Pernambuco totaliza 14.309 casos confirmados de covid-19, sendo 7.644 graves e 6.665 leves.

-12/05/20

 

Imprensa/PE/blogfolhadosertao.com

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta terça-feira (12), 541 novos casos de Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 276 se enquadram como SíndromeRespiratória Aguda Grave (Srag) e 265 são casos leves. Agora, Pernambuco totaliza 14.309 casos já confirmados, sendo 7.644 graves e 6.665 leves. Foram registrados até hoje,  1.157 óbitos.

Os  casos graves, 1.651 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento
domiciliar. Outros 2.370 estão internados, sendo 238 em UTI e 2.132 em leitos de enfermaria,
tanto na rede pública quanto privada. Além disso, o boletim de hoje registra mais 928
pacientes recuperados do novo coronavírus em Pernambuco, totalizando 2.466 pessoas
curadas da Covid-19 no Estado.

Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 141 municípios
pernambucanos (tabela 1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de
pacientes em outros Estados e países.

Também foram confirmados laboratorialmente 70 óbitos (sendo 36 do sexo feminino e 34 do
sexo masculino), de pessoas residentes nos municípios de Recife (29), Jaboatão dos Guararapes
(11), Paulista (5), Carpina (4), Olinda (2), Abreu e Lima (3), Caruaru (2), Palmares (2), Carnaíba
(1), Feira Nova (1), Ferreiros (1), Goiana (1), Limoeiro (1), Passira (1), Paudalho (1), Petrolina
(1), São Lourenço da Mata (1), Serra Talhada (1), Serrita (1) e Vitória de Santo Antão (1). Com
isso, o Estado totaliza 1.157 mortes pela Covid-19.

As mortes ocorreram entre os dias 13.04 e 11.05 os pacientes tinham idades entre 27 e 88
anos, além de um recém-nascido com 4 dias do sexo feminino. Dos 70 pacientes que vieram a
óbito, 37 apresentavam comorbidades confirmadas: hipertensão (20), diabetes (15), doença
cardiovascular (8), doença renal (6), tabagismo/histórico de tabagismo (4), obesidade (4), asma
(2), neoplasia (2), histórico de doença pulmonar (1), câncer (1), insuficiência respiratória aguda
(1), distúrbio hidroeletrolítico (1), doença de Alzheimer (1), hepatopatia (1), esquizofrenia (1),
doença de Chagas (1) e anemia falciforme (1) – o mesmo paciente pode ter mais de uma
comorbidade. Um não tinha comorbidade e os demais estão em investigação pelos
municípios.

As faixas etárias dessas pessoas são: 0 a 9 (1), 20 a 29 (1), 30 a 39 (4), 40 a 49 (4), 50 a 59 (13),
60 a 69 (18), 70 a 79 (18), 80 ou mais (11).

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco,
até agora, 2.874 casos foram confirmados e 1.835 descartados. As testagens abrangem os
profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou
privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da
área da saúde.

ATENDE EM CASA – A partir desta quarta-feira (13.05), o município de Araripina, no Sertão do
Estado, entra no circuito das cidades assistidas pelo aplicativo Atende em Casa, parceria do
Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife. Com isso, cerca de 5,1 milhões de pessoas de
32 cidades na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata, Agreste e Sertão já podem
fazer uso da ferramenta que orienta usuários que estejam apresentando sintomas de gripe.

Em reunião da Amupe, Paulo Câmara debate combate ao coronavírus com prefeitos

12/05/20

Amupe/blogfolhasertao.com

 

Maioria dos prefeitos pediu  apoio ao  governo do Estado para roforçar o combate  à Covid-19 e o secretario de Saúde do Estado, André Longo pediu unidade  aos prefeitos e todo o cuidado com a prevenção ao  coronavírus

Paulo Câmara dialogou com mais de 100 prefeitos  de todas as regiões do estado-Foto Hudes Regis

 

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), promoveu na tarde de hoje, 12/05, mais uma assembleia extraordinária de prefeitos por videoconferência. Desta vez, com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que anunciou pontos importantes traçados pelo governo do Estado no tocante ao combate a Covid-19. Na oportunidade os prefeitos também tiveram orientações da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Representando a CNM, o consultor Eduardo Stranz atualizou os prefeitos a respeito dos pleitos municipalistas que tramitam em Brasília, a exemplo do auxílio emergencial a Estados e Municípios que aguarda sanção presidencial. Os prefeitos também foram orientados pela consultora da Confederação, Rosângela Silva acerca das portarias 369/2020 e 378/2020 que abordam acesso a recursos oriundos da MP 953, na área de assistência social em tempos de pandemia.

“Foi um momento de grande aprendizado, nós pudemos conversar sobre as portarias, e informar as prefeituras como conseguir esse recurso e melhor, como aplicar esse dinheiro em ações que tenham realmente um grande impacto social na vida das pessoas”, frisou Rosângela. O Presidente da Amupe, José Patriota também atualizou os municípios acerca da tiragem da nova carteira digital de identidade, os técnicos dos municípios começarão a ser treinados.

Por seu turno,  o governador Paulo Câmara destacou a importância da infraestrutura montada com rapidez para atender aos pacientes da Covid-19. Em dois meses, o Governo de Pernambuco abriu 532 novos leitos de UTIs e 616 novos leitos de enfermaria, contratou cinco mil profissionais da área de saúde e aumentou a capacidade de testagem para o coronavírus, passando de 200 para sete mil exames semanais.

Câmara lembrou que o  investimento na aquisição de Equipamentos de proteção Individual (EPIs) mostra a preocupação com a população e com os profissionais de saúde – médicos, enfermeiros e pessoal de apoio. Foram comprados mais de 15 milhões de EPIs, destinados a abastecer o sistema público de saúde.

“Nós estamos passando pelos momentos mais difíceis de nossas vidas. O isolamento social é responsabilidade de todos. Precisamos nos unir nesse esforço, estados e prefeituras, com o objetivo de avançar para reduzir a capacidade de disseminação do vírus”, disse o governador.

Sobre as obras públicas, Paulo Câmara afirmou que os municípios estão autorizados, foram paralisadas apenas as obras privadas, além de estar analisando as emendas dos deputados aos municípios. No tocante à recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), o governo vai agilizar aqueles que dizem respeito ao combate à Covid-19, mesmo com queda de receitas. Só de ICMS, por exemplo, a Secretaria da Fazenda estimula que em 2020, as perdas do Estado de Pernambuco atinja um total de R$ 3,75 bi, e o auxílio emergencial (PL 39/2020 no Senado), que seguiu para sanção presidencial, recompõe cerca de R$ 2 bilhões.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, também participou da reunião e pediu para que os prefeitos pernambucanos mantenham as medidas preventivas ao coronavírus. “Há 4 meses atrás, nós não pensávamos que a situação iria chegar a esse ponto. Hoje estamos aumentando a capacidade de testagem do Estado, e em menos de 60 dias movimentamos mais de 500 leitos de UTI. Podemos abrir ainda mais 200 leitos, caso consigamos os equipamentos necessários. Neste momento, precisamos de unidade e pedimos aos prefeitos que não se descuidem quanto às medidas de prevenção ao coronavírus”, afimou o secretário.

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, cobrou ao governo do Estado a interiorização de leitos de UTI e a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Representando os municípios do Agreste, a prefeita de Capoeiras, Neide Reino, pediu o apoio do governo estadual para engajar as polícias militar e civil na conscientização da população que descumpre o isolamento social. Já o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, pediu insumos a secretaria de Saúde para ampliar a capacidade de testagem do município por meio do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota  agradeceu aos prefeitos e ao governador Paulo Câmara pela presença e participação. Segundo Patriota “deixar as disputas políticas de lado e buscar a unidade em prol de uma única causa já é um grande passo para vencermos essa pandemia. A reunião de hoje serviu para alinharmos ações em prol da grande meta, vencer esse vírus que já atinge milhares de pernambucanos”, concluiu.

Paulo Câmara: “Academias, salões e barbearias continuarão fechados”

12/05/20

Por Jornal do Commercio/blogfolhadosertao.com

Governadores de outros estados brasileiros também seguirão na mesma linha contrária à orientação do presidente Jair Bolsonaro. Leia também o novo decreto assinado por Paulo Câmara que define  quais são as atividades essenciais no Estado.

GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEMAs academias foram fechadas para tentar frear o avanço do coronavírus – FOTO: GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM

No mesmo dia em que o governo de Pernambuco anunciou medidas mais rígidas contra o novo coronavírus, o presidente da República, Jair Bolsonaro, (sem partido) ampliou o decreto 10.282, de 20 de março de 2020, que aponta quais são as atividades essenciais durante a pandemia da covid-19. Foram inclusos entre os serviços autorizados a funcionar as academias esportivas, salões de beleza e barbearias. No entanto, no fim da noite, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmou que estes serviços continuarão fechados no Estado. Além dele, outros governadores já disseram que não irão cumprir o decreto de Bolsonaro. Lembrando que a decisão de determinar o que abre e o que fecha durante a pandemia é de responsabilidade dos estados e municípios, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

 ‘Saúde é vida”, diz Bolsonaro para justificar academia, salão de beleza e barbearias em serviços essenciais
>> Pernambuco endurece isolamento contra coronavírus em cinco municípios; veja locais e novas regras

Pelas redes sociais, Paulo Câmara disse que “academias, salões, barbearias continuarão fechados, até que superemos esta fase e seja possível iniciar a retomada gradual. O compromisso do nosso governo é salvar vidas”.

As próximas semanas exigirão restrições ainda mais duras, não é razoável admitir o contrário. Academias, salões, barbearias continuarão fechados, até que superemos esta fase e seja possível iniciar a retomada gradual. O compromisso do nosso governo é proteger vidas.

——————————

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), alfinetou o presidente ao relembrar o passeio de jet ski do último sábado (9). “O próximo decreto de Bolsonaro vai determinar que passeio de jet ski é atividade essencial?”, escreveu no Twitter, e ainda completou, afirmando que “Bolsonaro deveria estar preocupado com a atividade realmente essencial que cabe a ele cuidar, a de presidente da República, e passar a exercê-la com seriedade”.Flávio Dino

“Bolsonaro deveria estar preocupado com a atividade realmente essencial que cabe a ele cuidar, a de presidente da República, e passar a exercê-la com seriedade”, disse Dino. https://twitter.com/uolnoticias/status/1260010640137007104 

——————————————

Posição do governador do Ceará:

 

Camilo Santana, governador do Ceará pelo PT, disse que a decisão do presidente “em nada altera o atual decreto estadual em vigor no Ceará, e devem permanecer fechados”.

Informo que, apesar do presidente baixar decreto considerando salões de beleza, barbearias e academias de ginástica como serviços essenciais, esse ato em NADA ALTERA o atual decreto estadual em vigor no Ceará, e devem permanecer fechados. Entendimento do Supremo Tribunal Federal.


O que diz o governador do Pará:

O mesmo vai acontecer no Pará. “Diante do decreto do Governo Federal, que considera salões de beleza, academias de ginástica e barbearias como serviços essenciais, reafirmo que aqui no Pará essas atividades permanecerão fechadas. A decisão é tomada com base no entendimento do STF”, escreveu o governador Helder Barbalho no Twitter.

Diante do decreto do Governo Federal, que considera salões de beleza, academias de ginástica e barbearias como serviços essenciais, reafirmo que aqui no Pará essas atividades permanecerão fechadas. A decisão é tomada com base no entendimento do STF.


A posição do governador da Bahia:

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que “a Bahia vai ignorar as novas diretrizes do Governo Federal” e que “o objetivo é salvar vidas”.

As nossas medidas restritivas serão mantidas respeitando critérios científicos reconhecidos mundialmente. A vai ignorar as novas diretrizes do Governo Federal. Manteremos nosso padrão de trabalho e responsabilidade. O objetivo é salvar vidas. Não iremos nos afastar disso.

————————–

Wellington Dias, governador do Piauí pelo PT, também afirmou que os novos serviços classificados pelo presidente Jair Bolsonaro como essenciais continuarão fechados. “Vamos continuar seguindo as medidas adotadas até o momento, baseadas na ciência, mantendo o isolamento social, que é a melhor alternativa para o que estamos vivendo agora”, comentou.

Sobre o decreto do presidente Bolsonaro, considerando academias, salões de beleza e barbearias como serviços essenciais, destaco que, aqui no Piauí, seguiremos com nossos decretos estaduais. Estes serviços permanecem fechados.

Vamos continuar seguindo as medidas adotadas até o momento, baseadas na ciência, mantendo o isolamento social, que é a melhor alternativa para o que estamos vivendo por hora.

———————————————–

Decreto do presidente Jair Bolsonaro:

Ao chegar no Palácio da Alvorada nesta segunda-feira (11), Bolsonaro comentou sobre os novos serviços considerados essenciais. “Coloquei hoje, porque saúde é vida: academias, salão de beleza e cabeleireiro, também. Higiene é vida. Só três [foram definidas] hoje”, disse. “Essas três categorias ajudam mais um milhão de empregos”, completou. Com essa ampliação, o decreto já soma 57 atividades. Curiosamente, o ministro da Saúde, Nelson Teich, soube através da imprensa, durante a coletiva do dia, da novidade do decreto de Bolsonaro.

Ao ser perguntado por um jornalista sobre a decisão do presidente, Teich indagou se “isso aí saiu hoje?” e após ser informado que o mandatário havia acabado de comunicar o fato, olhou para o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello, que fez sinal de que também não estava sabendo do decreto.

O ministro confirmou que o decreto não passou pela validação do MS e tentou justificar afirmando que “não é atribuição nossa”.

————————————————-

Saiba quais são as atividades essenciais em Pernambuco de acordo com o decreto assinado por Paulo Câmara

Os serviços classificados como essenciais durante a pandemia do novo coronavírus em Pernambuco são:

I – os serviços públicos referidos no §3º do art. 2º e no art. 3º do Decreto nº 48.835, de 22 de março de 2020, e alterações posteriores;

II – supermercados, padarias, mercados, lojas de conveniência, feiras livres e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar da população;

III – lojas de defensivos e insumos agrícolas;

IV – farmácias e estabelecimentos de venda de produtos médico-hospitalares;

V – lojas de produtos de higiene e limpeza;

VI – postos de gasolina;

VII – casas de ração animal;

VIII – depósitos de gás e demais combustíveis;

IX – lojas de material de construção e prevenção de incêndio para aquisição de produtos necessários à execução de serviços urgentes, por meio de entrega em domicílio e/ou como ponto de coleta;

X – serviços essenciais à saúde, como médicos, clínicas, hospitais, laboratórios e demais estabelecimentos relacionados à prestação de serviços na área de saúde;

XI – serviços de abastecimento de água, gás, saneamento, coleta de lixo, energia, telecomunicações e internet;

XII – clínicas e os hospitais veterinários e assistência a animais;

XIII – lavanderias;

XIV – bancos e serviços financeiros, inclusive lotérica;

XV – serviços de segurança, limpeza, higienização, vigilância e funerários;

XVI – hotéis e pousadas, com atendimento restrito aos hóspedes;

XVII – serviços de manutenção predial e prevenção de incêndio;

XVIII – serviços de transporte, armazenamento de mercadorias e centrais de distribuição, para assegurar a regular atividade dos estabelecimentos cujo funcionamento não esteja suspenso;

XIX – estabelecimentos industriais e logísticos, bem como os serviços de transporte, armazenamento e distribuição de seus insumos, equipamentos e produtos;

XX – oficinas de manutenção e conserto de máquinas e equipamentos para indústrias e atividades essenciais previstas neste Decreto, veículos leves e pesados, e, em relação a estes, a comercialização e serviços associados de peças e pneumáticos;

XXI – em relação à construção civil:

a) atividades urgentes, assim consideradas aquelas que tenham de ser executadas imediatamente, sob pena de risco grave e imediato ou de difícil reparação;

b) atividades decorrentes de contratos de obras particulares que estejam relacionadas a atividades essenciais previstas neste Decreto;

c) atividades decorrentes de contratos de obras públicas; e

d) atividades prestadas por concessionários de serviços públicos;

XXII – em relação ao transporte intermunicipal de passageiros:

a) transporte mediante fretamento de funcionários e colaboradores relacionados às indústrias e atividades essenciais previstas neste Decreto, e o transporte de saída de hóspedes dos meios de hospedagem para o aeroporto e terminais rodoviários;

b) transporte complementar de passageiros, autorizado em caráter excepcional pela autoridade municipal competente, mediante formulário específico disponibilizado no site da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal – EPTI, vedada a circulação na Região Metropolitana do Recife; e

c) transporte regular de passageiros, restrito aos servidores públicos e aos funcionários e colaboradores relacionados às indústrias e atividades essenciais previstas neste Decreto, utilizando-se para essa finalidade até 10% (dez por cento) da frota, podendo esse percentual ser alterado por ato específico do Diretor Presidente da EPTI;

XXIII – serviços urgentes de advocacia;

XXIV – restaurantes para atendimento exclusivo a caminhoneiros, sem aglomeração;

XXV – lojas de material de informática, por meio de entrega em domicílio e/ou como ponto de coleta;

XXVI – serviço de assistência técnica de eletrodomésticos e equipamentos de informática;

XXVII – preparação, gravação e transmissão de aulas pela internet ou por TV aberta, e o planejamento de atividades pedagógicas, em estabelecimentos de ensino;

XXVIII – processamento de dados ligados a serviços essenciais;

XXIX – serviços de cuidado e atenção a idosos, pessoas com deficiência e/ou dificuldade de locomoção e do grupo de risco, realizados em domicílio ou em instituições destinadas a esse fim;

XXX – serviços de limpeza, portaria e de zeladoria em condomínios, estabelecimentos comerciais, entidades associativas e similares;

XXXI – serviços de entrega em domicílio;

XXXII – imprensa; e

XXXIII – estabelecimentos de aviamentos e de tecidos, exclusivamente para o fornecimento dos insumos necessários à fabricação de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual – EPI`s relacionados ao enfrentamento do coronavírus.

Aqui no Podcast do jornalisa Ivan Maurício as notícias mais importantes de hoje

 

Confimara: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMEÇAR O DIA BEM INFORMADO.

 

-Governo de Pernambuco restringe circulação de pessoas e implanta rodízio de veículos no Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e São Lourenço da Mata a partir de sábado. A medida terá 15 dias de duração. Recife é a 4ª capital a adotar restrição de circulação de pessoas como Fortaleza, Belém e São Luís.

-Em Pernambuco, serão implementadas as seguintes medidas: restrição de circulação de pessoas; rodízio de veículo; uso obrigatório de máscaras; e sanitização de ruas.

-Segundo o governo de Pernambuco, até a sexta-feira, as medidas vigoram nas cinco cidades em período educativo. Quem desrespeitar regras da quarentena pode ser levado à delegacia, diz secretário de Defesa Social.

-As cinco cidades do Grande Recife representam, juntas, 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos do estado.

-Nos dias pares, podem circular aqueles cuja a placa termina em número par. Nos dias ímpares, os com a placa terminado em número ímpar.

-Motorista de aplicativos estão sujeitos ao rodízio de carros no Recife e mais quatro cidades.

-Estão excluídos do rodízio táxis e ônibus, além dos utilizados por profissionais de saúde, segurança, Defesa Civil e de uso oficial. Também não são incluídos no rodízio os serviços essenciais, como abastecimento de água e gás, energia, Correios, imprensa, produtos alimentares, funerárias, obras, coleta de lixo, guincho e ambulâncias.

-Os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e padarias seguem funcionando normalmente.

-Estudo da Fiocruz revela que covid-19 já circulava no Brasil antes do carnaval. Onde estavam os governadores e prefeitos?

-Bolsonaro inclui academias de ginástica, barbearias e salões de beleza entre serviços essenciais na pandemia. “Academias, salões e barbearias continuarão fechados”, diz governador de Pernambuco. Governadores do Ceará e Pará também mantêm fechamento.

-Dataprev – empresa federal de tecnologia – deve enviar até hoje resposta para 17 milhões de cadastros pendentes do auxílio emergencial. Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, após recebimento das informações, pagamento aos aprovados deverá ser feito em até dois dias úteis. Calendário de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial dos 600 reais ainda não saiu. O Ministério da Defesa divulgou uma nota ontem na qual informou que apura se militares receberam de forma indevida o auxílio emergencial de 600 reais.

-Linha de crédito emergencial do BNDES para empresas de pequeno porte atinge R$ 2 bilhões em aprovações.

-Fiat e Jeep retomam produção no Brasil após adotar medidas de segurança.

-Com dinheito do combate à pandemia, Prefeitura do Recife contrata, sem licitação, no valor de 180 mil reais empresa de segurança alvo da Polícia Federal na Operação Decimus. A empresa Alforge estaria funcionando em nome de “laranjas”, o que teria sido constatado a partir de documentos contábeis apreendidos pela Operação Decimus, que apontariam o Tenente Coronel da Ativa da Polícia Militar de Pernambuco, Pércio Ferraz, pessoa impedida de exercer atividades na área de segurança privada, como verdadeiro sócio-administrador da empresa, embora sequer apareça nos contratos sociais. Alforge tem contratos milionários com o Governo de Pernambuco e com Prefeituras do Recife, Olinda, Jaboatão, Ipojuca, Gravatá, Defensoria Pública e COMPESA.

-Enquanto durar a pandemia, o Diário de Pernambuco deixa de circular com sua edição em papel e mantém apenas na internet.

-Tribunal de Contas da União (TCU) deu parecer favorável ao adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) diante da pandemia de coronavírus. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame, tem cinco dias para se manifestar.

Estado recebe apoio dos chefes dos poderes sobre as novas medidas de combate à Covid-19 em Pernambuco

12/05/20

Imprensa/PE/blogfolhadosertao.com

Em reunião por videoconferência, governador Paulo Câmara recebeu o apoio dos dirigentes da Assembleia, TJPE, TCE e MPPE aos termos do decreto que estabelece quarentena rígida no Estado, do dia 16 a 31 de maio

Paulo Câmara anuncia novas medidas de combate à Covid-19

O governador Paulo Câmara esteve reunido nesta segunda-feira (11.05), por videoconferência, com os representantes dos demais poderes constituídos do Estado para explicar o teor do decreto que estabelece medidas mais rígidas de isolamento social em Pernambuco. No encontro, todos avalizaram o documento, que estabelece uma quarentena mais rigorosa do dia 16 a 31 de maio, com o objetivo de reduzir os índices de transmissão da Covid-19 no Estado.

Participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Dirceu Rodolfo; e o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros. Ao final, todos foram unânimes em relação às medidas, que serão adotadas a partir desta quarta-feira (12.05) em caráter educativo e, a partir do dia 16 de maio, em caráter definitivo, quando o descumprimento do decreto passará a gerar sanções.

Após a reunião, cada representante divulgou um vídeo firmando sua posição em favor das medidas. O presidente da Assembleia, Eriberto Medeiros, reafirmou a disposição do parlamento estadual em colaborar com todas as medidas de combate ao novo coronavírus anunciadas pelo Governo do Estado. “Estamos trabalhando para dar respostas imediatas. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para defender o bem estar dos pernambucanos. Nesse momento, é preciso algumas medidas educativas e medidas mais restritivas”, observou Medeiros.

O chefe do MPPE, Francisco Dirceu Barros, fez uma dura advertência quanto aos efeitos nocivos do descumprimento do decreto estadual. Ele citou os últimos dados colhidos pelo Ministério Público, demonstrando uma queda no percentual de isolamento social de74% para 42,97%. O que significa que 42,97% da sociedade estão realmente colaborando, mas 53,03% estão contribuindo para a disseminação do vírus em Pernambuco. “Isso pode simplesmente causar uma tragédia sem precedentes, que é o colapso total do sistema de saúde e, infelizmente, um significativo número de óbitos”, disse, Barros.

Para o presidente do TCE, Dirceu Rodolfo, é imprescindível que sejam seguidas à risca as novas determinações contidas no decreto assinado pelo governador Paulo Câmara. “Disso dependerá a capacidade de resposta às dramáticas demandas na saúde pública. Sair de casa e socializar, nesses próximos dias, significa a mesma coisa que tentar respirar embaixo de uma piscina completa de água: a sociedade acabará se afogando”, afirmou Rodolfo.

Ao manifestar seu apoio ao decreto estadual, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira, argumentou que com o crescimento vertiginoso da pandemia do novo coronavírus, medidas mais severas eram, de fato, necessárias. “Essas medidas vão proteger a população e evitar que o quadro se agrave ainda mais, provocando o colapso do sistema de saúde”, concluiu.


Segue o link com os depoimentos dos participantes da reunião: we.tl/t-5qxR9jbKO1