Chuvas intensas provocam transtornos em Petrolina na madrugada deste sábado (6); veja previsão do tempo

07/12/25   –   http://blogfolhdosertao.com.br   –    Por JC

Temporal causou desabamento de loja em shopping e a aparição de um jacaré no Distrito Industrial; Apac prevê mais chuvas para este sábado (6)

Com informações da repórter Edjane Almeida, da Rádio Jornal

As fortes chuvas que atingiram várias regiões de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, na sexta-feira (5), persistiram durante a madrugada deste sábado (6) e provocaram diversos transtornos pela cidade.

O temporal causou incidentes como o desabamento do teto de uma grande loja no River Shopping e o desabamento parcial do teto de uma academia da cidade. Não há registro de pessoas feridas.

O temporal deixou veículos presos em pontos de alagamento, gerou congestionamentos e resultou em uma cena incomum: um jacaré foi visto circulando no Distrito Industrial durante as chuvas.

As áreas mais críticas de alagamento foram o viaduto do Barranqueiro, a avenida Guararapes e a avenida 7 de Setembro, mas esses pontos já estão sem acúmulo de água neste sábado.

Nos bairros periféricos, porém, os problemas continuam. Dom Avelar, Henrique Leite e outras localidades ainda apresentam trechos alagados.

A prefeitura de Petrolina informou que equipes trabalharam durante a madrugada para executar ações preventivas e emergenciais da operação drenagem.

As equipes atuaram na desobstrução de caixas de drenagem, na limpeza de canais e no monitoramento de áreas de risco pela Defesa Civil, com o objetivo de reduzir os impactos do temporal.

Previsão do Tempo

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que, até o início deste sábado (6), Petrolina acumulou entre 45 e 52 mm de chuva no mês de dezembro, um volume elevado para o começo do mês.

A Apac prevê chuva para este sábado, com probabilidade de 75% de precipitação ao longo do dia, mantendo o cenário instável observado na sexta. Para o domingo (7), a previsão indica tempo mais firme, com céu nublado e apenas 10% de chance de chuva.

“Para o final de semana, deve voltar aquela condição de temperatura alta. Como vinha passando por um período de temperatura alta no Sertão, isso também ajudou a potencializar a chuva. Hoje ainda deve ter uma chuva fraca isolada no Sertão. A partir de amanhã, domingo, já volta aquele padrão sem chuva por enquanto”, disse a meteorologista da Apac Zilurde Lopes, em entrevista à Rádio Jornal.

Segundo ela, a chuva que estava prevista para cair entre o final da tarde da sexta-feira até este sábado, equivalente a 40 milímetros, caiu em somente uma hora. “Foi uma chuva muito forte em um curto período, então causa muito transtorno”, disse.

A especialista explicou que a chuva foi causada por um fenômeno que veio da região central do país. “Este mês de dezembro a gente chama de ‘pré-estação’ do Sertão, onde já tem essas pancadas de chuvas, devido à zona de convergência do Atlântico, que é o sistema que causa chuvas no Sudeste e Centro-Oeste. Quando esse sistema avança um pouquinho mais para o Norte, atinge a região do São Francisco e causa essas pancadas de chuva, foi o que aconteceu”, detalhou.

Segundo Zilurde, municípios como São José do Belmonte, Lagoa Grande e Afrânio também podem ser impactados pelo fenômeno.

Ainda de acordo com a meteorologista, a Apac prevê chuvas abaixo da média no trimestre que compreende dezembro, janeiro e fevereiro para o Sertão. “Neste mês será feita outra previsão climática que vai ser de janeiro, fevereiro e março, aí sim a gente vai poder informar realmente como será o período de chuvas no Sertão, principalmente no Sertão do São Francisco. Por enquanto, essa chuva não é indicativo de que teremos uma quadra chuvosa”.

Telefones de emergência em Petrolina
  • Defesa Civil: (87) 98134-1838
  • SAMU: (87) 98843-0931
  • Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA): (87) 9606-7339
  • Mais Luz: 0800 608 1022
  • Guarda Civil: (87) 3983-7150 ou 153
  • Neoenergia: 116

Deixe um comentário