Flexibilização: retomada começa com a construção civil e comércio atacadista

01/06/20

Por: Luciana Morosini/DP/blogfolhadoserto.com

Construção civil será retomada na próxima segunda-feira com 50% da capacidade. (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)
Construção civil será retomada na próxima segunda-feira com 50% da capacidade. (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

 

O governo de Pernambuco divulgou nesta segunda-feira (01) o plano de retomada das 32 atividades econômicas no estado, que deve durar 11 semanas. Hoje, com o fim da quarentena mais rígida nas cinco regiões com maior número de casos da Covid-19, o isolamento volta ao patamar anterior, com o funcionamento das atividades consideradas essenciais. Houve ainda a permissão da abertura para atendimento ao público das lojas de material de construção, que antes estavam atendendo apenas para entrega ou retirada. O primeiro passo no plano de retomada será a volta da construção civil e do comércio atacadista na próxima segunda-feira, dia 8 de junho, ambos setores com protocolos específicos.
A reabertura total será estabelecida em um plano de cinco níveis, saindo do cinco e entrando no quatro nesta segunda-feira e chegando ao um de forma gradual, quando haverá a reabertura total. Nesta semana, o varejo de bairro, do centro, shoppings, centros comerciais, praças de alimentação e comércio atacadista continuam funcionando com delivery. A próxima etapa da reabertura acontece na próxima segunda-feira. A construção civil será liberada com 50% dos funcionários em todo o estado e horário das 9h às 18h na Região Metropolitana do Recife. Já o comércio atacadista terá novos protocolos e funcionará no mesmo horário da construção na RMR. “Vamos ter esse cuidado com os horários para não sobrecarregar o sistema público de transporte. Então vamos atribuir horários diferente para que não haja um pico”, afirmou Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.
A etapa seguinte será no dia 15 de junho, quando o varejo de bairro ou distrito com até 200 metros quadrados será autorizado a funcionar, tanto na RMR como no interior. Os salões  de beleza e serviços de estética também passam a funcionar, respeitando regras como agendar um cliente por cada vez, não ter fila de espera e higienização entre cada cliente. Os shoppings, centros comerciais e praça de alimentação ficam liberados para os serviços de delivery e coleta. Na RMR, o horário de funcionamento será das 12h às 18h. Nesta fase, também poderão acontecer os treinos de futebol profissional em todo o estado.
“Vamos flexibilizar as etapas equilibrando as cargas. Quando soltar alguma fase, vamos monitorar os reflexos na saúde e a curva de contaminação do coronavírus para saber se podemos seguir em frente com o plano ou voltar uma etapa. Haverá uma avaliação semanal e, se a curva crescer novamente, podemos voltar algumas etapas do isolamento. Assim como, se ela cair, podemos antecipar algumas fases da flexibilização”, explicou o secretário.
A etapa seguinte, ainda sem data definida, engloba serviços médicos, odontológicos e veterinários, respeitando o agendamento de um cliente por vez, sem fila de espera e higienização entre um paciente e outro. Também será liberado o varejo de bairro, com novos protocolos, e horário das 9h às 18h na RMR. A construção civil passa a ter a reabertura total com 100% dos funcionários, mas mantendo o horário antes estabelecido. Já as concessionárias e locadoras também voltam a funcionar com novos protocolos.
Nível 3

Depois, o plano de reabertura entra no nível 3 de flexibilização. As primeiras atividades a terem a liberação serão varejo de centro, de até 200 metros quadrados na RMR e qualquer tamanho no interior, feira e polo de confecções e shopping center, todos seguindo novos protocolos. O jogo de futebol profissional poderá acontecer, desde que não tenha torcida.

Depois será a vez do serviço público, serviço de escritório (advogado, contador, consultoria, imobiliária, entre outros), com um terço da mão de obra. As academias de ginástica e similares poderão abrir as piscinas e locais com prática de esporte sem contato. A etapa seguinte abrange serviços de alimentação, como bares, restaurantes e lanchonetes, com 50% da capacidade, além de serviço público e serviços de escritório, com 50% da mão de obra, e o varejo do centro de qualquer tamanho, com novos protocolos.
Nível 2

O plano de retomada entra no nível dois com a reabertura das academias de ginástica e similares, com 50% da capacidade, e os serviços de escritório chegando a 100% da mão de obra. A próxima etapa vai liberar o funcionamento de museus, cinemas e teatro, com um terço da capacidade. O serviço público volta a funcionar com 100% da capacidade.

Nível 1
A última etapa, que terá a reabertura total das atividades econômicas em Pernambuco, será dividida em duas fases. A primeira abrange salões de beleza e serviços de estética, academias de ginástica e similares, serviços médicos, odontológicos e veterinários, museus, cinemas e teatros, serviços de alimentação, como bares, restaurantes e lanchonetes, feira e polo de confecções, shoppings, centros comerciais e praça de alimentação, varejo do centro, todos seguindo os novos protocolos. Além de eventos esportivos, com limitação de público. A última fase do plano prevê o retorno de eventos e eventos esportivos, seguindo novos protocolos.

Uma pesquisa para ser (bem) refletida: 67% têm orgulho de ser brasileiro e 29%, vergonha

01/06/20

Por G1/blogfolhadosertao.com

Pesquisa do Instituto Datafolha publicada no site do jornal “Folha de S.Paulo”, no final da noite de ontem, mostra que a maioria dos brasileiros tem “mais orgulho do que vergonha” (67%) do país. De acordo com a mesma pergunta, 29% sentem “mais vergonha do que orgulho”. 3% não sabem ou deram outras respostas.

Este número de brasileiros que sentem “mais orgulho do que vergonha” mostra a primeira queda desde que este índice começou a subir, em junho de 2017. Na época, quando o país era governado por Michel Temer, 50% dos eleitores sentiam “mais orgulho do que vergonha” de serem brasileiros, enquanto 47% relataram sentir “mais vergonha do que orgulho” – outros/não sabem eram 2%.

O levantamento divulgado ontem, ouviu 2.069 pessoas nos dias 25 e 26 de maio. As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Tem mais orgulho do que vergonha ou mais vergonha do que orgulho de ser brasileiro?

Mais orgulho do que vergonha: 67%
Mais vergonha do que orgulho: 29%
Não sabe/Outras respostas: 3%

Sentimento em relação ao Brasil de hoje: medo ou confiança

Com medo do futuro: 57%
Com confiança no futuro: 41%
Não sabe: 2%

Sentimento em relação ao Brasil de hoje: esperança ou medo

Com mais esperança do que medo: 53%
Com mais medo do que esperança: 46%
Não sabe: 1%

Sentimento em relação ao Brasil de hoje: seguro ou inseguro

Inseguro: 69%
Seguro: 30%
Não sabe: 1%

Sentimento em relação ao Brasil de hoje: animado ou desanimado

Desanimado: 59%
Animado: 39%
Não sabe: 11%

Sentimento em relação ao Brasil de hoje: feliz ou triste

Triste: 63%
Feliz: 34%
Não sabe: 3%

Sentimento em relação ao Brasil de hoje: tranquilo ou com raiva

Tranquilo: 52%
Com raiva: 42%
Não sabe: 6%

PODCAST DO JORNALISTA IVAN MAURÍCIO COM AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA BEM CEDINHO NO SEU CELULAR. TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMEÇAR O DIA BEM INFORMADO.

01/06/20

blogfolhadosertao.com

Bolsonaro sobrevoa no Distrito Federal manifestação de helicóptero, anda a cavalo, e cumprimenta apoiadores. Grupo se manifesta contra o STF e Congresso Nacional. Semana foi de disputa intensa entre Executivo e Judiciário.

 

Novo decreto do Governo de Pernambuco mantém fechados comércio, praias, parques e calçadões; aulas presenciais seguem suspensas até 30 de junho. Decreto assinado ontem pelo governador Paulo Câmara também mantém obrigatório uso de máscaras em todo o estado. Acabam as blitzes e o rodízio de veículos no Grande Recife. Também permanece suspenso o funcionamento dos estabelecimentos de salão de beleza, barbearia, cabeleireiros e similares; academias de ginástica, clubes sociais, cinemas, teatros e a realização de jogos e partidas de futebol. O decreto também mantém proibidas as reuniões com mais de dez pessoas, exceto pelos serviços considerados essenciais. Continuam fechados estabelecimentos como shoppings e prestadoras de serviços. Também seguem suspensas cirurgias eletivas na rede hospitalar pública e privada. O governo informou, ainda, que o plano para retomada gradual das atividades deverá ser divulgado hoje.

Estados Unidos enviou dois milhões de doses de hidroxicloroquina ao Brasil, diz Casa Branca. Estados Unidos também anunciam assistência adicional de US$ 6 milhões para combater coronavírus no Brasil.

O jornal The New York Times publicou, ontem, que o presidente norte-americano Donald Trump teria sido levado para um bunker na Casa Branca na última sexta-feira em virtude dos protestos próximo à residência oficial em Washington. A decisão foi do Serviço Secreto por conta da quantidade de manifestantes próximos à Casa Branca após a morte de mais um negro pela polícia, dessa vez, do segurança George Floyd por asfixia. Washington decretou, ontem, toque de recolher como forma de conter os protestos. Manifestantes desafiam toques de recolher e EUA vivem crise histórica.

AS NOTÍCIAS DO CONFRONTO POLÍTICO NO BRASIL

Rio de Janeiro e São Paulo têm confronto entre manifestantes pró e contra Bolsonaro. Manifestantes e PM se enfrentam na Av. Paulista. Um movimento múltiplo que reuniu torcidas organizadas de times de futebol de São Paulo — como Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos —, militantes de oposição ao governo Bolsonaro e integrantes de movimentos sociais ontem, na Avenida Paulista, em São Paulo, terminou em tumulto e enfrentamento com policiais.

Bolsonaro sobrevoa no Distrito Federal manifestação de helicóptero, anda a cavalo, e cumprimenta apoiadores. Grupo se manifesta contra o STF e Congresso Nacional. Semana foi de disputa intensa entre Executivo e Judiciário.

Celso de Mello compara Brasil à Alemanha de Hitler e diz que bolsonaristas querem ‘abjeta ditadura’.

Presidente do Supremo Tribunal Federal – STF -, Dias Toffoli recebe alta do hospital, mas segue afastado do cargo.

E AGORA OS CASOS DE CORRUPÇÃO COM O DINHEIRO DA SAÚDE

Ministério Público Federal pediu e a Justiça Federal determinou a quebra dos sigilos fiscais e bancários do Secretário de Saúde Jailson Correia e de outros quatro servidores da Prefeitura do Recife na Operação Apnéia – O caso Juvanete. A Justiça Federal decretou a quebra dos sigilos fiscal e bancário do Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, da Gerente de Monitoramento de Infraestrutura, Mariah Simões da Mota Loureiro Amorim Bravo, do Diretor Executivo de Administração e Finanças, Felipe Soares Bittencourt, da Gerente Geral de Finanças, Fernanda Emanuelle Arantes Castro da Silva e do Gerente de Projetos Especiais Paulo Henrique Mota Matoso, todos da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife. No Gabinete do Secretário de Saúde, Jailson Correia, foram apreendidos um celular e um recibo de depósito do Bradesco, em que o secretário consta como favorecido.

Profissionais da Saúde divulgam carta de apoio ao secretário de Saúde Jailson Correia. Documento foi assinado por 164 professores, pesquisadores e profissionais da área de saúde.

Secretário de Saúde da Prefeitura do Recife, Jailson Correia, protocolou um pedido à Juíza da 36ª Vara Federal, Carolina Malta, para que o inquérito que investiga a compra de respiradores à empresa Juvanete saia das mãos da Juíza e da Procuradora da república Sílvia Regina e passe para o Ministério Público Estadual e para a Justiça Estadual.

Em nota, Município de Iguaracy afirma que devolveu respiradores por não terem registro na ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Tribunal de Justiça de Pernambuco suspende instalação de hospital de campanha em imóvel do qual prefeita de Glória do Goitá é herdeira. Fazenda Boa Esperança pertence ao espólio da falecida mãe da prefeita Adriana Paes (PR).

Secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Marcus Vinicius Braga, foi exonerado do cargo no sábado pelo governador Wilson Witzel, que vem fazendo um reformulação em seu secretariado após investigações e operações sobre as compras emergenciais para a pandemia de coronavírus.

PAUSA PARA RELAXAR

Roberto Carlos estaria vivendo romance com ex-The Voice Brasil Tamara Angel, de 27 anos, informação é da Rede TV.

COVID EM PERNAMBUCO

Pernambuco registra mais 1.023 casos e 67 mortes por coronavírus e totaliza 34.450 confirmações e 2.807 óbitos. Houve mais 1.449 curas, totalizando 15.342.

Segundo o Governo de Pernambuco, redução na taxa de contágio do coronavírus em Pernambuco sugere estabilização da epidemia. Dados da Secretaria Estadual de Saúde e de instituições de pesquisa mostram desaceleração da epidemia em Pernambuco.

Em Petrolina, igrejas voltam a funcionar com 50% da capacidade e feriados são suspensos para retomada da economia.

Nasce no Recife bebê de grávida retirada de Fernando de Noronha por ordem judicial. Alyne Luna teve parto cesariano e a filha Helena passa bem.

COVID NO BRASIL

O Brasil registrou 29.314 mortes pelo novo coronavírus, 480 apenas nas últimas 24 horas, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde ontem. Os casos confirmados chegaram a 514.849. O número de pacientes estão recuperados chega a 206.555.

Prefeitura de São Paulo determinou que o esquema de quarentena para evitar a disseminação da Covid-19 continue até o dia 15 de junho.

Desde o início da pandemia, o Estado do Rio acumula 53.388 casos confirmados e 5.344 mortes pela covid-19. Foi o segundo dia consecutivo com o maior número de casos registrados em 24 horas. Rio de Janeiro vai estender quarentena por mais uma semana. A flexibilização deve começar em 8 de junho.

Coronavírus ameaça festa de ano novo e carnaval da Bahia, diz governador Rui Costa.

Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicou decreto liberando a abertura de parques e templos religiosos a partir de quarta-feira. Shoppings têm pouco movimento no primeiro domingo após reabertura no Distrito Federal.

Governador do Maranhão anuncia volta às aulas menos de um mês após ‘lockdown’. Retorno será gradual e começará pelo ensino superior; escolas deverão alternar horários de entrada e saída e reduzir quantidade de alunos por turma.

O ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, que iria completar 92 anos em julho, morreu na madrugada de ontem, com suspeita de covid-19. O ex-juiz Nicolau ficou conhecido pela condenação em três processos relacionados a desvios de R$ 170 milhões (mais de R$ 1 bilhão em valores atualizados) das obras do Fórum Trabalhista de São Paulo.

O músico compositor, cantor e violonista cearense Evaldo Gouveia morreu aos 91 anos, sábado passado, em Fortaleza, em decorrência da Covid-19. Evaldo Gouveia compôs inúmeros sucessos, entre eles “Sentimental demais”, “Que queres tu de mim”, “Brigas”, “O Trovador”, “Ninguém chora por mim”, “Ave Maria dos Namorados”, “O Conde”, “E a vida continua”.

COVID NO MUNDO

Casos de Covid-19 chegam a 6 milhões no mundo. A doença já deixou ao menos 368 mil mortos em todo o planeta.

Estados Unidos tem mais 598 mortes em 24 horas por covid-19. Com as novas mortes, os Estados Unidos contabilizam 104.356 óbitos.

Após três meses, Papa realiza primeira missa presencial em meio à pandemia do coronavírus. De acordo com o Vaticano, 1.500 pessoas entraram na praça ontem, muito abaixo do fluxo normal, quando a área fica lotada com turistas e peregrinos de todo o mundo.

Fundo Monetário Internacional – FMI – aprova crédito de 23 bilhões de dólares para Chile enfrentar pandemia.

Espanha aprova criação de programa de renda mínima. A iniciativa deve beneficiar 850 mil famílias – cerca de 2,3 milhões de pessoas -, segundo cálculos do governo. Com o programa, as famílias espanholas passarão receber entre 461 e 1.100 euros por mês (algo entre 2.700 reais e 6.600 reais), valor que varia de acordo uma série de condições.

AGORA AS BOAS NOTÍCIAS
SOBRE O COMBATE AO CORONAVÍRUS

Equipe da Fiocruz MG trabalha em vacina brasileira para covid-19. Instituto do Coração (Incor) de São Paulo também trabalha no desenvolvimento da vacina, liderado pelo médico Jorge Kalil. Em todo o mundo, cerca de 200 grupos de cientistas trabalham intensamente no desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra a covid-19. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos oito delas já iniciaram a fase clínica, de testes em pessoas.

O medicamento anakinra, indicado normalmente para tratar doenças reumáticas, apresenta resultados “encorajadores” contra formas graves da covid-19. O remédio reduz o risco de morte e a necessidade de respiração artificial, de acordo com um estudo francês publicado no último sábado na revista especializada The Lancet.

Uma indonésia de 100 anos se recuperou do novo coronavírus, a pessoa de mais idade no país a sobreviver à covid-19. Kamtim (foto), de apenas um nome como muitos indonésios, retornou para sua casa esta semana, depois de passar um mês hospitalizada em Surabaya, segunda maior cidade da Indonésia, onde mora.

Dias melhores virão
Até amanhã

Isto é Fantástico !!!! Exclusivo: 11 dos 22 criminosos mais procurados do Brasil tiveram auxílio emergencial liberado

01/06/20

Por Fantastico/blogfolhadosertao.com


Exclusivo: 11 dos 22 criminosos mais procurados do Brasil têm auxílio emergencial liberado

O Tribunal de Contas da União deu um prazo de 48 horas para o governo se manifestar sobre problemas na concessão do auxílio emergencial. O prazo começa a valer assim que os ministérios da Economia e da Cidadania, a Receita Federal e a Controladoria-geral da União receberem a notificação.

O TCU quer explicações sobre dificuldades de acesso às bases de informações da Receita, para definir quem tem direito ao benefício. E é justamente sobre a concessão desse benefício que a reportagem acima fala.

Nossos repórteres descobriram que o auxílio está sendo liberado para quem não deveria receber, como foragidos da justiça. Entre eles, estão alguns dos mais perigosos e procurados criminosos do Brasil.

Roubos milionários, tráfico internacional de drogas e até a construção de um túnel. O que casos tão diferentes têm em comum? A resposta. Os nomes de alguns dos envolvidos nesses crimes aparecem na lista dos brasileiros que conseguiram receber o auxílio emergencial do governo, mesmo sendo foragidos da Justiça. Ou seja: eles deveriam estar na cadeia, e não poderiam sequer conseguir a liberação das parcelas de R$ 600, dinheiro para enfrentar a crise do coronavírus.

O Fantástico descobriu a liberação do auxílio emergencial em nome de foragidos a partir de uma informação pública. No site do Ministério da Justiça, existe uma lista com os 22 criminosos mais procurados do Brasil. A maioria, ladrões e traficantes condenados que escaparam da Justiça e se esconderam, sem cumprir suas penas.

Com as informações que constam no site do Ministério da Justiça e em processos judiciais, fomos à pagina de consultas do auxílio emergencial. O produtor do Fantástico checou – um por um – se os nomes dos 22 bandidos apareciam no cadastro. O resultado: em nome de 11 deles, foi dada a entrada no pedido, e pra esses 11, o dinheiro consta como liberado.

Os “11” correspondem exatamente à metade dos principais foragidos do país que teriam sido beneficiados pelo programa destinado a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados prejudicados pela pandemia.

Entre esses 11, estão alguns dos foragidos mais perigosos e ricos do Brasil. Como por exemplo: Willian Moscardini, o Baixinho, acusado de participar do roubo a uma empresa de transporte de valores no Paraguai em 2017. Os assaltantes explodiram a empresa e fugiram com o equivalente, hoje, a mais de R$ 60 milhões. Moscardini nunca foi preso por esse crime. No sistema da Caixa Econômica Federal consta que a entrada do pedido foi no dia 17 de abril e o beneficio foi aprovado seis dias depois. Na terça passada, a segunda parcela de R$ 600 em nome de Moscardini foi liberada.

Outro foragido que teve o auxílio concedido é Leomar de Oliveira Barbosa, o Léo Playboy. Condenado a 36 anos de prisão, Leomar era o braço direito de Fernandinho Beira Mar. É procurado pela polícia desde 2018.

Também saíram as duas parcelas de R$ 600 do auxílio para o nome deste outro criminoso: Álvaro Daniel Roberto. Apelido: Caipira. Apontado como um dos comparsas do megatraficante colombiano Juan Carlos Ramires Abadia, ele chegou a ser preso em 2013, mas fugiu e é procurado desde então. A quadrilha do Caipira tinha pelo menos R$ 70 milhões, somando dinheiro vivo, carros de luxo e imóveis.

Imagine então R$ 110 milhões. Era o que valiam os 780 quilos de ouro roubados no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no ano passado. Um dos foragidos mais procurados do Brasil é acusado justamente de participar do planejamento do roubo do ouro. Para o nome dele, foram liberadas as duas parcelas do auxílio emergencial.

A Justiça procura Joselito de Souza desde 2018, quando foi acusado de assaltar uma lotérica. Ou seja, na época do roubo do ouro, ele já era um foragido da Justiça. E assim, mesmo tendo dois mandados de prisão em aberto – pela lotérica e pelo ouro -, o nome de Joselito foi aprovado no auxílio emergencial. O pedido em nome dele deu entrada no dia 20 de abril.

Além desses casos mostrados até agora, existem muitos outros. O Fantástico teve acesso a um levantamento exclusivo que revela: mais de 27 mil foragidos, em todo o Brasil, tiveram o auxílio emergencial aprovado. Só pra primeira parcela liberada para os nomes que aparecem nessa lista, o governo federal gastou mais de R$ 16 milhões.

Esse levantamento é da CGU, a Controladoria-Geral da União. Em São Paulo, por exemplo, o benefício foi liberado para os nomes de 6.879 foragidos. No Rio de Janeiro, para 825. Só uma investigação poderá dizer quantos desses 27 mil foragidos ficaram com o dinheiro ou tiveram seus dados usados indevidamente por outras pessoas.

Em Roraima, a lista da CGU já chegou e as investigações começaram. “Nós temos 88 pessoas sendo procuradas pela Justiça. Iniciamos o trabalho essa semana e já conseguimos prender 12 pessoas. Todas elas falaram que fizeram o cadastro, com o objetivo de receber o valor”, explica o delegado-geral de Roraima, Herbert de Amorim Cardoso.

Nesse levantamento a que o Fantástico teve acesso, também aparece outras fraudes: golpistas conseguiram o benefício usando os dados de pessoas que já morreram. E, mesmo presos, criminosos também embolsaram o auxílio, se cadastrando no programa com os celulares que circulam dentro das cadeias.

E tem mais gente que não deveria, mas está recebendo. Quem explica pra gente é o repórter Leonardo Monteiro. Em Portugal vivem pelo menos 150 mil brasileiros; nenhum deles tem direito ao auxílio emergencial. É uma das regras: o benefício só pode ser concedido para brasileiros, refugiados e estrangeiros que moram no Brasil.

Mas… “Eu achava meio estranho muita gente estar recebendo. E eu falei: isso não pode estar acontecendo”. Ela é brasileira e mora há 13 anos em Portugal; ganha a vida fazendo bolos e doces. Num dos grupos que participa, num aplicativo de mensagens – que tem brasileiras, na sua maioria – ela avisou que não era certo receber o auxilio: “Se alguma de vocês fizeram, toma atenção. Porque eu vou denunciar isso”.

Não adiantou. Mesmo morando em Portugal, algumas conhecidas falaram que conseguiram o benefício e elas nem precisavam do dinheiro. Uma escreveu: “Já da pra fazer um churras”. Uma outra tentou justificar, culpando os impostos pagos na época que morava no Brasil: “Tanto desconto lá e nunca fui beneficiada. Eu fiz e deixei na poupança das crianças”.

“É um estado de emergência, onde o país tem que ajudar os mais necessitados, e a gente está lesando o país em relação a isso. Má fé”, critica a brasileira.

Boa fé seria pedir o auxilio no país onde vivem de fato, e esperar a aprovação ou não. Portugueses e brasileiros que moram no país podem conseguir um benefício das autoridades locais, semelhante ao nosso auxilio emergencial, para enfrentar a crise provocada pela pandemia. O valor chega, no máximo, a 1100 euros, cerca de 7 mil reais, e pode ser solicitado mensalmente por até 6 meses.

“Eu estou usando o beneficio do governo português. Eu não tenho necessidade de usar o beneficio do governo brasileiro”.

Mesmo assim, a mulher resolveu fazer um teste pra ver se burlar o sistema era tão fácil como suas amigas disseram. Será que também conseguiria receber o auxílio do Brasil, mesmo sem ter direito? Ela conta que colocou o telefone e o endereço de parentes que vivem no Brasil. Pronto. Foi o bastante, logo o benefício foi aprovado.

No grupo, a brasileira escreveu: “Vou denunciar o meu caso. Eu quero um Brasil melhor. Devo contribuir”. E foi o que ela fez. Inclusive, já pediu o cancelamento do beneficio e devolveu o dinheiro. Existe uma página do Ministério da Cidadania só pra isso: “Não estava agindo de má fé. Eu pensei que não ia ser aprovada, mas como eu fui, a primeira coisa que eu devo fazer é denunciar. A minha missão realmente está cumprida. Não vou melhorar o mundo, mas eu vou fazer a minha parte”.

O Fantástico foi atrás de respostas. A Controladoria- geral da União informou que 22.942 pessoas que vivem fora do Brasil receberam o auxílio, mesmo sem ter direito, e disse também que mais de 233 mil brasileiros podem ter recebido o benefício ilegalmente e devem responder por estelionato e falsidade ideológica.

Qual seria a explicação pra tanta gente assim ter recebido o auxílio? A Caixa informou que apenas realiza os pagamentos e não participa nem interfere no processo de avaliação.

Especialistas ouvidos pelo Fantástico suspeitam que não tenha havido o cruzamento das informações com todas as bases de dados disponíveis, como a do Tribunal Superior Eleitoral e a do Conselho Nacional de Justiça.

Em nota, o Ministério da Cidadania informou que há “casos em reanálise que estão passando por filtros de checagem”, para evitar o pagamento indevido, que “os recursos para o auxílio já passam de 150 bilhões de reais”, e que “as parcerias com os órgãos de controle e fiscalização auxiliam na transparência da iniciativa”. O ministério afirma ainda que “quem prestar declarações falsas ou utilizar qualquer outro meio ilícito para conseguir o auxílio será obrigado a devolver os valores recebidos”.

Ao todo, 58 milhões de brasileiros tiveram o cadastro aprovado e o auxílio liberado.

Do outro lado dessa história, está quem – comprovadamente – tem o direito ao benefício, e mesmo assim, teve o cadastro recusado. A Karine, de Minas Gerais, tem cinco filhos. O auxílio foi negado porque consta no sistema que ela tem emprego formal, mas ela está desempregada desde setembro de 2019, como prova a rescisão do contrato de trabalho.

“Sem esse dinheiro, eu não consigo fazer nada. Até pra comprar as coisas pros meus filhos está difícil”, conta Karine Souza Oliveira.

Pra se ter uma ideia, só a Defensoria Pública da União já fez mais de 31 mil atendimentos de pessoas que alegam ter o direito, mas não receberam o auxílio. “Quem tem fome fica, de fato, indignado quando vê uma injustiça acontecendo. Especialmente quando é uma injustiça que lhe prejudica”, explica Atanasio Lucero Júnior, Defensor Nacional de Direitos Humanos.

Sobre o programa do auxílio emergencial, o defensor afirma: “É uma politica muito importante, muito necessária. Ela precisa de ajustes. Ela precisa ser aprofundada pra, de fato, chegar onde é mais necessária”.

“Tanta gente tá recebendo sem precisar. Eu estou precisando tanto e não consigo receber o meu benefício”, lamenta Karine.

Fala de Bolsonaro sobre armar população é rejeitada por 72%

01/06/20

blogfolhadosertao.com

 

Presidente Jair Bolsonaro:

A população brasileira rejeita de forma inquestionável o argumento do presidente da República de que é preciso armar as pessoas para que não sejam escravizadas por governantes. Segundo o Datafolha, 72% discordam.

Em reunião ministerial do dia 22 de abril, cuja gravação em vídeo foi divulgada por ordem do ministro Celso de Mello, Jair Bolsonaro afirmou: “Eu quero todo mundo armado. Que povo armado jamais será escravizado”.

Apenas 24% dos consultados concordam com a declaração, enquanto 2% não concordam nem discordam e outros 2% não souberam responder. A pesquisa foi feita em 25 e 26 de maio, por telefone, em razão da pandemia

 

 

 

 

 

Governo divulga novas regras de quarentena para Pernaambuco

01/06/20

Imlprensa/PE/blogfolhadosertao.com

 

Decreto suspende quarentena rigorosa nas cinco cidades da RMR e mantém obrigatoriedades como uso de máscaras, fechamento de escolas e espaços públicos. Atividades essenciais permanecem autorizadas a funcionar

Governador Paulo Câmara

O governador Paulo Câmara assinou, neste domingo (31), o decreto nº 49.055/20, que sistematiza as regras de enfrentamento ao novo coronavírus após o término do período de quarentena rigorosa nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A partir desta segunda-feira (01), em todo o território pernambucano, fica suspenso o rodízio de veículos de acordo com as placas (pares e ímpares), mas permanece obrigatório o uso de máscaras para quem precisar sair de casa. Também continua vedado o acesso às faixas de praia, calçadões e parques públicos, bem como o funcionamento de shoppings, lojas e prestadores de serviço que não se enquadrem como atividades essenciais.

As aulas presenciais nas redes pública e privada continuam suspensas até 30 de junho. Permanece proibida a realização de eventos de qualquer natureza com público, assim como a concentração de mais de dez pessoas no mesmo ambiente. O novo decreto estabelece que a retomada do funcionamento das atividades econômicas, suspensas durante o enfrentamento à pandemia, será realizada de forma setorial e gradual, considerando-se os riscos à saúde e a relevância socioeconômica de cada atividade, conforme o Plano de Convivência com a Covid-19 aprovado pelo Governo do Estado, que será apresentado nesta segunda-feira.

O novo decreto consolida as determinações contidas em decretos anteriores, e revoga parte deles, além de trazer a lista atualizada das atividades consideradas essenciais. Podem continuar a funcionar supermercados (inclusive os localizados em shoppings, desde que com acesso independente), padarias, farmácias, bancos (inclusive as agências da Caixa Econômica Federal localizadas em shoppings, para atendimento exclusivo de beneficiários do auxílio emergencial) e casas lotéricas.

Os shoppings continuam com lojas fechadas, exceto para entregas em domicílio. Permanece suspenso o atendimento ao público em restaurantes, lanchonetes, bares e similares, sendo permitido apenas o funcionamento para entrega em domicílio e como pontos de coleta. A regra exclui os restaurantes para caminhoneiros, desde que não haja aglomeração. Também permanece suspenso o funcionamento de salões de beleza, barbearias, cabeleireiros e similares, academias de ginástica, clubes sociais, cinemas, teatros e a realização de jogos e partidas de futebol.

Por último, o decreto determina que pessoas que tenham ou tiverem contato com pacientes diagnosticados com Covid-19 devem cumprir quarentena domiciliar de 14 dias, independentemente do aparecimento de sintomas, mantendo a rotina de trabalho remoto sempre que possível.