“É de fazer chorar …. ” Recife não terá Carnaval de rua em 2022 !

05/01/22

Por Cinthya Leite/JC

blogfolhadosertao.com.br

Segundo a prefeitura, decisão é decorrente do crescimento expressivo de casos da gripe H3N2 na capital pernambucana

GALO DA MADRUGADA/DIVULGAÇÃO
Carnaval – Foto : Galo da Madrugada/Divulgação

A Prefeitura do Recife anunciou no início da noite desta quarta-feira (5), a suspensão das programações oficiais para o Carnaval 2022, que deveria ocorrer entre 25 de fevereiro e 5 de março. Segundo a gestão municipal, apesar de a capital apresentar mais de 83% de toda a população acima de 12 anos completamente vacinada e de não ter um cenário de aumento de casos de infecção em decorrência do coronavírus, o Recife enfrenta uma explosão de casos de gripe e “entende, como sempre, que a prioridade deste – e de qualquer momento – sempre será a preservação da saúde e da vida”, diz a prefeitura.

A cidade vivencia, dia após dia, aumento no número de pessoas infectadas pelo vírus influenza H3N2: saltou de 8 para 138 casos, entre os dias 13 e 29 de dezembro, com picos de até 314 casos em um só dia (27 de dezembro). Esse panorama tem levado a prefeitura a ampliar o acesso a serviços e a assistência à população. Entre as medidas, segundo a gestão, estão o reforço das equipes, com mais 162 profissionais para a rede básica e o sistema do Atende em Casa, as estratégias de ampliação de pontos de vacinação, a abertura de 40 leitos para pacientes com síndrome respiratória aguda grave (srag) no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa e a ampliação dos pontos de testagem para influenza, com dois pontos fixos: um no Parque Urbano na Macaxeira e outro no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro.

Para reforçar ainda mais as medidas de combate ao surto, a partir de amanhã, os 30 leitos de enfermaria do HECPI ainda restantes serão destinados ao atendimento de pacientes de SRAG. Com a medida, todos os 70 leitos do hospital municipal serão exclusivos para atendimento a doenças respiratórias. Desde segunda, 40 leitos já haviam sido destinados para este fim, sendo 30 de enfermaria e 10 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Outra medida é um reforço no atendimento no SAMU, que passa a contar com mais uma Unidade de Suporte Básico (USB) e outra Unidade de Suporte Avançado (USA) que, juntas, irão ampliar a capacidade para mais 480 atendimentos mensais à população (Atualmente o SAMU conta com 20 USBs e quatro USAs).

Cenário epidemiológico

Atualmente, a capital pernambucana já aplicou 3.041.109 doses de vacinas contra covid-19, e 1.302.420 pessoas já estão com o esquema vacinal completo. Por outro lado, a capital pernambucana, assim como outros grandes centros demográficos no País, vem enfrentando um surto de gripe que tem levado a um expressivo aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (srag). Entre os dias 12 e 18 de dezembro de 2021, foram notificados 100 casos de srag; entre os dias 19 e 25 de dezembro de 2021, foram 174 casos de srag; e entre os dias 28 de dezembro de 2021 e 1º de janeiro de 2022, foram 312 casos de srag. Nesse mesmo período, foram confirmados, respectivamente, 17, 14 e 16 casos de covid-19, o que não demonstra aumento no número de casos de infecção pelo coronavírus no momento.

Por outro lado, observa-se aumento nos casos confirmados para Influenza A H3N2. Entre os dias 13 e 29 de dezembro de 2021, o número de casos confirmados passou de oito para 138, com picos de confirmações nos dias 21 (294) e 27 (314) de dezembro de 2021. É importante salientar que, devido ao tempo necessário para liberação dos resultados, esses números podem, ainda, sofrer alterações.

Paulo Câmara sanciona lei que amplia comercialização do gás canalizado no Estado

05/01/22

Imprensa PE 
blogfolhadosertao.com.br
Visualização da imagem
A lei atualiza as regras para exploração direta, ou mediante concessão, do insumo em Pernambuco

O governador Paulo Câmara(foto) sancionou, na tarde desta quarta-feira (05.01), a lei que atualiza as regras para exploração direta, ou mediante concessão, do gás canalizado no Estado. De autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Eriberto Medeiros, o projeto de lei se adapta ao novo marco legal da União, de abril de 2021, e expande a comercialização do insumo a outros fornecedores, além da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás).

Segundo o governador, a mudança vai garantir o desenvolvimento econômico do Estado. “Isso significa uma abertura maior, principalmente para a Indústria, que poderá adquirir esse gás de outros fornecedores, não obrigatoriamente por meio da Copergás. Eles poderão comprar diretamente caso consigam por um preço melhor. Então, é mais uma oportunidade e significa mais um grande incentivo às empresas”, disse. “A lei do gás é uma das mais modernas do Brasil. Poucos estados possuem uma lei estadual após a aprovação da lei federal, que ocorreu no ano passado”, completou o presidente da Copergás, André Campos.

De acordo com a lei, usuários com uso anual médio igual ou superior a 50 mil metros cúbicos de gás por dia (m³/dia) estão autorizados a buscar o insumo em outros fornecedores já a partir da publicação no Diário Oficial do Estado. A partir de 1° de janeiro de 2024, a lei se aplicará aos usuários com uso anual médio igual ou superior a 30 mil m³/dia. E, a partir de 1° de janeiro de 2025, essa medida valerá para os consumidores com uso anual médio igual ou superior a 10 mil m³/dia.

Além dos presidentes da Alepe e da Copergás, também estiveram presentes na sanção da lei o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Rafael Coelho; o presidente do Centro das Indústrias do Estado (Ciepe), Massimo Coderin; o vice-presidente do Ciepe, Paulo Drummond; os diretores técnicos da Copergás, Fabrício Bomtempo e Fábio Morgado; e o advogado da Companhia, Eduardo Alcoforado.

Foto: Djair Pedro/SEI

Aprazíveis férias presidenciais

05/01/22

blogfolhadosertao.com.br

 

Por Ricardo Leitão*

 

 

 

O mês passado foi o mais chuvoso na Bahia desde dezembro de 1989. As tempestades e enchentes deixaram 132 cidades em situação de emergência, o que corresponde a um terço dos 417 municípios do estado. O total de mortos chegou a 24; o total de feridos é de 434. São 37 mil os desabrigados e 54 mil os desalojados. O governo baiano estima que 629 mil pessoas foram afetadas pelas torrentes.

Durante todo o mês de dezembro, enquanto o sul da Bahia – a região mais atingida – era tomado pelas inundações, o presidente Jair Bolsonaro navegava em aprazíveis águas litorâneas: primeiro, no litoral de São Paulo, depois no litoral de Santa Catarina. Pescou, pilotou um jet ski, dançou funk e debochou quando alertado sobre a tragédia: “Será que vou ter de interromper as minhas férias?” Totalmente apartado da dor dos milhares de brasileiros, não abandonou o funk, a pesca e o jet ski. Normal: também não visitou nenhum hospital de infectados pela covid-19.

Há expectativa se Bolsonaro vai manter em funcionamento o seu parque de diversões quando as tempestades atingirem Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, o que deve logo ocorrer – segundo os meteorologistas. São os três maiores colégios eleitorais no País e, caso se repita a omissão escandalosa que ocorreu na Bahia, sem dúvida haverá danos para Sua Excelência na disputa presidencial de 2022.

Para o risco do dano Bolsonaro foi alertado até por assessores do Palácio do Planalto – sem sucesso. É como se precisassem lembrar que, durante os três primeiros anos de seu desgoverno, a regra – em desastres, na pandemia ou em qualquer tragédia que precisasse de solidariedade à vida humana – fosse menosprezar o sentimento do próximo. Trata-se de um desvio (psicótico?) que só agrava a conjuntura conturbada, a ponto de alguns sugerirem não um feliz 2022 mas um feliz 2023. A ironia intitulou um artigo do economista Pedro Malan, escrito ao fim de 1982. Nele, Malan previu que o ano de 1983 seria tão difícil que era melhor desejar logo um feliz 1984.

A ironia vale para o desgoverno de Bolsonaro em 2022, o decisivo ano eleitoral. Os bons sinais do início de 2021 foram logo contrariados pela inflação, retração do crescimento econômico e desemprego. Para este ano, a previsão do crescimento é inferior a 1%, com a inflação acima do limite da meta de 4,5% e um contingente de 13 milhões de desempregados. O ano de 2021 terminou sem as reformas estruturais; com o País em recessão técnica; a Bolsa de Valores com um dos piores desempenhos do mundo e o real batendo recordes de desvalorização em relação ao dólar. Instabilidade e incerteza dominam o cenário, enquadrado por uma eleição de resultados imprevisíveis.

O Brasil tem à frente o enorme desafio de se reconstruir, que para ser vencido exige união nacional, diálogo democrático, planejamento e lideranças. Nada disso há sob o desgoverno de Jair Bolsonaro, que divide os brasileiros, bloqueia o diálogo, ameaça a democracia e é desprovido de planejamento. Ademais, Sua Excelência nada lidera e fracassa até nas articulações toscas de um golpe de Estado.

Um golpe cada vez mais parece ser o que lhe resta diante da desidratação eleitoral prevista pelas pesquisas. Provocar, tumultuar, afrontar, duvidar do sistema eleitoral – como faz repetidamente – seriam maneiras de abrir caminho para atos antidemocráticos. No melhor estilo do seu ídolo, Donald Trump, que estimulou a invasão do Congresso dos Estados Unidos para impedir a posse de seu adversário, Joe Biden.

A tentativa de golpe de Trump foi abortada, como se sabe, deixando mortos, feridos e mais de 600 presos. O mesmo se deu com a manobra golpista de Bolsonaro, ao insuflar a desobediência ao Supremo Tribunal Federal, em discursos no Sete de Setembro de 2021. Trump está sendo investigado; Bolsonaro, ainda não. Dessa forma, pode se considerar até inocente, com razão e direito de tentar de novo um golpe, mediante um planejamento mais detalhado nas próximas férias.

 

  • Ricardo Leitão é jornalista

Produtores de eventos e artistas pedem realização de carnaval controlado no Estado

05/01/22

Por Jamildo Melo

Câmara de Vereadores sugeriu prorrogação das festas de Carnaval. Prefeito não decidiu o que vai fazer
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Sábado de Carnaval com pontos conhecidos vazios em Recife e Olinda – Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

 

 A Associação Brasileira dos Promotores de Eventos de Pernambuco (ABRAPE) informa que irá realizar encontro nesta quarta-feira, 5 de janeiro, às 13h, no restaurante Seu Boteco, no Bairro do Recife, ao lado do Marco Zero. A discussão é sobre a realização de eventos privados e públicos no período de Carnaval deste ano, nem que seja em porte menor, mas de forma controlada, ou seja, com a exigência de cobertura vacinal.

Além de representantes da associação, estarão presentes autoridades, artistas e produtores de eventos. Artistas de renome como Spok, Geraldinho Lins, Nena Queiroga, Gerlane Lops, André Rio, Almir, Som da Terra, entre outros artistas, vão estar presentes.

Eles informam que serão discutidas ações para o setor, que deve sofrer nos próximos dias com a não realização de importantes eventos públicos e o aumento dos casos de Covid e Influenza. “Tudo indica que será o segundo ano sem carnaval e isso prejudica não apenas os artistas, mas milhões de profissionais envolvidos na festa, de costureira a músicos, roadies, etc. Nós queremos a realização de um carnaval controlado, em ambientes fechados, em que se possa exigir a cobertura vacinal”, explica Waldner Bernardo, representante do setor.

O Recife ainda não anunciou uma posição oficial, embora os vereadores tenham sugerido ao prefeito uma postergação, para o segundo semestre, quando a vacinação estiver mais avançada.

O prefeito João Campos está voltando de Fernando de Noronha, onde foi descansar após a festa da virada.

Em Olinda, Lupércio deve radicalizar e não vai aceitar nem camarotes na festa, que deve ser cancelada.

O aumento de casos de Covid-19 provocados pela ômicron em diversos países acendeu um alerta para o Carnaval no Brasil e algumas capitais já cancelaram a festa, como é o caso de Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador.

Em São Paulo, a prefeitura ainda mantém sob análise a possibilidade de realização dos desfiles das escolas de samba e blocos, mas ao menos 64 apresentações de rua já foram suspensas.

No Rio de Janeiro, os ensaios técnicos das agremiações foram adiados para evitar aglomerações.

No Recife, o encontro do Carnaval vai acontecer em parceria com a ABRAPE (associação nacional de produtores de eventos), no restaurante Seu Boteco, no Recife Antigo, às 13h.

Olinda não terá Carnaval de rua este ano

05/01/22

Por Geovana Macambira

blogfolhadosertao.com.br

‘A vida está acima de qualquer evento’, diz prefeito de Olinda ao cancelar Carnaval 2022
Professor Lupércio, prefeito de Olinda, fala sobre o cancelamento do carnaval 2022

Os clarins de Momo não vão ressoar em Olinda neste 2022, tal qual aconteceu o ano passado e pelo mesmo motivo: falta de segurança sanitária, agora, além da pandemia da Covid-19 que segue ativa, há o incremento do surto de gripe H3N2 que acomete Permambuco.

O anúncio do cancelamento do Carnaval na cidade foi feito pelo prefeito Professor Lupércio, em coletiva realizada nesta quarta-feira no Palácio dos Governadores, sede do Executivo Municipal. De acordo com o prefeito, “a vida das pessoas está acima de qualquer evento”.

Ainda de acordo com o Professor Lupércio, entidades, grupos e artistas representantes da cultura popular e tradicional da cidade, além de ambulantes, receberão o Auxílio Carnaval.

Plano de Apoio à Cultura de Olinda

Em duas linhas de ação, o Plano de Apoio à Cultura de Olinda – pensado para amenizar os prejuízos da não-realização do Carnaval em 2022 – prevê um Auxílio Emergencial de Carnaval, com todos os trâmites adotados em 2021.

Outra iniciativa tomada pele prefeitura inclui o fomento à realização de festivais multiculturais no município, para realização no decorrer de todo o ano.

“Estamos trabalhando para que esse cancelamento ocorra de forma responsável, para preservar as vidas das pessoas e, ao mesmo tempo, queremos salvaguardar quem depende do Carnaval, amenizando os prejuízos”, destacou Gabriela Campelo, secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo.

Festas Privadas
De acordo com o prefeito, sobre as festas privadas no Carnaval, o município segue o que dita o Decreto estadual, quanto ao limite de pessoas, bem como o atendimento aos protocolos sanitários.

Segundo Lupércio, Olinda vai acompanhar as decisões do Governo de Pernambuco quanto a eventuais mudanças, se acontecerem, sobre os critérios na realização dessas festas.

“Estamos alinhados com as decisões do Estado, e vamos aguardar como tudo isso vai ficar para ajustar aqui também em Olinda.”

Compesa realiza recadastramento dos usuários em Cabrobó

05/01/22

AscomCompesa

blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo
A coleta de informações é feita  porta-a-porta

 

 A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa está promovendo mais uma ação de recadastramento no Estado. Dessa vez, o município de Cabrobó, no Sertão pernambucano, distante 531 quilômetros do Recife, está recebendo os agentes cadastradores para atualização dos dados no sistema de informação da Companhia. Cerca de mil residências serão visitadas. A ação tem o objetivo de aperfeiçoar a prestação dos serviços oferecidos, sem a necessidade dos clientes se deslocarem até a uma loja de atendimento. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos no próximo mês de fevereiro. 

O gerente da Unidade de Negócios do Sertão Central, Kássio Kramer informou que a atualização dos dados cadastrais serve de subsídio para as áreas de faturamento, arrecadação, cobrança, relacionamento com o cliente, “daí a importância de termos uma base de dados completa e com consistência”, explicou. 

As visitas serão realizadas das 8h às 18h, de terça a sexta e das 8h às 17h, aos sábados. Os agentes estão portando crachá de identificação além de todo o material de EPI necessário para assegurarmos a proteção tanto do cliente quanto dos nossos colaboradores. 

Em caso de dúvida, o cliente poderá entrar em contato com a Compesa pelo telefone 0800 081 0195.  Na ocasião será solicitado apenas o documento CPF, RG e o comprovante de titularidade ou de responsabilidade do imóvel. É importante frisar que não serão solicitadas quaisquer informações financeiras.

Podcast do jornalista Ivan Maurício com as informações mais importantes do dia

05/01/22

blogfolhadosertao.com.br

 

Saúde enfrenta dificuldades com  avanço da  Influenza H3N2

 

Mesmo após abrir 329 leitos, Pernambuco tem mais 260 pacientes em espera por UTI e enfermaria por conta da gripe Influenza H3N2. Número de mortes em Pernambuco sobe para 30; casos passam de 5.200. Hospitais começam a saturar. “Combatemos hemorragia com band-aid”, disse o infectologista Felipe Prohaska, da equipe do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, na área central do Recife.

 

1 – Carnaval de rua do Rio de Janeiro foi cancelado em razão da pandemia. 7 capitais também cancelaram o carnaval. Prefeitura do Recife e Olinda ainda não definiram posição sobre carnaval

 

2 – Caixa Econômica Federal libera até R$ 1.000 via celular para todos os trabalhadores.

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/01/caixa-economica-federal-libera-ate-r.html

 

3 – Concurso da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – oferece 61 vagas de nível médio e superior com salários de até R$ 4,1 mil.

Campus Caruaru da UFPE

https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/2022/01/concurso-da-universidade-federal-de.html

 

4 – Veja quanto será o IPVA do seu carro em 2022 e se é melhor pagar o imposto à vista ou a prazo. 

https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/consumidor/2022/01/14929289-veja-quanto-sera-o-ipva-do-seu-carro-em-2022-e-se-e-melhor-pagar-o-imposto-a-vista-ou-a-prazo.html

 

 

jornalista Ivan Maurício

Presidente Bolsonaro tem sonda retirada, mas segue sem previsão de alta, diz boletim médico. Cirurgia foi descartada. Em consequência da facada, presidente terá restrições alimentares para o resto da vida. Em mensagem enviada ao UOL ontem, Beatriz Macedo Lopes, filha de Antônio Luiz Macedo, médico de Bolsonaro, desabafou sobre ‘mentiras’ e ‘absurdos’ que estão falando sobre seu pai: “Meu pai nunca recebeu um real por ter tratado do Bolsonaro”, disse Beatriz.    

                

Ministério da Cidadania anunciou, ontem, que zerou a fila de espera do programa Auxílio Brasil. 2 milhões e 700 mil de famílias a mais vão receber o Auxílio Brasil – substituto do Bolsa Família – em janeiro. Neste mês de janeiro, o público total atendido ultrapassará 17 milhões de famílias.

 

Marco das Ferrovias: governo federal assina 21 novos contratos. Empresas se comprometeram a investir quase R$ 91 bilhões, além de construírem 6.500 quilômetros de trilhos.

.

 

Chuvas elevam nível de rios e provocam danos no Maranhão.

 

Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso meteorológico indicando pancadas de chuvas com intensidade moderada e pontualmente forte na Região Metropolitana do Recife, Agreste e nas Zonas da Mata Norte e Sul. O alerta é válido até esta quarta-feira (5).

 

 

Recife e Porto Alegre são as capitais com maior inflação em 2021. Preços subiram em todas as cidades no ano passado; a menor inflação, de 7,71%, foi apurada em Salvador. Dados são da Fundação Getúlio Vargas.

 

Presidente Bolsonaro sanciona lei que autoriza postos a comprarem etanol diretamente de produtores.

 

Brasil atingiu em 2021, em meio à pandemia, recorde histórico de mortes e o menor número de nascimentos desde 2002. É o que mostra levantamento da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, que analisou dados dos 13.440 cartórios do país.

 

Previsão de pagamento de bônus aos consumidores que economizaram energia de setembro a dezembro, no programa lançado pelo governo federal para enfrentar a crise hídrica, é de R$ 1,62 bilhão. O valor deverá ser descontado na conta de luz de janeiro daqueles que atingiram a meta de reduzir o consumo em até 10%, com um bônus de R$ 50 para cada 100 kWh economizados.

 

Contribuição do MEI vai subir para R$ 60,60 em fevereiro.

 

O “saidão de Natal” das penitenciárias do Rio de Janeiro, para muitos presos, foi um caminho sem retorno. No total, 522 detentos não voltaram para as prisões, 42% do total de 1.240 presos que foram liberados para passar as festas em casa.

 

Relação de MC Irak com tráfico é principal linha de investigação de morte de músico e de homem feito de ‘escudo humano’, diz delegado da Polícia Civil de Pernambuco.

Vocalista da banda de forró Mastruz com Leite, Larissa Ferreira, desabafou em uma sequência de vídeos no Stories do Instagram sobre um suposto assédio que sofreu por um colega do mesmo grupo musical. Ela e o marido hospedaram o homem, que não teve nome divulgado, na residência do casal, após o grupo sair para jantar e beber junto. “Ele abusou de mim”, disse Larissa.

 

China cria ‘Sol artificial’ cinco vezes mais quente que o real. A partir de fusão nuclear, país trabalha em tecnologia capaz de gerar energia limpa imitando as reações naturais de uma estrela.

“Bebê do Nirvana” perde processo contra a banda por capa de álbum. Na Justiça dos Estados Unidos, Spencer Elden, hoje um adulto com 30 anos, alegou ter sido vítima de exploração sexual infantil. Capa do álbum marcou uma geração: um bebê nu aparece nadando debaixo d’água com uma nota de um dólar americano em um anzol.

 

JORNALISMO? 

Assessor de imprensa não desempenha atividades de jornalista. Entendimento é da 8ª turma do Tribunal Superior do Trabalho ao registrar que o mero repasse de informações jornalísticas para os órgãos de comunicação não caracteriza a atividade intelectual exercida pelo jornalista.

 

TELEVISÃO

Apresentador do SBT em Minas Gerais Rafael Silva, de 36 anos, que sofreu uma parada cardíaca ao vivo, está melhorando e foi extubado. A informação foi divulgada por Kadu Lopes, que também é apresentador da TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais.

 

ECONOMIA NO BRASIL

 

Com 16 reajustes, preço da gasolina fecha o ano com aumento de 46%. Dados são da Agência Nacional de Petróleo.

 

Preço do etanol cai em 20 estados na semana; média nacional recua 0,32%, diz Agência Nacional de Petróleo.

Brasil ultrapassa marca histórica de 13 GW de energia solar instalada.

 

Rio de Janeiro registra abertura recorde de 72.894 empresas no estado.

 

ECONOMIA NO MUNDO

 

Governo Biden vai investir US$ 1 bilhão para baratear o preço da carne nos Estados Unidos.

 

Inflação na Turquia dispara e atinge 36%, maior nível em 20 anos.

 

NEGÓCIOS EM PERNAMBUCO

 

Governo de Pernambuco autoriza Latam a voar para Fernando de Noronha. Até então, apenas as companhia Azul e Gol podiam realizar voos para a ilha. Expectativa é de que nova rota comece no segundo trimestre.

 

NEGÓCIOS NO BRASIL

 

Hotéis do Rio de Janeiro atingem 96% de ocupação na noite do Réveillon.

 

POLÍTICA

Deputado estadual Waldemar Borges critica aliados que colocam nome de Renata Campos, viúva de Eduardo Campos, em discussões da sucessão no PSB. A viúva tem um filho candidato a deputado federal e outro que é prefeito do Recife.

 

Bancada federal do PSB se define a favor de federação com o PT.

 

Com veto, Bolsonaro sanciona propaganda partidária em rádio e TV. Presidente da República excluiu do texto compensação fiscal às emissoras.

 

PL, de Bolsonaro, foi o partido que mais cresceu na Câmara dos Deputados desde 2018. PL obteve 33 cadeiras nas eleições de 2018. De lá para cá, cresceu 30% e agora tem 43.

 

Partidos receberam R$ 940 milhões dos pagadores de impostos em 2021. Valores foram pagos por meio do fundo partidário.

 

Pré-candidato a presidente da República, Lula fala em revogar reforma trabalhista.

 

DESVIOS DE RECURSOS DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA

 

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara substitui o governador Wellington Dias na presidência do Consórcio Nordeste. Espera-se que esclareça o paradeiro de R$ 48 milhões de reais utilizados na compra de respiradores que até hoje não foram entregues.

 

COVID EM PERNAMBUCO

Pernambuco registrou, ontem, 272 novos casos de Covid e oito mortes – sete tinha doenças preexistentes. Mortes confirmadas nesta terça-feira ocorreram entre o dia 21 de maio de 2021 e 2 de janeiro de 2022 – um intervalo de 196 dias.

 

COVID NO BRASIL

 

Brasil registrou. ontem, 175 mortes por Covid. País tem maior número de casos diários desde outubro Foram registrados 18.759 novos casos.

 

Consulta pública do Ministério da Saúde: Maioria é contra prescrição médica para vacinar crianças.

 

Associação Nacional de Desembargadores (Andes) entrou com um pedido de providência junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra Tribunais de Justiça Estaduais, Regionais Federais e Regionais do Trabalho. Associação Nacional de Desembargadores quer desfazer atos desses tribunais que têm exigido de magistrados a apresentação de seus comprovantes de vacinação contra o Covid para ingresso nas dependências.

 

CPI da Covid: Ministério Público Federal abre 12 inquéritos para analisar denúncias. Procuradoria da República no Distrito Federal vai investigar atuação do Ministério da Saúde na gestão de Pazuello e mais 11 acusações. 

 

COVID NO MUNDO

 

Mundo bate recorde com 2,4 milhões de novos casos.

 

Estados Unidos registram mais de 1 milhão de casos de Covid em 24 horas. França tem mais de 270 mil casos. E casos de Covid-19 na Argentina duplicam para 81 mil em 24 horas.

 

Rei e rainha da Suécia estão com Covid; Suécia tem recorde de casos.

 

Até amanhã bem cedinho. Se Deus quiser.

 

Para receber no seu celular o áudio do Podcast Ivan Maurício é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 86067127.

 

Podcast Ivan Maurício agora está no Spotify

https://open.spotify.com/show/3Gjxg9YP9lm1KRpqHSjtvt

 

Inscreva-se no “Canal Ivan Maurício” no YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCaXe_35VYXjqd1B9jANaVDQ

 

Acesse o Blog Ivan Maurício: https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/

 

Inscreva-se no “Ivan Maurício Podcast” no Telegram:

 https://t.me/+oU6_o0Dh49k4ZWNh

 

Curta no Twitter: https://twitter.com/ivanmauricio

 

E no Facebook: https://www.facebook.com/ivan.mauricio.75

Sucessão estadual: Paulo Câmara pode chamar partidos para conversar sobre candidatura na próxima semana

05/01/22

Por Mirela Araújo /JC

blogfolhadosertao.com.br

Os partidos que compõem a Frente Popular de Pernambuco estão na expectativa sobre quem será o candidato escolhido pelo governador para disputar a eleição pelo PSB

 

BRUNO CAMPOS / JC IMAGEM
O governador Paulo Câmara deverá definir quem será o candidato a governado pelo PSB até o dia 31 de janeiro – Foto: Bruno Campos / JC Imagem

O governador Paulo Câmara (PSB) deverá iniciar uma série de reuniões com os partidos que integram a Frente Popular de Pernambuco, a partir da próxima semana, para dar andamento na escolha do candidato à sua sucessão. Com o prazo estipulado para uma definição até o dia 31 de janeiro, a expectativa dos aliados é grande, já que a formação da chapa majoritária também implica nas alianças proporcionais.

Presidente estadual do MDB, o deputado federal Raul Henry considera que o tempo determinado pelo chefe do Executivo estadual para apresentar um nome, é positivo. “Nos primeiros quinze dias de janeiro, muita gente está viajando. Então é natural que essas discussões se dêem depois desse período. É importante que o governador tenha anunciado um prazo porque precisamos correr com a composição dessa chapa”, afirmou o dirigente emedebista.

Sobre os eventuais pré-candidatos, que têm sido colocados à mesa nas últimas semanas – como o secretário da Casa Civil, José Neto, e os deputados federais Tadeu Alencar e Danilo Cabral – o ex-vice-governador deixa claro que essa é uma prerrogativa que caberá a Paulo Câmara. “Ele vai ter discernimento para escolher um nome que possa promover a convergência do conjunto da Frente Popular”, declarou Raul Henry.

Para o presidente estadual do PDT, o deputado federal Wolney Queiroz, “o PSB está consciente dos prazos e atento ao calendário”. “Com o cenário delineado é muito mais fácil para os partidos que integram a Frente Popular, poderem se posicionar e se colocarem à frente das discussões. No caso do PDT, nós temos algumas peculiaridades, pois temos um candidato a presidente (Ciro Gomes) que não é o candidato preferencial do PSB”, explica o pedetista.

Wolney Queiroz já admitiu a possibilidade de Pernambuco ter, em um mesmo palanque, dois candidatos à presidência da República. Nessa composição, o candidato a governador apoiaria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o candidato ao Senado pediria votos para o ex-ministro Ciro Gomes. “Ciro teve mais de 700 mil votos em Pernambuco e tenho certeza de que a Frente Popular não quer perder esses votos”, ressaltou o parlamentar.

Além disso, Wolney também chama atenção para o fato de que dois pré-candidatos ao governo da opsoição, possuem representação forte no interior do Estado – Miguel Coelho (DEM), prefeito de Petrolina, e Raquel Lyra (PSDB), prefeita de Caruaru. “Essas duas pré-candidaturas praticamente impõem uma escolha de alguém da chapa que representa o interior”, alertou. Outro ponto é o fato de que o PDT foi uma peça importante na eleição do prefeito João Campos, em 2020, tendo na chapa a vice-prefeita Isabella de Roldão. “ São coisas que precisam de definição e são relevantes para o PDT”, pontuou Queiroz.

Assim como Wolney Queiroz, o presidente estadual do Republicanos e deputado federal, Sílvio Costa Filho, tem o nome cotado para ser o candidato ao Senado Federal na chapa a ser liderada pelo PSB. Silvio Costa já afirmou que está pronto para encarar esse novo desafio e também segue aguardando pelo chamado de Paulo Câmara para conversar sobre o pleito estadual.

“Nesse momento todos os partidos precisam ter a serenidade e a tranquilidade para aguardar o debate interno do PSB, para que o partido venha apresentar o candidato ao governo do Estado. Até porque, a pauta da sociedade ainda não é a pauta da eleição. As pessoas estão pensando no planejamento anual, estão pensando na retomada do trabalho e acho que ainda não entrou na pauta da sociedade, o debate das eleições de 2022. Por isso que temos tempo para que seja apresentado o nome e a posterior a composição da majoritária”, declarou Silvio Costa Filho.

Gripe perigosa : Epidemia de H3N2 chega a 30 morte em Pernambuco e os casos da gripe no estado passam de 5,2 mil

05/01/22

Portal Folhape

blogfolhadosertao.com.br

Dos 30 óbitos, 13 foram pessoas do gênero masculino e 17 do gênero feminino

Epidemia de H3N2: número de mortes em Pernambuco sobe para 30; casos passam de 5,2 mil

O número de mortes em Pernambuco em decorrência da influenza A H3N2 subiu para 30, segundo informou balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) desta terça-feira (4). Os dados são de registros feitos até segunda-feira (3). O total de notificações aumentou para 5.253 casos confirmados.

Nesta nova rodada de análises feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) foram obtidas 2.787 amostras laboratoriais positivas, sendo 19 novos óbitos.

Dos 30 óbitos, 13 foram pessoas do gênero masculino e 17 do gênero feminino. Todos foram confirmados para a influenza A H3N2.

Os pacientes eram residentes do Recife (17), Palmares (3), Ipojuca (2), Jaboatão dos Guararapes (2), São Lourenço da Mata (2), Goiana (1), Olinda (1), Sirinhaém (1), Tracunhaém (1).

Distrito de Umãs (Salgueiro) comemora hoje 81 anos de fundação

05/01/22

Por    Sávio Barros *

blogfolhadosertao.com.br

Neste 05 de janeiro de 2022, nosso querido Distrito de “Umãs  (Salgueiro), comemora  81 anos de fundação.

No inicio, aqui era terra de nativos, pertencentes aos Atikun Umã, palavra que ajuntada formou-se Umãs.

Existia na comunidade um senhor chamado Ludovico, seus descendentes de hoje são chamados de “os Lourenços”.

Ludovico nas suas andanças com burros tropeiros, foi comprar farinha onde é hoje Araripina, e ao chegar em casa, deparou-se com a imagem de um santo dentro da saca.

Por muito tempo, veneraram a imagem como sendo de são Sebastião, porém, anos depois, um padre descobriu que aquela imagem não era de são Sebastião e sim, de São Bom Jesus.

As rezas eram celebradas na casa da familia de Ludovico, e com o passar do tempo, as três filhas dele começaram erguer uma capelinha, com dinheiro de venda de galinhas, porcos e com ajuda de algumas pessoas.

A capelinha tem hoje, 104 anos.

Umãs  foi crescendo  e a capelinha ficou pequena para tantos fiéis. Foi então que a comunidade deu início a construção da igreja de são Sebastião, que é sem duvidas, a mais bela de toda a recém criada paróquia.

O prefeito da época, Osmundo Idalino Bezerra, doou a imagem de são Sebastião, a qual foi entronizada na igreja com bastante festa,  banda de musica acompanhado de muitos fiéis de Santo Antonio, padroeiro de salgueiro, que vieram ao evento.

A fundação da vila Umãs foi tomando forma de vila e um grupo de senhores e políticos da região, se reuniram e combinaram para que fosse realizada uma feira para impulsionar o comércio local e fundar a vila de Umãs.

O senhor Antonio Pereira Dum, juntamente com Edésio Barros, Chico Tonheiro, Grangeiro Parente e outros nomes, com o apoio do coronel Veremundo Soares, juntaram um batalhão de pessoas e limparam todo o entorno da capela, onde foi realizada a 1ª feira, em 05 de janeiro de 1941, a qual foi o maior sucesso, vindo gente de Salgueiro, Terra Nova, Parnamirim, Cabrobó, e regiões vizinhas.

A data da 1ª feira, foi abraçada pelo povo de Umãs, como se fosse o dia de sua fundação.

Hoje, Umãs é o distrito mais desenvolvido do município de Salgueiro,  onde possuímos estrada asfaltada, água do rio São Francisco, biblioteca, Posto da Saúde da Familia, que já existe há mais de 30 anos;  sinal de celular da Oi e Vivo, telefone fixo, três provedores de internet: Ferreira net, Junior net e Cleiton. Temos duas escolas: uma municipal e outra estadual, posto dos Correios, associação de moradores e de agricultores, Umãs clube com mais de 50 anos, igrejas de São Sebastião, capela do Bom Jesus, Assembléia de Deus, Congregação Cristã e Igreja Batista. Temos posto de gasolina e vários comércios.

Curiosidades sobre Umãs:

– Fundação da vila: 05/01/1941

– Oficialização de Umãs como distrito: 13/12/1948

– 1º Vereador: Epaminondas Cicero de Barros (Duda Barros)

– Festa de São Sebastião em janeiro

– Festa do Bom Jesus em agosto

– A senhora Catarina Parente de Sá Dum, era proprietária de uma grande área de terras da nossa região.

– A capelinha de Umãs foi construída em 1918

– Os festejos de Bom Jesus, começaram há mais de 150 anos, muito antes da construção da capela

– Entre moradores do distrito e zona rural, somos mais de 3.500 pessoas

– Temos mais de 1.700 eleitores

– Primeiros professores: Maria Justina e José de Barros

– Primeira professora titular filha de Umãs: Hilda Maria de Barros Aleixo

– Alguns professores que vieram lecionar em Umãs: Terezinha Pimentel,  de Vitória de Santo Antão-PE; Terezinha Fonseca,  de Recife-PE; Mirian Castelo Branco,  de Recife-PE; Térsia Angelim,  de Salgueiro-PE; dona Emília,  do Rio de Janeiro; Afra Pires da Luz,  de Belém de São Francisco-PE; Joana Darque,  de Belém de São Ffrancisco-PE; Creuza Pereira do Nascimento,  de Salgueiro-PE; Terezinha Aires,  de Exu-PE e Fátima Sá,  de Belém de São Francisco-PE.

– Primeira missa celebrada: por padre Antônio Boot em 18 de janeiro de 1941, antecipando os festejos de são Sebastião

– Há quem diga que os nativos da nossa região, são uma ramificação dos Cariris cearenses

– Primeiro veterinário: Martin Nelson Barros

– Primeiro cantor a gravar disco: Ademir Santos

– Político com mais destaque na história de Umãs: Ex-vereador João Nelson Gonçalves

– Os jovens Manoel Barros e Né Américo, (falecidos), serviram a “ONU” na defesa do canal de Suez no Egito.

– Umãs foi um grande produtor de algodão, arroz e feijão.

– A poetisa Maria Araujo de Barros Sá e Silva é destaque na Academia Santista de Letras, em Santos-SP.

– A jovem Sônia Regina de Barros Aleixo, vem despontando como uma poetisa popular, amante do repente e do cordel.

– Governadores que vieram a Umãs inaugurar obras: Marco Maciel e Roberto Magalhães.

– Atualmente, Umãs não possui representante na Câmara Municipal de Vereadores de Salgueiro

– No passado, Umãs tinha cadeia pública com efetivo permanente, e um posto dos telégrafo, hoje temos Correios mas não temos efetivo militar.

– Em 13/11/2021, a área pastoral, elevou-se a paróquia de são Sebastião, composta por 14 comunidades, com festa solene presidida pelo bispo dom Magnus Henrique Lopes, e o padre Edilson Rodrigues, nosso pároco.

 

 Sávio Barros *  Professor  de História formado  pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (Fachusc)-Salgueiro,  e pós-graduado em História do Brasil, na FJN de Juazeiro do Norte-CE.