14/02/25
Por Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Marcelo Gouveia e Pedro Ermírio Freitas vão compartilhar mandato no biênio 2025-2026
Atual presidente, o ex-prefeito de Paudalho Marcelo Gouveia (Podemos) continua no comando até o próximo ano, quando sai para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. O prefeito de Aliança, Pedro Ermírio Freitas (PP), assume o cargo até fevereiro de 2027.
O consenso evitou uma nova possível derrota aos Gouveia, que perderam a primeira-secretaria da Alepe para o PSB do prefeito João Campos. Francismar Pontes derrubou Gustavo Gouveia, na eleição da mesa diretora, em dezembro do ano passado.
A chapa de Pedro Ermírio, que está em seu primeiro mandato, vinha forte, contemplando várias legendas, incluindo o PSB.
Mas o PP também precisou se render ao acordo. A saída recente do partido do blocão governista na Alepe tem sido vista como desagregadora e teria levado legendas como o União Brasil a tomarem outro rumo.
Com o movimento, o Governo pode perder a presidência das três principais comissões: Justiça, Finanças e Administração.
O que interessa agora é que os dois líderes se voltem ao que preocupa os municípios: repasse de recursos do FPM, do ICMS, previdência, concessão da Compesa entre outros pontos.
Quatro dos cinco deputados do União Brasil formalizaram ontem a saída do partido do bloco governista. Licenciado, Romero Albuquerque passou a liderança para Antônio Coelho. Édson Vieira já havia anunciado que seguiria o partido e Romero Sales foi voto vencido. Lider do governo na Alepe, Socorro Pimentel não participou. Não soube sequer da reunião. A decisão deve sair no Diário Oficial de hoje.
Outro líder
O burburinho na Alepe é que se o Palácio das Princesas perder a presidência da Comissão de Legislação e Justiça, o deputado Antônio Moraes (PP) será o novo líder do Governo. Extraoficialmente ele já defende o Executivo nas pautas mais caras. Socorro Pimentel seria com isso a líder que passou menos tempo no cargo. Ela foi escolhida no dia 3.
O Solidariedade decidiu permanecer no blocão governista para composição das comissões na Alepe. Hoje a bancada, formada por quatro deputados, tem nova reunião com o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça. É que a Federação PT, PV e PCdoB chegou faminta pelos colegiados e era preciso encontrar uma forma de contê-la.
Memória
A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos realiza hoje audiência pública. A partir das 14h, no Auditório Fernando Santa Cruz, na OAB-PE, Centro do Recife. A ideia é que toda a sociedade participe.