29/11/25 – http://blogfolhadosertao.com.br – Imprensa PE

Com o objetivo de fortalecer as forças de segurança pública do Estado, a governadora Raquel Lyra (foto) comandou, nesta sexta-feira (28), a formatura de 148 novos oficiais da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A turma, composta por 117 homens e 31 mulheres, concluiu o Curso de Formação de Oficiais (CFO), marcando um avanço no recompletamento do efetivo da corporação. A vice-governadora Priscila Krause participou da solenidade.
“Mais um dia histórico para a segurança pública de Pernambuco, quando entregamos 148 aspirantes a oficial que passaram 12 meses no curso de formação. Já nomeamos 2.300 praças e bombeiros militares, e hoje entregamos os líderes que irão comandar as tropas nas ruas. A partir da próxima semana, esses profissionais já estarão atuando, ajudando a fazer de Pernambuco um Estado mais seguro. Estamos chegando ao fim do ano e não tenho dúvida de que eles contribuirão para alcançarmos a maior redução de criminalidade da nossa história, devolvendo a paz social ao nosso Estado”, ressaltou da governadora Raquel Lyra.
A cerimônia aconteceu no Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro do Derby, no Recife, e marcou a transição dos formandos para o quadro efetivo da PMPE. Agora aspirantes a oficial, eles deverão alcançar o posto de 2º tenente em seis meses, assumindo funções de comando e gestão em áreas operacionais e administrativas.
“Pernambuco vive uma realidade inédita, com a menor taxa de homicídios da sua história recente. Já formamos e colocamos nas ruas 2.299 novos soldados. Esses profissionais precisam ser supervisionados, orientados e isso é papel dos oficiais, que há muito tempo não eram formados”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Durante a solenidade, os novos oficiais receberam a espada, um símbolo da carreira, e devolveram o espadim, marcando o encerramento do ciclo formativo. O gesto reforça o compromisso com a disciplina militar, a hierarquia e a defesa da sociedade pernambucana.
O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), coronel Ivanildo Torres, destacou o impacto da formação. “É um passo importante dentro do recompletamento do efetivo da Polícia Militar de Pernambuco. Temos a segunda turma em formação e a terceira com matrícula concluída. Somando três turmas de oficiais e duas de soldados, teremos mais de 5.250 novos policiais militares entre este ano e 2026. Não tem como fazer segurança pública sem investimento em infraestrutura”, afirmou.
O primeiro colocado do CFO, o aspirante a oficial Raul Vítor Andrade, natural de São Paulo e com família no interior de Pernambuco, falou com emoção sobre o momento. “Foram anos de preparação. Ver minha mãe aqui, presenciando a realização desse sonho, é especial demais. Ser oficial da Polícia Militar de um Estado tão querido e tradicional como Pernambuco é indescritível”, celebrou.
A nomeação dos novos policiais militares integra o Programa Juntos pela Segurança, que destina R$ 2,3 bilhões à segurança pública de Pernambuco. Além dos novos oficiais formados, uma segunda turma já está em curso e uma terceira foi convocada, todas provenientes do concurso unificado de 2023, que prevê a inserção de mais de 7 mil novos servidores até 2026.
Acompanharam a solenidade os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Chefe da Casa Militar) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); o secretário-executivo da Defesa Civil, Coronel Clóvis Ramalho; o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro; o comandante-geral do Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco, Francisco Cantarelli; além do vereador do Recife, Davi Muniz.
Fotos: Janaína Pepeu/Secom