Paulo Câmara  convoca  mais 807 profissionais  concursados  para atuação na rede hospitalar do Estado

17/05/20

Imprensa/PE/blogfolhadosertao.com

 

Ao todo, estão sendo chamados 205 médicos, 115 profissionais de outras categorias de nível superior e 487 de nível médio que serão distribuidos em várias unidades de saúde do Estado

 

Paulo Câmara anuncia novas  contratações de profissionais na área da  sáude

 O governador Paulo Câmara autorizou a convocação de mais 807 profissionais aprovados em concurso público para atuação na rede hospitalar e na gestão de saúde neste momento da pandemia do novo coronavírus.Ao todo, estão sendo chamados 205 médicos, 115 profissionais de outras categorias de nível superior e 487 de nível médio.

Com isso, o número de vagas para profissionais de Saúde já abertas para qualificar a rede pública estadual durante a pandemia, por meio de seleções simplificadas e recrutamentos de concursados, sobe para 7.716. A lista completa da nova nomeação está disponível no Diário Oficial deste sábado (16.05) – www.cepe.com.br.

Os profissionais serão lotados nos hospitais Otávio de Freitas (HOF), Getúlio Vargas (HGV), Barãode Lucena (HBL), Agamenon Magalhães (HAM) e da Restauração (HR), no Recife; Regional JoséFernandes Salsa (HRJFS), em Limoeiro; Regional do Agreste (HRA), em Caruaru; Regional DomMoura (HRDM), em Garanhuns; Regional Inácio de Sá (HRIS), em Salgueiro; Regional Prof.Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada; e no Belarmino Correia, em Goiana. Aindahaverá lotação no nível central da Secretaria Estadual de Saúde e nas I, III, IV e XII GerênciasRegionais de Saúde (Geres).

“Diariamente, o Governo de Pernambuco tem aberto novos leitos para atender a demanda dospacientes suspeitos e confirmados para Covid-19 no nosso Estado, totalizando mais de 1,1 mil.Esse é um esforço que está envolvendo toda a nossa rede de saúde, com adequações nos hospitais próprios e aberturas de serviços que estavam sem funcionamento.

Essa convocaçãoamplia nosso quadro de profissionais para atender as escalas de plantão e garante a devidaassistência aos que precisam de atendimento. Contamos com o apoio da população para seguiras medidas que estão sendo implementadas pelo Governo, mantendo as ações de higiene eficando em casa”, afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

Com mais esse chamamento, já são 2.962 concursados chamados para reforçar a rede estadualde saúde e o Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) desde o início dapandemia. Juntando com seleções simplificadas e recrutamentos, sobe para 7.716 o número deprofissionais que estão sendo convocados para qualificar a rede de saúde.

Ao todo, foram abertas quatro seleções simplificadas para reforçar os quadros dos erviçosestaduais. As primeiras foram com 2.077 vagas para a SES-PE e 670 para o Complexo Hospitalarda UPE. lém disso, outras 114 vagas foram abertas para atender a necessidade emergencial doLaboratório entral de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e mais uma de 24 ApoiadoresInstitucionais – enfermeiros Sanitaristas para Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH).

 Outra medida foi recrutar 1.092 médicos diaristas e 702 profissionais de outras áreas da saúde, profissionais que estavam atuando em ambulatórios, nas situações eletivas, e passarão para a linha de frente. Além desse quantitativo, outros 75 médicos foram convocados para atuar,exclusivamente, pelo aplicativo Atende em Casa.

 

 

 

 

Isto é muito sério : 96% dos municípios de Pernambuco ja têm casos graves da covd-19

17/05/20
Cinthya Leite/JC/blogfolhadosertao.com
 De acordo com a  Secretaria de Saúde do Estado, 177 cidades pernambucanas já têm pacientes que manifestaram quadros severos da covid-19
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEMEste sábado (16) foi o primeiro dia de quarentena rígida em cinco cidades do Grande Recife – FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Com a expansão das confirmações de covid-19 neste sábado (16), Pernambuco já tem 96% dos 184 municípios com casos graves da doença, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência da doença em pacientes de outros Estados e países que tiveram diagnóstico em Pernambuco. O boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) revela que 177 cidades pernambucanas já têm pacientes que manifestaram quadros severos da doença, que geralmente exigem assistência hospitalar, como necessidade de internamento em leito de unidade de terapia intensiva (UTI) ou de enfermaria.

Apenas neste sábado (16), primeiro dia de quarentena rígida no Grande Recife, o Estado alcançou mais um recorde diário de casos de covid-19: 2.279 novas infecções foram confirmadas, o que fez Pernambuco chegar a 18.488 casos. O aumento do número de confirmações nas últimas 24 horas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), é explicado pelo acúmulo de casos leves durante esta semana, já que o sistema de notificação do Ministério da Saúde apresentou instabilidade técnica nos últimos três dias, o que dificultou extração dos dados. Além disso, de acordo com a pasta, houve ontem um maior número de resultados liberados pelos laboratórios privados, o que não refletem necessariamente casos diários.

“O maior número de confirmações hoje (ontem) em Pernambuco, refere-se a pelo menos três dias anteriores por um atraso nas informações vindas dos municípios e dos laboratórios privados. São números expressivos que reforçam a necessidade da quarentena, instituída no sábado pelo governador Paulo Câmara. Esperamos, com isso, uma maior adesão da população para que possamos atenuar o crescimento da curva epidêmica no Estado, reduzindo o número de casos e de óbitos em dias posteriores”, destacou o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

Das 18.488 pessoas infectadas ao longo de 65 dias em Pernambuco, a contar das primeiras confirmações, 9.258 são casos graves e 9.230 quadros leves. Dos pacientes que manifestaram sintomas severos, 1.734 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 3.139 permanecem internados, sendo 235 em unidade de terapia intensiva (UTI) e 2.904 em leitos de enfermaria das redes pública e privada.

Também neste sábado (16), Pernambuco totalizou 1.461 mortes pela covid- 19, cuja letalidade fica em 7,9%, considerando o total de casos confirmados. É uma taxa maior do que a média brasileira, de 6,7%. Em comparação com demais unidades federativas, o Estado é o quarto em número absoluto de óbitos, atrás do Ceará (1.614), do Rio de Janeiro (2.614) e de São Paulo (4.688). Este último superou ontem, em número de mortos, a China – país onde ocorreu o início da pandemia e alcançou 4.637 óbitos.

Em números absolutos de casos, São Paulo segue em primeiro lugar (61.183), seguido pelo Ceará (23.795) e pelo Rio de Janeiro (21.601). O Amazonas, com 19.677 pessoas que já receberam diagnóstico confirmado da doença, ultrapassou Pernambuco em volume de infectados e agora ocupa a quarta posição. Assim, o Estado é o quinto em número de casos. Nesse cenário, Brasil soma 233.142 casos confirmados da doença e se torna o quarto país no mundo com o maior número de doentes, superando a Itália (224.760) e a Espanha (230.698).

Recém-nascidos

Entre as 80 vítimas fatais que tiveram diagnóstico laboratorial de coronavírus apenas ontem em Pernambuco, está uma menina de apenas 14 dias de vida, cuja família é Amaraji, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Com isso, sobe para oito o número de mortes causadas pela covid-19 até os 9 anos de idade.

A menina é uma das filhas gêmeas de uma mulher que deu à luz no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco. A mãe foi a óbito no último dia 8 e teve resultado negativo para coronavírus, segundo a SES. A menina faleceu, na quinta-feira (14), no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). O irmão gêmeo, que também positivou para covid-19, está na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal do HC, de acordo com a SES.

Movimento ‘Recife Ativista’ protocola ação no TRF-5 contra MP de Bolsonaro que blinda agentes públicos

17/05/20

Jamildo Melo/blogfolhadosertao.com

MP de Bolsonaro  anistia todos os gestores públicos – incluindo ele próprio – que tenham cometido crimes com os recursos públicos executados durante a pandemia de Covid-19, uma espécie de salvaguardar para os corruptos
Áureo Cisneiros, presidente do Sinpol. Foto: ArquivoÁureo Cisneiros, presidente do Sinpol. Foto: Arquivo

      Áureo Cisneiros, presidente do Sindicato dos policiais civis de Pernambuco (Sinpol) e dirigente do nacional do movimento de policiais antifacismo, protocolou hoje no Tribunal Regional Federal da 5° Região uma ação popular que visa suspender a Medida Provisória 966/2020 editada por Jair Bolsonaro.

“Bolsonaro publicou hoje uma Medida Provisória (MP 966) que anistia todos os gestores públicos – incluindo ele próprio – que tenham cometido crimes com os recursos públicos executados durante a pandemia de Covid-19, uma espécie de salvaguardar para os corruptos. Isso é um escândalo! Depois não adianta ficar postando Fake News para acusar Governadores e Prefeitos por desvio. basta de tanta hipocrisia!!”

“Para quem ganhou a eleição com o discurso de acabar com a Corrupção, instalar a Nova Política e acabar com a mamata, não é nada disso que vem acontecendo, o que se vê é a perpetuação de práticas que antes eram condenadas pelo presidente e sua base”, afirmou Áureo Cisneiros.

Segundo líderes do movimento, a MP de Bolsonaro fere os princípios constitucionais previstos no Art. 37, da moralidade, legalidade e impessoalidade, dessa forma, abre espaço para imputação de improbidade administrativa.
Ainda, destacam que no cenário onde o Brasil soma quase 14.000 mortes e mais de 185 mil casos é absurdo que tamanha inconstitucionalidade seja acatada não apenas pelos parlamentares, como também pela justiça brasileira.

A peça é assinada ainda por Myrella Vitória estudante de Ciências Políticas na Universidade Federal de Pernambuco, Jonata Bruno, Técnico em Enfermagem da rede Estadual de Pernambuco e Anna Karla, mestranda em História, Especialista em Gestão Pública e Co-fundadora da Frente Favela Brasil.