Plenus conquista pelo 7° ano consecutivo o 1° lugar no Enem

02/07/20

blogfolhadosertao.com

O Plenus Colégio e Curso conquistou, pelo 7° ano consecutivo, o 1° lugar em Petrolina  no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2019 e figura entre as melhores escolas do Brasil.

 

A conquista do ‘Heptacampeonato’ do Plenus  foi divulgada pelo site www.evolucional.com.br a partir dos dados apresentados pelo INEP, no dia 26 do mês passado.

O resultado foi recebido com muita alegria e festa pelos professores, funcionários e alunos da escola que também comemorou esse ano a colocação, entre as 15 melhores de Pernambuco e a melhor de todo interior do Estado.

Divulgado pelo Ministério da Educação, o resultado das notas dos alunos da rede pública e privada no Enem, segundo a diretora Pedagógica do Plenus, Silvia Santos, é o maior incentivo, na atualidade, para que as escolas busquem mais qualidade de ensino.

“Montamos a equipe que melhor prepara para o vestibular no município e colocamos como uma das nossas principais metas a ampliação do número de alunos vencedores no Enem e em vestibulares para universidades de todo país e até do exterior. E a resposta tem sido muito positiva com a nossa escola obtendo o primeiro lugar no Enem em Petrolina nestes últimos sete anos”, ressaltou.

A diretora enfatizou ainda que o Plenus começa esse trabalho desde cedo, ainda na Educação Infantil e Fundamental I e II, quando as bases dos alunos estão sendo formadas. O Plenus Colégio e Curso é a única escola de Petrolina citada no ranking do site Top 1000 Brasil.

Governo  anuncia retomada dos esportes individuais a partir de segunda-feira (6) em pernambuco

02/07/20

Imprensa/PE/blorgfolhadosertao.com

Miniatura do anexo
Informação foi repassada pelo secretário de Educação
e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio
 
O secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, anunciou, por meio de coletiva do Governo do Estado, hoje (2), que a partir da próxima segunda-feira (6), praças, parques, praias, orlas fluviais e marítimas receberão a retomada dos esportes individuais ao ar livre, com exceção das lutas. O conjunto de medidas, elaborado por meio de discussão com representantes do setor, está em conformidade com as diretrizes indicadas pelas autoridades sanitárias. O documento contém orientações específicas para a prática dessas atividades, que deve ainda respeitar o Protocolo Geral do Estado de Pernambuco para todas que estão em funcionamento. 
 
O protocolo geral de esportes, criado em parceria com a equipe da Secretaria de Saúde de Pernambuco, contém três eixos: distanciamento social, mantido de acordo com a especificidade de cada modalidade esportiva, sendo sugerido nos protocolos de cada federação; higiene, permitindo apenas a entrada nos espaços esportivos utilizando máscaras (retirando somente quando estiver em atividade ou treinamento), lembrando de trocá-la sempre que estiver úmida, além de garantir que os participantes façam higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool a 70% sempre que possível, e também a desinfecção dos materiais e equipamentos esportivos de uso compartilhado após cada manuseio; e monitoramento, com aferimento de temperatura antes do acesso aos espaços/equipamentos esportivos e a orientação para que mantenham em atividade ou treinamento remoto os atletas, paratletas, profissionais e praticantes em geral enquadrados no grupo de risco. Vale destacar que as federações de cada modalidade esportiva elaboraram um protocolo de acordo com suas atividades, apresentando-os à pasta.
 
“O esporte é um importante instrumento social, que tem impacto direto na qualidade de vida das pessoas. Acreditamos que com a retomada de muitas dessas atividades, de maneira segura e respeitando as normas do protocolo, haverá uma grande contribuição para a saúde dos pernambucanos”, comentou o secretário. 
 
Entre os espaços que estarão aptos para o retorno dessas atividades está o Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, que também estará à disposição dos atletas individuais a partir da próxima semana. “Importante demais esse início das atividades para todas as pessoas, não só do ponto de vista da saúde física e mental, mas também para os atletas e paratletas que precisam voltar a uma melhor condição técnica e física, para as futuras competições nacionais e internacionais, depois de um período longo de inatividade”, complementou o secretário executivo de Esportes de Pernambuco, Diego Pérez.

Covid-19: Saúde confirma 1.414 novos casos em Pernambuco, com 47 óbitos.

02/07/20
ImprensaPE/blogfolhadosertao.com

As mortes registradas no boletim de hoje ocorreram entre 19 de abril e 1º de julho. Do total, 47 mortes (63,5%) ocorreram entre o dia 19 de abril e 28 de junho. As outras 27 (36,5%) ocorreram nos últimos três dias. Os pacientes tinham idades entre 37 e 99 anos. As faixas etárias são: 30 a 39 (2), 40 a 49 (5), 50 a 59 (9), 60 a 69 (17), 70 a 79 (25), 80 anos ou mais (16).

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quinta-feira (02.07), 1.414 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 1.273 (90%) são casos leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados.

Outros 141(10%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Agora, Pernambuco totaliza 61.119 casos já confirmados, sendo 19.779 graves e 41.340 leves. Além disso, o boletim registra 41.925 pessoas curadas da Covid-19 no Estado. Desse total, 9.601 são de casos graves e 32.324 casos leves.

Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 178 municípios pernambucanos (tabela 1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Também foram confirmados laboratorialmente 74 óbitos (sendo 31 do sexo feminino e 43 do sexo masculino). Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Água Preta (1), Amaraji (1), Arcoverde (1), Barreiros (1), Belo Jardim (1), Bonito (1), Cabo de Santo Agostinho (3), Cabrobó (1), Caruaru (1), Cupira (1), Frei Miguelinho (1), Glória do Goitá (1), Ipojuca (3), Itapissuma (2), Jaboatão dos Guararapes (12), Jurema (1), Moreilândia (1), Olinda (3), Palmares (2), Paulista (1), Pesqueira (2), Petrolina (1), Recife (20), Sanharó (1), Santa Cruz do Capibaribe (1), São Bento do Una (1), São Joaquim do Monte (1), São José da Coroa Grande (1), São Lourenço da Mata (3), Serra Talhada (1), Xexéu (1), além de 2 óbitos de pacientes provenientes de outros Estados. Com isso, o Estado totaliza 4.968 mortes pela doença.

As mortes registradas no boletim de hoje ocorreram entre 19 de abril e 1º de julho. Do total, 47 mortes (63,5%) ocorreram entre o dia 19 de abril e 28 de junho. As outras 27 (36,5%) ocorreram nos últimos três dias. Os pacientes tinham idades entre 37 e 99 anos. As faixas etárias são: 30 a 39 (2), 40 a 49 (5), 50 a 59 (9), 60 a 69 (17), 70 a 79 (25), 80 anos ou mais(16).

Dos 74 pacientes que vieram a óbito, 53 apresentavam comorbidades confirmadas: diabetes (29), doença cardiovascular (28), hipertensão (20), doença renal (8), obesidade (4), tabagismo/histórico de tabagismo (4), Alzheimer (3), doença respiratória (3), AVC (2), câncer (2), imunosupressão (2), Parkinson (2) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Seis pacientes não apresentavam comorbidades e os demais estão em investigação pelos municípios.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco,
até agora, 15.844 casos foram confirmados e 19.378 descartados. As testagens abrangem os
profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou
privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da
área da saúde.

O Boletim de hoje também traz, em suas páginas finais, detalhamento dos dados dos profissioanis de Saúde que contraíram a doença. Até agora, mais de 90% dos infectados já estão curados da Covid-19.

“Isto ressalta o trabalho planejado e comprometido realizado pelo Governo de Pernambuco.
Mobilizamos cerca de 10 mil profissionais para a nossa rede direta, entre concursados, contratados e remanejamentos nas unidades. Graças a isto, diferente de outros locais, a força de trabalho da Saúde não foi, em nenhum momento, um impeditivo para abrirmos  leitos e para garantirmos a assistência à população. Mais uma vez, registro meu reconhecimento e agradecimento a todos os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente – os verdadeiros heróis dessa batalha contra a Covid”, destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo,  durante coletiva de imprensa online na tarde desta quinta-feira.

 

 


 

 

Combate ao coronavírus: Hospital de Campanha de Serra Talhada será administrado pelo Hospital do Tricentenário

02/07/20
ImprensaPE/blogfolhadosertao.com

 O secretário estadual de Saúde, André Longo, assinou, nesta quinta-feira (02.07), o contrato de gestão da Organização Social (OS) que irá gerir o Hospital de Campanha de Serra Talhada e o Hospital Geral do Sertão Eduardo Campos. Ambos os serviços ficarão sob responsabilidade do Hospital do Tricentenário, que, nos próximos dias, iniciará a contratação de pessoal e equipagem para colocar as estruturas em funcionamento.

Ao todo, o Hospital de Campanha de Serra Talhada contará com 100 leitos de enfermaria, enquanto o Hospital Geral do Sertão terá 28 de enfermaria e 30 de UTI. “Desde o início da pandemia, o Hospital Professor Agamenon Magalhães, o Hospam, vem prestando assistência à população da região. Agora, com o processo de interiorização da doença, vamos ter novas estruturas para acolher o público, dentro do esforço do Governo de Pernambuco de dotar todas as regiões do Estado de leitos exclusivos para os pacientes suspeitos e confirmados do novo coronavírus”, afirma o secretário André Longo.

O gestor lembra que os novos leitos serão abertos gradativamente, até chegar à capacidade máxima.
“Mesmo com a abertura dessas novas vagas, precisamos continuar chamando a atenção do público para a importância do isolamento social e de continuar seguindo as medidas de higiene e segurança para evitar novos adoecimentos, casos graves e, consequentemente, óbitos. Precisamos frear esse processo de interiorização da doença, diminuindo o grau de transmissibilidade e gerando saúde para os pernambucanos”, pontua Longo.

Além do Hospital de Campanha de Serra Talhada, já está em funcionamento a unidade de Caruaru, com 50 leitos abertos (20 de UTI e 30 de enfermaria). Também está sendo erguido um equipamento em Petrolina, com mais 100 leitos. Juntos, os três hospitais de campanha demandaram um investimento de R$ 4,1 milhões do Governo do Estado para suas
montagens

Alepe: Remanejamento de emendas para o combate à Covid-19 é destaque no balanço da Comissão de Finanças

02/07/20
Alepe/blogfolhadosertao.com
Deputado Lucas Ramos

No primeiro semestre de 2020, a Comissão de Finanças da Assembleia redirecionou mais de 70% das emendas parlamentares a ações de saúde pública e assistência social. Foram 496 remanejamentos de valores, um aumento de 300% em relação ao primeiro semestre de 2019.

Na última terça, o presidente do Colegiado, deputado Lucas Ramos, do PSB, apresentou os resultados obtidos pela Comissão no primeiro semestre de 2020. E destacou o empenho do Legislativo estadual no enfrentamento da pandemia do coronavírus: “Isso foi um esforço conjunto de todos os deputados para que a gente pudesse fortalecer a saúde pública e a assistência social, e o resultado desses remanejamentos foi a designação de mais de 70% das emendas de reserva parlamentar para ações de combate à Covid-19, ações que salvaram e salvarão a vida dos pernambucanos”.

Das 17 reuniões realizadas pela Comissão de Finanças no semestre, 13 foram virtuais, utilizando o Sistema de Deliberação Remota. Nos encontros, o Colegiado apreciou 185 decretos legislativos reconhecendo a ocorrência do estado de calamidade pública em todos os municípios, e no próprio Estado de Pernambuco. Com a medida, os prefeitos ficaram dispensados de atingir metas fiscais para conter os efeitos da pandemia e atender à população.

Também foram realizadas duas audiências públicas para análise do Relatório de Gestão Fiscal do Estado. Em uma das reuniões, o secretário da Fazenda, Décio Padilha, expôs a situação econômica de Pernambuco, em 2020, sob o impacto da Covid-19. O gestor apontou uma perda de arrecadação de ICMS na ordem de 245 milhões de reais em abril. Para o mês de maio, a Fazenda Estadual projetou uma redução de 36% na receita do imposto.

Ainda no primeiro semestre de 2020, o Colegiado aprovou as contas do governador referentes aos anos de 2014, 2015 e 2016. Segundo Lucas Ramos, o relatório referente ao exercício de 2017 está pronto, e deve ser apreciado já neste segundo semestre.

Aqui, as notícias mais importantes do dia no Podcast do jornalista Ivan Maurício

02/07/20

blogfolhadosertao.com

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco criam teste rápido da Covid-19 usando exames de sangue e Inteligência Artificial.

 

 

Câmara dos Deputados aprova em primeiro turno Projeto de Emenda Constitucional – PEC – que adia eleições municipais para 15 e 29 de novembro. O texto aprovado pelos deputados é o mesmo já votado no Senado. PEC traz ainda um novo calendário para as demais datas eleitorais. Convenções partidárias para escolha de candidatos serão realizadas entre 31 de agosto e 16 de setembro e, após 26 de setembro, início da propaganda eleitoral. Foi mantido trecho que obriga o voto de idosos entre 60 e 70 anos.

Auxílio de R$ 600 faz mais diferença no Nordeste para sobrevivência do que no resto do País. Estudo feito pelos economistas Écio Costa (Universidade Federal de Pernambuco) e Marcelo Freire (Secretaria de Desenvolvimento de Pernambuco) mostra que os R$ 65 bilhões das cinco parcelas do programa de renda básica equivalem a 6,3% do PIB da Região Nordeste. Servem como atenuante da recessão econômica.

Após a descoberta de que 73 mil membros das Forças Armadas brasileiras receberam indevidamente o auxílio emergencial voltado para trabalhadores informais, 25 mil militares devolveram o dinheiro do auxílio para a União até o dia 18 de junho. A soma dos pagamentos indevidos é de cerca de R$ 32 milhões, levando em conta que estes militares receberam apenas uma parcela do auxílio emergencial. Até o momento, o montante restituído é de R$ 16 milhões. A restituição do dinheiro recebido de maneira indevida será feita através de débito na folha salarial.

Fraudadores do auxílio emergencial terão de se explicar ao Ministério Público Federal. Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou ontem o envio do nome dos fraudadores do auxílio emergencial para o Ministério Público Federal. Relatório feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que o auxílio emergencial, criado para ajudar pessoas de baixa renda durante a pandemia da covid-19, foi pago para 620 mil pessoas que não tinham direito ao benefício.

Conta de energia elétrica tem aumento médio de 5,16% em Pernambuco. Segundo Celpe, Aneel autorizou reajuste de 4,88% para clientes residenciais e de 5,93% para consumidores de alta tensão. Aumento está em vigor desde ontem.

Entregadores de aplicativo realizam protesto no Recife. Reivindicam pagamento por quilometragem em vez de um valor mínimo. O movimento dos entregadores de aplicativo é uma mobilização nacional.

Etanol será vendido diretamente das usinas para os postos, diz presidente Bolsonaro. “A venda direta de etanol pode proporcionar maior concorrência no setor e baratear o preço dos combustíveis nas bombas”, escreveu Bolsonaro em suas redes sociais na internet.

Ciclone causa danos às redes elétricas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; milhões ficaram sem energia. O “ciclone bomba” registrado ontem na região sul do Brasil provocou dez mortes, sendo nove em Santa Catarina e uma no Rio Grande do Sul.

Engenheira pernambucana vai comandar fábrica da Jeep em Goiana, Pernambuco. Juliana Coelho será a primeira mulher a assumir o cargo na América Latina e ficará à frente da mais moderna fábrica da Fiat Chrysler no mundo.

Blog do jornalista Magno Martins divulga pesquisa do Instituto Potencial para as eleições de prefeito de Jaboatão dos Guararapes. O atual prefeito Anderson Ferreira lidera com 45%. Em segundo lugar aparecem empatados com 5% os pré-candidatos Daniel Alves e Ulisses Tenório. Joel da Harpa (3%). Eduardo Porto e Sílvio Costa aparecem com 2%.

O CASO DO MENINO MIGUEL

A primeira-dama de Tamandaré, Sari Corte Real, foi indiciada ontem por abandono de incapaz que resultou em morte. Ela é a ex-patroa da doméstica Mirtes Renata, mãe do menino Miguel Otávio, de 5 anos, que morreu após cair de uma altura de 35 metros num prédio de luxo, no dia 2 de junho. No dia da morte, o menino havia sido levado pela mãe ao trabalho, no apartamento de Sari. De acordo com o delegado Ramon Teixeira, responsável pela investigação, a moradora do prédio cometeu um “crime preterdoloso”. A pena pode ser de quatro a 12 anos de prisão. O termo “preterdoloso” refere-se ao caso em que o indiciado pratica um crime diferente do que havia inicialmente projetado cometer.
Promotores de Justiça Camila Spinelli Regis de Melo Avelino e Ivan Viegas Renaux de Andrade, da Comarca de Tamandaré, ajuizaram, ontem, uma ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Tamandaré, Sergio Hacker, do PSB, e contra a secretária de Educação do Município, Maria da Conceição do Nascimento, por manterem “dolosamente” funcionários fantasmas na prefeitura, que, segundo o Ministério Público de Pernambuco, prestavam serviços particulares, como domésticas, na residência do gestor. A mãe de Miguel, Mirtes Renata Santana de Souza, era empregada doméstica do prefeito, embora seu nome constasse dos quadros de funcionários comissionados da administração municipal. Marta Maria Santana Alves, que, não só era uma funcionária-fantasma no Município, como também era lotada na Secretaria de Educação e o seu pagamento era subtraído das verbas do FUNDEB, ou seja, de verbas federais destinadas ao ensino público do Município. Assim como o da avó da criança, Marta Maria Santana Alves. A Promotoria apurou ainda que uma terceira funcionária pessoal do prefeito, Luciene Raimundo Neves, que trabalhava na residência de Tamandaré, também exercia um cargo comissionado na administração municipal. Na ação o Ministério Público pediu o bloqueio de R$ 580.095,60 do prefeito e a sua condenação por improbidade administrativa. O prefeito ainda não apresentou defesa à Justiça.

DESVIOS DE RECURSOS DURANTE A PANDEMIA

Ana Arraes não irá relatar caso dos respiradores de porcos da Prefeitura do Recife, informa TCU – Tribunal de Contas da União. Haverá novo sorteio para definir novo relator para o Caso Juvanete do respiradores de porcos.

Ministro do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso quer levar ao plenário do STF ação que questiona lei do governador Paulo Câmara para compras emergenciais do coronavírus. Governador Paulo Câmara e Assembleia Legislativa de Pernambuco terão 10 dias para se manifestar no processo. Procuradoria Geral da República considera a Lei de Pernambuco inconstitucional.

Alberto Beltrame anunciou ontem sua saída da Secretaria de Saúde do Pará e deixou também a presidência do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). A saída ocorre após denúncias de fraudes em compras de respiradores pulmonares pelo governo do Pará, em meio à pandemia. Na semana passada, Beltrame foi alvo de operação da Polícia Federal.

COVID EM PERNAMBUCO

Com mais 847 confirmações e 65 mortes, Pernambuco chega a 59.705 casos e 4.894 óbitos pela Covid-19. 996 novas curas clínicas da Covid-19, totalizando 41.343 pessoas curadas da Covid-19 no estado.

30º Festival de Inverno de Garanhuns é adiado para 2021 devido à pandemia do coronavírus.

Atividades com profissional de educação física em parques, praças e na orla do Recife estão permitidas a partir desta quinta. Aliás, nunca deveriam ter sido proibidas.

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel-PE – relata ‘frustração’ pela indefinição na data de reabertura de bares e restaurantes em Pernambuco.

COVID NO BRASIL

Ministério da Saúde informou ontem que o Brasil passou de 60 mil mortes relacionadas à Covid-19. De acordo com a pasta, houve 1.016 novas mortes registradas, totalizando 60.610 vítimas fatais. Os novos casos são 45.482, o que elevou o total para 1.447.523 diagnósticos da doença. 826 mil brasileiros foram recuperados.

Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo de Medeiros, declarou ontem que o Brasil vive um platô na curva de mortes em função da covid-19, termo utilizado pelas autoridades de saúde quando há uma estabilização da evolução dos índices.

Incidência de Covid-19 entre indígenas é maior que no Brasil como um todo.

Quarentena em São Paulo completou 100 dias ontem. Desde o dia 24 de março, quando foi decretado o isolamento pelo governador João Doria, o estado contabiliza mais de 15 mil mortes por Covid-19 e perdas econômicas de R$ 73 bilhões.

Prefeito Marcelo Crivella autoriza reabertura de bares e academias de ginástica a partir desta quinta no Rio de Janeiro.

Covid-19: Teste sorológico pelo plano de saúde requer solicitação médica. A partir desta semana, planos de saúde serão obrigados a cobrir a realização de testes sorológicos da Covid-19, segundo decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade, fez um apelo ontem para que o Ministério da Economia libere a contratação de concursados já aprovados para trabalhar na Fiocruz. Segundo ela, a “reposição de cérebros é muito importante neste momento” em que a fundação participa do desenvolvimento da vacina contra Covid-19.

COVID NO MUNDO

Pela 1ª vez desde o início da pandemia, Estados Unidos passam de 50 mil infectados diários.
Nova York adia reabertura de restaurantes após alta de casos de covid-19 nos Estados Unidos.
Setor privado dos Estados Unidos abre 2 milhões e 370 mil empregos em junho.

Indicador de atividade industrial da China tem maior nível em 6 meses.

Holanda autorizou ontem que as prostitutas voltem a receber clientes após a diminuição das medidas de prevenção contra o novo coronavírus, mas recomendou elas a evitar respirar perto ou beijar seus clientes para reduzir os riscos de transmissão de Covid-19. Dançarinas eróticas e prostitutas perderam sua principal fonte de renda por três meses e meio e, de forma geral, não tiveram acesso aos programas de apoio do estado durante a quarentena.

Praga, capital da República Tcheca, comemora fim do isolamento com jantar em mesa de 500 metros.

Novo surto em Lisboa ameaça realização da Liga dos Campeões.

México registra 28.510 mortes por coronavírus e supera a Espanha.

Colômbia ultrapassa 100 mil casos de covid-19 quatro meses após 1º registro.

AGORA AS BOAS NOTÍCIAS
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco criam teste rápido da Covid-19 usando exames de sangue e Inteligência Artificial. Segundo os pesquisadores, exame, ainda em fase experimental, tem taxa de acerto de 96,89%. População de Paudalho, na Mata Norte de Pernambuco, será primeira cidade a receber testagem.

Um estudo preliminar publicado, ontem, aponta que a vacina experimental contra o novo coronavírus desenvolvida pela Pfizer em parceria com a BioNTech apresentou resultados positivos, com importantes respostas imunes em adultos saudáveis entre 18 e 55 anos. Apesar de 50% dos pacientes terem efeitos colaterais como febre, dor de cabeça e fadiga. A vacina das duas empresas é uma das 17 testadas em humanos durante uma corrida global para encontrar uma forma de imunização contra o novo coronavírus.

Bolsa de Valores em São Paulo fecha em alta e dólar cai após boas notícias sobre vacina contra o coronavírus.

Dias melhores virão
Até amanhã bem cedinho