Morre Sidney Poitier, primeiro ator negro a ganhar um Oscar, aos 94 anos

08/01/22

Portal Folhape

blogfolhadosertao.com.br

Artista estrelou filmes como ‘Uma Voz nas Sombras’ e ‘No Calor da Noite’
Sidney Poitier faleceu aos 94 anos

Sidney Poitier, o primeiro grande astro afro-americano de Hollywood, morreu aos 94 anos. A informação foi confirmada por Chester Cooper, vice-primeiro-ministro das Bahamas, país de origem do ator, nesta sexta-feira (7).

Poitier, que tinha dupla cidadania – americano e bahamense – era “um ícone, um herói, um mentor, um lutador, um tesouro nacional”, escreveu a autoridade em sua página oficial no Facebook. A causa da morte ainda não foi revelada.

O artista fez história como o primeiro ator negro a conquistar um Oscar. A performance no filme “Uma Voz nas Sombras” (1963) garantiu a ele a estatueta de Melhor Ator. Poitier também brilhou em outras produções, como “Ao Mestre com Carinho”, “No Calor da Noite” e “Adivinhe Quem vem Para Jantar”, todas lançadas em 1967.

Artistas famosos lamentaram a perda do ator nas redes sociais. “Se você quisesse o céu, eu escreveria no céu em letras que chegariam a trezentos metros de altura. Para o senhor… com amor. Sir Sidney Poitier, descanse em paz. Ele nos mostrou como alcançar as estrelas”, escreveu a atriz Whoopi Goldberg.

Leia também
• Pernambuco perde a ‘criadora da ciranda’ do Janga, Dona Duda da Ciranda
• ‘Cova da Moura’: livro registra o cotidiano de comunidade africana em Portugal
• Andrew Garfield e Tobey Maguire assistiram à estreia de ‘Homem-Aranha 3’ disfarçados

João Caixero, ex-presidente do Santa Cruz, morre aos 86 anos

08/01/22

Por Ricardo Bezerra

blogfolhadosertao.com.br

O Arruda acordou de luto nesta sexta-feira (07). João Caixero, ex-presidente do Santa Cruz na década de 1970 um dos grandes nomes da história do clube, faleceu aos 86 anos, após complicações durante sua internação no hospital da Unimed. O velório do ex-dirigente aconteceu no auditório do Conselho Deliberativo na sede do clube. O corpo foi cremado no cemitério Morada da Paz.

“Joca”, como era conhecido no futebol pernambucano, esteve à frente do clube no ano de 1974, em meio a uma das épocas mais vitoriosas do clube. No último semestre, o ex-dirigente fez parte de um colegiado que buscou auxiliar na administração da diretoria de futebol do Tricolor. Além disso, exerceu recentemente a função de diretor da Comissão Patrimonial, sendo  responsável pelas obras do CT Ninhos das Cobras.

“Joca, antes de tudo, era o meu amigo. Foi uma pessoa que sempre se dedicou ao Santa Cruz, durante sua vida inteira, sendo presidente do clube, do conselho e como conselheiro benemérito. Era uma pessoa que nunca se furtou a estar à frente dos problemas mais difíceis que o clube passou. É uma perda irreparável para o Santa Cruz, estamos lamentando muito e chorando neste momento”, declarou Joaquim Bezerra, presidente do clube, em contato com a Folha de Pernambuco.

Em um de seus maiores feitos pelo clube, o ex-presidente passou 22 anos de sua vida escrevendo o livro “Santa Cruz de corpo e alma”, que detalha toda a trajetória do clube até o ano de 2016, após a conquista da Copa do Nordeste. A renda adquirida através da venda dos exemplares foi destinada à construção do centro de treinamento do clube

Além do Tricolor do Arruda, João Caixero possui passagens pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF), assumindo cargos como diretor técnico e vice-presidente. Por meio das redes sociais, os outros clubes do Trio de Ferro pernambucano lamentaram a perda do dirigente e prestaram sentimentos à família. Sport e Náutico publicaram homenagens em seus perfis oficiais no Twitter, exaltando a contribuição do ex-dirigente para o futebol do estado.

“João era uma lenda do futebol pernambucano, foi o dirigente que mais contribuiu para formar o patrimônio do Santa Cruz. Era uma figura extraordinária, uma pessoa que dedicou sua vida ao clube e é uma perda irreparável, estamos absolutamentes tristes e impactados e a federação está tomando desde cedo todas as providências e homenagens para uma pessoa que engrandeceu todo o futebol do estado”, lamentou Evandro Carvalho, atual presidente da FPF.

Leia também
• Santa Cruz retoma atividades com caras novas
• Santa Cruz anuncia a contratação do lateral-esquerdo Ítalo Silva
• Santa Cruz oficializa a chegada do zagueiro Alex Alves

Paulo Câmara reúne prefeitos para debater ações de enfrentamento à Covid e à alta de casos de Influenza

08/01/22

Imprensa PE 
blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Governador informou que ampliação da rede de leitos, distribuição de testes rápidos e incentivo à vacinação serão intensificados e solicitou colaboração dos gestores no reforço do atendimento nas unidades municipais de saúde

 

O governador Paulo Câmara  (foto)se reuniu, na manhã desta sexta-feira (07.01), por videoconferência, com prefeitos de todas as regiões do estado para compartilhar o atual momento da pandemia da Covid-19 e a aceleração dos casos de Influenza. Paulo Câmara assegurou que a ampliação da rede de leitos de terapia intensiva, do número de testes rápidos e o incentivo à vacinação serão intensificados. O governador solicitou ainda a colaboração dos prefeitos para o reforço no atendimento nas unidades municipais de saúde. Também estiveram presentes na conversa o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota; o procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco, Paulo Augusto de Freitas Oliveira; e o secretário estadual de Saúde, André Longo.

“Apresentamos aos prefeitos os dados atualizados tanto da Covid, quanto da Influenza, para que todos estejam cientes da gravidade do momento atual. Voltamos a abrir leitos, adquirimos vans e caminhonetes para ajudar os municípios a vacinar, e também distribuímos testes rápidos. Precisamos também da colaboração de todos para que a atenção básica seja reforçada. Nosso papel sempre será de prestar as informações corretas, as orientações necessárias e dar apoio às prefeituras para proteger e atender a população”, afirmou Paulo Câmara.

As demandas colocadas pelos prefeitos se concentraram na falta de insumos gerada pelo aumento repentino da demanda e na preocupação com eventos privados. “Todos esses pontos estão sendo levados em consideração e serão analisados na reunião do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 na próxima segunda-feira. Uma série de temas serão abordados, inclusive a possibilidade de novas restrições”, concluiu o secretário André Longo.

Fotos e vídeo: Heudes Regis/SEI

Gonzaga Patriota prestigia posse do novo comandante da Capitania dos Portos de Pernambuco

08/01/22

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

 

O deputado federal Gonzaga Patriota participou, nesta sexta-feira (7), da cerimônia de passagem de comando da Capitania dos Portos de Pernambuco. Na ocasião, o Capitão de Mar e Guerra Frederico Medeiros Vasconcelos tomou posse no cargo de Capitão dos Portos de Pernambuco, em substituição ao Capitão de Mar e Guerra Márcio Rebelo.
A solenidade reuniu autoridades civis e militares, além de representantes das comunidades marítima e portuária de Pernambuco.

“É sempre uma honra participar desses eventos. Quero desejar sucesso ao novo Capitão de Mar e Guerra Frederico Medeiros”, disse Patriota. O deputado tem uma forte ligação com as Forças Armadas, tendo recebido várias medalhas e honrarias militares ao longo da sua atuação parlamentar.

Anvisa aprova registro de insumo da Fiocruz, e Brasil terá vacina 100% nacional contra Covid-19

08/01/22


Primeira vacina contra Covid 100% brasileira recebe registro da Anvisa
Primeira vacina contra Covid 100% brasileira recebe registro da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (7), o registro do insumo farmacêutico ativo (IFA) da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com isso, o Brasil terá um imunizante produzido totalmente em território nacional .

Essa etapa era a última do processo de transferência de tecnologia da produção da vacina. Agora, o “ingrediente” da vacina (ou seja, o IFA) será produzido no país, em vez de ser importado de fora. No ano passado, a Fiocruz precisou atrasar a entrega de vários lotes de vacina por falta do IFA.

Fiocruz tem o equivalente a 21 milhões de doses em IFA nacional, em diferentes etapas de produção e controle de qualidade. A previsão é a de que as primeiras doses do imunizante sejam envasadas ainda em janeiro e entregues ao Ministério da Saúde em fevereiro.

Para aprovar o registro do insumo, a Anvisa avaliou estudos de comparabilidade – que demonstraram que o ingrediente fabricado no país teve o mesmo desempenho do importado.

“É uma grande conquista para a sociedade brasileira ter uma vacina 100% nacional para a Covid-19 produzida em Bio-Manguinhos/Fiocruz. A pandemia de Covid-19 deixou claro o problema da dependência dos insumos farmacêuticos ativos para a produção de vacinas. Com essa aprovação hoje pela Anvisa, conquistamos uma vacina 100% produzida no país e, dessa forma, garantimos a autossuficiência do nosso Sistema Único de Saúde [SUS] para essa vacina, que vem salvando vidas e contribuindo para a superação dessa difícil fase histórica do Brasil e do mundo”, destacou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

Anvisa já havia emitido, em abril de 2021, a certificação de boas práticas de fabricação do novo insumo – o que significou, na prática, que a linha de produção cumpria com todos os requisitos necessários para a garantia da qualidade do IFA.

Desde então, a Fiocruz vinha realizando a produção de lotes de teste para obter a autorização de uso do IFA nacional.

A vacina da Fiocruz está autorizada no Brasil desde 17 de janeiro do ano passado e recebeu o registro definitivo em março de 2021.