Estado confirma, hoje, 2.279 novos casos da covid-19 e 1461 óbitos

 

16.05.20

Imprensa/PE/blogfolhadosertao.com

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, neste sábado (16), 2.279 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. O aumento do número de confirmações nas últimas 24h foi provocado pelo acúmulo de casos leves durante esta semana, já que o sistema de notificação do Ministério da Saúde vinha apresentando instabilidade técnica nos últimos três dias, o que dificultou extração e visualização destes dados, que são inseridos pelos municípios na plataforma E-SUS.

Além disso, hoje houve um maior número de resultados informados pelos laboratórios privados, que não refletem, necessariamente, casos das últimas 24h. Desta forma, entre os confirmados hoje, 1.575 se enquadram como leves, e 704 como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

Agora, Pernambuco totaliza 18.488 casos já confirmados, sendo 9.258 graves e 9.230 leves. Também foram confirmados laboratorialmente 80 óbitos. Com isso, o Estado totaliza 1.461 mortes pela Covid- 19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Ministro Celso de Mello manda informar Bolsonaro sobre ação de impeachement no STF

16/05/20

Por Da Redação  Veja/blogfolhadosertao.com

A determinação do decano também abre espaço para Bolsonaro se manifestar e contestar a ação, caso queira

O ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello mandou nesta sexta-feira, 15, um oficial de Justiça informar o presidente Jair Bolsonaro a respeito de uma ação de um grupo de advogados que pede ao STF que o presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), seja obrigado a analisar um pedido de impeachment.

O processo foi apresentado pelos advogados José Rossini Campos e Thiago Santos Aguiar. A decisão ocorre, de acordo com o ministro, para Bolsonaro “integrar a relação processual e, querendo, contestar o pedido”. A determinação do decano também abre espaço para Bolsonaro se manifestar e contestar a ação, caso queira.

“O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, manda que o Oficial de Justiça cite o excelentíssimo Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, com endereço no Palácio do Planalto, Praça dos Três Poderes, Brasília/DF, para, na condição de litisconsorte passivo necessário, integrar a relação processual e, querendo, contestar o pedido. DADO E PASSADO na Secretaria do Supremo Tribunal Federal, em 13 de maio de 2020”, diz trecho do documento, assinado digitalmente pelo ministro.

O grupo de advogados pede ainda que determine a Bolsonaro algumas medidas em meio à pandemia do novo coronavírus, como, por exemplo, que o presidente seja impedido de promover e participar de aglomerações, além de entregar cópia dos exames que fez para detectar a doença.

Nesta semana, o presidente da Câmara Rodrigo Maia pediu a rejeição da casa ao avaliar que o afastamento é uma ‘solução extrema’ e pontuar que não há norma legal que fixe prazo para a avaliação dos pedidos protocolados no Congresso.

“O impeachment é uma solução extrema: o primeiro juiz das autoridades eleitas numa democracia deve ser sempre o voto popular. A Presidência da Câmara dos Deputados, ao despachar as denúncias contra o chefe do Poder Executivo, deve sopesar cuidadosamente os aspectos jurídicos e político-institucionais envolvidos. O tempo dessa decisão, contudo, pela própria natureza dela, não é objeto de qualquer norma legal ou regimental”, afirmou Maia.

A decisão pelo arquivamento ou não da ação cabe ao relator do caso, ministro Celso de Mello.

Crise por cima de crise com a “defenestração” de mais um ministro de Bolsonaro

16/05/20

Por Sala de Democracia Digital da FGV/blogfolhadosertao.com
Saída de Teich reacende debate nas redes sobre crise política em meio ao agravamento da crise de Covid-19
Foto: Marcello Casal Jr/Agência BrasilFoto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Com 1,27 milhão de menções no Twitter em apenas quatro horas, debate sobre o governo supera a discussão a respeito da pandemia (605 mil menções);

O episódio voltou a potencializar o campo de oposição ao governo na rede, que chegou a 65% do debate, isolando ainda mais o campo de apoio, que recuou para 12%;

Nos grupos públicos de WhatsApp observados, o pedido de demissão do Ministro da Saúde foi tema de quatro dentre os cinco links mais compartilhados.

A saída de Nelson Teich do comando do Ministério da Saúde, em menos de um mês no cargo, aumentou, mais uma vez, a distância entre pautas políticas e preocupações sanitárias no Twitter.

Das 12h de sexta (15) – quando do anúncio da demissão – até as 16h, foram registradas mais de 1,27 milhão de menções ao governo contra quase 605,1 mil referências à pandemia do novo coronavírus, segundo um levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP).

A discussão sobre questões políticas e o debate sobre a crise na saúde tinham retomado relativa paridade desde 6 de maio, doze dias após a crise gerada pela demissão do agora ex-ministro Sergio Moro (Justiça).

Porém, o anúncio da demissão de Teich voltou a chamar a atenção sobre o governo, gerando um pico de 409,7 mil menções às 12h de sexta.

Assim como nas demissões de Moro e do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, o episódio envolvendo Teich inflou a base partidária de oposição ao governo na sexta (15) – que registrou um aumento de quase 160% de participação no debate geral no Twitter, em relação ao dia anterior.

Os ataques miram diretamente o presidente Jair Bolsonaro, acusado de forçar a demissão de Teich em função da sua resistência ao uso da hidroxicloroquina, cuja prescrição tem sido fortemente defendida pelo presidente como principal medida de combate ao novo coronavírus.

Estão no centro desse debate – em que se destacam os influenciadores @felipeneto, @mariaboop e @rolandinho, a comentarista @gabrielaprioli e o ex-ministro da Saúde @lhmandetta – o fato de Bolsonaro não possuir formação na área da saúde e a sua insistência em priorizar o medicamento sobre o isolamento social, recomendado por autoridades sanitárias no mundo.

Encabeçada pelo presidente @jairbolsonaro, pelos deputados federais @carlazambelli38 e @bolsonarosp, pelo presidente do PTB, @blogdojefferson, e pelo influenciador @leandroruschel, a base de apoio ao governo no Twitter, por outro lado, se concentra em reiterar a urgência da aprovação da hidroxicloroquina para o tratamento da COVID-19 e em reivindicar o fim do isolamento social.

Saúde foi principal tema entre as mídias e links mais compartilhados no WhatsApp

Em levantamento em 216 grupo públicos de WhatsApp, identificou-se que, entre 12h e 15h, o pedido de demissão de Nelson Teich foi tema de quatro entre os cinco link mais compartilhados no aplicativo.

O quarto link mais compartilhado também se relaciona com o tema de saúde, sendo um artigo científico, ainda sem revisão por pares, que não encontra evidências entre a adoção de lockdown e a diminuição de casos de COVID-19.

Já entre as mídias compartilhadas quatro fazem referência à temática da saúde. A imagem mais compartilhada traz uma afirmação publicada pelo jornal alemão “Bild”, de que o lockdown teria sido um erro.

Outros dois conteúdos de destaque são uma imagem de uma receita médica para o uso de hidroxicloroquina e azitromicina, acompanhada de um áudio em que um homem afirma que as substâncias haviam sido receitadas para seu sobrinho e que a própria equipe médica que o atendeu recomendou que ele procurasse o Ministério Público para obter acesso aos medicamentos. Por fim, circula um vídeo com imagens de um suposto hospital de campanha desativado no Ceará.

Para aliviar a pandemia, Serra Talhada contempla mais de 40 artistas da terra com lives

16/05/20

Magno Martins/blogfolhadosertao.com

No mês de aniversário de 169 anos de Serra Talhada, a Prefeitura Municipal está promovendo uma série de lives com artistas da terra nas redes sociais oficiais do governo, contemplando quase 50 artistas.

A série de lives no Facebook e Instagram da PMST teve início na sexta-feira, 1º de maio, com  homenagem pelo Dia do Trabalhador, e shows de Ítala Carvalho, Fabíola Leite, Toreba Show e Wesley Magalhães, além de exibição do programa Sertão Diverso, com Henrique Brandão e Assisão.

Desde 02 de maio acontece a programação alusiva ao aniversário de Emancipação Política da cidade, com a participação de vários artistas locais, como: Naldinho Carvalho e Tição de Fogo, Ivaldo Nogueira, Eronildes Nogueira, Arnor de Lima, Cicero de Souza e Damião Enésio, Rai de Serra, Revolta Social, Emanuel Santos, Ivo Oliveira, Raio de Amor e Novinho Silva, Winny Lima, Felipe Filho, Mário do Acordeon, João Carlos, China Mix, Andred Samba Vibe, Diabeisso, Doppamina, Nailton Gomes, César Rasec, Neném Ferraz, Zé Cavalcante, Limeira do Forró e Trio Fura Olho.

E dando continuidade às lives culturais, a Fundação Cultural lançou, nesta semana, a série Arte Viva, com lives de 14 a 17 de maio, a partir das 19h. Ontem, se apresentaram Jéssica & Diego e Boteco no Nando; hoje (15) se apresentam Zé Orlando e Kennedy Brazzil; no sábado (16) tem Wilton Belo, Carlinhos Pajeú, Ricardo Cardoso e Chicão; e no domingo (17) será a vez de Bino Silva, Walter Júnior Marcolino, Forró Farra Comigo e Marquinho do Acordeon.

“Desde o dia primeiro de maio que estamos realizando lives com a produção cultural e musical de Serra Talhada. Entendemos que em tempo de pandemia, quando os artistas foram os primeiros a pararem e serão os últimos a voltarem a trabalhar, a Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural, contribui para que a situação ganhe um pouco de alívio para nossos artistas,  ao mesmo tempo em que público, que se encontra em suas casas no isolamento social, possa curtir os talentos da Capital do Xaxado”, comentou Anildomá Souza, presidente da Fundação Cultura de Serra Talhada.

Pernambuco totaliza 16.209 casos da covid-19 com 1.381 óbitos, até ontem

16/05/20

Imprensa/PE/logfolhadosertao.com

No último boletim  desta sexta-feira (15) a  Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou 621 novos casos de Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 349 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 272 são casos leves. Agora, Pernambuco totaliza 16.209 casos já confirmados, sendo 8.554 graves e 7.655 leves.

Dos casos graves, 1.508 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 2.858 estão internados, sendo 236 em UTI e 2.622 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada. Além disso, o boletim de hoje registra mais 55 pacientes recuperados do novo coronavírus em Pernambuco, totalizando 2.807 pessoas curadas da Covid19 no Estado.

Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 145 municípios pernambucanos (tabela 1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

Também foram confirmados laboratorialmente 83 óbitos (sendo 47 do sexo masculino e 36 do sexo feminino), de pessoas residentes nos municípios de Recife (30), Jaboatão dos Guararapes (9), Paulista (6), Cabo de Santo Agostinho (5), Olinda (4), Igarassu (3), João Alfredo (2), Timbaúba (2), Moreno (2), São Lourenço da Mata (1), Abreu e Lima (1), Aliança (1), Araripina (1), Barreiros (1), Caruaru (1), Catende (1), Escada (1), Gameleira (1), Ipojuca (1), Lagoa do Carro (1), Xexéu (1), Vitória de Santo Antão (1), Limoeiro (1), Pedra (1), Petrolina (1), Pombos (1), São Bento do Una
(1), Serinhaém (1) e Surubim (1). Com isso, o Estado totaliza 1.381 mortes pela Covid-19.

As mortes ocorreram entre os dias 23.04 e 14.05 os pacientes tinham idades entre 28 e 99 anos, além de uma criança de 2 anos de idade. Dos 83 pacientes que vieram a óbito, 65 apresentavam comorbidades confirmadas: hipertensão (35), diabetes (23), doença cardiovascular (12), doença renal crônica (8), obesidade (8), histórico de tabagismo (6), AVC (4), doença de Alzheimer (3), imunodeprimido (3), câncer (3), etilismo/histórico de etilismo (3), asma (2), transplantado (1), tuberculose (1), sindrome congênita do zika/microcefalia (1), doença de Parkinson (1), esquizofrenia (1), aneurisma (1), lúpus (1) e pneumopatia (1)

 Quatro não tinham comorbidade e os demais estão em investigação pelos municípios. As faixas etárias são: 0 a 9 (1), 20 a 29 (1), 30 a 29 (7), 40 a 49 (6), 50 a 59 (14), 60 a 69 (20), 70 a 79 (18), 80 ou mais (16).

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 2.962 casos foram confirmados e 1.914 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área
da saúde.