10/07/20
Por GloboEsporte/blogfolhadosertao.com
Novas diretrizes autorizam retorno e mandos de campo estão mantidos para última rodada
O Campeonato Pernambucano está próximo da volta. O Governo do Estado autorizou a retomada dos jogos de futebol, sem a presença de torcida, a partir do dia 19 de julho após uma reunião, nesta quinta-feira. Com isso, a federação local está livre para organizar as partidas a partir desta data, e, inclusive, já lançou um protocolo para este momento.
Em meio às novas diretrizes, está a restrição de pessoas dentro de campo, com o máximo de 100, além da determinação para que as finais aconteçam na Arena de Pernambuco. É o que diz o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
“São 100 pessoas que estão em campo, mas todas elas seguindo um protocolo de espaçamento, de distanciamento.”
O acordo pelo uso da Arena, localizada no município de São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife, acontece devido às condições mais favoráveis de evitar aglomerações ao redor do estádio.
– As finais ficou pactuado, justamente por se tornar mais simples no que diz respeito ao isolamento dos arredores, para evitar justamente qualquer tipo de aglomeração durante as finais do campeonato, de que elas acontecerão na Arena de Pernambuco. Porque fica mais distante e não é sede de nenhum clube, facilitando assim o isolamento daquele espaço. Firmamos um termo de compromisso com a Federação Pernambucana de Futebol, tudo isso foi traçado, conversado e dialogado com o presidente Evandro Carvalho e a gente espera, portanto, que as coisas aconteçam dentro da normalidade.
Arena de Pernambuco — Foto: Arthur Ribeiro/GloboEsporte.com
A liberação faz parte da etapa seis do Plano de Convivência com a Covid-19. Antes, a retomada dos jogos estava prevista para a etapa cinco, mas terminou sendo adiada. O Governo do Estado ainda destaca que a avaliação é feita de forma contínua com base nos indicadores de saúde, pressão sobre a rede hospitalar, além de outros fatores que influenciam no plano de combate à pandemia.
O torneio, especificamente, ainda tem a disputa de mais cinco datas para chegar ao vencedor: a última rodada da primeira fase, a quarta de final e a semifinal, em jogos únicos, e as duas partidas da grande decisão.
Há também o quadrangular do rebaixamento, no qual os quatro últimos do primeiro turno (7º, 8º, 9º e 10º) vão duelar apenas com jogos de ida. Os dois piores colocados serão rebaixados.
No total, serão 17 partidas até se conhecer tanto o grande vencedor como as equipes que disputarão a divisão inferior.
Os jogos que restam da primeira fase são:
- Sport x Santa Cruz
- Salgueiro x Náutico
- Afogados x Vitória
- Decisão x Central
- Retrô x Petrolina
Nesse cenário, Santa Cruz e Salgueiro já estão classificados. Por outro lado, Retrô, Náutico, Sport, Afogados e Central brigam pelas quatro vagas que restam.
A última partida disputada no Estadual foi no dia 15 de março, pouco menos de quatro meses em relação a data marcada para o retorno dos duelos. Na ocasião, o Santa Cruz venceu o Decisão por 2 a 1 já com os portões do Arruda fechados para conter o avanço do novo coronavírus.