IF Sertão-PE anuncia resultado de seleção para cursos superiores pelo Sisu e orientações para matrícula

16/07/20

blogfolhadosertao.com

 

Foi divulgado, nesta terça-feira (14), o resultado da seleção para 120 vagas em cursos superiores ofertados pelo IF Sertão-PE, com ingresso no segundo semestre de 2020, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A seleção se deu com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2019.

Foi divulgado também o edital nº 23/2020, referente às matrículas dos cursos, que este ano deverão ser feitas inteiramente online devido à pandemia de Covid-19.

As matrículas serão realizadas pelo link https://forms.gle/M2apupaR9Mohu8iaA no período de 16/07/2020 a 21/07/2020, conforme cronograma disponível no edital. Para efetivação da matrícula, será necessário o preenchimento do formulário online e a anexação de todos os documentos exigidos para o grupo de concorrência do candidato, conforme consta detalhadamente no item 2 do edital.

Documentos ausentes ou incorretos acarretarão o indeferimento da matrícula, por isso é necessário atenção especial a estes itens. Para preenchimento e envio dos documentos solicitados o candidato deverá ter uma conta de e-mail válida e estar logado em uma conta Google.

Mais informações no site da instituição: www.ifsertao-pe.edu.br

Governo do Estado reforça ações de combate ao coronavírus em Petrolina

16/07/20
blogfolhadosertao.com
Governo segue investindo na infraestrutura de saúde do município e o deputado Lucas Ramos destaca a atuação da gestão estadual frente aos desafios do combate ao novo coronavírus

 O  deputado estadual Lucas Ramos (PSB) anunciou nas redes sociais a chegada de 12 caminhões em Petrolina, dia 14,  transportando equipamentos  destinados ao  hospital de campanha para tratamento de pacientes com Covid-19, que conta com postos de enfermagem, área de desinfecção, farmácia, recepção, refeitório, e equipamentos como respiradores e desfibriladores.

Lucas Ramos, que vem acompanhando e participando de todo o processo, já havia feito, no fim de junho, reunião com o governador Paulo Câmara, os secretários de Saúde, André Longo, e de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, o assessor especial da Casa Civil, Márcio Stefanini, e o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Fagundes, para construir as ações que vem sendo realizadas.

“No dia 27 de junho, chegaram em Petrolina 50 respiradores e monitores enviados para reforçar o combate aos casos mais graves da Covid-19 nos leitos de UTI instalados no Hospital Universitário, na Univasf, e na UPAE, ampliando a capacidade de atendimento dos pacientes, além de 45 mil itens de EPI, para fortalecer essas instituições que já vem funcionando e ajudando à população petrolinense e região do São Francisco”, destacou Lucas Ramos.

Com a chegada de mais uma remessa de equipamentos, desta vez para o Hospital de Campanha, que funciona na área externa da Univasf, viabilizando a abertura de 102 leitos de enfermaria, onde os pacientes com sintomas mais leves receberão os cuidados dos profissionais de saúde contratados pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz, Organização Social de Saúde (OSS), responsável pela gestão da unidade hospitalar.

VAGAS

O deputado Lucas Ramos reforça que cada caso é avaliado pelo médico, considerando a gravidade dos sintomas, para então seguir para a unidade hospitalar. “O encaminhamento do paciente é feito de acordo com a evolução da doença . Os casos mais graves requerem internamento em UTI, onde existe equipe especializada e equipamentos de urgência, com os respiradores”, afirmou o parlamentar, que ainda informou a contratação de 20 leitos de UTI na rede particular, nos Hospitais Memorial de Petrolina e Neurocardio.

Podcast do jornalista Ivan Maurício aqui, para deixar você bem informado

16/07/20

blogfolhadoseertao.com

1- Hoje é  Dia de Nossa Senhora do Carmo, feriado da padroeira do Recife e de Pernambuco. 324 anos de uma celebração agora em cenário inédito, sem aglomerações, em meio a pandemia.

2-Abono salarial PIS-Pasep 2020-2021 começa a ser pago hoje para os trabalhadores com direito ao benefício nascidos de julho (PIS) ou com benefício final 0 (Pasep).

3-Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu vetar, ontem, a identificação biométrica nas eleições municipais 2020, seguindo recomendações de infectologistas, diante da pandemia do novo coronavírus.

 

Câmara dos Deputados aprovou ontem o Projeto de Lei 2801/20, que impede o bloqueio bancário e judicial do auxílio emergencial de R$ 600 pagos em decorrência da pandemia. A exceção é o caso de pensão alimentícia, no limite de até 50% da parcela mensal. A matéria segue para o Senado.

Abono salarial PIS-Pasep 2020-2021 começa a ser pago hoje para os trabalhadores com direito ao benefício nascidos de julho (PIS) ou com benefício final 0 (Pasep). As datas valem para trabalhadores que não forem correntistas da Caixa Econômica ou do Banco Brasil. Para os correntistas da Caixa e Banco do Brasil dinheiro já foi creditado diretamente em conta.

Presidente Bolsonaro diz que novo exame para Covid-19 deu positivo. Bolsonaro disse que está bem e que não tem febre desde o dia 6. Segundo o presidente, sua taxa de saturação de oxigênio está em 98%. Ele contou também não estar sentindo falta de ar, nem falta de paladar.

POLÍTICA

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu vetar, ontem, a identificação biométrica nas eleições municipais 2020, seguindo recomendações de infectologistas, diante da pandemia do novo coronavírus. A biometria pode aumentar as chances de infecção, já que o leitor da digital não pode ser higienizado com frequência, e facilita as aglomerações, uma vez que a votação com essa tecnologia é mais demorada do que com assinatura no caderno de votações.

Pesquisa eleitoral para eleição do Recife, realizada pela Potencial Pesquisas e divulgada pelo Blog do Magno aponta Marilia Arraes (PT) liderando com 21%, a delegada Patricia Domingos (Podemos) e Mendonça Filho (DEM) empatados com 12%, seguido por Daniel Coelho (Cidadania) com 10%. João Campos (PSB) aparece com 9%. Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB) com 3% e Alberto Feitosa com 1%. Indecisos 15%. Brancos e Nulos 17%.

Na pesquisa, a gestão do prefeito Geraldo Júlio é considerada péssima por 35% dos entrevistados e ruim por 11%. 20% consideram a gestão Geraldo Júlio boa e 3% ótima. Governador Paulo Câmara tem reprovação maior: 41% julgam sua gestão péssima e 14% ruim, enquanto que 15% acham sua gestão boa e 3% ótima. Presidente Bolsonaro tem 44% que acham seu governo péssimo e 10% ruim.

ECONOMIA

Economia cresceu 0,7% em maio, diz Monitor do PIB, da Fundação Getúlio Vargas que acha ainda é cedo para falar em retomada da economia e para recuperar as perdas de de 13,9% registradas de março a abril.

Brasil registra aumento de 15% nos pedidos de seguro-desemprego no 1º semestre.

Ibovespa encostou nos 102 mil pontos durante o pregão da bolsa de valores de São Paulo ontem, beneficiado pela expectativa da vacina do covid-19.

Entidades da construção divulgam manifesto contra aumento do cimento. Reajustes ficam entre 3% e 10%, segundo representante do setor. Especulação com o preço do tijolo também está acontecendo aqui em Pernambuco.

Telefônica, dona da Vivo, vai ativar 5G em oito cidades a partir de 24 de julho. Recife está fora desta etapa.

E MAIS

SBT bate Globo no Rio de Janeiro com Fla-Flu e impõe primeira derrota ao Jornal Nacional desde 2015. Flamengo vence Fluminense com gol no fim e conquista 36º título carioca.

Nas redes sociais, moradores de cidades sertanejas como Custódia e Sertânia, no Moxotó, e Iguaracy, no Pajeú, relataram a ocorrência de um clarão seguido de um estrondo. O fenômeno ainda está sob investigação, mas segundo o astrônomo James Solon, do Grupo de Astronomia de Pernambuco, caso seja confirmada a veracidade do que foi descrito, pode se tratar de um meteoro fireball, que é muito brilhante.

Ex-presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti, morreu, ontem, no Recife, aos 89 anos, por problemas decorrentes do coração. Foi enterrado, seguido por uma multidão, na cidade de João Alfredo, sua terra natal e da qual foi prefeito.

Um pastor foi preso no município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, ontem, suspeito de cometer abusos sexuais. Pelo menos dez vítimas já prestaram depoimento na Delegacia de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. O homem atuava como pastor há cerca 14 anos. A advogada, Iara Herculano, que representa as mulheres revelou que o suspeito tinha formas diferentes de abordar as vítimas. Depois de prestar depoimento, na delegacia de Prazeres, o pastor foi encaminhado ao Cotel.

CASO DO MENINO MIGUEL

Sari Corte Real vira ré e tem dez dias para apresentar defesa. Denúncia de abandono de incapaz com resultado de morte foi recebida pela 1ª Vara de Crimes contra a Criança e o Adolescente da Capital, após envio pelo Ministério Público de Pernambuco. A primeira-dama de Tamandaré estava responsável por Miguel Otávio, que é filho da ex-empregada doméstica dela, quando ele caiu do 9º andar de um prédio de luxo no Recife no dia 2 de junho. A mãe da criança, Mirtes Souza, havia saído do apartamento para passear com o cachorro da então patroa.

CORRUPÇÃO

Polícia Federal nas ruas de Caruaru investiga organização criminosa por desvio de R$ 10 milhões do Banco do Nordeste. Investigações culminaram com a identificação do líder, o ex-gerente da agência do Banco do Nordeste em Santa Cruz do Capibaribe/PE, no indiciamento de 30 (trinta) pessoas por envolvimento nas práticas criminosas investigadas e na identificação de fraudes que resultaram em prejuízos financeiros aos cofres públicos superiores a dez milhões de reais.

Em ação conjunta com a CGU (Controladoria Geral da União), a Polícia Federal deflagrou, ontem, três operações para cumprir 31 mandados de busca e apreensão na investigação de três grupos criminosos que atuam nos processos licitatórios realizados pela Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, Ceará.

Presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, tira ex-deputado Geddel Vieira Lima da cadeia. Geddel tinha um apartamento cheio de dinheiro desviado da Caixa Econômica Federal quando foi vice-presidente no governo de Dilma Roussef.

Matéria assinada por Fabio Serapião, na revista digital Crusoé, conta que Sergio Cabral delatou três ministros do Tribunal de Contas da União: Vital do Rêgo, Bruno Dantas e Raimundo Carreiro. “Eles teriam recebido valores mensais, por meio de um contrato simulado entre a Fecomércio e um escritório de advocacia. Cada um dos ministros teria recebido 100 mil reais mensais por um período de mais de um ano, segundo a delação do ex-governador. Ele também afirma que outros 100 mil reais ficavam com o advogado Marcelo Nobre.”

DESVIOS DE RECURSOS DURANTE A PANDEMIA

A aceitação pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, de um alerta de responsabilização feito pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco fez o governo do Estado deixar de gastar R$ 11,9 milhões com o que seria destinado ao investimento e gestão do Hospital Alfa, implantado pela administração estadual para receber os pacientes do coronavírus. A redução dos custos também ocorreu porque houve uma diminuição dos pacientes contaminados pela covid-19, segundo informações do TCE e da Secretaria Estadual de Saúde. Serão devolvidos R$ 1,5 milhão e suspenso o pagamento da segunda parcela no valor de R$ 10,4 milhões.

Fundo Estadual de Saúde também é ressarcido em R$ 4 milhões após Alerta do Tribunal de Contas de Pernambuco. Alerta de Responsabilização expedido pelo conselheiro Carlos Porto ao Secretário Estadual de Saúde, André Longo, no último dia 29 de junho, resultou na devolução de recursos na ordem de R$ 4.018.645,46 ao Fundo Estadual de Saúde de Pernambuco. O valor corresponde ao saldo remanescente do Contrato de Gestão nº 004/2020, firmado entre a Secretaria estadual de Saúde (SES) e o Hospital do Tricentenário, organização social de saúde (OSS) responsável pela gestão da Maternidade Brites de Albuquerque, um dos hospitais de campanha que atende pacientes diagnosticados com a Covid-19 em Olinda.

Prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), determinou, através do decreto 33.794, publicado no Diário Oficial do Município, a suplementação orçamentária de mais R$ 7,9 milhões para propaganda institucional. A medida, que retira verba do orçamento destinado ao pagamento da dívida interna municipal para turbinar a comunicação da Prefeitura, sucede outras três suplementações semelhantes determinadas pelo prefeito desde a decretação do estado de calamidade pública na capital pernambucana. Nesse período, já foram R$ 14 milhões suplementados pelo prefeito em prol da rubrica de propaganda institucional. Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) instaurou auditoria especial para analisar as suplementações orçamentárias para publicidade e propaganda, via decretos durante a pandemia.

COVID EM PERNAMBUCO

Com mais 1.384 casos da Covid-19 e 57 óbitos, Pernambuco tem 74.960 infectados e 5.772 mortes. Com relação aos 57 óbitos, 35 aconteceram entre o dia 22 de abril e 11 de julho. As outras 22 mortes ocorreram nos últimos três dias. 53.355 pessoas recuperadas da doença.

Embora ainda não haja data para volta das aulas presenciais, protocolo, divulgado ontem, estabelece medidas de proteção, monitoramento e comunicação. Escolas devem garantir distância mínima de 1,5 metro entre pessoas e podem até fazer rodízio, diz governo de Pernambuco. Gestores devem reduzir a quantidade de estudantes nas salas e até adotar rodízio. Conjunto de normas deve ser aplicado para a educação básica, ensino superior e cursos livres (cursos de línguas, cursos técnicos, qualificação profissional e outros). Calendário de volta às aulas deve ficar para o fim do mês.

Drive-in começou a funcionar, ontem, no Recife para alívio de quem estava sentindo falta de cinema na pandemia. Espaço com capacidade para 150 carros fica no Pina, na Zona Sul. Entradas custam entre R$ 70 e R$ 90, para cada veículo.

Petrolina suspende feiras livres devido à pandemia do novo coronavírus.

COVID NO BRASIL

Com mais 1.233 mortes confirmadas nas últimas 24 horas, o total de vítimas fatais da doença do novo coronavírus no Brasil é de 75.366 pessoas. Os registros diários compreendem os registros feitos em um período de um dia a partir das 16h de terça-feira passada, independentemente da data em que tenham ocorrido. Ministério da Saúde divulgou também 39.924 novos casos da doença. Ao todo, o Brasil registrou 1.966.748 casos do novo coronavírus. Ministério da Saúde estima que 63,8% já tenham se recuperado, o que representa 1.255.564 pessoas. Percentual de curados vem subindo.

O primeiro caso oficial da Covid-19 no Brasil seria uma bebê que hoje tem um ano e um mês de idade. Exame confirmou a presença do novo coronavírus no dia 20 de fevereiro de 2020, segundo a base de dados do Ministério da Saúde. Dessa forma, ela se tornou a primeira paciente infectada do Brasil.

Evolução da covid em São Paulo está mais favorável. Trajetória de casos e mortes tem sido mais positiva. Taxa de ocupação em leitos da rede privada não subiu com relaxamento. Virada Cultural de São Paulo será totalmente online, diz prefeito Bruno Covas.

18 municípios catarinenses decretam lockdown no sul do estado.

Distrito Federal e Rio Grande do Sul têm aumento de mais de 40% de mortes em uma semana.

Governador do Sergipe, Belivaldo Chagas, é diagnosticado com coronavírus.

COVID NO MUNDO

Casos de covid-19 somam mais de 13,3 milhões no mundo; Flórida tem recorde de infecções. Levantamento mostra 578.628 mortes da doença, enquanto o número de pessoas recuperadas chegou a 7,4 milhões.

PIB da China retoma fôlego após reabertura e cresce 3,2% no 2º trimestre.

China pede ao Ministério da Agricultura suspensão de mais frigoríficos brasileiros. Pedido decorre da ocorrência de covid-19 entre funcionários; seis unidades já foram embargadas.

AGORA AS BOAS NOTÍCIAS
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

Empresa farmacêutica indiana Zydus anunciou, ontem, que iniciou estudos em humanos para sua potencial vacina contra a Covid-19. Com mais de 900.000 casos confirmados, a Índia é hoje o terceiro país com mais infectados no mundo, atrás apenas de Estados Unidos e Brasil. No início de julho, o chefe da principal agência de pesquisa clínica da Índia disse em uma carta que previa o lançamento de uma nova vacina contra a Covid-19, causada pelo novo coronavírus até 15 de agosto.

Testes com vacina de Oxford dão resultados positivos, diz TV britânica. Conclusões sobre ensaios clínicos iniciais só devem ser divulgadas hoje.

Sobrinha ensina tio analfabeto a ler e escrever durante pandemia. Felipe Lira, cresceu em Jalisco, no México e passou a maior parte da vida adulta trabalhando na construção civil, criando duas filhas e sofrendo pela perda de sua esposa. Durante o Natal, a sobrinha Kennya descobriu que ele não sabia ler e escrever.No começo, Felipe resistiu à ideia de aprender, mas aos poucos a sobrinha o convenceu e aproveitou a quarentena pra fazer isso. O sorriso emocionado de tio Felipe viralizou na internet após tirar uma foto escrevendo o nome dos netos.

Dias melhores virão
Até amanhã bem cedinho

Divulgado protocolo da retomada das aulas no Estado

16/07/20
Por AnamariaNascimento/DP/blogfolhadosertao.com
Ainda não há data definida para o retorno das aulas presenciais no estado. (Foto: SEE/Divulgação)
Ainda não há data definida para o retorno das aulas presenciais no estado. (Foto: SEE/Divulgação)

 

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco divulgou, na tarde desta quarta-feira (15), o protocolo completo que escolas, faculdades, universidades e cursos livres deverão seguir para a retomada das atividades presenciais. Ainda não há data definida para o retorno. As aulas estão suspensas no estado desde 18 de março por causa da pandemia da Covid-19.

O protocolo apresentado pelo estado é válido para a educação básica – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio -; para o ensino superior – graduação, especialização, mestrado e doutorado – e para cursos livres – cursos de idiomas, técnicos, profissionalizantes e outros. Além deste plano, outros dois documentos ainda serão divulgados pela Secretaria de Educação e Esportes. São eles: um documento com orientações pedagógicas, ou seja, com o detalhamento de questões como reposição de aulas, recuperação e calendário escolar, e outro, com o plano executivo de retomada das aulas presenciais, isto é, com o cronograma do retorno.

O secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio, afirmou que o calendário escolar pode se estender até o próximo ano. “Podemos avaliar esse processo envolvendo o ciclo 2020 e 2021, no que diz respeito especificamente à aprendizagem. Alguns conteúdos que a gente não consiga avançar em 2020 poderão ser objeto de trabalho, de olhar diferenciado, em 2021”, pontuou. “O tempo que vai ser necessário para a conclusão do ano letivo está diretamente relacionado à data de retomada. Se necessário, vamos avaliar a necessidade de ampliar até janeiro, fevereiro”, completou.

Ao todo, o documento divulgado hoje tem 51 pontos, divididos em três áreas: distanciamento social; proteção/prevenção e monitoramento e comunicação. “É importante ressaltar que as instituições, sejam das redes pública ou privada, poderão estabelecer protocolos com medidas complementares, desde que sigam as orientações gerais do documento apresentado pelo governo de Pernambuco”, destacou Fred Amancio. O protocolo, que foi aprovado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), ficará disponível para consulta pública e eventuais contribuições até o dia 24 de julho no site da Secretaria de Educação.

Entre as determinações do estado, está a definição da distância mínima de um metro e meio entre os estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores em todos os ambientes da unidade de ensino. A equipe gestora deve observar o número de alunos por turma, reduzindo a quantidade, se necessário, inclusive com a possibilidade de adoção de um sistema de rodízio nas escolas. Outra medida é a promoção de diferentes intervalos de entrada, saída e alimentação para evitar aglomerações nas dependências da escola.

De acordo com o secretário estadual de Educação, as datas de retorno das aulas serão definidas levando em consideração os números da doença no estado. Atualmente, Pernambuco tem 74.960 casos confirmados da Covid-19. O estado já registrou 5.772 óbitos pelo novo coronavírus. “Não temos definição de datas de retomada, mas, hoje, a nossa proposta é de que a volta seja feita em conjunto, público e privado. Só teremos datas diferenciadas entre educação básica, que vai ter um processo diferente; ensino superior e cursos livres”, esclareceu.

Em relação às diferentes regiões do estado, com dados distintos em relação à Covid-19, Fred Amancio explicou que o plano de Pernambuco para a educação considera todo o território, mas que algumas regiões podem ter o calendário atrasado por causa da curva da doença. “Pode acontecer, mas não significa que vai, que, a partir da definição das datas, em alguma região não seja possível retornar, mas a proposta é única para todo o estado”, disse.

Rede privada

A divulgação do protocolo sem uma data definida para o retorno das aulas foi recebida com frustração pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE). “Não há novidade para a gente. A rede privada já tem um protocolo e nos preparamos para reabrir no dia 21 de julho (as escolas particulares haviam enviado, no dia 3 de julho, proposta de volta às aulas em Pernambuco no dia 21). Para a nossa frustração, não foi divulgada uma data. A nossa ideia é que, se estiver pronta para abrir com segurança, abre (a escola). A impressão que dá é que estamos sendo prejudicados para esperar as demais se prepararem. Temos alunos angustiados e pais que voltaram a trabalhar. É preciso retomar, pois corremos o risco de perder o ano letivo de 2020. Isso a gente não queria e não interessa a ninguém da sociedade pernambucana”, afirmou o diretor-executivo do Sinepe-PE, Arnaldo Mendonção. O sindicato participou, na manhã desta quarta, de reunião com o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Confira, na íntegra, os pontos do protocolo:

Distanciamento social

1. Manter pelo menos um metro e meio de distância entre os estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores em todos os ambientes do estabelecimento de ensino

2. Estabelecer o número de estudantes por turma, observando rigorosamente as normas de distanciamento um metro e meio entre as bancas escolares, reduzindo a quantidade de estudantes se necessário3. Promover diferentes intervalos de entrada, saída e alimentação entre as turmas, com o objetivo de evitar aglomerações

4. Adiar a realização de eventos presenciais (comemoração de datas festivas) em que esteja prevista grande concentração de pessoas. Caso seja justificada a extrema necessidade, a realização acontecerá em áreas abertas e ventiladas, respeitando os limites de pessoas conforme notas técnicas e decretos municipais e estaduais

5. Suspender temporariamente as atividades coletivas esportivas, assim como a utilização dos parquinhos infantis

6. Organizar grupos ou equipes de trabalho para reduzir a interação entre os grupos. A organização dos trabalhadores em pequenas equipes ou grupos de trabalho ajudará a minimizar a interrupção do trabalho no caso de um trabalhador apresentar sintomas da Covid-19

7. Incentivar os estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores dos estabelecimentos de ensino a evitarem contatos muito próximos, como apertos de mãos, beijos e abraços

8. Demarcar no chão o espaço nas filas, de modo a garantir a distância mínima de um metro e meio no atendimento ao público

9. Estabelecer distanciamento de dois metros entre os estudantes no momento da refeição

10. Marcar a distância mínima de um metro e meio nas filas se houver necessidade para os estudantes

11. Promover marcação de lugares nos refeitórios, para minimizar a movimentação. Reorganização dos demais espaços escolares (biblioteca, laboratórios, área de esporte, áreas de trabalho, etc)

12. Manter lugares fixos para os estudantes em sala de aula

13. Aproveitar, quando possível, espaços ao ar livre para as atividades presenciais, mantendo o distanciamento de um metro e meio

Proteção/Prevenção

1. Utilizar a máscara de forma obrigatória e contínua por todas as dependências do estabelecimento de ensino, devendo ser observadas as orientações específicas quando se tratar de crianças até dois anos de idade

2. Acomodar as máscaras, quando não estiverem sendo utilizadas, em sacos plásticos individuais, por exemplo, na hora das refeições

3. Disponibilizar álcool 70% para limpeza das mãos dos estudantes, trabalhadores em educação, colaboradores e ao público em geral ao entrar e sair do estabelecimento de ensino

4. Disponibilizar, para uso dos estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores local para lavagem frequente das mãos, provido de sabão, toalhas de papel além da disponibilização do álcool 70%, em pontos estratégicos de fácil acesso

5. Incentivar o uso da etiqueta respiratória pelos estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores: ao tossir ou espirrar usar um lenço ou a parte interna do braço na altura do cotovelo

6. Evitar tocar a boca, o nariz e o rosto com as mãos, e lavar sempre as mãos quando tocá-los

7. Reforçar a limpeza e a desinfecção das superfícies mais tocadas (mesas, teclados, maçanetas, botões, etc), pelo menos duas vezes ao dia

8. Reforçar a limpeza dos banheiros, instalações, áreas e superfícies comuns, antes, durante e após o expediente

9. Higienizar grandes superfícies com os seguintes produtos: hipoclorito de sódio a 0.1%; alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 0,1%; dicloroisocianurato de sódio (concentração de 1,000 ppm de cloro ativo); iodopovidona (1%); peróxido de hidrogênio 0.5%; ácido peracético 0,5%, quaternários de amônio, por exemplo, o Cloreto de Benzalcônio 0.05%; compostos fenólicos; desinfetantes de uso geral aprovados pela Anvisa, observando as medidas de proteção, em particular o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) quando do seu manuseio

10. Higienizar os materiais de trabalhos, sempre que houver a necessidade de compartilhamento por outro trabalhador em educação e colaboradores11. Privilegiar a ventilação natural em todos os ambientes, mantendo sempre que possível as portas e janelas abertas em todos os ambientes. Na hipótese da utilização de aparelho de ar condicionado, verificar a higienização periódica e a adequação de suas manutenções preventivas e corretivas, limpando os filtros periodicamente

12. Utilizar solução higienizadora para limpeza dos calçados na entrada dos estabelecimentos de ensino, inclusive podendo ser utilizados tapetes13. Lavar os tapetes utilizados diariamente, ao final do expediente

14. Reduzir no transporte escolar o número de estudantes por veículo, permitindo apenas o transporte dos estudantes sentados

15. Promover a limpeza dos ônibus escolares a cada grupo de estudantes transportados

16. Medir a temperatura, quando possível, de todas as pessoas que compareçam ao rstabelecimento de ensino, no momento do ingresso às dependências. Em caso de temperatura superior a 37,5ºC, a pessoa deverá ser direcionada a uma sala de espera para o atendimento, evitando a circulação nas dependências do estabelecimento de ensino, para receber as orientações necessárias, sugerindo evitar o retorno a residência em transporte público

17. Higienizar regularmente os materiais de uso comum e não partilhar materiais escolares

18. Orientar e supervisionar o recebimento e armazenamento adequado de alimentos trazidos de casa (limpeza da embalagem antes de armazenamento na escola)

19. Obedecer rigorosamente aos cuidados no preparo e distribuição da alimentação escolar: uniformes, máscaras, luvas, talheres, etc.

20. Disponibilizar local para lavar ou higienizar as mãos antes das refeições

21. Não permitir o compartilhamento de alimentos e objetos de uso pessoal, como copos, pratos e talheres

22. Adotar a utilização de garrafas individuais ou copos para consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros

23. Realizar a limpeza das salas de aula duas vezes ao dia, evitando alternância das equipes de limpeza

24. Promover a limpeza três vezes ao dia dos ambientes comuns utilizados por diferentes grupos

25. Evitar o compartilhamento de utensílios de uso pessoal, equipamentos e ferramentas de trabalho como canetas, telefone celular, trenas, espátulas, entre outros

Monitoramento e comunicação

1. Orientar os estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores nos seguintes temas: ações de higiene necessárias quando da utilização do transporte público e transporte escolar; utilização da máscara de proteção, troca da máscara; tempo útil de proteção de máscara; armazenamento/descarte de máscara contaminada; higienização das mãos e objetos; etiqueta respiratória; como se alimentar com segurança

2. Elaborar cartilha de orientação sobre os cuidados básicos de prevenção da Covid-19 para disponibilizar pela internet para estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores

3. Afixar as medidas de prevenção por meio de materiais visuais nos estabelecimento de ensino

4. Afixar, em pontos estratégicos, o calendário escolar, cronograma das atividades presenciais e remotas do estabelecimento de ensino

5. Esclarecer para todos os estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores os protocolos a serem seguidos em caso de suspeita ou confirmação da Covid-19

6. Instituir mecanismos e procedimentos para que os estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores possam reportar se estiverem com sintomas de gripe ou similares ao da Covid-19, ou se teve contato com pessoa diagnosticada com Covid-19

7. Orientar estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores dos estabelecimentos de ensino que apresentarem sintomas gripais, a permanecerem afastados, assim como os que apresentarem quaisquer outros sintomas sugestivos de quadros infecciosos respiratórios: febre, diarreia, por exemplo. O tempo de afastamento será de 14 dias, e ao mesmo tempo, pelo menos três dias sem nenhum sintoma

8. Orientar estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores dos estabelecimentos de ensino que apresentarem sintomas gripais, e os seus contatos domiciliares, a acessarem o aplicativo Atende em Casa. Durante o acesso, serão orientados sobre como proceder com os cuidados, inclusive sobre a necessidade de procurar um serviço de saúde

9. Priorizar o trabalho remoto para os trabalhadores em educação com fatores de risco para Covid-19 (pessoas com mais de 60 anos ou com comorbidades, como hipertensão, diabetes, doença cardiovascular crônica, doença respiratória crônica, doença renal crônica, obesidade, doença hepática crônica, imunossupressão, câncer), de acordo com a comprovação médica10. Priorizar para os estudantes com fatores de risco para Covid-19 (com mais de 60 anos ou com comorbidades com provação médica), a possibilidade de manter apenas o ensino remoto e não retornar às aulas presenciais

11. Informar imediatamente ao Estabelecimento de Ensino, quando houver a suspeita ou confirmação da Covid-19 entre estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores e seus contatos domiciliares, a fim de avaliar a necessidade de suspensão de atividades parcial ou geral

12. Caso ocorra a confirmação laboratorial por RT-PCR de Covid-19, em estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores, deve ser realizada a busca ativa das pessoas que tiveram contato com o indivíduo, no estabelecimento de ensino, e comunicá-las

13. Caso ocorra a confirmação da Covid-19, mediante teste, após o desaparecimento de todos os sintomas, em estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores, esses estarão aptos a frequentar o estabelecimento de ensino