O melhor do jornalismo em debate: Olhares sobre a Mídia, nesta quinta-feira

15/09/20

blogfolhadosertao.com

 

O Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) irá receber os jornalistas Luis Nassif e Laércio Portela na segunda edição da série Periscópio: Olhares sobre a Mídia, na próxima quinta-feira (17/09), a partir das 21h. A série de lives tem como objetivo debater diferentes temas relacionados à comunicação e ao jornalismo.

Luis Nassif, editor do portal eletrônico GGN, e Laércio Portela, editor do portal Marco Zero Conteúdo, irão debater o tema: Jornalismo de hoje, censura e democracia. A mediação ficará por conta da diretora do Sinjope, Mariana Leite. A segunda live da série irá ao ar pelo facebook (/Sinjope) e pelo instagram (Sinjope).

*Luis Nassif começou a trabalhar profissionalmente como repórter de economia da revista Veja. Em 1983 mudou-se para a Folha de São Paulo, onde participou do projeto de criação do Datafolha. No ano de 1986, ele ganhou o Prêmio Esso, categoria principal, com a série de reportagens sobre o Plano Cruzado. Em 1990, passou a apresentar o programa Dinheiro Vivo na emissora pública TVE Brasil. Nassif retornou, em 1991, para a Folha de São Paulo, como colunista de economia. Foi, ainda, comentarista econômico da Rede Bandeirantes e da TV Cultura. Também atuou no rádio Bandeirantes de São Paulo.

Em abril de 2013, Luis Nassif lançou o Jornal GGN, um portal eletrônico de notícias, artigos, matérias especiais e análises diárias sobre os mais diversos assuntos como política, economia e direitos sociais. A linha editorial do portal privilegia o contraponto à cobertura da mídia tradicional e o debate sobre temas de interesse nacional, sempre mirando a defesa dos princípios civilizatórios e democráticos. Nassif também é compositor, bandolinista e pesquisador de choro.

*Laércio Portela foi repórter de Polícia do Jornal do Commercio e repórter, colunista e editor de Política do Diario de Pernambuco. Coordenou a comunicação do Ministério da Saúde e trabalhou na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República no governo Lula. É um dos fundadores e editor do portal de jornalismo independente Marco Zero Conteúdo, que também tem uma linha editorial que se contrapõe à cobertura da mídia tradicional.

Laércio é co-autor de documentários sobre a ocupação das escolas públicas em 2016 e os impactos de megaempreendimentos públicos e privados sobre populações e territórios vulneráveis.

SERVIÇO:
Periscópio: Olhares sobre a Mídia
Dia 17/09 – (quinta-feira) – 21h
Tema: Jornalismo de hoje, censura e democracia Debatedores: Luis Nassif e Laércio Portela Mediação: Mariana Leite (diretora do Sinjope).
Transmissão: Facebook Sinjope Instagram Sinjope
Compartilhe

Comissão de Justiça da Alepe aprova proposta que regulamenta recursos para setor cultural durante a pandemia

15/09/20

Ascom/Alepe/logfolhadosertao.com
Predio sede da Alepe

A medida prevê o pagamento de renda emergencial mensal de três parcelas de R$ 600,00 às trabalhadoras e aos trabalhadores da cultura, bem como a destinação de recursos para a publicação de editais, chamadas públicas, além de aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural e à realização de atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas pela internet ou disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais. Segundo João Paulo, os profissionais da cultura foram os primeiros a serem prejudicados com a pandemia, sendo urgente a necessidade de regulamentação do projeto. O deputado elogiou a celeridade do Governo estadual no trato da questão.  “A responsabilidade, no que cabe ao Estado, acho que foi muito importante a forma como o Governo do Estado trabalhou a ter a compreensão clara da necessidade, da urgência da aprovação desse projeto”. A proposta segue tramitando em Regime de Urgência na  Casa e deve ir à votação em Plenário na próxima quinta.

Ainda nesta segunda, o Colegiado de Justiça deu parecer favorável à Emenda Aditiva de autoria do governador que acrescenta dois parágrafos ao Projeto de Lei Complementar que instituiu as Microrregiões de Saneamento Básico do Estado de Pernambuco. Relator da matéria, o deputado Tony Gel, do MDB, declarou que a emenda atende a uma demanda de parlamentares que estavam preocupados com um possível descumprimento de obrigações por parte das empresas que viessem a ser contratadas para cuidar do saneamento básico em regiões menos populosas do estado.

De acordo com o líder do Governo na Alepe, Isaltino Nascimento, do PSB, a alteração proposta pelo Governo garante a autonomia e dá mais segurança aos municípios. “Havia uma controvérsia sobre a questão da eficiência, da autonomia do município, sobretudo em relação a se, porventura, do lote que foi o ganhador seja a Compesa ou alguma empresa privada, porventura não cumprir aquelas metas estabelecidas, então dá a possibilidade dos municípios questionarem, cobrarem etc”.

Os dois parágrafos incluídos pelo Governo no Projeto de Lei Complementar que instituiu as Microrregiões de Saneamento Básico do Estado estabelecem que o plano regional de saneamento básico deverá contemplar metas e indicadores de desempenho e mecanismos de aferição de resultados, a serem obrigatoriamente observados na execução dos serviços prestados de forma direta ou por concessão. Além disso, asseguram aos municípios a possibilidade de aplicação de sanções às concessionárias, inclusive a intervenção para retomada da operação dos serviços delegados.

 

Podcast do jornalista Ivan Maurício com as notícias mais importantes do dia

15/09/20

blogfolhadosertao.com

1 – País tem mais de 80 concursos com inscrições abertas para preencher 8,7 mil vagas. Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Confira a lista no link do texto do Podcast:

https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2020/09/14/pais-tem-mais-de-80-concursos-com-inscricoes-abertas-para-preencher-87-mil-vagas.ghtml

2 – Importações de arroz pelo Brasil crescem até 311% em setembro. Começa o enfrentamento à especulação.

3 – Inflação dos mais pobres tem alta duas vezes maior que a dos mais ricos em 12 meses, diz Ipea – órgão governamental de pesquisa.Variação do Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda foi de 3,2% para famílias com renda até R$ 1.650 contra 1,5% para aquelas com maior poder aquisitivo.

4 – Sucessor de Marcola na chefia da facção paulista tem cargo em consulado; MP identificou integrantes da nova cúpula.

Incêndios no Pantanal: governo federal reconhece situação de emergência em Mato Grosso do Sul. Decisão foi publicada em edição extra do ‘Diário Oficial da União’ e permite que estado receba recursos federais. Valor do repasse ainda não foi anunciado.

Sucessor de Marcola na chefia da facção paulista tem cargo em consulado; MP identificou integrantes da nova cúpula. Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, assumiu o comando depois que o ex-chefe da facção foi transferido para presídio federal. Ele tem cargo de adido no consulado de Moçambique, em Belo Horizonte. Tuta está foragido e foi alvo da Operação Sharks, desencadeada ontem pelos promotores do Ministério Público de São Paulo.

Novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, testou positivo para a Covid-19 ontem. Ele tomou posse do cargo no dia 10, em cerimônia presencial em Brasília.

Ex-presidente do Senado Renan Calheiros (MDB-AL) fez, ontem, cirurgia no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foi operado para a extração de um pequeno tumor no rim direito. Renan Calheiros não sabe ainda se o tumor era maligno ou benigno. O médico, Publio Viana, mandou o material para biópsia e o resultado ainda não saiu.

Presidente do INSS diz que perícias médicas retornam nesta semana.

País tem mais de 80 concursos com inscrições abertas para preencher 8,7 mil vagas. Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade.

Confira a lista no link do texto do Podcast:

https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2020/09/14/pais-tem-mais-de-80-concursos-com-inscricoes-abertas-para-preencher-87-mil-vagas.ghtml

Bateu recorde, no primeiro semestre deste ano, o número de alunos de ensino superior que não conseguiram pagar as parcelas do Fies – o maior programa do governo federal de financiamento estudantil em universidades privadas. Há 979 mil contratos em atraso há mais de 90 dias – quando o aluno é considerado inadimplente. É o maior número desde 2014.

SBT conseguiu ter avanços ontem para as transmissões da Copa Libertadores da América, que começam na quarta-feira (16). Além de Téo José, contratado da emissora até o ano de 2022, o canal de Silvio Santos fechou com o narrador Luiz Alano. O comentarista será Mauro Beting.

ECONOMIA

Bradesco lança carteira digital para atrair desbancarizados.

Fabricante alemã de bicicletas, Canyon terá carro movido a pedal. Veículo de quatro rodas mistura conceitos de automóvel e bike elétrica com autonomia para 150 km.

ELEIÇÕES

Deputado federal Daniel Coelho retira pré-candidatura a prefeito do Recife e anuncia apoio a Patrícia Domingos.

Carlos Lupi manda dissolver diretório municipal do PDT no Recife. Ao saber que o deputado Túlio Gadêlha, presidente do PDT no Recife, estava promovendo uma convenção amanhã para apoiar a candidata do PT, Marília Arraes, contrariando decisão da executiva nacional em apoio ao candidato do PSB, João Campos, o presidente Carlos Lupi acaba de intervir no diretório municipal do Recife, destituindo a comissão provisória presidida pelo deputado federal Túlio Gadêlha.

Convenção realizada, ontem, confirma MDB, Jarbas Vasconcelos e Raul Henry de novo com o PSB. Rede Sustentabilidade, Avante e PROStambém anunciam apoio a João Campos para prefeito do Recife.

Coligações mais amplas nas eleições municipais em cidades-polos de Pernambuco: Anderson Ferreira, em Jaboatão, e Miguel Coelho, em Petrolina (15 partidos cada); Raquel Lyra, em Caruaru (11 partidos); Francisco Padilha, Paulista (13 partidos).

Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) suspendeu, ontem, os efeitos de dois decretos da Câmara de Vereadores de Camaragibe que reprovou as contas do ex-prefeito e pré-candidato à Prefeitura Jorge Alexandre (SD), nos anos de 2014 e 2015. Com a decisão, Jorge Alexandre fica sem impedimentos para concorrer às eleições municipais deste ano.

CORRUPÇÃO

A força-tarefa da Operação Lava Jato apresentou nova denúncia criminal ontem contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os procuradores acusam Lula, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, de lavagem de dinheiro.Segundo os procuradores, os três dissimularam o repasse de propinas no valor de R$ 4 milhões por meio de doações da Odebrecht para o instituto do ex-presidente, entre dezembro de 2013 e março de 2014. Em nota, a defesa do ex-presidente Lula diz que o valor é referente a quatro doações lícitas da Odebrecht ao Instituto Lula, “que não se confunde com a pessoa do ex-presidente”.

Ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Napoleão Nunes Maia Filho acionou o STF (Supremo Tribunal Federal) contra a operação que investiga um suposto esquema de tráfico de influência no STJ e no TCU (Tribunal de Contas da União). O movimento pode acabar anulando a Operação E$quema S, deflagrada na semana passada passada. Magistrados de tribunais superiores, STJ e TCU principalmente estão sendo denunciados por recebimento de propina.

DESVIO DE RECURSOS DA SAÚDE DURANTE PANDEMIA

MPF (Ministério Público Federal) apresentou ontem uma nova denúncia contra o governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). Ele é suspeito de chefiar a organização para desviar recursos destinados à Saúde do estado. Segundo Ministério Público Federal “A organização criminosa chefiada por Wilson Witzel é lastreada em três principais pilares, liderados por Mário Peixoto; Pastor Everaldo, Edson Torres e Victor Hugo; José Carlos de Melo”. O grupo teria iniciado as atividades criminosas em 2017, com a cooptação de Witzel para concorrer ao governo, quando teria recebido, ainda quando era juiz federal, quase R$ 1 milhão.A denúncia diz ainda que cabia a Pastor Everaldo, presidente do PSC, indicar as empresas e os agentes que permitiram fraudes, desvios de dinheiro e posterior lavagem de capitais.

COVID EM PERNAMBUCO

Pernambuco tem 136.853 casos e 7.888 óbitos por Covid-19 após registrar mais 181 infectados e 14 mortes, sendo que sete óbitos ocorreram entre os dias 13 de junho e 10 de setembro. 118.724 pacientes foram recuperados da doença.

Recife tem mais um dia sem confirmação de mortes pelo novo coronavírus. Informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Recife, divulgado na noite de ontem.

Manoel Rodrigues Santiago, de 82 anos, foi o último paciente a receber alta. Prefeitura do Recife fecha sexto dos sete hospitais de campanha montados para a pandemia: Hospital da Imbiribeira.

Aulas nas escolas de Pernambuco ficam suspensas até o dia 22 de setembro. Anúncio que atinge a rede de educação básica foi feito ontem. Atividades foram suspensas em 18 de março, devido à pandemia do novo coronavírus.

Estudo aponta que pandemia interrompeu tratamentos e comprometeu a saúde de idosos.Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi feita com 1.,5 mil pessoas, em parceria com outras 15 instituições de ensino do Brasil.

COVID NO BRASIL

Ministério da Saúde confirmou ontem mais 15.155 casos e 381 mortes por Covid-19. Ao todo, o Brasil soma 4.345.610 diagnósticos e 132.006 vítimas fatais da doença causada pelo novo coronavírus. 3.573.858 pessoas foram recuperadas da Covid no Brasil.

Mortes por covid caem em 12 estados e sobem em 2.

São Paulo tem a 5ª semana consecutiva de queda de mortes por covid-19.

COVID NO MUNDO

Organização Mundial da Saúde contabiliza 28.637.952 casos em todo o mundo, desde o início da pandemia. O número é um pouco menor do registrado pela universidade Johns Hopkins, que registra casos em tempo real. Também houve 5.537 novas mortes por coronavírus relatadas à OMS nas últimas 24 horas, elevando o número global de mortes para pelo menos 917.417.

Indonésia obriga cidadãos que não usavam máscaras a cavarem covas para vítimas da Covid-19. O caso ocorreu na província de Java Oriental.

AGORA A BOA NOTÍCIA
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

Farmacêutica AstraZeneca quer ampliar o número de voluntários testados no Brasil. Segundo a CNN apurou, a farmacêutica já fez o pedido para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pretende passar de 5 mil para 10 mil pessoas a serem testadas na fase 3 da vacina em todo o país.

Dias melhores virão
Até amanhã bem cedinho

Para receber no seu celular o áudio do Podcast é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 999601162.

Se quiser ouvir agora o áudio temos sete opções de aplicativos na nossa parceria com o blog Falou & Disse:

Vocd também pode me acompanhar no Instagram: @ivanmauricioolinda

Paulo Câmara comemora investimento de R$ 70 milhões em indústria de papel

15/09/20
Imprensa/PE/blogfolhadosertao.com

Com instalação no município de Pombos, a perspectiva é de que sejam gerados 262 empregos diretos no Agreste

Governador Paulo Câmara

O governador Paulo Câmara anunciou, ontem (14), no Palácio do Campo das Princesas, a construção da nova planta da OL Indústria de Papéis, empresa baiana que montará em Pombos, no Agreste, uma filial para produção de fraldas descartáveis, papel higiênico e papel toalha. O investimento é de R$ 70 milhões. A expectativa é de gerar 262 empregos diretos no Estado.

“É uma notícia importante diante de um cenário de tantos desafios. Pernambuco continua a manter o ritmo do crescimento atraindo indústrias. A empresa vai gerar centenas de empregos com um investimento de R$ 70 milhões, ajudando na consolidação, não apenas do município de Pombos, mas também de toda aquela região do Agreste. Como polo indutor do desenvolvimento, o Governo de Pernambuco avança nessa pauta de interiorizar as indústrias que chegam aqui ao Estado”, destacou o governador.

Como contrapartida para atrair o investimento, o Governo de Pernambuco deve conceder, até 2032, o incentivo fiscal de crédito presumido do ICMS, de até 90%.  O percentual é correspondente à redução do saldo devedor do imposto apurado em cada período fiscal, enquadrado nas normas de habilitação do Programa de Estímulo à Indústria – Proind.

A gente tem feito um trabalho muito proativo em busca de investimentos para todas as regiões de Pernambuco, indo em busca de empresas e empreendedores, mostrando as oportunidades que o Estado pode oferecer, não só de incentivos fiscais, mas também de mão de obra de infraestrutura”, enfatizou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

Com a construção da fábrica, que ficará numa área de 4,18 hectares, a empresa espera reduzir o custo logístico para outras praças do Nordeste, aumentando seu marketshare em Pernambuco e nos demais estados da Região.A OL Papéis possui seis marcas próprias na linha de papéis e fraldas descartáveis (Familiar Soft, Familiar Supremo, VeludVip, Absoluto, Absoluto Decor e Fofura Baby).

Além disso, produz, sob encomenda, para as grandes redes varejistas, como Grupo Big, Sendas (Assaí), Carrefour (Atacadão) e Cencosud (GBarbosa). Em relação aos pontos de venda, a empresa atua junto a supermercados de rede, mercados de bairro, atacadistas e estabelecimentos do tipo “cash andcarry”.

“A instalação da unidade em Pernambuco foi por uma questão estratégica de mercado. O Estado é hoje nosso segundo mercado de vendas, após a Bahia. Pernambuco é um mercado muito forte, tem tudo para superar as vendas de lá. Ficamos muito felizes que conseguimos todos os incentivos necessários para a implantação da  indústria e com isso a gente consegue entrar bem competitivo com os produtos dos demais concorrentes”, ressaltou o sócio-diretor da OL Papéis, Valdecir Roberto Bechel.

ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS – Apesar da crise global desencadeada pelo novo coronavírus, de janeiro até julho deste ano, foram aprovados 50 novos projetos de implantação ou expansão de indústrias, centrais de distribuição e importadoras em solo pernambucano. A expectativa é de geração de 4,2 mil vagas de empregos diretos. Todos os empreendimentos passaram pelo crivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico ou do Conselho Estadual de Políticas Industrial, Comercial e de Serviços (Condic).

O anúncio da implantação do Terminal de Gás Natural Liquefeito, no Porto de Suape, pela Golar Power Brasil, foi o destaque do 1º semestre. A empresa é um dos principais grupos de logística de gás natural liquefeito do mundo e tem planos de investimento de R$ 1,8 bilhão. Para o Recife, foi anunciado o início das obras do Complexo Multiuso Porto Novo Recife, com investimento total de R$ 140 milhões. Em Goiana, o Grupo Sada anunciou a ampliação do terminal logístico e a construção de uma usina solar para geração fotovoltaica. A empresa vai investir R$ 110 milhões.

 

 

TSE recebe lista da mais de 7 mil fichas sujas

15/09/20
Por André Richter – da Agência Brasil – Brasília
Blogfolhadosertao.com

Os nomes de cerca de 7 mil gestores constam na lista

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu ontem (14) uma lista com cerca de 7 mil nomes de gestores públicos que tiveram as contas rejeitadas por tribunais de contas devido a irregularidades insanáveis. As informações foram repassadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e serão usadas pela Justiça Eleitoral para barrar candidaturas nas eleições municipais de novembro.

De acordo com Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar 64/1990), conhecida como Lei da Ficha Limpa, quem exerceu cargo ou função pública e teve as contas de sua gestão rejeitadas, e não há mais como recorrer da decisão, não pode se candidatar a cargo eletivo nas eleições que ocorrerem nos oito anos seguintes após a data da decisão final do tribunal de contas. Dessa forma, quem estiver na lista é considerado inelegível.

Durante a cerimônia de entrega da lista, o presidente do TCU, José Múcio Monteiro, disse que o envio das informações à Justiça Eleitoral é uma obrigação legal e explicou que a lista envolve gestores que desviaram recursos ou que não prestaram contas das quantias que estavam sobre sua responsabilidade.

“São mais de 7 mil nomes. Nós não poderíamos dizer que aqui encontram-se pessoas que desviaram dinheiro, se locupletaram, se aproveitaram, se serviram do dinheiro público. Aqui existe também os desinformados, aqueles que não prestaram contas”, explicou.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, fez uma alerta aos gestores públicos sobre os cuidados que devem ser tomados com o dinheiro público e pediu que os eleitores pratiquem o voto consciente nas eleições municipais.

“Vote conscientemente. O voto, mais que um dever cívico, é o privilégio de quem vive em uma democracia para escolher os melhores nomes para a gestão de sua cidade”, disse.

Devido à pandemia da covid-19, o Congresso adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro. Os eleitores vão às urnas em 2020 para elegerem prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.