06/07/20
blogfolhadoseertao.com
O ex-prefeito de Exu, Léo Saraiva – 49 anos, que estava internado no Hospital Português, em Recife, –com uma série de complicações na saúde, e morreu em decorrência da Coronavi-19, recebeu uma grande homenagem na noite do último sábado (4) da população de sua terra natal.
Uma multidão em carreada (com motos, carros e pessoas a pé) acompanhou o cortejo com o caixão em cima de uma unidade do Corpo de Bombeiros por várias ruas da cidade até o cemitério público, onde foi celebrada missa de corpo presente.
A cidade do Rei do Baião Luiz Gonzaga deixou as querelas políticas de lado e levou aos amigos e parentes de Wellison Jean Moreira Saraiva, conhecido por Léo Saraiva, o reconhecimento ao político que foi vereador, presidente do Legislativo Municipal, vice-prefeito e prefeito em dois mandatos consecutivos ( 2008 e 20120. Na disputa contra o ex-prefeito Jailson Bento, Léo foi reeleito ( com o apoio do ex-governador Eduardo Campos) com a maioria de apenas um voto.
Conta a história que ex-prefeito cresceu na vida pública quase “num acidente de percurso”. Ele disputou a primeira eleição (em 2004) para prefeito e perdeu para a oposição liderada pelo prefeito Jailson Bento. O fato é que quatro anos depois Jailson Bento disputou a reeleição com o ex-prefeito Zilclécio Saraiva ( primo de Léo ) que em plena campanha teve sua candidatura impugnada, porque a Justiça Eleitoral suspendeu seus direitos políticos.
Há apenas três dias das eleições, Léo Saraiva assumiu a cabeça da chapa e ganhou com os votos atribuídos a Zilclécio, que entrou na vida pública e se transformou em uma grande liderança de massa em Exu com o apoio do ex-deputado de Serra talhada, Inocêncio Oliveira.
A oposição protestou contra o resultado do pleito porque ” o eleitor não via a foto de Léo” ( mas de seu primo ) que venceu as eleições no pleito em que a Justiça Eleitoral implantava o sistema de urnas eletrônicas.
O primeiro mandato de Léo Saraiva passou por uma série de dificuldades ao ponto dele ter o mandato cassado pela Justiça Eleitoral. Mas ele conseguiu o mandato de volta ao apelar para a segunda instância. O ex-prefeito também enfrentou outros problemas fora da política. Dia 29 de junho de 2009, o Blog Carlos Britto informou que “equipes das polícias Civil e Militar prenderam, na manhã desta segunda (29), o prefeito da cidade de Exu, no Sertão pernambucano, Léo Saraiva (PR). Ele foi preso em uma operação de combate ao tráfico de drogas e porte ilegal de armas. Na casa do prefeito, foram encontrados um revólver e uma pistola. Léo saraiva foi encaminhado para a delegacia regional de Araripina, também no Sertão.”
Já no segundo mandato, Léo Saraiva ganhou notoriedade político-administrativa, tendo realizado uma gestão equilibrada, com o apoio do Estado e do Governo Federal, e se consolidou como uma grande liderança. Implantou várias obras estruturadoras com repasses do PAC , ampliou ações PSFs e conseguiu eleger o primo Raimundo Saraiva, conhecido por Raimundinho, em 2016, e que deverá tentar reeleição.
Léo Saraiva deixa um legado e sua liderança não será reconquistada com facilidade, nesta época de grandes dificuldades, inclusive com o agravamento da pandemia do coronavírus que tirou a sua vida, com menos de 50 anos de idade.
——————-