A natureza perde o ambientalista e fundador do Partido Verde, Alfredo Sirkis

10/07/20

Por Daniele Bragança/blogfolhadosertao.com
Alfredo Sirkis, 1950-2020. Foto: Márcio Lázaro.

O ambientalismo brasileiro perdeu nesta sexta-feira (10) um dos seus membros mais importantes. Alfredo Sirkis, liderança da pauta climática, político, jornalista, escritor, morreu em um acidente de carro, no começo da tarde, por volta das 13h50, aos 69 anos.

Ele pretendia visitar a mãe em Vassouras, região Centro-Sul do estado do Rio de Janeiro. Sozinho, seguia por um trajeto que fazia com frequência quando o carro bateu em um poste e capotou. O acidente ocorreu no Arco Metropolitano, na altura da via Dutra, na Baixada Fluminense. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o ambientalista morreu na hora.

Sirkis deixa a mãe, Liliana Syrkis, esposa, Ana Borelli, e dois filhos adultos, Guilherme e Anna.

Há duas semanas, Sirkis lançou o livro “Descarbonário”, sobre o que vivenciou em 40 anos de militância pelo ambientalismo. O título é uma brincadeira semântica que relembra o seu mais famoso livro, “Os carbonários”, que conta sua experiência na militância estudantil e a luta contra a ditadura militar.

Um dos pioneiros do ambientalismo no Brasil, Sirkis foi um dos fundadores do Partido Verde em 1986. Pelo partido, foi de tudo um pouco: vereador,  secretário municipal de Meio Ambiente no Rio de Janeiro, deputado estadual, deputado federal e coordenador da primeira campanha presidencial de Marina Silva em 2010.

Também coordenou o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas entre 2017 e 2019, quando foi exonerado do cargo, não remunerado, pelo presidente Jair Bolsonaro. Atualmente, ele presidia o Centro Brasil do Clima.

Repercussão

Ao longo da tarde, organizações ambientalistas, amigos, políticos e parentes expressaram os pêsames pela partida repentina de Sirkis. Destacamos algumas:

Observatório do Clima – Confira a íntegra da nota aqui.

Sua trajetória, de combatente da ditadura militar a ativista climático – ou, como ele gostava de dizer, “de carbonário a descarbonário” – sempre será uma inspiração para o movimento ambiental. E torna-se ainda mais importante agora, quando o Brasil precisa mais uma vez exorcizar o autoritarismo e lutar pela sustentabilidade.

Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) – Confira a íntegra da nota aqui.

Entre todos os papéis que desempenhava, foi defensor ferrenho de um mundo mais sustentável. Um homem que compartilhou o peso dos desafios climáticos com diversas organizações e iluminou o caminho de muitas pessoas que, hoje, vestem a camisa ambiental.

André Trigueiro, jornalista:

“O Brasil perdeu hoje um dos seus maiores ambientalistas. E eu perdi um amigo. Alfredo Sirkis é da geração de Fernando Gabeira, Carlos Minc, Fabio Feldmann. Ele turbinou o movimento ambientalista no Brasil com inteligência, com propostas. Se engajou na política, foi parlamentar. Ele foi do Executivo, foi Secretário Municipal de Meio Ambiente, foi Secretário Municipal de Urbanismo no Rio de Janeiro e nos últimos anos uma liderança internacional nas negociações do clima, com propostas para estimular o mercado de carbono e o financiamento da economia de baixo carbono.

Alfredo Sirkis vai fazer muita falta. Mas deixou um legado glorioso e inspirador. Eu, particularmente, sou muito grato a tudo que ele nos ensinou por atitude, de forma muito aguerrida, muito corajosa. Foi ambientalista quando ninguém estava preocupado com isso. Abriu caminho para todos nós que viemos depois. Nossa gratidão, Sirkis. Onde você estiver.”

Marina Silva, política – Confira a íntegra da nota aqui:

Explosivo e apaixonado por tudo em que acreditava, sincero nas críticas como nos elogios, militante incansável das causas que defendia, Sirkis demonstrou, há muito tempo, seu grande valor pessoal e fundamental importância para o Brasil.

Carlos Minc, político: 

Morreu meu querido amigo Alfredo Sirkis. A gente começou a militar junto com 16 anos no grêmio do Colégio Aplicação da UFRJ, na Lagoa. Fizemos a resistência armada juntos. Sirkis foi responsável por nos tirar da prisão: a mim, Gabeira, Daniel Aron Reis, Apolônio. Fundamos o PV juntos com o Hebert Daniel, Lucélia Santos, Gabeira. Sempre fizemos muitas campanhas e movimentos de ecologistas. Há 3 dias, participei da live de lançamento do livro dele: “Descarbonário”. Ele tava muito contente, também muito ativo na questão climática com cientistas internacionais, fazendo planos com vários governadores, do Espírito Santo, Pernambuco, com Emílio La Rovere, Coppe. É uma tristeza! Eu soube que tinha algo errado quando alguém da imprensa me ligou e liguei para esposa dele, que não sabia de nada. A Polícia Rodoviária Federal me confirmou, e que tive ainda que dar a notícia para Ana Borelli e pro Guilherme, o filho dele, amigo dos meus filhos. O Guilherme tava no sítio da mãe esperando o Alfredo ir lá. Tava indo num fusca e bateu e morreu perto do Arco Metropolitano. Ele tava tão feliz! Tava muito feliz! Comprei o livro dele, só vai chegar depois dele ter partido. Muita tristeza!

Nota do blogfolhadosertao.com:

Tinhamos na figura de Sirkis uma criatura de uma importância fundamental, como ambientalista e político nacionalista.

A natureza está chorando a perda desta grande figura humana, de forma tão precoce,  no momento em que o (des) governo  vira a cara para a defesa do meio ambiente, para agradar o capital internacional e meia dúzia de “empresários”  que não têm o mínimo de pudor e respeito pela vida de milhões  de pessoas, inclusive das nações indígenas que padecem  diante da ignorância bolsonarista !

 

Procurador-geral do Estado diz que “quem não usa máscara comete crime e poderá ser preso”

10/07/20
Por JC/blogfolhadosertao.com

Francisco Dirceu Barros concedeu entrevista ao programa Balanço de Notícias da Rádio Jornal

 Priscilla Buhr/AMCSO procurador-geral do estado, Francisco Dirceu Barros, pediu a intervenção do município de Goiana no início de abril apontando irregularidades cometidas pela gestão – FOTO: Priscilla Buhr/AMCS

Em entrevista concedida ao programa Balanço de Notícias, da Rádio Jornal, nesta sexta-feira (10), o procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Francisco Dirceu Barros, foi contundente ao dizer que quem sai às ruas sem máscara está cometendo crime e que poderá ser, inclusive, conduzido à delegacia e responder um Termo Circunstanciado de Ocorrência. Se já tiver antecedentes, vai direto para o presídio.

JC – Quem sai sem máscara comete crime?

Dirceu – Nós temos um crime tipificado no Código Penal, artigo 268, que é descumprir determinação do poder público que tem como objetivo impedir a propagação de doença contagiosa. A pena é de detenção de um mês a um ano e multa.

JC – E como se multa numa situação como essa?

Dirceu – Há duas leis, estadual e federal, e as duas preveem multa administrativa. A multa civil não foi regulamentada ainda. As duas leis dizem que os prefeitos e os Estados têm de regulamentar. Para estabelecimento público ou privado que permite a entrada de alguém sem máscara já existe uma lei regulamentada. Ela vai de R$ 1 mil a R$ 100 mil e pode ser duplicada em caso de reincidência. É só o fiscal chegar e autuar, é coisa de cinco minutos. As pessoas correm risco ao deixar, você que é comerciante, por exemplo, quando deixa alguém entrar sem máscara. A multa é para o estabelecimento e também pode ser individual.

JC – Qual o agente responsável por aplicar a multa?

Dirceu – Vai depender de cada município colocar quem é. Se é o guarda de trânsito ou o profissional da vigilância sanitária. As pessoas estão brincando com esse assunto. A quantidade de pessoas desafiando a lei nos calçadões, em parques e ruas é exorbitante. Embora a lei ainda não tenha sido regulamentada, a qualquer momento a pessoa pode ser parada por um policial e ser conduzida à delegacia para lavrar o TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência). Se tiver antecedentes criminais, vai direto para o presídio.

JC – Para ficar claro: se uma pessoa estiver sem máscara e for abordada pela polícia ela vai presa?

Dirceu – Não só isso como se estiver usando a máscara irregular. A lei federal diz que é obrigatório manter a boca e o nariz cobertos. Se estiver no pescoço ou no queixo, para a lei é como se não estivesse usando. O que está havendo hoje? Alguém diz que as pessoas não podem comprar, mas não é caro (a máscara). Está acessível, os municípios estão distribuindo. O que estamos falando hoje é uma questão de cidadania mínima. É falta de educação. A pessoa que não usa máscara hoje em dia é mal-educada e criminosa porque está cometendo crime, está colocando em risco a saúde de terceiros, colocando a própria saúde em risco, sempre digo que quem está brincando com esse tema será o próximo contaminado ou vai causar uma coisa muito ruim, que ninguém quer, que é o efeito regressão. Não está descartado a gente ter que entrar com uma ação judicial para poder regredir regimes pela falta de responsabilidade e de cidadania de pessoas que insistem em não fazer uma coisa tão básica, mas tão necessária. Nesse novo normal a máscara é um tipo de vestimenta.Não há desculpa. Dizer que não usa porque não tem é balela. Se não tiver, procure sua prefeitura que a prefeitura vai dar. É inadmissível o cidadão sair cometendo crime. Nós recomendamos aos prefeitos que fizessem uma campanha de prevenção durante uma semana, distribuindo máscaras e orientando, mas depois daí infelizmente terá de ser feito uma coisa que ninguém fazer que é prender, levar para a delegacia.

JC – O que pode ser feito do ponto de vista de comunicação para estimular mais as pessoas a usar a máscara?

Dirceu – Estamos há cento e poucos dias com esse tema, já expedimos 31 recomendações, o MPPE tem trabalhado 24 horas. Vocês da imprensa têm feito um trabalho excelente divulgando a toda hora. É só ligar a TV ou o rádio que a mensagem para uso da máscara está sempre lá. Acho que não é falta de informação: é falta de cidadania mínima. Eu sempre digo que o cidadão brasileiro cobra muito as autoridades, mas o Brasil só vai se livrar das grandes corrupções quando o cidadão for capaz de ser honesto nas coisas mínimas. Está faltando honestidade e educação mínima deste povo. Não é uma questão de periferia. Falam muito porque não usa nos ônibus ou nas periferias, não é só isso. Fiz uma caminhada de 10 quilômetros em uma determinada praia de elite e o pessoal não está usando máscara. Fiquei com vontade de ligar para a polícia para que ela conduzisse uns 20 de uma vez. Mas aí a manchete seria “procurador autoritário dá carteirada no meio da rua”. Mas a vontade que a gente tem é combater isso logo com polícia porque realmente Pernambuco está indo muito bem no seu plano estratégico, não estamos trabalhando demais, Judiciário, Executivo, Legislativo, Tribunal de Contas, muita gente envolvida, dormindo muito pouco, e é possível que pela falta de responsabilidade de alguns a gente tenha que voltar à estaca zero. Ninguém quer esse efeito sanfona, ficar indo e voltando. O ideal seria se todos colaborassem. A gente está indo muito bem, mas se continuar dessa forma a gente não sabe o que pode acontecer.

JC – Quais os próximos passos?

Dirceu – Fizemos recomendação para campanha preventiva das prefeituras. A partir da próxima semana quem sair sem máscara pode ser surpreendido pela polícia. Aí não tem mais conversa de ir buscar a máscara em casa. Todo mundo está sabendo que tem que usar em qualquer ambiente. A lei federal relativizou alguns pontos, mas o que está valendo é a lei estadual. O STF decidiu que no conflitos de leis prevalece o princípio da maior proteção à saúde. E a nossa lei é mais protetiva.Não é desejo nosso punir o cidadão, mas se for preciso vamos fazer isso.

Blogueira Josélia Maria acusa Prefeitura de Petrolina de perseguição; e leva o caso ao Ministério Público

10/07/20

Em nota veiculada em seu blog, ontem (09),  Joselia Maria  informa que  Prefeitura de Petrolina realizou,  diversos testes rápidos pra detecção da Covid-19 nos profissionais da imprensa de Petrolina. Antes, porém, foi feito um cadastro por veículo. No entanto, a informação não foi amplamente divulgada e apenas alguns veículos foram consultados.

O Blog Josélia Maria (primeira blogueira do Sertão com 13 anos de atuação) não recebeu qualquer mensagem referente à ação do município financiada com dinheiro público.

“Afirmo que sofro discriminação por parte da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Petrolina, que não me envia qualquer informação de interesse coletivo, violando a constituição Federal no Art. 3º que diz que é vedado ao Estado e aos Municípios:

I – criar distinções entre brasileiros ou preferência entre si, em razão de origem, raça, sexo, cor, idade, classe social, convicção política e religiosa, deficiência física ou mental e quaisquer outras formas de discriminação”, citou a comunicadora Josélia Maria.

Por isso, as devidas providências já estão sendo tomadas para denunciar e fazer justiça à imprensa do Vale do São Francisco.

Nota do Blogfolhadosertao.com

Prestamos nossa irrestrita solidariedade à companheira Josélia Maria,  e esperamos que as autoridades competentes, a partir do Ministério Público, tomem as devidas e nessárias providências, para que  cesse de uma vez a perseguição   que está sendo imposta a uma porofissional  de comunicação que, também  como mulher, merece respeito na forma da Lei.

Aproveitamos a oportunidade para denunciar que a Prefeitura de Salgueiro também  faz uso desta prática ignobil em relação ao Jornal Folha do Sertão e ao Blog Folha do Sertão, fato que não nos preocupa porque exercemos  nossas atividades  com independência e a certeza de que não  existe nenhum governo imcompetente que  não tenha fim.

Ora, vencemos a Ditadura de 1964 e os tempos obscuros do regime de chumbo, dando oportunidade a todos os brasileiros de reconsquistar a Democeracia.

Não serão os (des)governo dos Coelho em Petrolina e a ignorância que se pratica em Salgueiro que jamais irão mudar o nosso compromisso com a Democracia!

Campeonato Pernambucano de volta no dia 19

10/07/20
Por GloboEsporte/blogfolhadosertao.com

 

O Campeonato Pernambucano está próximo da volta. O Governo do Estado autorizou a retomada dos jogos de futebol, sem a presença de torcida, a partir do dia 19 de julho após uma reunião, nesta quinta-feira. Com isso, a federação local está livre para organizar as partidas a partir desta data, e, inclusive, já lançou um protocolo para este momento.

Em meio às novas diretrizes, está a restrição de pessoas dentro de campo, com o máximo de 100, além da determinação para que as finais aconteçam na Arena de Pernambuco. É o que diz o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

“São 100 pessoas que estão em campo, mas todas elas seguindo um protocolo de espaçamento, de distanciamento.”

O acordo pelo uso da Arena, localizada no município de São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife, acontece devido às condições mais favoráveis de evitar aglomerações ao redor do estádio.

– As finais ficou pactuado, justamente por se tornar mais simples no que diz respeito ao isolamento dos arredores, para evitar justamente qualquer tipo de aglomeração durante as finais do campeonato, de que elas acontecerão na Arena de Pernambuco. Porque fica mais distante e não é sede de nenhum clube, facilitando assim o isolamento daquele espaço. Firmamos um termo de compromisso com a Federação Pernambucana de Futebol, tudo isso foi traçado, conversado e dialogado com o presidente Evandro Carvalho e a gente espera, portanto, que as coisas aconteçam dentro da normalidade.

Arena de Pernambuco — Foto: Arthur Ribeiro/GloboEsporte.com
Arena de Pernambuco — Foto: Arthur Ribeiro/GloboEsporte.com

A liberação faz parte da etapa seis do Plano de Convivência com a Covid-19. Antes, a retomada dos jogos estava prevista para a etapa cinco, mas terminou sendo adiada. O Governo do Estado ainda destaca que a avaliação é feita de forma contínua com base nos indicadores de saúde, pressão sobre a rede hospitalar, além de outros fatores que influenciam no plano de combate à pandemia.

O torneio, especificamente, ainda tem a disputa de mais cinco datas para chegar ao vencedor: a última rodada da primeira fase, a quarta de final e a semifinal, em jogos únicos, e as duas partidas da grande decisão.

Há também o quadrangular do rebaixamento, no qual os quatro últimos do primeiro turno (7º, 8º, 9º e 10º) vão duelar apenas com jogos de ida. Os dois piores colocados serão rebaixados.

No total, serão 17 partidas até se conhecer tanto o grande vencedor como as equipes que disputarão a divisão inferior.

Os jogos que restam da primeira fase são:

  • Sport x Santa Cruz
  • Salgueiro x Náutico
  • Afogados x Vitória
  • Decisão x Central
  • Retrô x Petrolina

Nesse cenário, Santa Cruz e Salgueiro já estão classificados. Por outro lado, Retrô, Náutico, Sport, Afogados e Central brigam pelas quatro vagas que restam.

A última partida disputada no Estadual foi no dia 15 de março, pouco menos de quatro meses em relação a data marcada para o retorno dos duelos. Na ocasião, o Santa Cruz venceu o Decisão por 2 a 1 já com os portões do Arruda fechados para conter o avanço do novo coronavírus.

 

Aqui, as notícias mais interessantes do dia no Podcast do jornalista Ivan Maurício

10/07/20

blogfolhadosertao.com

 

1-Quatro dos 27 detentos que fugiram de presídio em Limoeiro, no Agreste, são recapturados em Cedro, no Sertão Central.

2-Empresários, donos de veículos de luxo e lanchas e soldados em preparação para o Exército receberam auxílio emergencial de forma irregular, aponta Controladoria Geral da União.

3-As 200 empresas estatais do Brasil somaram, juntas, um lucro de R$ 109,1 bilhões em 2019.

 

Restaurantes e academias de ginástica reabrem em 20 de julho e futebol retorna dia 19, sem público, na Arena Pernambuco,anuncia governo de Pernambuco. Podem funcionar, inclusive, bares que vendem comida. A medida alcança os municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata. Ontem pela manhã, empresários e funcionários de bares e restaurantes fizeram uma carreata pela reabertura do setor, há quase quatro meses parado devido à pandemia.

Agreste de Pernambuco irá avançar para a quarta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19 a partir da próxima segunda-feira. 53 municípios das regiões de Caruaru e Garanhuns poderão reabrir o comércio varejista, shoppings, salões de beleza e estética, construção civil (100% da capacidade), comércio de veículos, entre outras atividades. Feiras do Polo de Confecções do Agreste ainda não foram autorizadas a funcionar.

Câmara dos Deputados aprovou ontem a Medida Provisória (MP) 975, que cria um programa emergencial de R$ 10 bilhões de acesso a crédito para micro, pequenas e médias empresas. O texto permite a concessão de empréstimos para Microempreendedores Individuais (MEI) por meio de maquininhas de cartão. Neste caso, os créditos serão de até R$ 50 mil e as vendas e as vendas futuras realizadas pelos dispositivos servirão de garantias para as operações. A taxa de juros prevista é de 6% ao ano. Os beneficiados terão prazo de 36 meses para quitar o empréstimo, o que inclui uma carência de seis meses para início do pagamento, com capitalização de juros durante o período.

Auxílio Emergencial: Caixa libera saques e transferências dos aprovados no terceiro lote nascidos em maio nesta sexta-feira, um total de 400 mil trabalhadores.

Empresários, donos de veículos de luxo e lanchas e soldados em preparação para o Exército receberam auxílio emergencial de forma irregular, aponta Controladoria Geral da União. Até junho, foram identificados cerca de 30 mil casos em Pernambuco. Estima-se que dano aos cofres federais chegou a R$ 20 milhões em um mês.

Pandemia aumenta desigualdade e pode afetar democracia na América Latina, diz ONU – Organização das Nações Unidas. A pandemia de covid-19 está provocando a pior crise sanitária, econômica, social e humanitária na América Latina em um século e seu impacto traz desafios à democracia na região, alerta a Organização das Nações Unidas (ONU).

Quase 4 milhões de brasileiros pediram seguro-desemprego no 1º semestre. Em junho, foram 653.160 solicitações, queda de 32% ante maio.

Pesquisa coordenada pela professora Fabíola Cruz, do Departamento de Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desenvolveu um inseticida capaz de matar o Aedes aegypti, que transmite vírus como dengue, zika e a chikungunya. Pesquisa foi realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Algodão). Inseticida é produzido a partir do extrato de agave (sisal), planta cultivada no semiárido.

Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro, é solto um dia após prisão. Empresário é acusado de lavagem de dinheiro por ocultar recursos provenientes de sonegação de impostos.

Ministro João Otávio Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu, ontem, conceder prisão domiciliar a Fabrício Queiroz e à mulher dele, Márcia de Aguiar. Ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), Queiroz está preso desde 18 de junho, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Anjo sobre o caso das rachadinhas na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

As 200 empresas estatais do Brasil somaram, juntas, um lucro de R$ 109,1 bilhões em 2019. O valor é o melhor desde 2008 e equivale a uma alta de 53% em relação ao lucro de 2018. Os dados estão na 13ª edição do Boletim das Empresas Estatais Federais, publicado, ontem, pelo Ministério da Economia.

Quatro dos 27 detentos que fugiram de presídio em Limoeiro, no Agreste, são recapturados em Cedro, no Sertão. Além dos quatro detentos que escaparam, ontem, foram localizados um homem e duas mulheres que dariam cobertura ao grupo. Bandidos fortemente armaram explodiram muro do presídio.

Morre, aos 94 anos, Maria do Carmo Monteiro, esposa do ex-ministro Armando Monteiro Filho, mãe do ex-senador Armando Monteiro Neto e filha do ex-governador Agamenon Magalhães.

Genivaldo di Pace, da Center, um dos pioneiros na produção de áudio e vídeo em Pernambuco, faleceu, ontem, vítima de uma parada cardíaca.

Grupo de artistas amigos de Genival Lacerda fará uma live para arrecadar recursos para auxiliar tratamento de saúde do cantor paraibano, que está sendo cuidado em casa após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI). A transmissão ao vivo acontece no dia 24 de julho, às 19h, no canal de João Lacerda, filho de Genival.

Elefante de Olinda – tradicional agremiação carnavalesca – ainda não recebeu por suas apresentações durante do carnaval.

Justiça de São Paulo obriga Uber a pagar férias e 13º salário a motorista.

DESVIOS DE RECURSOS DURANTE A PANDEMIA

Tribunal de Contas de Pernambuco dá prazo de 15 dias para Prefeitura do Recife corrigir supostas falhas na transparência dos gastos da covid-19 Conselheiro Carlos Porto emitiu, ontem, um “Alerta de Responsabilização” ao prefeito do Recife, Geraldo Júlio, para que realize correções em irregularidades apontadas em relatório de monitoramento do TCE, relativas à transparência pública das aquisições e contratações relacionadas ao enfrentamento da Covid-19.

A empresa Biogeoenergy protocolou petição no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para negociar a devolução dos valores pagos pela Hempcare na compra de 300 ventiladores pulmonares para o combate ao vírus Covid-19. A intenção da empresa é devolver aos estados integrantes do Consórcio do Nordeste o recurso recebido o mais brevemente possível, ou entregar os aparelhos, caso haja interesse.

COVID EM PERNAMBUCO

Pernambuco registra 1.163 novos casos e 86 mortes pela Covid-19 e chega a 68.767 confirmações e 5.409 óbitos. Do total de mortes, 25 ocorreram nos últimos três dias. 47.996 foram curadas.

COVID NO BRASIL

Ministério da Saúde divulgou ontem atualização da situação da pandemia do novo coronavírus no país. 42.619 novos casos e 1.220 novas mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas. O Brasil acumula 1.755.779 casos e 69.184 mortes pela doença do novo coronavírus. País superou a marca de 1 milhão de recuperados pela doença, o que corresponde a cerca de 60% dos infectados.

Secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, afirmou ontem que há evidências de que o uso da cloroquina em pacientes de covid-19 com sintomas leves contribuiu para a o decréscimo da evolução da curva epidêmica em alguns estados e cidades. Élcio Franco disse que tem a “percepção” que devido ao tratamento precoce o Brasil está chegando ao recorde de curados da doença.

Ministério da Saúde anunciou ontem alteração do protocolo médico para pessoas que sentirem sintomas leves da doença, passando a solicitar que tais pacientes procurem um médico – antes, a diretriz indicava a busca por ajuda profissional apenas em caso de sintomas mais graves.

10% dos paulistanos já tiveram covid-19, aponta levantamento da Prefeitura de São Paulo.

Desde ontem o hospital de campanha do Ibirapuera, em São Paulo, passou a receber pacientes de coronavírus de outras cidades do estado de São Paulo, com prioridade para Campinas – onde a ocupação de leitos de UTI está acima de 80%. Cinco pacientes da região de Campinas já estão no local.

Rio amplia hoje horário de funcionamento de shoppings.

Justiça acatou recurso apresentado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e derrubou liminar que suspendia a reabertura de escolas, bares, restaurantes e salões de beleza.

COVID NO MUNDO

Mundo supera 12 milhões de casos confirmados de covid-19. Estados Unidos e Brasil são responsáveis por quase 40% do total de pessoas contaminadas pelo vírus.

Flórida registra recorde de mortes por covid-19. O estado registrou 120 mortes relacionadas à doença causada pelo novo coronavírus.

Itália proíbe entrada de turistas de treze países, entre eles o Brasil.

AGORA A BOA NOTÍCIA
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

Índia anuncia vacina anticovid para agosto; cientistas acham prazo irreal. Chamada covaxin, a fórmula utiliza o vírus inativo da doença para estimular o organismo a produzir anticorpos. Índia começa nesta semana os ensaios clínicos, em humanos, de uma vacina contra covid-19 desenvolvida em tempo recorde pelo governo do país, em parceria com uma companhia de biotecnologia. A expectativa é que a vacina esteja pronta para ser oferecida ao público em 15 de agosto, dia da independência indiana.

Dias melhores virão
Bom fim de semana
Até segunda-feira bem cedinho