29/08/25
Imprensa PMLG
http://blogfolhadosertao.com.br
A Prefeitura de Lagoa Grande abriu, nesta terça-feira (26), a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A solenidade aconteceu na quadra da Escola Municipal Nossa Senhora Auxiliadora, na sede do município. A programação está sendo realizada pelas secretarias de Educação, Cultura, Turismo e Esportes (Seduc), Assistência Social (SAS) e Saúde (Sesau).
O encerramento da programação será no próximo dia 1º de setembro, às 8h30, no Centro de Treinamento e Aprendizagem (CTA) com o Show da Diversidade e a Tenda das Oportunidades, contando com a participação especial de Marcos Santos, ex-secretário de Acessibilidade de Petrolina,PE.
O tema oficial da semana este ano é “Porque deficiência não define, mas oportunidade transforma”. A intenção é buscar promover a inclusão, valorizar potencialidades e reforçar o acesso a direitos e oportunidades para todos.
Na abertura desta terça-feira, foram apresentados projetos e atividades voltados aos estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma das principais iniciativas da política educacional lagoa-grandense.
“A Educação em Movimento de Lagoa Grande também inclui, entre suas prioridades, o avanço e o fortalecimento das políticas públicas do AEE. Nada mais justo que reforcemos nosso compromisso durante essa semana tão especial, junto com nossa comunidade escolar inclusiva e toda a rede”, destacou a secretária municipal de Educação, Joseilde Paulino.
Na área da Assistência Social, a prioridade é garantir inclusão e proteção às pessoas com deficiência e suas famílias.
“Nosso trabalho é desenvolvido principalmente por meio do CRAS e do CREAS, com acompanhamento técnico de assistentes sociais e psicólogos, que oferecem orientações, encaminhamentos e apoio às demandas específicas desse público. Também fortalecemos a rede de proteção com benefícios socioassistenciais e realizamos oficinas, grupos de convivência e ações educativas que estimulam autonomia e cidadania”, afirmou a secretária de Assistência Social, Eliene Neri Martins.
“Esse é um trabalho articulado com as áreas de saúde e educação para assegurar que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados e ampliados em Lagoa Grande”, assinalou Eliene.
Com um olhar interdisciplinar, a gestão da prefeita Catharina Garziera também tem fortalecido as políticas públicas de saúde voltadas para pessoas com deficiência.
“Na saúde, temos trabalhado para ampliar a atenção a esse público, garantindo acesso a atendimentos especializados, reabilitação e acompanhamento multiprofissional. Nosso compromisso é oferecer um cuidado humanizado e contínuo, fortalecendo a rede de serviços e integrando nossas ações às demais políticas públicas do município, para que cada pessoa com deficiência tenha seus direitos respeitados e sua qualidade de vida assegurada”, destacou a secretária municipal de Saúde, Ana Araújo.
Antes do encerramento oficial no dia 1º, no CTA, a programação segue com atividades em outras localidades: neste dia 27, em Vermelhos, na Quadra da Escola Eduardo Campos; e na quinta, 28, na Escola Juarezita, em Jutaí.
Fotos: Wilcley Ferraz/Santiê Comunicação