100 por cento:Todos os municípios do Estado registram casos dacovid-19

23/07/20

Por Annamaria Nascimento/DP/blogfolhadosertao.com

Manari, no Sertão do estado, foi a última cidade a registrar casos da Covid-19. (Foto: Prefeitura Municipal de Manari/Divulgação)
Manari, no Sertão do estado, foi a última cidade a registrar casos da Covid-19. (Foto: Prefeitura Municipal de Manari/Divulgação)

Com confirmações de casos da Covid-19 na cidade de Manari, Sertão do estado, Pernambuco passou a ter registros da doença em todos os 184 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha. Até o dia 19 deste mês, Manari, com 21.434 habitantes, era a única cidade pernambucana sem notificações do novo coronavírus. O município tem dois casos considerados leves da doença confirmados. Outros 31 casos suspeitos estão sendo investigados.

Os dois casos confirmados em Manari são de residentes da zona rural da cidade: uma criança de 5 anos do Sítio Lagoa do Teixeira e uma mulher de 35 anos do Sítio Salite-Estivas. A paciente adulta é uma puérpera que, devido a uma gestação de alto risco, teve parto realizado em um hospital de referência do Recife. De acordo com a Prefeitura de manari, ao realizar exames de acordo com o protocolo da instituição, foi realizado teste, com resultado positivo. A mulher segue em tratamento na capital pernambucana e está assintomática.

“Manari segue as orientações da Secretaria Estadual de Saúde e adere à testagem de todos as pessoas que apresentam sintomas gripais, os testes estão sendo feitos em nosso centro de testagem que fica no hospital de campanha. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que, no momento, não são considerados casos ativos no município, pois os casos positivos tratam-se de pacientes que possivelmente foram infectados em hospitais de outros municípios”, ressaltou a gestão municipal.

A Prefeitura de Manari atribuiu às ações realizadas desde o registro dos primeiros casos no estado o fato de a cidade ter sido a última de Pernambuco a ter confirmações da Covid-19. “Fomos uma das primeiras cidades em nossa região a adotar restrições no funcionamento do comércio, cancelar feiras livres no município, entre outras ações importantes. Realizamos a sanitização diária de pontos com maior fluxo de pessoas, implantamos lavatórios públicos em pontos estratégicos e barreiras sanitárias nas entradas da cidade. Implantamos o hospital de campanha mesmo quando ainda não tínhamos casos confirmados”, informou, em comunicado.

Em coletiva de imprensa transmitida virtualmente nesta quinta-feira (23), o secretário estadual de Saúde, André Longo, disse que era esperada a chegada do novo coronavírus a todas as cidades de Pernambuco. “Já havíamos dito, em outras ocasiões, que a doença chegaria a todos os municípios do estado. Essa presença do vírus em Manari não surpreende. É uma consequência da expansão, da interiorização, que temos observado da doença”, disse.

André Longo enfatizou que a maior preocupação do estado hoje é com as regiões do Agreste e Sertão. “Continuamos acompanhando a evolução da doença no interior do estado, com preocupação especial em relação ao Agreste. Com a retomada das atividades comerciais na região, precisamos observar mais para ver como vai se comportar. Também precisamos ver o Sertão, que estava em crescimento de número de casos, em termos absolutos, tanto na terceira macroregião, que tem Serra Talhada como sede, quanto na quarta macroregião, cuja sede é Petrolina”, pontuou o secretário.
O gestor afirmou ainda que os esforços de expansão de leitos do estado estão concentrados nesses locais no momento. “Temos previsão de instalação de leitos no Agreste. Nesta semana, abrimos em Garanhuns. Devemos abrir outros em Caruaru. Além disso, temos expansão em Serra Talhada e Petrolina para atender as pessoas com a Covid-19 da região. O objetivo é que elas tenham as estrutura o mais perto de casa possível para não precisarem se deslocar muito”, esclareceu.

O Hospital de Campanha, instalado no pátio do Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, no Agreste, vai abrir 30 novos leitos de enfermaria nesta sexta-feira (24). Com isso, o hospital passará a contar com 60 leitos de enfermaria e 20 de Unidade de Terapia Intensiva, isto é, vagas com suporte ventilatório. Ao todo, a estrutura do Mestre Vitalino passa a contar com 150 leitos, sendo 60 de UTI.

Até o momento, o hospital de campanha atendeu 178 pacientes, destes 107 com casos confirmados da doença. A ampliação do serviço contempla uma população de mais de 1,8 milhão de habitantes. “Neste momento delicado que ainda vivemos, estamos dando mais um passo significativo no enfrentamento desta pandemia, sobretudo nessas regiões de saúde que ainda apresentam muitos casos de infecção”, disse o diretor geral do HMV, Marcelo Cavalcanti.Neste sábado (25), o governador do estado, Paulo Câmara, vai ao Sertão para implementar três novas estruturas de saúde. Serão colocados em operação 258 leitos para o atendimento de pacientes com a Covid-19. Além dos hospitais de campanha de Serra Talhada e Petrolina, será inaugurada a primeira etapa do Hospital Governador Eduardo Campos, também em Serra Talhada, com 30 leitos de UTI.


Leitos

Secretário estadual de Saúde, André Longo, participou de coletiva de imprensa nesta quinta. (Foto: Pedro Menezes/Divulgação)
Secretário estadual de Saúde, André Longo, participou de coletiva de imprensa nesta quinta. (Foto: Pedro Menezes/Divulgação)

André Longo comentou, durante a coletiva de imprensa, o último boletim divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que apresenta um panorama epidemiológico da pandemia nos estados e regiões do país. Na análise sobre o indicador Leitos de UTI Covid-19, dedicados ao tratamento de pacientes graves, Pernambuco ocupa a segunda melhor posição na proporção de leitos de UTI adulto para Covid-19 quando relacionado com a sua população.

Com uma taxa de 1,3 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, o estado fica atrás apenas do Espírito Santo, que registra taxa de 1,5. “Nos últimos quatro meses, no maior esforço sanitário, logístico e de mobilização de recursos humanos da história da saúde pública no estado, Pernambuco abriu quase 1,8 mil leitos, sendo 800 de UTI”, pontuou o secretário estadual de Saúde.

A avaliação, baseada em diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), considera a totalidade de leitos existentes no Sistema Único de Saúde (SUS) segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) no dia 13 de julho. Ainda segundo a Fiocruz, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 é sinalizadora de risco de colapso na capacidade do sistema de saúde para atender pacientes graves, frente à possibilidade de um aumento de casos. Atualmente, a ocupação dos leitos de terapia intensiva na rede pública de Pernambuco está em 73%.

“As pessoas não têm a real noção da dificuldade que é abrir um leito, principalmente de UTI e em um tempo tão curto. É uma operação complexa, que exige de um lado rápida resposta para dotar a estrutura de equipamentos e insumos e, por outro, equipes altamente especializadas, com múltiplas especialidades e atuando em conjunto”, afirmou André Longo.

Boletim

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quinta, 1.858 novos casos da Covid-19. Entre os profissionais de saúde com sintomas de gripe, 18.237 casos foram confirmados e 24.174 descartados. Outros 46 casos ainda estão em investigação.

O órgão esclarece que o aumento no número de casos de hoje é motivado pelo acúmulo de notificações dos últimos dias, devido à instabilidade no sistema de notificação e-SUS Notifica, voltado para os casos de menor gravidade. Entre os casos confirmados hoje, 179 (9,6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Os outros – 1.679 casos (90,4%) – são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Agora, Pernambuco totaliza 83.240 casos já confirmados, sendo 22.553 graves e 60.687 leves.

O boletim de hoje registra um total de 60.360 pessoas recuperadas da doença. Desse total, 11.845 são de casos graves, que demandaram leitos no sistema de saúde, e 48.515 casos leves. Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 181 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros estados e países.

Também foram confirmados laboratorialmente 59 óbitos, sendo 30 de pacientes do sexo feminino e 29 do sexo masculino. Com isso, o estado totaliza 6.211 mortes pela doença. As mortes registradas no boletim de hoje ocorreram entre 20 de abril e 22 de julho. Do total de mortes no informe de hoje, 34 (58%) ocorreram de 20 de abril a 19 de julho. As outras 25 (42%) ocorreram nos últimos três dias, sendo cinco mortes no dia 20 de julho, 13 no dia 21 de julho e sete registradas no dia de ontem (22). Os pacientes tinham idades entre 33 e 89 anos, além de um recém-nascido do sexo masculino. As faixas etárias eram: 0 a 9 (1), 30 a 39 (5), 40 a 49 (2), 50 a 59 (10), 60 a 69 (12), 70 a 79 (18), 80 anos ou mais (11).

Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Abreu e Lima (1), Aliança (1), Amaraji (1), Araripina (2), Belém de Maria (1), Bezerros (1), Bom Jardim (1), Camaragibe (1), Camutanga (1), Caruaru (2), Cupira (1), Custódia (1), Garanhuns (1), Itapissuma (1), Jaboatão dos Guararapes (5), Joaquim Nabuco (1), Jurema (2), Lagoa Grande (1), Mirandiba (1), Nazaré da Mata (1), Olinda (4), Palmares (6), Paranatama (1) Parnamirim (1), Paulista (5), Pesqueira (1), Recife (7), Santa Terezinha (1), São Bento do Una (1), Serra Talhada (1), Surubim (1) e Vitória de Santo Antão (1), além de dois óbitos de pacientes provenientes de outros estados.

Dos 59 pacientes que morreram, 38 apresentavam comorbidades confirmadas, como doença cardiovascular (25), hipertensão (15), diabetes (13), doença renal (6), obesidade (3), câncer (3), tabagismo/histórico de tabagismo (3), doença pulmonar (2), doença respiratória (2), imunossupressão (1), doença vascular (1), etilismo (1), histórico de AVC (1), doença neurológica (1), doença de Parkinson (1), epilepsia (1), anorexia (1) e doença de Alzheimer (1). A SES-PE esclarece que um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Dois não tinham comorbidades, e os demais casos ainda estão em investigação.

situação dificil: 98% dos municípios pernambucanos registraram casos graves da covid-19

23/07/20

Por Eunice Couto/blogfolhadosertao.com

 

>Prefeito José Patriota, presidente da Amupe

 Levantamento  realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) com dados epidemiológicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), 181 municípios pernambucanos registraram pelo menos um caso grave para coronavírus, que é quando o quadro do paciente evolui para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Apenas Manari, no Sertão do Moxotó, Granito e Santa Filomena, no Sertão de Araripina, não possuem registro de SRAG.

Não ter casos de SRAG confirmados não significa não testar, juntos os três municípios possuem 606 testes realizados. De acordo com os boletins epidemiológicos de cada cidade, até ontem (22/07), Granito realizou 149 exames, enquanto Santa Filomena 130. Já Manari, até o dia 10 de julho, realizou 327 testes, segundo a secretaria municipal de Saúde. Os municípios pernambucanos têm seguido todo o protocolo de testagem definido e revisado periodicamente pelo Governo do Estado.

Em junho, a Amupe firmou um convênio com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que gerou até agora 2.936 exames do tipo RT-PCR, “padrão ouro”, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a baixo custo para os municípios pernambucanos. Que também conta com parceria do Lacen/PE, que cede às prefeituras todo o material de coleta das amostras para a realização do exame.

O prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Amupe, José Patriota, disse que a testagem é um dos pontos primordiais para o controle do vírus. “Os prefeitos pernambucanos estão na luta em defesa da vida. Entre tantas ações importantes que estamos fazendo, somos convocados para testar ainda mais e, assim, mapear a proliferação do vírus nas cidades. Pedimos a compreensão da população para que mantenham os cuidados necessários e agradecemos a todos os profissionais de saúde, os profissionais da linha de frente contra o vírus, pelo empenho”, concluiu.

Desembargador Bartolomeu Bueno nega pedido de escola particular para retornar aulas presenciais

23/07/20
Por TJPE/blogfolhadosertao.com

Desembargador Bartolomeu Bueno

O desembargador Bartolomeu Bueno, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, negou o pedido liminar feito por uma escola particular de ensino infantil para voltar imediatamente às atividades escolares de forma presencial. As aulas presenciais se encontram suspensas atualmente no âmbito estadual e municipal em virtude do Decreto Estadual nº 48.834, de 20 de março de 2020, e do Decreto Municipal n 33.646, de 29 de abril de 2020. Os atos do Governo do Estado e da Prefeitura do Município do Recife visam conter a disseminação do novo Coronavírus.

No mandado de segurança, a autora da ação alega que as atividades escolares ainda se encontram suspensas sem a definição de uma data de retomada pelas autoridades estaduais e municipais; que o fechamento da escola tem gerado diversos prejuízos financeiros decorrentes, principalmente, do cancelamento de matrículas por uma parcela dos alunos, o que, por sua vez, cria dificuldades para custeio das despesas ordinárias e pagamento dos salários dos funcionários; que o número de novos casos de Covid – 19 se encontra estabilizado no Estado de Pernambuco, com redução significativa de mortes pela doença; e também que a escola já promoveu as adaptações necessárias em sua estrutura física com o objetivo de garantir a volta segura das aulas presenciais.

Em sua decisão, o desembargador destaca a situação excepcional vivenciada pelo Brasil e demais países em face da magnitude, da extensão e dos graves efeitos da pandemia da Covid-19 e que esse cenário de crise atual tem provocado discussão sobre a repartição de competências entre os entes federativos em relação a assuntos relacionados ao novo coronavírus. “Não há como negar a existência de uma singular crise, a qual tem refletido no objeto das ações ajuizadas durante esse período. Tal debate chegou ao Supremo Tribunal Federal, que referendou, por meio de medida cautelar do ministro Marco Aurélio, que a União tem competência para dispor mediante decreto, sobre quais são os serviços públicos e atividades essenciais, mas com a preservação da atribuição de cada esfera de Governo, nos termos do inciso I do art. 198 da Constituição Federal. Pela Lei, são válidas, portanto, as medidas sanitárias e restritivas adotadas pelos Estados e municípios com o objetivo de combater a Covid-19, desde que com fundamento na realidade de sua região”, afirma o magistrado.

Reconhecida a possibilidade jurídica dos Estados e municípios de promover políticas públicas de combate à Covid-19, o desembargador destaca que a autora da ação argumenta que os Estados e municípios não deram prazo de retorno das atividades das empresas do ramo da Educação, mas não aponta nenhum vício de legalidade dos decretos, restringindo seus argumentos ao mérito do ato administrativo. “Cabe a esta Corte de Justiça Estadual apreciar se a atuação do Governador do Estado de Pernambuco e do prefeito do município do Recife, no que se refere à suspensão das atividades escolares presenciais, por força da pandemia da Covid – 19, é ato ilegal ou se fere o parâmetro do razoável. Nenhum vício de legalidade foi apontado. É necessário que o mérito do ato do administrador público exorbite os padrões da razoabilidade e da proporcionalidade para que o Poder Judiciário possa desconstituí-lo, o que não foi demonstrado nos autos”, avalia.

O magistrado reforça ainda que medidas que afetam crianças e adolescentes, como é o caso de reabertura de escolas, necessitam ser tomadas com cautela, com observância do princípio da prioridade absoluta, expresso no art. 227 da Constituição Federal e no art. 4º do Estatuto da Criança e Adolescente, destacando nos autos que compete aos Poderes Executivo Estadual e Municipal, avaliar a curva de disseminação da Covid – 19 para garantir o melhor momento de retorno das atividades presenciais nas escolas.

“Apesar de ainda não ter uma data marcada para retomada das aulas presenciais, tanto o Estado de Pernambuco quanto o Município do Recife têm avançado na implementação de políticas de retorno das atividades na área de educação, como demonstra divulgação recente, em 15 de julho de 2020, do protocolo sanitário setorial, disponível para consulta pública no site da secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Ademais, a divulgação do referido protocolo é um indicador que é de interesse dos gestores públicos que as aulas escolares presenciais sejam retomadas com brevidade, dentro da reserva do possível. Não se visualiza, em sede de cognição sumária, indícios de conduta desarrazoada por parte das autoridades coatoras, as quais, através dos estudos técnicos das semanas epidemiológicas, têm conduzido a volta gradual das atividades de modo a equilibrar o direito à vida e à saúde com questões afetas à ordem econômica”, conclui o magistrado. 

Para consulta processual:

0010311-70.2020.8.17.9000

85 anos: Gonzaga Patriota lembra o dia do Guarda Rodoviário

23/07/20

blogfolhadosertao.com

 

Dia do Guarda Rodoviário – hoje Policiais Rodoviários Federais 
.
.Por Gonzaga Patriota

Deputado federal Gonzaga Patriota

Em 23 de julho de 1935 foi criado o primeiro quadro de profissionais da Polícia Rodoviária Federal, denominado “inspetores de tráfego”. No mesmo ano, Antônio Felix Filho, o “Turquinho”, considerado o 1º patrulheiro rodoviário federal, foi chamado para organizar a vigilância das rodovias Rio-Petropólis, Rio-São Paulo e União Indústria.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), no entanto, foi criada pelo presidente Washington Luiz no dia 24 de julho de 1928, com a denominação inicial de “Polícia de Estradas”. No ano de 1945, já com a denominação de Polícia Rodoviária Federal, a corporação foi vinculada ao extinto Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER).

Com a Constituição Federal de 1998, a PRF foi integrada ao Sistema Nacional de Segurança Pública, recebendo como missão exercer o patrulhamento ostensivo das rodovias federais. Desde 1991, a integra a estrutura organizacional do Ministério da Justiça, como Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF).

Parabéns a todos os policiais que são responsáveis em garantir a tranquilidade e segurança de milhares de pessoas que utilizam diariamente as vias rodoviárias para se locomover.
https://www.instagram.com/p/CC-roTqHeYm/?igshid=12hc279focc9b

Novo calendário da volta às aulas nas universidades e Institutos federais de Pernambuco

Por Margarida Azevedo/JC/blogfolhadosertao.com

 

UFPE, UFRPE, IFPE e IF do Sertão retomam as aulas em agosto.

Ascom UnivasfCom gestão pró-tempore, a Univasf é a que está com o calendário de retorno das aulas mais indefinido

Enquanto pais e alunos da educação básica estão na expectativa pela data de liberação das aulas presenciais em Pernambuco, suspensas desde 18 de março por causa da covid-19, os cerca de 100 mil estudantes de cursos técnicos e de graduação das cinco universidades públicas (UFPE, UFRPE, Univasf, UFAPE e UPE) e dos dois institutos federais (IFPE e IF do Sertão) do Estado já sabem que dificilmente haverá aulas, este ano, nesse formato.

Quatro dessas instituições – UFPE, UFRPE, IFPE e IF do Sertão – já definiram seus calendários de retorno, exclusivamente no modelo remoto, com retomada em agosto. A Universidade de Pernambuco (UPE), única estadual desse grupo, vota na próxima quinta-feira (23) a proposta de um semestre extra, previsto para começar no início de setembro. A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) fará o mesmo na sexta (24), com planos de retomar as atividades em 17 de agosto. Já a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) deve apreciar um cronograma no próximo mês.

Como essas instituições vão usar o ensino remoto não precisam esperar a divulgação, por parte do governo estadual, das datas em que as aulas presenciais serão liberas em Pernambuco. A previsão é ter esse cronograma até o final da próxima semana, garantiu o governador Paulo Câmara em entrevista à Rádio Clube nesta terça-feira (21). Decreto que proíbe aulas presenciais em escolas, faculdades e universidades do Estado, públicas e privadas, expira em 31 de julho.

PROPOSTA DA UPE

“Inicialmente havíamos pensado no modelo híbrido, misturando aulas virtuais e presenciais. Mas na discussão com os diversos segmentos da universidade alguns grupos foram reticentes quanto às aulas presenciais por causa dos riscos da pandemia. Então a proposta que será votada é de um período excepcional suplementar, com aulas remotas e que deve durar dois meses e meio”, explica a vice-reitora da UPE, Socorro Cavalcanti. Caso o calendário seja aprovado pelos Conselhos Universitário e o de Ensino, Pesquisa e Extensão, as aulas seguirão até meados de novembro. Estudam na UPE, na graduação, cerca de 14 mil alunos.

Na UFPE e na UFRPE, que igualmente vão ofertar um semestre extra, a participação de docentes e estudantes será facultativa. Na UPE, apenas para os alunos a matrícula vai ser opcional. O primeiro semestre de 2020 permanece suspenso nas três instituições. “Os professores terão que participar. Se não ministrarem disciplinas poderão propor outras atividades. As exceções serão aqueles que tiverem comorbidades ou algum outro impedimento”, observa Socorro. “Se houver condições, esperamos ainda em dezembro voltar com o primeiro semestre letivo de 2020”, afirma a vice-reitora.

“Não vejo a hora de voltar a estudar. Tenho internet, mas em algumas plataformas o sinal trava. Não possuo computador. Tive algumas experiências com cursos online. Usei o celular, mas não é a mesma coisa. A tela é pequena”, conta Hemerson Nunes, 21 anos, aluno do 3º período do curso de ciências biológicas da UPE, câmpus Garanhuns, no Agreste. Filho único de um vigilante e uma merendeira, ele diz que não tem condições de comprar um micro. Para atender jovens como Hemerson, a UPE está negociando com a Secretaria de Educação de Pernambuco a oferta de pacotes de dados. Planeja também apoiar os que não dispõem de equipamentos.

UNIVASF

Na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), uma comissão de representantes da comunidade acadêmica está elaborando a proposta de atividades remotas, com perspectiva de concluir o processo até o final de agosto. A instituição está com uma gestão pró-tempore desde meados de abril.

“Apresentamos um cronograma que previa o retorno das aulas em 15 de junho. Mas foi rechaçado pelo Conselho Universitário, que não concorda com a gestão pré-tempore e não permite que participemos dessa comissão”, informa o pró-reitor de ensino, Manoel Messias. A universidade tem cerca de 7 mil graduandos em câmpus em Pernambuco, na Bahia e no Piauí.

O presidente da comissão que está elaborado a proposta de calendário para Univasf, Adelson Oliveira, refuta a afirmação do pró-reitor de que o grupo não aceita a participação da gestão.

“Estamos nos empenhando e trabalhando muito para fechar uma resolução até o fim de julho, com votação em agosto. Nossa previsão é retomar com aulas remotas, no mais tardar, em setembro. A comissão não impede a participação da gestão pró-tempore. Nosso trabalho é coletivo e feito em constante diálogo”, assegura Adelson.

“A proposta de resolução apresentada pela gestão pró-tempore não dialogava com a realidade da Univasf e não foi construída pelo conjunto da universidade. Por isso acabou reprovada pelo Conselho Universitário. A comissão começou a trabalhar, em 22 de junho, para construção dessa proposta”, afirma Adelson.

Segundo ele, há a presença de membros da atual gestão em todos os quatro níveis da comissão (administrativo, gestão, temático e de base). Também de discentes. “Inclusive o professor Manoel Messias poderia participar do nível administrativo, mas optou por indicar outra pessoa da pró-reitoria de ensino”, informa Adelson.

UFPE E UFRPE

UFRPE aprovou nesta terça-feira (21) o calendário de retorno das atividades. A instituição vai implementar dois períodos letivos excepcionais, chamados de 2020.3 e 2020.4. Começarão em 17 de agosto e vão até 12 de março. Com isso, o primeiro semestre letivo de 2020 só deve ser retomado em março de 2021. Nos dois semestres excepcionais haverá prazos separados para matrículas de concluintes e ingressantes. Uma novidade é que os calouros aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para segunda entrada de 2020 poderão cursar, de maneira extraordinária, até duas disciplinas isoladas.

Na UFPE, que soma 30 mil graduandos, a volta das aulas está programa para 17 de agosto. O semestre extra é chamado de Calendário Acadêmico Suplementar. Todas as disciplinas serão ministradas virtualmente. A matrícula dos alunos é facultativa e os professores também têm autonomia para participar ou não. O estudante que não puder ou não quiser se matricular poderá voltar às atividades apenas quando o ano letivo de 2020 for reiniciado.

UFAPE

A UFAPE, localizada em Garanhuns, reunirá o Conselho Universitário na próxima sexta-feira (26) para apreciação da proposta de um semestre extra, chamado de Período Letivo Excepcional. Segundo a pró-reitora de ensino de graduação, Emanuelle Albuquerque, a previsão é retomar as aulas da graduação em 17 de agosto. “Vamos propor um semestre com 10 semanas de duração, participação facultativa de alunos e professores e todas as aulas remotas”, informa Emanuelle.

A UFAPE é um desmembramento da UFRPE e passou a existir, legalmente, em abril de 2018, mas somente no final do ano passado, com a nomeação de um reitor pro tempore (Airon Melo), a separação foi consolidada. A instituição tem cerca de 2 mil alunos e 190 docentes. Oferece sete graduações. Caso a resolução proposta pela pró-reitoria de ensino seja aprovada, o semestre extra terá aulas até 23 de outubro, com encerramento em 13 de novembro.

INSTITUTOS

Diferentemente das universidades, que adotam data única para retomada das atividades em todos os câmpus, nos dois institutos federais de Pernambuco (IFPE e IF Sertão), as unidades acadêmicas, espalhadas por todo o Estado, podem escolher dias diferentes para o retorno das aulas nos cursos técnicos e superiores.

O IFPE tem cerca de 23 mil alunos em 16 câmpus. O maior deles é o de Recife, com aproximadamente 8 mil discentes. Na instituição, a decisão foi de voltar com as aulas do primeiro semestre letivo, a partir de 17 de agosto, e não criar um período extra.

“Cada câmpus poderá estabelecer estratégias diferentes para seus cursos, de acordo com suas realidades. Esperamos concluir esse primeiro semestre em novembro. O segundo período deve ir de dezembro até o final de fevereiro. Assim conseguiremos começar o ano letivo de 2021 em março”, diz o reitor do IFPE, José Carlos de Sá. Inicialmente a oferta é de apenas aulas remotas, mas pode haver flexibilização, conforme se comportar o cenário da covid-19, com a inclusão de aulas presenciais.

No Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão), o retorno dos cerca de 9 mil alunos será entre 10 e 17 de agosto, também segundo decisão de cada um das oito unidades acadêmicas. “Precisamos concluir o primeiro semestre letivo de 2020. Nosso maior gargalo foi a falta de acesso a equipamentos e internet dos alunos mais carentes. Para eles criamos um auxílio tecnologia, cujo valor dependerá de cada câmpus”, destaca a pró-reitora de ensino, Socorro Tavares.

RETOMADA DAS AULAS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO DE PERNAMBUCO

UFPE
Aulas num semestre extra, de 17 de agosto a 9 de dezembro, com aulas exclusivamente remotas

UFRPE
Aulas em dois semestres extras, também remotas. O primeiro de 17 de agosto a 13 de novembro e o segundo de 30 de novembro a 12 de março de 2021

UPE
Ainda não definiu, calendário será votado nesta quinta-feira (23). Proposta é retomar em um semestre extra, entre setembro e novembro, com aulas remotas

Univasf
Proposta está em discussão pela comunidade acadêmica. Previsão é haver uma definição até o fim de agosto

UFAPE
Proposta de semestre extra, com início em 17 de agosto e fim em 13 de novembro, será votada pelo Conselho Universitário na próxima sexta-feira (24)

IFPE
Retoma as aulas do primeiro semestre letivo de 2020 em 17 de agosto, mas cada câmpus tem autonomia para definir a data. Previsão de conclusão em novembro, inicialmente apenas com aulas remotas

IF do Sertão Pernambucano
O retorno do primeiro semestre letivo, com aulas remotas, será de 10 a 17 de agosto, de acordo com calendário estabelecido por cada câmpus

Casos de covid 19 tem 78,4% recuperados em Afogados da Ingazeira

23/07/20

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira atingiu no dia de ontem (22) a marca de 1.402 pessoas testadas no município. Segundo o Secretário municipal de saúde, Artur Amorim, com a aquisição de novos lotes de testes e a parceria com a UFPE, a tendência é de que a testagem seja ainda mais ampliada em Afogados, garantindo um raio-x mais próximo da real evolução da pandemia no município.

Outro dado positivo é que, dos 167 casos positivos para covid-19 confirmados em Afogados da Ingazeira, 131 pacientes já estão recuperados, após avaliação médica e epidemiológica, o que representa 78,4% do total de casos positivos. “Esse é um dado importante, pois mostra que a esmagadora maioria dos nossos casos aqui já estão recuperados e não transmitem mais a doença para outras pessoas,” avaliou Artur, informando que atualmente existem apenas 31 casos ativos da doença no município. Todos eles monitorados pelas equipes da atenção básica e da vigilância em saúde da Prefeitura.

Ontem (22), em parceria com o Tribunal de Justiça – comarca local e a pastoral carcerária da diocese de Afogados, a Prefeitura levou a testagem para os 42 detentos da cadeia pública. Todos testaram negativo para covid-19. “Quero também agradecer aos profissionais de segurança, da polícia militar e polícia penal, que contribuíram para que essa testagem fosse realizada,” finalizou Artur Amorim.

Podcast do jornalista Ivan Maurício, aqui com as notícias mais importante de hoje

23/07/20

blogfolhadosertao.com

1-1 milhão e 300 mil CPFs do Auxílio Emergencial foram considerados suspeitos de fraude. Ministério da Cidadania enviou à Caixa Econômica Federal o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) de 1.303.127 pessoas para bloqueio e verificações detalhadas sobre a autenticidade das solicitações.

2-Presidente Bolsonaro testa positivo para covid-19 pela 3ª vez e seguirá em isolamento.

3-Prefeito de Paulista, Junior Matuto, do PSB, afastado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco por 170 dias, está, em Brasília. Júnior Matuto tenta reverter, através de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça, seu afastamento através do escritório do advogado Sócrates Vieira Chaves.

 

 

Na batalha pela vacina contra Covid-19 vale a lei do mais forte. Estados Unidos fecham a compra de todas as vacinas da Pfizer e BioNTech para 2020. Com o acordo, o governo americano receberia 100 milhões de doses da vacina contra Covid e vai desembolsar um total de US$ 1 bilhão e 950 mil dólares. Estados Unidos ainda garantiram exclusividade para mais 1 bilhão de doses da vacina para 2021.

AUXÍLIO EMERGENCIAL

1 milhão e 300 mil CPFs do Auxílio Emergencial foram considerados suspeitos de fraude. Ministério da Cidadania enviou à Caixa Econômica Federal o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) de 1.303.127 pessoas para bloqueio e verificações detalhadas sobre a autenticidade das solicitações. Fraudadores do auxílio emergencial podem pegar até oito anos de prisão, diz Polícia Federal.

Os trabalhadores que tiveram as contas suspensas e receberam no aplicativo Caixa Tem a mensagem “É necessário regularizar o seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”, devem seguir as datas de crédito do dinheiro em conta e procurar a agência para comprovar sua identidade. São essas as pessoas cujas contas estão sob suspeita de fraude.

Todos detalhes no link do portal G1:
https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/07/22/auxilio-emergencial-como-liberar-a-conta-bloqueada-no-aplicativo-caixa-tem.ghtml

LEI ALDIR BLANC

Senado aprova MP que regula repasses do auxílio ao setor cultural. Lei Aldir Blanc prevê transferências de R$ 3 bilhões para apoio a profissionais da área.

CRÉDITO IMOBILIÁRIO

Caixa Econômica estende pausa em financiamento imobiliário de 120 para 180 dias.

IMPOSTO DE RENDA

Consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2020 estará disponível nesta sexta. Crédito bancário para 3.985.007 contribuintes será realizado no dia 31 de julho, totalizando o valor de R$ 5,7 bilhões.

E MAIS

Presidente Bolsonaro testa positivo para covid-19 pela 3ª vez e seguirá em isolamento.

Busca por contratos de namoro aumenta durante a pandemia. Casais querem evitar problemas patrimoniais relacionados à união estável. Levantamento foi realizado no Brasil pelo jornal Valor Econômico junto a escritórios de advogados de família.

Um dia depois de votar contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) do Fundeb, a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) foi dispensada da vice-liderança do governo na Câmara dos Deputados. Mensagem ao Congresso assinada pelo presidente Jair Bolsonaro foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Itaú, Santander e Bradesco apresentam ao governo plano para conservação da Amazônia. Presidentes dos bancos privados detalharam ontem as propostas em videoconferência com o vice-presidente Hamilton Mourão.

O empresário Marcos Vilar, pré-candidato pelo Partido Progressistas à Prefeitura de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, foi preso, ontem, pela Polícia Civil de Pernambuco, acusado de supostamente chefiar um esquema de contrabando de cigarros. No total, cinco pessoas envolvidas na atividade criminosa foram presas, além da apreensão de uma carga ilegal avaliada em aproximadamente R$ 1,2 milhões e uma quantia em espécie.

Rio Grande do Sul organiza ataque aéreo com até 400 aviões contra nuvem de gafanhotos. Inseticidas colocados nas aeronaves nunca foram utilizados antes no Brasil.

Dan e Mandy Sheldon – casal britânico – presta queixa formal contra funcionária de cartório que não queria registrar bebê com o nome de Lucifer. ‘Funcionária do cartório falou que Lucifer nunca seria capaz de arrumar um emprego e que os professores não gostariam de ensiná-lo’, denuncia o casal. No fim, pedido dos pais foi atendido e garoto ganhou nome equivalente a Diabo. Família alega não ser religiosa e diz que acha o nome Lucifer bonito.

Pernambuco tem menor média de consumo diário de água no Brasil, diz IBGE. Segundo pesquisa, divulgada ontem, volume médio de água consumido por dia, por residência, é de 302,3 litros. Média no país é de 420 litros. Só 51 cidades tinham rede de esgotos. Dados são de 2017.
CORRUPÇÃO EM PAULISTA
Prefeito de Paulista, Junior Matuto, do PSB, afastado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco por 170 dias, está, em Brasília. Júnior Matuto tenta reverter, através de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça, seu afastamento através do escritório do advogado Sócrates Vieira Chaves, informam os blogs de Noélia Brito e Ricardo Antunes. Júnior Matuto é acusado de participação num esquema que teria desviado mais de R$ 21 milhões dos cofres públicos em contratos superfaturados de limpeza urbana e locação de imóveis. Novo prefeito de Paulista, Jorge Carreiro exonera servidores comissionados após tomar posse. Jorge Carreiro, que era vice-prefeito, substitui Júnior Matuto.

E MAIS CORRUPÇÃO

Ao menos R$ 2,6 milhões foram desviados da Câmara do Cabo através de rachadinhas, diz polícia civil. Inicialmente, dois vereadores foram alvos da investigação. O 1ª secretário da Casa, vereador Flávio do Fórum (PL), foi preso preventivamente.

Tribunal de Justiça de Pernambuco nega pedido do ex-prefeito de Camaragibe Jorge Alexandre para liberação de bens.

Ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) se tornou réu em mais um processo oriundo da operação Calvário. A denúncia diz respeito ao episódio em que o ex-servidor do governo do Estado, Leandro Nunes Azevedo, foi ao Rio de Janeiro para, supostamente, receber quase R$ 900 mil pagos a título de propina pela Cruz Vermelha Brasileira. O dinheiro teria sido entregue em uma caixa de vinho.

Justiça condena a até 16 anos de prisão 19 militares por fraudes de R$ 620 mil em licitações do Exército no Amazonas. Entre os condenados por peculato estão dois coronéis, um tenente-coronel, um major e cinco capitães por desvios, entre 2003 e 2005, no 12º Batalhão de Suprimentos, em Manaus; empresários favorecidos no esquema promoveram festa com garotas de programa para oficiais em motel da capital.

Procuradoria Geral da Republica vê ‘fortes indícios’ de propinas a Renan Calheiros em obras do Estaleiro Tietê realizadas em São Paulo.

DESVIO DE RECURSOS DURANTE A PANDEMIA

Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, vai ao STF para tentar suspender impeachment; relator será ministro Fux. Witzel é acusado de desviar recursos durante a pandemia.

Polêmica dos hospitais de campanha do Rio de Janeiro ganhou mais um capítulo e, desta vez, envolveu o Flamengo. O clube, que é responsável pela administração do estádio do Maracanã, está cobrando a dívida de R$ 1 milhão ao Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas), responsável pela manutenção do hospital de campanha do estádio.

COVID EM PERNAMBUCO

Com mais 941 infectados e 63 óbitos por Covid-19, Pernambuco tem 81.382 casos e 6.152 mortes. Com relação aos 63 óbitos registrados ontem, 35 ocorreram entre o dia 12 de maio e 18 de julho. As outras 28 mortes aconteceram nos últimos três dias, sendo 13 no sábado, 11 no domingo e quatro na terça-feira. Pernambuco atingiu a marca de 60.119 pessoas recuperadas da Covid-19. Isso significa que 73,8% do total de pernambucanos infectados pela doença já ficaram curados. O maior percentual de curados.

Policlínicas do Recife zeram número de pacientes nos leitos de enfermaria. Vagas ainda permanecem em atividade e estão desocupadas por falta de demanda.

Retorno das aulas na rede municipal do Recife continua sem previsão diz prefeito Geraldo Júlio.

Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho testa negativo para coronavírus.

COVID NO BRASIL

Ministério da Saúde registra, nas últimas 24 horas, que foram diagnosticados 67.860 novos casos de coronavírus e 1.284 óbitos. Número de recuperados é de 1.532.138 (69,8%). Percentual de recuperados continua subindo.

Cai ocupação por covid em hospital de planos. Ao mesmo tempo, uso de leitos para tratamento de outras doenças ou procedimentos aumenta. Tudo indica que isso aconteceu em todo país.

Tribunal de Justiça de Minas suspende decisão que liberava bares e restaurantes em Belo Horizonte. Prefeitura apresentou recurso alegando necessidade de conter avanço da pandemia.

COVID NO MUNDO

Mundo passou, ontem, a marca de 15 milhões de casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, instituição norte-americana que atualiza em tempo real os dados da doença.

Califórnia ultrapassa Nova York e se torna estado com mais casos de Covid-19 nos Estados Unidos.

Estados Unidos lançam nova máscara que permite tomar bebidas sem precisar tirá-la. Ideia surgia partir da reabertura de restaurantes, shoppings e parques de diversão.

Sem trabalho, venezuelanos transportam corpos de vítimas da Covid-19 no Peru. Pobreza cresce na Venezuela e já atinge 96% da população do país, diz estudo produzido por universidade.

AGORA A BOA NOTÍCIA
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

O garoto Francisco Guedes Bombini, conhecido como Super Chico, menino de Bauru (São Paulo) que foi diagnosticado com coronavírus vai para quarto de enfermaria após 13 dias na UTI. Chico nasceu prematuro, passou por sete cirurgias e seu perfil no Instagram já tem cerca de 124 mil seguidores. Daniela Guedes Bombini, mãe do bebê com síndrome de Down que virou fenômeno na web celebrou ontem alta da UTI:
‘Chico venceu a Covid!’.

Dias melhores virão
Até amanhã bem cedinho