07/12/25 – http://blogfolhdosertao.com.br – Por JC
Temporal causou desabamento de loja em shopping e a aparição de um jacaré no Distrito Industrial; Apac prevê mais chuvas para este sábado (6)

Com informações da repórter Edjane Almeida, da Rádio Jornal
O temporal causou incidentes como o desabamento do teto de uma grande loja no River Shopping e o desabamento parcial do teto de uma academia da cidade. Não há registro de pessoas feridas.
O temporal deixou veículos presos em pontos de alagamento, gerou congestionamentos e resultou em uma cena incomum: um jacaré foi visto circulando no Distrito Industrial durante as chuvas.
As áreas mais críticas de alagamento foram o viaduto do Barranqueiro, a avenida Guararapes e a avenida 7 de Setembro, mas esses pontos já estão sem acúmulo de água neste sábado.
Nos bairros periféricos, porém, os problemas continuam. Dom Avelar, Henrique Leite e outras localidades ainda apresentam trechos alagados.
A prefeitura de Petrolina informou que equipes trabalharam durante a madrugada para executar ações preventivas e emergenciais da operação drenagem.
As equipes atuaram na desobstrução de caixas de drenagem, na limpeza de canais e no monitoramento de áreas de risco pela Defesa Civil, com o objetivo de reduzir os impactos do temporal.
Previsão do Tempo
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que, até o início deste sábado (6), Petrolina acumulou entre 45 e 52 mm de chuva no mês de dezembro, um volume elevado para o começo do mês.
A Apac prevê chuva para este sábado, com probabilidade de 75% de precipitação ao longo do dia, mantendo o cenário instável observado na sexta. Para o domingo (7), a previsão indica tempo mais firme, com céu nublado e apenas 10% de chance de chuva.
“Para o final de semana, deve voltar aquela condição de temperatura alta. Como vinha passando por um período de temperatura alta no Sertão, isso também ajudou a potencializar a chuva. Hoje ainda deve ter uma chuva fraca isolada no Sertão. A partir de amanhã, domingo, já volta aquele padrão sem chuva por enquanto”, disse a meteorologista da Apac Zilurde Lopes, em entrevista à Rádio Jornal.
Segundo ela, a chuva que estava prevista para cair entre o final da tarde da sexta-feira até este sábado, equivalente a 40 milímetros, caiu em somente uma hora. “Foi uma chuva muito forte em um curto período, então causa muito transtorno”, disse.
A especialista explicou que a chuva foi causada por um fenômeno que veio da região central do país. “Este mês de dezembro a gente chama de ‘pré-estação’ do Sertão, onde já tem essas pancadas de chuvas, devido à zona de convergência do Atlântico, que é o sistema que causa chuvas no Sudeste e Centro-Oeste. Quando esse sistema avança um pouquinho mais para o Norte, atinge a região do São Francisco e causa essas pancadas de chuva, foi o que aconteceu”, detalhou.
Segundo Zilurde, municípios como São José do Belmonte, Lagoa Grande e Afrânio também podem ser impactados pelo fenômeno.
Ainda de acordo com a meteorologista, a Apac prevê chuvas abaixo da média no trimestre que compreende dezembro, janeiro e fevereiro para o Sertão. “Neste mês será feita outra previsão climática que vai ser de janeiro, fevereiro e março, aí sim a gente vai poder informar realmente como será o período de chuvas no Sertão, principalmente no Sertão do São Francisco. Por enquanto, essa chuva não é indicativo de que teremos uma quadra chuvosa”.
Telefones de emergência em Petrolina
- Defesa Civil: (87) 98134-1838
- SAMU: (87) 98843-0931
- Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA): (87) 9606-7339
- Mais Luz: 0800 608 1022
- Guarda Civil: (87) 3983-7150 ou 153
- Neoenergia: 116