Confimara: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMEÇAR O DIA BEM INFORMADO.
-Governo de Pernambuco restringe circulação de pessoas e implanta rodízio de veículos no Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e São Lourenço da Mata a partir de sábado. A medida terá 15 dias de duração. Recife é a 4ª capital a adotar restrição de circulação de pessoas como Fortaleza, Belém e São Luís.
-Em Pernambuco, serão implementadas as seguintes medidas: restrição de circulação de pessoas; rodízio de veículo; uso obrigatório de máscaras; e sanitização de ruas.
-Segundo o governo de Pernambuco, até a sexta-feira, as medidas vigoram nas cinco cidades em período educativo. Quem desrespeitar regras da quarentena pode ser levado à delegacia, diz secretário de Defesa Social.
-As cinco cidades do Grande Recife representam, juntas, 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos do estado.
-Nos dias pares, podem circular aqueles cuja a placa termina em número par. Nos dias ímpares, os com a placa terminado em número ímpar.
-Motorista de aplicativos estão sujeitos ao rodízio de carros no Recife e mais quatro cidades.
-Estão excluídos do rodízio táxis e ônibus, além dos utilizados por profissionais de saúde, segurança, Defesa Civil e de uso oficial. Também não são incluídos no rodízio os serviços essenciais, como abastecimento de água e gás, energia, Correios, imprensa, produtos alimentares, funerárias, obras, coleta de lixo, guincho e ambulâncias.
-Os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e padarias seguem funcionando normalmente.
-Estudo da Fiocruz revela que covid-19 já circulava no Brasil antes do carnaval. Onde estavam os governadores e prefeitos?
-Bolsonaro inclui academias de ginástica, barbearias e salões de beleza entre serviços essenciais na pandemia. “Academias, salões e barbearias continuarão fechados”, diz governador de Pernambuco. Governadores do Ceará e Pará também mantêm fechamento.
-Dataprev – empresa federal de tecnologia – deve enviar até hoje resposta para 17 milhões de cadastros pendentes do auxílio emergencial. Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, após recebimento das informações, pagamento aos aprovados deverá ser feito em até dois dias úteis. Calendário de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial dos 600 reais ainda não saiu. O Ministério da Defesa divulgou uma nota ontem na qual informou que apura se militares receberam de forma indevida o auxílio emergencial de 600 reais.
-Linha de crédito emergencial do BNDES para empresas de pequeno porte atinge R$ 2 bilhões em aprovações.
-Fiat e Jeep retomam produção no Brasil após adotar medidas de segurança.
-Com dinheito do combate à pandemia, Prefeitura do Recife contrata, sem licitação, no valor de 180 mil reais empresa de segurança alvo da Polícia Federal na Operação Decimus. A empresa Alforge estaria funcionando em nome de “laranjas”, o que teria sido constatado a partir de documentos contábeis apreendidos pela Operação Decimus, que apontariam o Tenente Coronel da Ativa da Polícia Militar de Pernambuco, Pércio Ferraz, pessoa impedida de exercer atividades na área de segurança privada, como verdadeiro sócio-administrador da empresa, embora sequer apareça nos contratos sociais. Alforge tem contratos milionários com o Governo de Pernambuco e com Prefeituras do Recife, Olinda, Jaboatão, Ipojuca, Gravatá, Defensoria Pública e COMPESA.
-Enquanto durar a pandemia, o Diário de Pernambuco deixa de circular com sua edição em papel e mantém apenas na internet.
-Tribunal de Contas da União (TCU) deu parecer favorável ao adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) diante da pandemia de coronavírus. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame, tem cinco dias para se manifestar.