Belém do São Francisco e Pernambuco perdem o humanista Dr. Ênio Cantarelli

01/05/20
Por JúniorFinfa/MagnoMartins/blogfolhadosertão
Em companhia do então governdor Miguel Arraes, Dr. Ênio inspeciona obras de interesse da população

 

       O médico cardiologista Enio Lustosa Cantarelli faleceu, hoje (01/05/20), aos 74 anos, no Recife, em decorrência de um ataque cardíaco. Sua morte representa uma grande perda para a medicina pernambucana.

      Natural de Belém de São Francisco, Dr. ênio Cantarelli se destacou por idealizar grandes obras no setor da saúde, como o Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), vinculado à Universidade de Pernambuco (UPE), e o Unicordis.

Também foi diretor do Hospital Oswaldo Cruz, conselheiro do Cremepe e, por duas vezes, presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Em dezembro 2013, se tornou membro da Academia Pernambucana de Medicina, ocupando a cadeira 19, cujo patrono é o Dr. João Amorim, sendo o ocupante anterior o também cardiologista Ovídio Montenegro.

Enio Cantarelli foi casado com a médica Eliane de Lima Cantarelli, falecida em 2007. Ele deixa três filhos: Fabiano, Enio Filho e Marina, casada com o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

——————————

Paulo Câmara lamenta morte de Ênio Cantarelli

Nota de pesar

“Pernambuco perde um grande nome da medicina com o falecimento do professor Ênio Cantarelli. Sertanejo de Belém do São Francisco, era, acima de tudo, um humanista. Imortalizado pela Academia Pernambucana de Medicina, doutor Ênio deixa um amplo legado de serviços prestados ao Estado, como fundador do antigo Hospital Unicordis, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, ex-diretor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e como fundador e diretor por oito anos do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco – PROCAPE, um dos mais modernos hospitais do coração do País e referência em cardiologia de Pernambuco. Quero me solidarizar com seus familiares e amigos neste momento de profundo pesar.”

Paulo Câmara – governador de Pernambuco

———————-

Enio Cantarelli, uma história dedicada ao ser humano e à Medicina

Por Josélia Maria

(publicado em 2015)

Dr. Ênio Lustosa Cantarelli, médico cardiologista, fundador do Unicordis,  idealizador, construtor e gestor do PROCAPE, Membro da Academia Pernambucana de Medicina ,natural de Belém de São Francisco,uma história de dedicação ao ” SER HUMANO” e a medicina.

Foi numa viagem ao México que o médico cardiologista Enio Cantarelli começou a sonhar com a construção de um pronto-socorro cardiológico em Pernambuco. Ele visitou, no final da década de 1970, o Instituto de Cardiologia do México. Na época, o Instituto de Cardiologia do Recife, que funcionava no prédio do Hospital Pedro II, estava fechado.

A única residência que havia disponível na área era a que funcionava no Hospital Universitário Oswaldo Cruz – HUOC, mas com instalações inadequadas, tanto para os profissionais da saúde quanto para os pacientes. Nesse momento, o médico decidiu lutar pela fundação de um pronto-socorro cardiológico que, de alguma forma, lembrasse aquele que ele havia conhecido.

Foram necessários muitos anos e muitas negociações, mas o sonho saiu do papel e, há sete anos, funciona o Hospital Universitário de Cardiologia – Procape  , um centro de excelência para o tratamento de doenças cardíacas, com instalações modernas ao lado do HUOC, começou a funcionar. O hospital presta uma justa homenagem ao Professor Luiz Tavares da Silva, figura de suma importância para a sedimentação da cirurgia cardíaca moderna em Pernambuco.

O funcionamento como hospital especializado para atendimento dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) representou um enorme ganho para a população carente. A qualidade na prestação de serviço e a forma de atendimento em equipes multidisciplinares tornaram-se sua marca.

Outro ponto fundamental a ser destacado é o papel de ensino que o Procape desempenha. O centro é um hospital/escola e, por isso, além de prestar assistência médica à população, forma médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde, além de desenvolver pesquisas em diversos campos da cardiologia, incluindo abordagens modernas como as células-tronco, tratamento cirúrgico da fibrilação atrial e utilização de equipamentos modernos de última geração. Obviamente, ainda há muito por fazer. Aqueles que fazem o Procape estão com o olhar voltado para a satisfação do paciente, que está em 1º lugar. A filosofia dos profissionais é nunca se sentir satisfeito.

Mortes causadas por coronavírus no Brasil sobe para 6.329, com 91.589 pessoas infectadas

01/05/20

Por Tales Araújo /JC/blogfolhadosertao.com
Os números de mortes e de confirmações subiram em 7%
PIXABAYO novo coronavírus já fez milhares de vítimas no Brasil – FOTO: PIXABAY

Os números da covid-19 no Brasil são lamentáveis. Nesta sexta-feira (1º), o País registrou 6.329 mortes pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, 428 novos óbitos foram contabilizados. Já o número de casos confirmados também é impressionante. Com mais 6.209 novas confirmações, o Brasil registra agora 91.589 pessoas que positivaram para o vírus. Tanto em mortes como em contaminações, os números cresceram 7%. Uma verdadeira pandemia mundial.

Na última terça-feira (28), o Brasil já superava a China em número de mortos pela covid-19 e, nesta quinta (30), passou o país asiático em número de casos. A doença aumenta a sua velocidade de contágio nas capitais brasileiras. Os casos chegam a dobrar a quantidade a cada cinco dias e meio.

Em São Luís (MA), os números dobram a cada três dias e meio. No Estado, a Justiça determinou o confinamento completo, o chamado “lockdown”. Já em Manaus (AM), que enterrou as vítimas do coronavírus em covas coletivas, na semana passada, por falta de espaço e de tempo, a quantidade de casos dobra a cada 4,232 dias, em média.

Números em Pernambuco

Pernambuco confirmou, nesta sexta-feira (1º), 458 novos casos de coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE). Agora, o número total de pessoas infectadas pela covid-19 é 7.334. Além disso, também foram confirmadas 38 novas mortes, o que eleva o total de óbitos para 603.

Dos 458 novos casos, 314 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que é quando os pacientes foram internados e/ou tiveram quadros mais graves da doença e 144 se enquadram como casos leves.

Também foram confirmados mais 21 pacientes recuperados da doença, totalizando 1.095 curas. De acordo com a SES-PE, detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

 

Dia do Trabalhador: PSOL não sobe no palanque com presença de FHC e DEM

01/05/20

Por Folha de São Paulo/blogfolhadosertao.com

Guilherme Boulos   não subiu no palanque  que tinha DEM  e FHC

A presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), entre outros, afugentou o PSOL e o coordenador do MTST Guilherme Boulos do ato virtual em comemoração ao Dia do Trabalho, nesta sexta-feira (1).

Reunida na noite desta quarta-feira (29), a coordenação da Frente Povo Sem Medo decidiu deixar o ato, embora formalmente anunciada como uma de suas organizadoras.

Apesar de concordar com a participação deles nos movimentos em defesa da democracia, a chamada unidade democrática, Boulos alega que o 1º de Maio celebra a luta pela preservação dos direitos dos trabalhadores —contra os quais, afirma ele, PSDB e DEM atuaram.

“Maia comandou a reforma da Previdência, esteve na linha de frente da reforma trabalhista e acaba de aprovar a carteira verde e amarela”, afirma Boulos.

Pelo mesmo motivo, o presidente do PSOL, Juliano Medeiros, abriu mão de usar a palavra no palanque virtual. “O 1° de maio é o dia de luta dos trabalhadores. Respeito a autonomia das centrais sindicais, mas não me sinto à vontade pra dividir o palanque —mesmo que virtual— com quem está atacando direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou Medeiros.

Batizado de “Saúde, emprego e renda. Em defesa da Democracia. Um novo mundo é possível”, o ato será transmitido das 11h30 às 15h30.

Pela programação original, Boulos faria sua apresentação após a intervenção do presidente da CGTB, Ubiraci Dantas de Oliveira, e antes do representante da Rede. A fala seria exibida antes da participação da ex-ministra Marina Silva.

De acordo com a programação, os discursos de FHC e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcarão o encerramento do ato virtual em comemoração ao Dia do Trabalhador. Transmitidas via internet, suas mensagens serão intercaladas pelas falas da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PC do B), e dos presidentes das duas maiores centrais sindicais, CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Força Sindical.

Além de Lula, FHC e Marina, o ex-governador Ciro Gomes (PDT) e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), participarão do ato, organizado por sete centrais além de CUT e Força Sindical. São elas: UGT, CSB, CTB, CGTB, NCST, Intersindical e A Publica, com o apoio da Frente Brasil Popular. Apesar de figurar no cartaz oficial, a Frente Povo Sem Medo deixou a organização.

Vídeos mostram pacientes recuperados da Covid-19 deixando hospitais sob aplausos

01/05/20
 André Santa Rosa/blogfolhadosertao.com
As imagens registradas nos corredores dos hospitais fazem parte de um movimento que se repete em todo o mundo. (Foto: Reprodução/Instagram)
As imagens registradas nos corredores dos hospitais fazem parte de um movimento que se repete em todo o mundo. (Foto: Reprodução/Instagram)
Em meio a tantas notícias trágicas, as redes sociais estão sendo usadas para contar histórias vitoriosas de pacientes e profissionais da saúde: vídeos mostrando o momento em que pacientes são aplaudidos após receberem alta têm viralizado em uma corrente positiva. As imagens registradas nos corredores dos hospitais fazem parte de um movimento que se repete em todo o mundo, sempre com o intuito de levar esperança para muitos nesse momento difícil. Recentemente alguns hospitais de Pernambuco aderiram a ação e divulgaram esse momento importantíssimo para pessoas que venceram o coronavírus.
Um deles foi o Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, que registrou com muita emoção duas primeiras altas da Unidade. Na filmagem estão dois pacientes com idades de 75 anos e 91 anos, que finalmente puderam voltar para casa. Segundo a publicação da Secretária de Saúde, o primeiro estava internado desde o dia 14 de abril, já o segundo estava no HRRBC, também em leito de enfermaria, desde o último dia 20. A saída do hospital foi marcada por aplausos e clima de vitória. Segundo Breno Moreira Fernandes, gestor administrativo, esse tipo de ação partiu dos próprios pacientes e funcionários do hospital. “A ideia partiu de todo hospital que trabalha na emergência. Combinamos sempre que a gente conseguisse alguma recuperação, faríamos essa campanha positiva; sempre que a gente tiver um paciente em isolamento recuperado vamos fazer essa ‘despedida do hospital'”.
O gestor ressalta que o movimento que tomou as redes sociais não é só como um momento de descontração, mas uma ação para aumentar o ânimo e a autoestima da equipe, que por conta do cenário pandêmico, trabalha sob muita pressão. “Ajuda bstante no clima do hospital. Inclusive, além dos vídeos, colocamos à disposição de toda equipe um acompanhamento psicologico. O clima é tenso pelo desconhecimento da doença, pela letalidade e o crescimento no número de casos. Se você assistir as imagens, dá um ar de que as pessoas estão felizes e com aquele tom de vitória, principalmente por serem pacientes com idades avançadas e parte do grupo de risco”.
Outro vídeo divulgado nas redes, a equipe de um hospital do Janga, em Paulista, celebra a alta de duas pacientes. Maria Ramos, de 64 anos, passou 11 dias internada e Sandra Rejane de 45 anos, passou oito. Sob aplausos, Maria Ramos fez um discurso emocionada  para agradecer aos profissionais de saúde que acompanharam seu processo de recuperação. “Nós temos que acreditar e confiar. Ter muita fé em Deus, a gente entra por uma porta e vai sair pela mesma porta”, completou.
O hospital teve três altas desde quando começou a receber pacientes da Covid-19 no dia 17 de abril. Pedro Mandu, gerente administrativo, conta que a ação surgiu de maneira espontânea e serve para animar a equipe mesmo com as dificuldades de trabalho. “A iniciativa é espontânea da equipe. Tem peso muito grande e uma carga nesse ambiente hospitalar. É até uma forma de motivar os colaboradores para se empenharem cada vez mais. Nesse momento, quem mais tem sofrido além do paciente é a equipe de assistência. Falta EPI e, mesmo que busque, não tem quem forneça, e os profissionais se empenham em estar e não faltar”, finaliza.
PACIENTES RECUPERADOS 
No boletim divulgado nessa quinta-feira (30), o Brasil registrou cerca de 34.132 estão recuperados. Em Pernambuco, um total de  1.074 pacientes recuperados. Vale ressaltar que a taxa de letalidade do Brasil é a 8ª maior do mundo e com pouca testagem. A OMS também resaltou no dia (26), que não existem evidências de que pacientes recuperados não podem ser contaminados novamente.

Basta, Bolsonaro !

01/05/20

 

Em nome de todos os trabalhadores do Brasil:   BASTA, BOLSONARO !

 

Por Machado Freire

 

 

                                        Dia desses postei algumas linhas nesta página de comentários  com o título  “estão querendo apagar fogo com gasolina no Brasil”.    Era grande minha apreensão e preocupação com o “destempero” e falta de responsabilidde do presidente da República, levando em conta que estamos vivendo um dos momentos mais díficeis da nossa existência  por conta do novo coronavírus, que  soma alguns milhares de mortes, além da comprovada  falta leitos nos hospitais em quase todo País.

                                       Qualquer criatura, com ou sem mandato -de um gari até o homem mais rico do Brasil, tem conhecimento desses fatos  jamais   registrados  na nossa jovem República Federativa do Brasil,  com mais de 200 milhões de habitantes, 27 estados e um Distrito Federal.

                                       Por que Bolsonaro não bota a cabeça no travesseiro e pensa como um  cidadão comum ou qualquer pai de família que ganha um salário mínimo ou mesmo como desempregado que não tem onde “cair vivo”, diante de tantos problemas que os brasileiros estão enfrentanto?

                                  Por que Bolsonaro não percebe  que a função de um presidente é comparada à de um jurista/estadista e, diferentemente do que ele pensa e pratica,  o administrador do País  não pode ser confundido com aquele que entende exatamente o contrário,  sem levar em conta  que antes do mandatário, existe uma Constituição a ser respeitada?

                                       Por que Bolsonaro  se acha com o direito de todo dia posar diante das câmeras da televisão e da imprensa em geral  para  proferir ofensas aos nossos patrícios, soltando   lorotas e piadas desrespeitosas aos brasileiros e autoridades constituídas, como forma de  “paracer ” e “aparecer” diferente?   Diferente é fazer mais e melhor, presidente !

                                         Por que Bolsonaro não pede aos seus assessores  (muito bem pagos por nós que votamos e contribuimos com taxas e impostos muito elevados)  para informá-lo que  antes do sujeito arrogante,  bruto e ignorante, ele precisa trabalhar de verdade como nosso empregado, passando  a manter um diálogo civilizado com os governadores, com o Ministério Público e a Justiça, para por fim a esta “queda-de-braço” fora de moda  e que  só nos causa prejuizos?

                                        Os últimos fatos registrados pela Imprensa  demonstram claramente que  Bolsonaro  não se preparou para administrar o Brasil e os quase trinta anos  em que ele  esteve como deputado  parecem -ao que tudo indica,    foram jogados na lata do lixo.  Qualquer  “pobre diabo”  sem formação intelectual teria dado melhor resultado!

                                 Coloco, abaixo, só para comprovar o que afirmamos acima, o grau de desequilíbrio do atual presidente da República nesse episódio onde   insiste  que  a Polícia Federal deve servir a ele e aos seus filhos e que  a Justiça  existe  para  serví-lo como se os ministros, juizes, etc  fossem seus súditos do tempo do Império.  Prestem bem a atenção:

                                        “

Bolsonaro reclama de decisão ‘política’ e é criticado pelo STF
Um dia após ter sofrido derrota jurídica que derrubou nomeação para a Polícia Federal, Jair Bolsonaro atacou Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e ouviu uma resposta incisiva de ministros da corte. Integrantes do Supremo saíram em defesa do colega, que anteontem impediu a posse de Alexandre Ramagem, amigo da família do presidente, em uma decisão “política”, uma “canetada”, segundo Bolsonaro. À imprensa, pela manhã, o presidente declarou que não tinha engolido a determinação do ministro e que o episódio quase gerou uma crise institucional no país. “Não é essa a forma de tratar o chefe do Executivo”, afirmou. À noite, amenizou o tom. “Fiz um desabafo, não ofendi ninguém, nem instituições.”

 

                                      Diante disto, continuo defendendo   que a Nação    Brasileira se mantenha atenta a esta situação de gravidade, provocada por aquele que tem a obrigação constitucional e moral  de contribuir para que tenhamos um País decente -apesar de sofrido e desigual, onde  se consiga, no mínimo,  que as instituições  se mantenham harmônicas e cada poder se sinta na obrigação e no dever  constitucional de  não querer  “engolir” o outro.

                                     Que a ditadura jamais venha  a infelicitar  nosso  Brasil onde o Nordeste  é peça fundamental na luta que travamos  todos os dias em defesa da democracia  que nos faz tanto bem.

                                 Por fim,  devemos dizr   ao presidente da República, em nome dos  trabalhadores, crianças e idosos  que  ele tem a obrigação constitucional  (de cidadão, cristão e pai de família) de respeitar os mortos e seus familiares e todos nós que somos vítimas -direta e indiretamente,   da pandomia da covid-19, que não pode ser comparada a uma”gripezinha”…

                                           Cego é aquele que não quer enxergar !

Derrota de Bolsonaro: Supremo derruba MP que restringia Lei de Acesso à Informação

 Por por unanimidade, trechos da Medida Provisória 928, decretada em março pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido), para restringir a Lei de Acesso à Informação (LAI). Todos os ministros votaram de acordo com o relator, Alexandre de Moraes, que suspendeu as mudanças promovidas pelo Planalto em meio à pandemia do novo coronavírus.
As alterações na LAI previam que, durante o período de vigência do estado de calamidade pública, órgãos federais poderiam ignorar prazos de respostas a pedidos de informações enviados por LAI. O prazo estipulado em lei é de 20 dias, prorrogáveis por mais dez.

A ministra Cármen Lúcia, ao votar, afirmou ter “grande apreço” pela LAI e afirmou que ela promoveu mudanças transformadoras na administração pública e destacou que ‘publicidade é dever’ do governo.

“Essa Lei de Acesso à Informação representou um passo importantíssimo da administração pública e só fica contra ele quem não quer que se tenha esse acesso amplo e necessário às informações”, afirmou Cármen. “A publicidade é dever da administração pública”.

Em seu voto, o ministro Barroso afirmou que a Lei de Acesso à Informação já tem dispositivos que podem ser acionados no cenário retratado da MP. Um desses casos é o uso da justificativa de trabalho adicional – ou seja, solicitações que obrigariam o órgão a paralisar parte de suas atividades cotidianas para responder.

 

Números preocupantes: Brasil registra 435 mortes por Covid-19 em 24h; Total chega a 5.901

01/05/20

Por DP/blogfolhadosertao.com

 

Com esta dura realidade, o melhor remédio é ficar em casa !

 

 (Foto: AFP)
Foto: AFP

 

De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (30), o Brasil registrou 435 mortos por Covid-19 nas últimas 24h. Ao todo, o país contabiliza 5.901 óbitos em razão da doença.
Já o número de casos confirmados da doença chegou a 85.380 no total. Nas últimas 24h, foram notificados 7.218 novos casos de Covid-19 em todo o país.
Em Pernambuco, foram registrados 682 casos novos da Covid-19, sendo 326 casos que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), quando os pacientes foram internados e/ou tiveram quadros mais graves. Outros 356 casos são quadros leves.

Estado prorroga decreto de medidas restritivas por coronavírus

01/05/20

Por Manuela Figueiredo jc/blogfolhadoseertao.com

 

O fechamento do comércio e serviços continua até 15 de maio, e o das escolas e universidades públicas e privadas até o fim do mês

Divulgação/Governo do Estado
Governador Paulo Câmara assina novo decreto que prorroga isolamento social no Estado – foto divulgação/Governo do Estado

Após ter prorrogado o decreto de isolamento social em Pernambuco, com o fechamento do comércio e das atividades classificadas como não essenciais e a proibição de acesso à praia a parques públicos até o final de abril, o Governo de Pernambuco renovou as medidas restritivas, por causa do avanço do novo coronavírus, com novo decreto de isolamento social publicado nesta quinta-feira (30)

O Decreto Nº 48.973 mantém a suspensão das atividades econômicas, prorroga o reinício das aulas nas escolas, universidades e demais estabelecimentos de ensino, público e privado, em todo o Estado de Pernambuco. Ainda, o Governo de Pernambuco prolonga até o dia 10 de maio a quarentena no Arquipélago de Fernando de Noronha

O fechamento do comércio e serviços continua até 15 de maio. Já a suspensão das aulas nas escolas, universidades e demais estabelecimentos de ensino, público ou privado, em todo o Estado de Pernambuco permanece em vigor até 31 de maio de 2020. Já o acesso e a prática de atividades nos parques e praias e nos calçadões das avenidas situadas nas faixas de beira-mar e beira-rio permanecem proibidos até o dia 15 de maio.

No documento, também, o Governo modifica o Decreto nº 48.809, de 14 de março de 2020, e passa a permitir o funcionamento das lojas de material de informática, por meio de entrega em domicílio ou como ponto de coleta. Os serviços de assistência técnica de eletrodomésticos e equipamentos de informática também estão liberados.

As atividades consideradas essenciais permanecem funcionando, dentro dos limites previstos nos decretos. Estão enquadrados nessa categoria, alguns setores, principalmente supermercados, padarias, mercados, lojas de conveniência, feiras livres, lojas de defensivos e insumos agrícolas, farmácias e estabelecimentos de produtos médico-hospitalares, postos de gasolina, bancos e serviços financeiros, inclusive lotéricas, casas de ração animal e depósitos de gás, entre outros.

“Nosso governo tem compromisso com as pessoas. É o que se espera de um governo: humanidade, respeito, coragem para fazer o que precisa ser feito. Toda ação tem consequências. O isolamento social, por mais um tempo, também traz perdas. Mas diminui as perdas irrecuperáveis, que são as vidas humanas”, enfatizou o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Situação de Pernambuco

As medidas foram tomadas para tentar frear a proliferação da covid-19 em Pernambuco, que é o quarto estado com maior quantidade de casos do País, e já tem praticamente todos os leitos de UTIs disponíveis na saúde pública em utilização. Pela alta demanda, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) divulgou uma recomendação com definição de critérios de prioridade de internação dos pacientes infectados com coronavírus em unidade de terapia intensiva (UTI), na falta de leitos para atender a demanda terapêutica.

Diante dos números e para dar assistência adequada aos doentes, Pernambuco corre para abrir novos leitos exclusivos voltados a casos confirmados e suspeitos da doença. A missão do Estado é evitar ser engolido pelo apogeu do novo coronavírus, previsto para a primeira quinzena de maio. “Não há número infinito de leitos”, destacou o médico infectologista Demetrius, que também reforçou a necessidade de as pessoas não relaxarem diante das medidas de isolamento social. Na última segunda-feira (27), André Longo, também ressaltou que os primeiros 15 dias do próximo mês tendem a ser duros. “A curva de casos (em Pernambuco) deverá chegar ao pico em maio”, disse o secretário.

Secretário de Saúde do Recife se posiciona contra afrouxamento de medidas restritivas

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, afirmou, durante a coletiva de imprensa transmitida ao vivo do Palácio do Campo das Princesas, na tarde dessa quarta-feira (29), que não está na hora de discutir o relaxamento de medidas de isolamento e distanciamento social. A declaração foi durante a apresentação e detalhamento do boletim diário da covid-19 em Pernambuco. Juntamente com o secretário estadual de Saúde, André Longo, Correia reforçou que, no Recife e em Pernambuco, a ciência norteará as tomadas de decisão.