimas 24h
• Com a Ômicron, aumenta a procura por voos aeromédicos para pacientes com Covid-19