11/09/20
blogfolhadosertao.com
Passava das oito horas da noite de ontem quando a família do vice-prefeito de Salgueiro , Francisco de Sá Sampaio confirmou sua morte no Pronto Socorro São Francisco, onde estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para tratar de uma insuficiência respiratória, há cerca de vinte dias. Pessoas ligadas à família informaram momentos depois que o velório será no SAF e o horário do sepultamento deve ser anunciado ainda nesta manhã.
Logo no primeiro momento da pandemia do novo coronavírus, em março, o vice-prefeito que tinha 91 anos de idade, ficou recolhido em sua propriedade rural, na Barriguda. Ele fez o teste da Covid-19, mas deu negativo, sendo acometido em seguida por uma pneumonia.
O desembrgador aposentado que presidiu o Tribunal de Justiça de Pernambuco na década de 1990, conhecido por Dr. Chico, participou ativamente da política partidária de Salgueiro nos últimos vinte anos, tendo disputado três eleições consecutivas para prefeito do município, com votações expressivas. Nas últimas eleições, há quatro anos, ele foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada pelo atual prefeito, Clebel Cordeiro.
No pleito de 20212, o desembargador aposentado foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-lider da oposição e ex-vereador Alvinho Patriota numa campanha dificil que resultou numa votação expressiva com a obtenção de 43% dos votos válidos alcançados pela chapa PV/DEM.
Em nota encaminhada ao blogfolhadosertao.com, ontem à noite, Alvinho Patriota lamentou a morte do seu ex-aliado: “Dr. Chico Sampaio, homem íntegro, fiel, de pouca conversa mas de muita ação. Em 2012 fizemos caminhada junto na eleição municipal, quando obtivemos 43% dos votos válidos. Faz sua passagem hoje deixando grande legado. Creio que ninguém, mesmo opositores políticos têm qualquer queixa de Doutor Chico. Deus o receba na Glória dos Céus!”, há mais de
O prefeito Clebel Cordeiro usou as redes sociais para lamentar a morte do seu aliado : “Não tenho palavras para dizer como me sinto agora.Difícil de acreditar. Aprendi muito com Dr. Chico.Foram 04 anos de convivência intensa. Sinto uma dor enorme com essa perda. Dr. Chico foi um amigo, um irmão, um companheiro leal de todas as horas.Dr. Chico deixa saudades, mas também deixa uma herança de honradez para todos nós. O seu legado é um patrimônio de Salgueiro.Rogo a Deus para que receba Dr. Chico em sua Glória e que conforte seus familiares e nós todos que somos amigos dele. E como diz a canção.Amigos são para sempre”.