A cultura popular perde o Mestre Aprígio, “Patrimônio vivo de Pernambuco”

28/07/20
Mestre Aprígio foi eleito como Patrimônio Vivo de Pernmabuco em 2019

 

Mestre Aprigio : ” que minha arte não morra
Faleceu na noite dessa segunda-feira (27), José Aprígio Lopes,mestre Aprígio aos 79 anos. Conhecido em Ouricuri, Pernambuco e no Brasil, o Mestre Aprígio foi recentemente homenageado pelo governo do Estado e reconhecido como “Patrimônio Vivo de Pernambuco” título concedido pelo governador Paulo Câmara no dia 16 de agosto de 2019.
A cerimônia foi realizada no Teatro Santa Isabel, no Recife, e contou com a presença do prefeito de Ouricuri Ricardo Ramos, do Coordenador de Cultura do município, César Milton e outras autoridades do município e do estado.
Nascido em Exu-PE no ano de 1941, Mestre Aprígio começou a desenvolver o seu trabalho como artesão e deesenvolveu chapéus de couro para vários artistas da música como Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Alcymar Monteiro, dentre outros. Mestre Aprígio trabalhou até pouco tempo e fez do couro a sua arte.
Ao ser homenageado, o artesão sertanejo disse uma frase que deve ser considerada e respeitada: “que minha arte não morra”.
O Mestre estava internado no hospital Regional Fernando Bezerra há a 7 dias. Exames são aguardados para a confirmação da causa-morte.

Nota de pesar

A Secult/Fundarpe lamenta a perda do Patrimônio Vivo de Pernambuco e sertanejo ilustre José Aprígio Feitosa, conhecido como Mestre Aprígio, anunciada nesta segunda-feira (27).
Ele ficou famoso pelo trabalho como artesão em couro, que encantou gente como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Tinha 79 anos.
Escolhido em 2019 pelo Governo de Pernambuco como Patrimônio Vivo do Estado, Mestre Aprígio possuía um ateliê em Ouricuri, no Sertão do Araripe, terra que escolheu para desenvolver seu trabalho. Chapéus de couro, jibões, perneiras, sandálias e bolsas eram sua especialidade, com destaque para a indumentária do vaqueiro.
Aos familiares, amigos e admiradores, deixamos a nossas condolências e nossos mais sinceros pêsames.

Deixe um comentário