Ele acordou ! Lula usa fala de Bolsonaro para tentar provar perseguição política de Moro

06/05/20 
(Foto: Marcos Corrêa/PR; Cristiano Mariz; Nacho Doce/Reuters)
Defesa do petista diz que Moro o condenou como parte de uma barganha para receber como ‘prêmio’ uma vaga no STF

Ao entrar em guerra com Sergio Moro por causa da denúncia dele de supostas interferências políticas na Polícia Federal, Jair Bolsonaro deu novo ânimo à cruzada de Lula para mostrar que o ex-juiz da Lava-Jato atou politicamente ao condená-lo por corrupção no caso do tríplex do Guarujá.

Nesta quarta, a defesa de Lula, valendo-se da fala de Bolsonaro contra Moro, protocolou recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região em que pede o cancelamento do julgamento virtual do recurso do petista e a retirada de pauta para que o mesmo seja julgado presencialmente, com os advogados de Lula presentes, em razão de “fatos novos” no caso.

Quais são os fatos novos? As acusações de Bolsonaro de que Moro barganhou uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A estratégia central da defesa de Lula, para provar que Moro não atuou como juiz na causa, mas como militante político, está amparada nas relações do ex-juiz com Bolsonaro, ainda durante a campanha eleitoral de 2018.

A defesa cita a história narrada pelo presidente de que iniciou sua relação com Moro em 2017, quando teve o primeiro contato com ele no Aeroporto de Brasília. Na ocasião, Bolsonaro foi tentar apertar a mão de Moro e ele lhe deu as costas, provocando constrangimento ao então deputado. Moro, no entanto, telefonou a Bolsonaro nos dias seguintes para pedir desculpas.

“As pretensões políticas do ex-juiz não se afloraram repentinamente apenas após o pleito eleitoral de 2018. Ao revés, têm elas origem anterior, como sempre afirmou esta defesa com base em diversos elementos”, diz a defesa de Lula.

Os advogados do petista destacam ainda trecho em que Bolsonaro revela que Moro tentou visita-lo no Hospital Albert Einstein durante o segundo turno da campanha, quando ele se recuperava da facada. “Recebi uma ligação de uma pessoa que queria fazer com que o senhor Sergio Moro fosse me visitar. Eu fiquei feliz, mas declinei”, disse Bolsonaro.

Os sinais de simpatia entre Moro e Bolsonaro, durante a atuação de Moro como juiz, segundo a defesa do petista, seriam suficientes para configurar vícios processuais a serem julgados pela Justiça, no caso da suspeição de Moro em relação a Lula.

Na narrativa petista, Bolsonaro deixou evidente, em seu discurso no Planalto, que Moro cobrava indicação ao Supremo como parte de um acordo subterrâneo para perseguir Lula.

“Mais de uma vez, o senhor Sergio Moro disse para mim. ‘Você pode trocar o Valeixo, sim, mas em novembro, depois que o senhor me indicar para o Supremo Tribunal Federal’”, disse Bolsonaro.

Moro negou tal barganha mostrando mensagens em que a deputada Carla Zambelli oferecia a vaga no STF em troca da nomeação do amigo de Bolsonaro para o comando da Polícia Federal. Mas a defesa de Lula usa a acusação de Bolsonaro para levantar a questão: seria a promessa de vaga no STF “um prêmio por ter retirado Lula (com a condenação), o então candidato, que estava em primeiro lugar nas pesquisas presidenciais de 2018?”

Alepe: comissões técnicas aprovam aumento de recursos para transporte escolar nos municípios

06/05/20

Alepe/blogfolhadosertao.

Assembleia Legislativa de Pernambuco

As Comissões de Administração Pública, de Finanças e de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco- Alepe,  aprovaram, hoje (06) um projeto de lei que eleva o repasse financeiro do Estado ao Programa Estadual de Transporte Escolar. A ação atende estudantes da Rede Estadual de Educação, residentes em área rural com distância superior a 2,5 quilômetros da unidade de ensino. O texto, proposto pelo Governo do Estado, estabelece novos critérios de distribuição dos recursos, elevando o aporte aos municípios de todas as dimensões.

O relator da matéria no Colegiado de Finanças, deputado José Queiroz, do PDT, informou que o impacto financeiro da proposta é estimado em 29 milhões de reais no período de três anos. O parlamentar ressaltou a necessidade do apoio às cidades. “O autor esclarece que a proposta eleva as faixas de valores a serem repassados por estudantes transportados, de forma a trazer mais equilíbrio financeiro aos municípios parceiros, e possibilitando a manutenção e aperfeiçoamento do transporte escolar”. A prevenção e o combate aos efeitos da covid-19 também foram pauta dos Colegiados.

Controle de filas. A Comissão de Administração Pública aprovou um projeto que determina que agências bancárias, cooperativas de crédito, lotéricas, supermercados, lojas de conveniência e padarias organizem as  filas de atendimento, cumprindo as determinações de espaçamento recomendadas pelas autoridades de saúde do Estado. A reincidência no descumprimento poderá levar a multas de até 5 mil reais. A obrigação se aplica, no entanto, apenas ao espaço interno desses estabelecimentos.

A proposta original foi do deputado Henrique Queiroz Filho, do PL, alterada por texto substitutivo do Colegiado de Administração Pública. Ainda nesta quarta, foi informado que a Comissão convidará, em conjunto com o Colegiado de Finanças, os secretários da Fazenda e de Planejamento do Estado para prestar esclarecimentos sobre os impactos econômicos do coronavírus em Pernambuco.

Prefeitos discutem hoje à tarde,na Amupe (Recife), “gestão responsável” durante pandemia do novo coronavírus

06/05/20
Amupe/blogfolhadosertao.com

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promove hoje (06)  a  a partir das 15h,  por videoconferência, sua segunda reunião extraordinária com prefeitos para aprimorar os métodos de gestão, principalmente em tempos de pandemia de Covid-19.

Desta vez, o encontro contará com a presença do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi e do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Dirceu Rodolpho.

No primeiro momento, os prefeitos pernambucanos serão informados por Glademir Aroldi, sobre a situação de pleitos municipalistas que tramitam no Congresso Nacional. Os gestores também terão orientações sobre os recursos do Fundo Nacional de Assistência Social com a consultora da CNM, Rosângela Ribeiro.

No segundo momento, a conversa vai se dar com a presença do presidente do TCE-PE, Dirceu Rodolfo, que vai orientar os prefeitos sobre como melhor gerir, nos municípios, a crise causada pela pandemia da Covid-19. Essa iniciativa faz parte do papel da Amupe de orientar as gestões municipais a gerirem os recursos públicos com cautela e transparência.

Com atraso, Ministério da Saúde se compromete fazer campanha publicitária pelo isolamento social

06/05/20

Por Folhapres/blogfolhadosertao.com

 (Foto: José Dias/PR)
Ministrao da Saúde, Nelson Teich -Foto: José Dias/PR
Em reunião realizada ontem,  (05) com os secretários estaduais de Saúde descrita como tensa, o ministro da Saúde, Nelson Teich, comprometeu-se a promover uma campanha publicitária em defesa do isolamento social.
No encontro, como antecipado pelo jornal Folha de S.Paulo, o ministro foi cobrado a engordar a ajuda financeira, a acelerar a habilitação de leitos de UTI – que, dizem os secretários, estar “muito atrasada”– e a definir de que modo o governo federal ajudará no custeio dos hospitais de campanha.
Os secretários quiseram saber do ministro qual a diretriz de sua gestão para o combate ao coronavírus. Durante esse debate, ele assumiu o compromisso de fazer uma campanha publicitária reforçando a importância do isolamento social.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem relativizado a importância do isolamento social desde o início da pandemia, o que levou a embates com o ministro da Saúde anterior, Luiz Henrique Mandetta, que acabou exonerado.

Filas que não têm fim: Pelo menos 12,4 milhões de pessoas devem refazer cadastro no auxílio emergencial

06/05/20
Por Agência Brasil/blogfolhadosertao.com
Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, esse é o total de inscritos que tiveram o cadastro classificado como inconclusivo.

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Pelo menos 12,4 milhões de brasileiros que pediram o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras) devem refazer o cadastro no aplicativo do programa ou no site auxilio.caixa.gov.br, disse o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Segundo ele, este é o total de inscritos que tiveram o cadastro classificado como inconclusivo, porque as informações não puderam ser analisadas pela Dataprev, estatal de tecnologia que processa os pedidos.

De acordo com o presidente da Caixa, os cadastros inconclusivos podem estar relacionados a dados divergentes, como número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço e informações sobre dependentes. Guimarães enfatizou que apenas os cidadãos com pedidos considerados inconclusivos podem refazer o cadastro. Quem teve o benefício rejeitado e recebeu a classificação de inelegível não pode retificar os dados.

Conforme balanço apresentado por Guimarães, dos 97 milhões de pedidos de auxílio emergencial, 50,1 milhões foram aprovados, 26,1 milhões, considerados inelegíveis e 12,4 milhões receberam a classificação de inconclusivos. Ainda há um total de 5,2 milhões de cadastros em análise.

Segunda parcela

O presidente da Caixa informou que divulgará o calendário de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial nesta semana. Previsto para começar em 23 de abril, o pagamento foi adiado para o início de maio porque o número de pedidos superou a previsão, levando o governo a pedir crédito suplementar no Orçamento.

Guimarães reiterou que os inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e os trabalhadores informais que se cadastraram no site e no aplicativo receberão em dias diferentes dos beneficiários do Bolsa Família para evitar aglomerações nas agências. Quem está no Bolsa Família recebe o benefício nos últimos 10 dias úteis do mês, conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

O presidente da Caixa disse que aguarda definição do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e do presidente Jair Bolsonaro para divulgar o novo cronograma.

Filas

Segundo Guimarães, o aumento do horário de funcionamento das agências da Caixa em duas horas diárias ajudou a reduzir o tamanho da fila de beneficiários que querem sacar o benefício em dinheiro. Desde hoje, todas as agências do banco abrem das 8h às 14h para o saque em dinheiro e para serviços essenciais, como emissão e troca de cartões.

No sábado (2), apenas algumas agências da Caixa estavam abertas. Por causa das filas, a instituição resolveu adotar o horário estendido em todas as agências. O banco orienta que pedidos de informações sejam resolvidos pelo site auxilio.caixa.gov.br, pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou pelo telefone 111.

Até amanhã (5), os beneficiários que receberam o auxílio por meio da conta poupança digital da Caixa poderão sacar a primeira parcela em espécie. O banco informou que, de 9 de abril até as 18h de sábado (2), havia pago R$ 35,5 bilhões para 50 milhões de brasileiros.

O site auxilio.caixa.gov.br registrou 606,5 milhões de visitas, e o telefone 111 acumula 115,8 milhões de ligações. O aplicativo Auxílio Emergencial Caixa supera 74,3 milhões de downloads e o aplicativo Caixa TEM, para movimentação da poupança digital (como transferências e pagamentos de boletos e de contas domésticas), soma 77,2 milhões de downloads.

Podcast do jornalista Ivan Maurício apresenta as principais notícias de hoje

06/05/20

Blogfolhadosertao.com

Governo do Estado nega lockdown em Pernambuco, até sexta-feira.

 

É falsa a notícia que o Governo de Pernambuco vai decretar o fechamento total do comércio e serviços essenciais na próxima sexta-feira. Boatos circularam nas redes sociais e chegou a provocar uma procura maior nos supermercados. Governo de Pernambuco ainda não se decidiu sobre lockdown, embora não descarte. Maranhão iniciou lockdown desde terça-feira. Pará começa amanhã em 10 cidades. Em Fortaleza, capital do Ceará, lockdown começa na sexta-feira. No lockdown, avenidas e estradas são fechadas, e a população só é autorizada a sair de casa para atividades essenciais.

Cerca de 12,4 milhões de pessoas devem refazer cadastro no auxílio emergencial.Mais de 12 milhões tiveram o cadastro classificado como inconclusivo. De acordo com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, os cadastros inconclusivos podem estar relacionados a dados divergentes, como número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço e informações sobre dependentes. Já tiveram cadastros aprovados 50 milhões e 100 mil brasileiros e 21 milhões já sacaram o dinheiro. Calendário de pagamento da segunda parcela será anunciado ainda esta semana.

Sérgio Moro mostrou na Polícia Federal mensagem onde Bolsonaro diz que das 27 Superintendências da PF só queria uma, a do Rio de Janeiro.

Procuradoria Geral da República vai investigar motivos para troca no comando da Polícia Federal do Rio de Janeiro.

Bolsonaro manda jornalistas calarem a boca ao ser questionado se interferiu no comando da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

Federação Nacional dos Policiais Federais – Fenapef – diz em nota oficial que não vê problema em troca no comando da Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

Bolsonaro acusa Moro de vazar relatórios sigilosos à Rede Globo e diz que tal prática é de crime contra a Segurança Nacional.

Pela primeira vez, Moro admite, na Polícia Federal, que teve o celular hackeado pelo site Intercept.

Bolsonaro almoça com fotógrafo Orlando Brito, que foi agredido em manifestação na frente do Palácio da Alvorada, e diz que não controla multidão.

Câmara dos Deputados aprova socorro aos estados e municípios; projeto volta ao Senado.

Cantora Anitta enfrenta deputado federal pernambucano Felipe Carreras em live e diz: ‘Você não está do nosso lado’. Em meio a pandemia, Felipe Carreras é autor da Medida Provisória, que tem a finalidade de mudar a arrecadação dos direitos autorais. Cantores e compositores protestam. Felipe Carreras é empresário de shows.

Termina hoje o prazo para regularizar situação eleitoral para as eleições municipais. Regularização pode ser feita através do portal do Tribunal Superior Eleitoral – TSE.

Ação integrada: Consórcio distribui 5 mil litros de álcool com 13 municipios

06/06/20

Amupe/blogfolhadosertao.co,

Municípios também receberão o insumo para auxiliar na prevenção ao Coronavírus. A medida é iniciativa da diretora-presidente do Comupe e prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, e do diretor vice-presidente, prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota.
Equipes trabalham na montagem dos kits

 

O Consórcio dos Municípios Pernambucanos (Comupe), iniciativa pioneira no Estado na compra compartilhada de bens para 13 municípios – iniciou na  terça-feira (05), a distribuição de 5 mil litros de Álcool 70%. São 1.000 galões de 5 litros cada. Sendo 600 bombonas em gel e 400 em líquido.

Os municípios de Afogados da Ingazeira, Águas Belas, Arcoverde, Bezerros, Caruaru, Chã de Alegria, Inajá, Itaíba, João Alfredo, Lagoa Grande, Moreno, São Bento do Una e Serra Talhada, filiados ao Comupe, receberão o insumo para auxiliar na prevenção ao Coronavírus. A medida é iniciativa da diretora-presidente do Comupe e prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, e do diretor vice-presidente, prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota.

O Comupe realiza ainda na próxima sexta-feira, dia 8 de maio, um processo licitatório para registro de preços de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e testes de diagnóstico da Covid-19. Segundo a diretora-presidente Débora Almeida, outras ações de enfrentamento à pandemia estão em curso.
[19:56, 05/05/2020] Eunice Couto: Prefeitura de Panelas inicia segunda entrega do kit alimentação aos estudantes nesta quarta (06.05)

Os alunos da rede municipal de ensino de Panelas, no agreste, começam a receber nesta quarta-feira (06.05) o 2º kit alimentação. Segundo a secretaria de educação do município, serão mais de 6.500 estudantes beneficiados. As aulas em Panelas foram suspensas no dia 19 de março como medida preventiva no enfrentamento ao coronavírus e este kit, se equipara a merenda que os estudantes receberiam nas escolas.

Os kits inclui arroz, feijão, macarrão, óleo, bolacha doce e salgada, leite em pó, açúcar, fubá, ovos e no caso das crianças das creches, serão acrescentados mucilon e cremogema. Seguindo os mesmos critérios da primeira entrega, cada aluno terá direito a um kit, a família que tem cinco filhos, por exemplo, recebe cinco kits.

Nesta quarta-feira (06) recebem os alunos das escolas, Joaquim Nabuco e Dom Moura, na sede; Escola José Felizardo e Creche do Distrito de São Lázaro; Escola Manoel Francisco de Lira, na Vila Pau-Ferro e Escola Osvaldo Cruz, no Sítio Timbó. Na quinta (07.05), Escola Rui Barbosa e Benício Filho, em Cruzes; Escola José Felipe Barbosa no Bola e Creche Tia Júlia de Almeida, na sede. Na sexta-feira (08.05) as entregas acontecerão nas Escolas do Campo, localizadas na zona rural. O calendário da Educação de Jovens e Adultos será divulgada em breve.

Para evitar aglomerações as entregas acontecerão nas escolas e em alguns casos nas residências dos alunos, seguindo calendário que indica as datas e os horários que os pais dos alunos de cada turma receberá os alimentos. E nesta entrega tem uma recomendação extra, todos os pais e reponsaáveis estão sendo orientados a usarem máscaras.

Panelas vem adotando todas as medidas necessárias para combater a COVID-19. As aulas da rede municipal de ensino continuam suspensas por tempo indeterminado.

|