Alepe planeja debates sobre ações de combate ao coronavírus no interior

01/07/20
Ascom/Alepe/blogfolhadosertao.com

As ações regionais de combate ao novo coronavírus devem entrar na pauta da Assembleia Legislativa de Pernambuco nos próximos dias. A ideia, discutida durante a reunião virtual da Comissão de Desenvolvimento Econômico nessa segunda, é promover encontros pela internet com gestores estaduais e municipais para compreender os impactos econômicos da pandemia nos municípios e conhecer as estratégias locais de flexibilização do isolamento social. Representantes da Secretaria de Saúde do Estado, da Associação Municipalista de Pernambuco, Amupe, e de cidades-pólo do Interior também devem participar.

Presidente da Comissão, o deputado Delegado Erick Lessa, do PP, trouxe o tema à discussão ao comentar o decreto do Governo do Estado que impôs regras mais rígidas de isolamento social em Caruaru e Bezerros, no Agreste, entre os dias 26 de junho e 5 de julho. Lessa considerou que, sem a inclusão de cidades como Santa Cruz do Capibaribe, a quarentena será pouco eficiente. “Santa Cruz, segundo um estudo apresentado hoje, é a cidade que mais teve aumento no número de casos nos últimos 15 dias no Estado de Pernambuco. E a gente entende que deveríamos ter uma ação conjunta realmente entre as três cidades do Polo Têxtil, assim como foi feito na Região Metropolitana”.

Para o parlamentar, as ações individualizadas fazem com que a cadeia produtiva do Agreste demore mais para sair da fase um do plano de convivência. Lessa ainda cobrou da gestão municipal de Caruaru a realização de mais testes para a Covid-19, afirmando que cidades que têm investido na testagem em massa têm uma condição melhor combater a doença.

Preocupado com a situação econômica dos municípios do interior, João Paulo, do PCdoB, sugeriu que o assunto fosse debatido em reunião conjunta das Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Negócios MunicipaisRoberta Arraes, do PSB, assinalou que a Comissão de Saúde, presidida por ela, também pode participar da discussão, assim como o colegiado de Cidadania. Ela criticou a relutância de alguns prefeitos em tomar medidas mais duras de combate à pandemia. “Muitos prefeitos que são pré-candidatos a prefeitos, eles não têm coragem de tomar as medidas duras e severas que precisam ser tomadas. Então chegam as consequências”.

Deixe um comentário