Fernanda Torres ganha o Satellite Awards por ‘Ainda Estou Aqui’

27/01/24

Estadão Conteúdo

htt://blogfolhdosertao.com.br

A premiação é realizada pela associação de jornalistas de entretenimento, fundada em 1996 por Mirjana Van Blaricom

atriz Fernanda Torres ganhou mais um prêmio por sua performance no filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. Desta vez, ela levou na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama na 29ª edição do Satellite Awards, promovido pela International Press Academy (IPA), realizado neste domingo, 26.

A premiação é realizada pela associação de jornalistas de entretenimento, fundada em 1996 por Mirjana Van Blaricom. O evento homenageia artistas que tiveram contribuições notáveis nas áreas de cinema, televisão e novas mídias.

A atriz, que tem conquistado reconhecimento internacional, se destacou ao interpretar Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, morto pelo regime militar na ditadura. Concorriam na mesma categoria Angelina Jolie (Maria Callas), Lily-Rose Depp (Nosferatu), Nicole Kidman (Babygirl), Saoirse Ronan (The Outrun) e Tilda Swinton (O Quarto Ao Lado).

Em seu perfil no Instagram, Fernanda comemorou a conquista compartilhando o resultado da premiação com um emoji da bandeira do Brasil.

Embora Ainda Estou Aqui estivesse na corrida também para Melhor Filme Internacional, a produção Waves, da República Checa, levou a estatueta nesta categoria. O filme de Walter Salles também é candidato ao Oscar nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.

Fernanda também foi a vencedora do Globo de Ouro – a primeira vez que uma brasileira ganha a estatueta – e está na disputa pelo Oscar, cuja cerimônia de premiação será realizada em março.

Janeiro Roxo: UPAE Petrolina reforça conscientização sobre a hanseníase

27/01/24

Ascom UPAE Petrolina

http://blogfolhadosertao.com.br

Miniatura do anexo
Nesse mês de janeiro, também dedicado à conscientização sobre a hanseníase, a UPAE Petrolina reforça seu compromisso com a saúde e a informação. Conversamos com a dermatologista da unidade, Ana Catarina Mota (FOTO)para falar um pouco sobre a doença e trazer esclarecimentos sobre. A hanseníase é uma doença crônica e contagiosa que afeta a pele, os nervos periféricos e pode causar incapacidades físicas se não for tratada precocemente.
“A hanseníase tem cura e isso é muito importante dizer para quebrarmos as barreiras do preconceito. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS, nos Postos de Saúde, e é altamente eficaz. Por isso, é fundamental identificar precocemente os sinais, como manchas na pele que não coçam, não doem e a perda de sensibilidade, além de dormências e fraqueza muscular”, esclarece a dermatologista da UPAE Petrolina.
Embora a transmissão ocorra por meio de contato próximo e prolongado com pessoas não tratadas, o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento impedem a propagação da doença. “Promovemos ações de conscientização junto aos nossos usuários e quando identificamos algum caso, buscamos o encaminhamento imediato a Secretaria de Saúde de origem desse paciente para que o atendimento e tratamento sejam iniciados o quanto antes”, esclarece Ana Catarina Mota.
A UPAE Petrolina acredita que a informação é a principal aliada no combate ao preconceito e no estímulo ao diagnóstico precoce. “Por isso reforçamos que a hanseníase tem cura, mas é preciso romper barreiras e buscar orientação especializada ao menor sinal suspeito”, observa a médica.
Se você tiver dúvidas ou perceber alterações na pele ou sensibilidade, procure o Posto de Saúde mais próximo. A saúde é um direito de todos, e a prevenção começa com informação!

Recife celebra a diplomação dos novos Patrimônios Vivos em programação especial neste domingo (26)

27/01/24

Por Vitória Floro

http://blogfolhadosertao.com.br

Cerimônia reforçou a importância das tradições culturais para a cidade
Cerimônia de diplomação dos novos patrimônios vivos do Recife, em frente ao Paço do Frevo

A tarde deste domingo (26) foi marcada pela diplomação dos quatro novos Patrimônios Vivos da cidade do Recife.

A celebração, que começou por volta das 17h, aconteceu em frente ao museu Paço do Frevo, no centro do Recife, e foi organizada pela Prefeitura da cidade do Recife em parceria com a Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Neste ano, os homenageados foram a marisqueira Edileuza Silva do Nascimento, a yalorixá Laurinete Moraes (Mãe Nete), a Tribo Indígena Tapirapé e o Balé da Cultura Negra do Recife (Bacnaré).

O reconhecimento, que chega à sua terceira edição, tem como objetivo preservar e valorizar os saberes ancestrais dessas figuras e grupos que representam a riqueza cultural da cidade.

Além do registro municipal, os homenageados receberão bolsas de incentivo mensais em caráter vitalício, garantindo a perpetuação de suas técnicas, tradições e conhecimentos.

Segundo Milu Megale, secretária de Cultura do Recife, o momento é um importante marco de incentivo às políticas públicas culturais dentro da capital.

“Hoje estamos diplomando mais quatro Patrimônios Vivos. Todos os anos, são escolhidas duas pessoas físicas e dois grupos que representam nossa cultura, como parte de um importante projeto de salvaguarda cultural. Este ano, os escolhidos foram definidos por votação democrática envolvendo o Conselho Municipal de Cultura, a sociedade civil e a gestão pública, reforçando nosso compromisso com políticas públicas voltadas à valorização da cultura popular do Recife”, destacou a secretária.

Ensaio aberto com Marron Brasileiro

Logo após a diplomação, às 18h, a festa seguiu com o ensaio aberto do cantor Marron Brasileiro, um dos homenageados do Carnaval 2025.

No palco do Paço do Frevo, Marron cantou sucessos que marcaram a música pernambucana, como “Nas Ondas do Desejo”, “É Tanto Amor”, “Galera do Brasil” e “Arreia a Lenha”.

Os Garotin levam balanço dos bailes black ao palco do Rec-Beat

27/01/24

Patrícia Dornelas

http://blogfolhadosertao.com.br

 

Os Garotin levam balanço dos bailes black ao palco do Rec-Beat - Revista O  Grito! — Jornalismo cultural que fala de tudo

Revelação do pop brasileiro, trio fluminense é mais uma atração confirmada na 29ª edição do festival

O trio Os Garotin, uma das principais revelações da nova geração do pop brasileiro, está confirmado no lineup do Festival Rec-Beat 2025, que chega a sua 29ª edição. O grupo formado pelos músicos Anchietx, Cupertino e Leo Guima faz sucesso com sua estética dos bailes black embalados pelo encontro do groove com o swing. O Rec-Beat acontece, entre os dias 1º e 4 de março, no Recife, ocupando o Cais da Alfândega, sítio histórico da cidade, com entrada gratuita.

Desde que lançaram seu primeiro EP, Os Garotin Session (2023), o trio tornou-se um fenômeno na música brasileira, com mais de 75 milhões de reproduções nas plataformas digitais e shows lotados em todo o país. No ano passado, conquistaram mais um marco importante com a indicação ao Grammy Latino na prestigiada categoria de “Artista Revelação”, além de vencerem o prêmio de “Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”, com Os Garotin de São Gonçalo (2024).

O show inédito no Recife traz uma sonoridade rica que aposta na fusão da soul music, R&B, Pop e MPB dentro de uma performance cheia de descontração e bom humor. A apresentação cheia de autenticidade do trio proporciona à plateia uma experiência imersiva dos bailes black/soul e charme.

Além de hits como “Zero a Cem”, “A Gente Tem Tudo a Ver” e “Nossa Resenha”, o grupo traz ao palco do Rec-Beat faixas do elogiado novo disco, Os Garotin de São Gonçalo, como “curva escura” e “queda livre”, que só confirmam a popularidade do som cheio de balanço do grupo.

“Nossa expectativa para participar do Rec-Beat pela primeira vez tá altíssima. É um grande festival que tem uma história incrível dentro da cena independente e a gente está muito animado para levar nosso som para Recife, sentir essa energia de perto. O público pode esperar um show cheio de groove, mistura boa de soul music, mpb e hip hop. Claro aquele clima de baile que a gente tanto curte. Queremos todo mundo dançando e curtindo junto, vai ser uma festa inesquecível”, disse Anchietx.

Atrações já confirmadas

Os Garotin vem se juntar à rapper baiana Duquesa e ao projeto Maria Esmeralda entre as primeiras atrações confirmadas no Rec-Beat 2025.

Duquesa tem injetado frescor no cenário hip hop brasileiro e foi indicada a “melhor nova artista internacional” no BET Awards 2024, mais importante prêmio mundial voltado para o hip hop e R&B. Já o projeto Maria Esmeralda, formado por Cravinhos, Thalin, VCR Slim, iloveyouangelo e Pirlo, une o clássico ao contemporâneo a partir de um resgate da música popular brasileira de diferentes épocas e vertentes.

Festival Rec-Beat

Celebrando o encontro entre diferentes gerações, estilos e sonoridades, o Rec-Beat traz uma programação com shows gratuitos de artistas locais e nacionais, além de atrações internacionais inéditas no Brasil.

Ao longo de quase três décadas, o Rec-Beat se notabilizou por apostar em uma curadoria ousada e atenta, um palco que revela talentos que logo se tornam tendência na música brasileira.

Posicionado de forma pioneira como um espaço inclusivo e democrático, um território de experiências sensoriais e estéticas no coração da folia recifense, o festival atrai um público superior a 60 mil pessoas, que encontram ali uma programação gratuita  repleta de frescor e surpresas.

SERVIÇO:

FESTIVAL REC-BEAT 2025

1 a 4 de março a partir das 19h

Cais da Alfândega, Bairro do Recife

Gratuito

A programação completa será divulgada em breve

Siga @recbeatfestival nas redes sociais

Cidade de Patos (PB) tem obras encrencadas com verba de emendas do deputado  Hugo  Motta

27/01/24

PorRedação O Estado CE

http://blogfolhadosertao.com.br

Em 2011, durante o primeiro mandato como deputado federal, Hugo Motta, então com 22 anos, destinou uma emenda de R$ 2 milhões ao Orçamento da União de 2012 para a construção do Teatro Municipal de Patos, no sertão paraibano. O prefeito da cidade, reduto eleitoral de Hugo, era o pai dele, Nabor Wanderley, que foi sucedido pela avó materna do deputado, Francisca Motta.

Na época, os três pertenciam ao PMDB. Hoje, são do Republicanos. Os R$ 2 milhões representavam 67% do orçamento total do projeto (R$ 3 milhões). E, 14 anos depois, Motta acumulou experiência e poder. Aos 35 anos, está prestes a ser eleito o mais jovem presidente da história da Câmara dos Deputados.
Patos é de novo governada pelo pai dele (pela quarta vez), e a avó é deputada estadual. O Teatro Municipal não está pronto. A construção foi, por diversas vezes, paralisada e abandonada, por falta de pagamento da Prefeitura às empresas, mandatos interrompidos e irregularidades nas obras, entre outros problemas.

A obra começou de 2013 para 2014, na gestão de Francisca. A avó de Hugo não terminou o mandato. Foi afastada pela Justiça em 2016, a poucos meses de concluí-lo, depois de uma operação em que Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) investigaram esquemas de corrupção em cidades da região.
Ilanna Motta, mãe de Hugo e filha de Francisca, que era chefe de gabinete da Prefeitura, foi presa na ocasião, e solta após cinco dias. As imputações do MPF contra as duas por esse caso terminariam consideradas improcedentes ou extintas pela Justiça.

O MPF instaurou inquérito para apurar as causas da paralisação das obras e depois arquivou. O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE/PB) constatou irregularidades nas obras e encaminhou o caso para o Tribunal de Contas da União (TCU).
Na segunda semana de janeiro deste ano, quando a reportagem esteve em Patos, não havia sinal de obras. O teatro estava cercado por tapumes. Em uma das laterais, uma vizinha colocou farelo de milho para alimentar pombos e cabeças de galinha para cachorros de rua.
Além de ser explorada pelos poucos integrantes da oposição na cidade como exemplo de má gestão e descaso com o dinheiro público, o caso gera chacota e revolta. Procurados pela reportagem, Nabor, Motta e Francisca não quiseram dar entrevista

Ação de Governo: Obras da nova sede da Escola Municipal Casa dos Ferroviários chegam na fase final

27/01/24
Imprensa PCR
http://blogfolhadosertao.com.br

 

Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexo
Miniatura do anexo

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, segue investindo na ampliação e melhoria da infraestrutura das unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino do Recife. Na manhã desta sexta-feira (24), o Prefeito em exercício, Victor Marques, e o secretário Fred Amancio visitaram as obras – que estão em etapa final – da nova sede da Escola Municipal Casa dos Ferroviários, localizada no bairro de Tejipió, na Zona Oeste da cidade.

“Essa escola passou por uma revolução. Está toda completa, mobiliada, com dez salas, laboratório, biblioteca, sala de recursos e uma nova quadra”, disse Victor Marques. “Essa era uma demanda antiga do bairro de Tejipió, por ser uma escola que já existia, mas precisava passar por uma reforma. O ambiente foi completamente refeito e, assim, construímos um espaço totalmente padronizado e que vai voltar a ser um lugar para preparar crianças e jovens para o futuro.”, explicou o gestor.

Com investimentos de R$ 4,1 milhões, a nova sede da escola integra o Escola no Grau, programa da gestão municipal que tem como eixo principal construir e requalificar unidades de ensino. Totalizando cerca de 1600m² de área construída, distribuído em dois pavimentos, o novo prédio da Escola Municipal Casa dos Ferroviários contará com uma estrutura moderna e de qualidade, dividida em dez salas de aula, biblioteca, laboratório, sala de recursos multifuncionais, secretaria, diretoria, coordenação e sala dos professores, cozinha, despensa, lavagem e triagem, almoxarifado, sala de banda escolar, bateria de banheiros, incluindo os de acessibilidade, e quadra coberta.

“É com muita alegria que começamos o ano de 2025 com a inauguração da nova sede da Casa dos Ferroviários na agenda. As obras estão em etapa final e, logo, logo, os estudantes e professores retornarão ao antigo local da escola e, desta vez, com este bonito prédio que oferta uma estrutura moderna e de qualidade, visando o bem-estar de toda a comunidade escolar. Ter uma escola com este porte era um sonho antigo da comunidade, e agora estamos bem perto de comemorar com todos esta grande conquista”, pontua o secretário de Educação, Fred Amancio.

A unidade de ensino contava, anteriormente, com cerca de 420 estudantes matriculados, distribuídos do grupo IV ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Com inauguração prevista para o mês de fevereiro, contemplando o início do ano letivo de 2025, a nova sede da Escola Municipal Casa dos Ferroviários terá capacidade de atender até 580 estudantes, ampliando em cerca de 40% a oferta de vagas.

Este novo prédio está sendo construído no mesmo terreno da antiga sede, que funcionava neste mesmo local em 2011, mas foi desativada devido à condenação da estrutura. A reconstrução da escola era uma demanda da comunidade do bairro de Tejipió e de toda a região. E, provisoriamente, a unidade foi transferida para outro local e passou a acolher os estudantes em uma casa adaptada.

A gestora da instituição, Dilma Lima da Silva, de 56 anos, esteve presente durante todo o processo de reestruturação do local e trabalhou na unidade antes de ser requalificada. “A situação era muito precária, ela era muito escura. Parecia um casarão antigo e a gente tinha muito problema de infraestrutura”, explicou. “E voltar hoje, com essa estrutura que estamos recebendo, é um sonho realizado, que superou a expectativa”, comemorou.

Fotos: Marlon Diego/ Prefeitura do Recife

Curso de Geografia da Univasf celebra sucesso de egressos no último concurso público para professores do Estado da Bahia

27/01/24

Ascom Univasf

http://blogfolhdosertao.com.br


O curso de Geografia é ofertado no Campus Senhor do Bonfim.

Em 2025, o curso de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) comemora uma década de existência. Entre suas conquistas, destaca-se a aprovação de cinco egressos no mais recente concurso público para professores efetivos da rede estadual da Bahia. O Governo do Estado convocou, para tomar posse durante este mês de janeiro, candidatos habilitados no concurso realizado em 2022, e que ainda aguardavam a convocação, entre eles dois egressos da Univasf, que se juntaram aos outros três chamados anteriormente. A entrada desses profissionais nas escolas estaduais não só reflete a qualidade acadêmica do curso, mas também representa a possibilidade de contribuir para a melhoria do ensino de Geografia na educação básica.

Os cinco egressos aprovados foram Cacilda de Souza Santos, Emerson Santos da Silva, Felipe de Souza Reis, Joanderson Santos Sil e Moisés Azevedo de Santana. Ao todo, o concurso recebeu mais de 103 mil inscrições para os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), com 2.113 vagas disponíveis inicialmente, sendo 1.806 para o cargo de professor, 289 para coordenador pedagógico e 18 para coordenador pedagógico indígena.

Aprovada em 3º lugar no concurso para o Núcleo Territorial de Educação do Piemonte Norte do Itapicuru (NTE 25), Cacilda Santos foi uma das convocadas deste mês. Ela tomou posse no dia 16 de janeiro e atuará na cidade de Senhor do Bonfim. A egressa da Univasf não esconde a felicidade por sua conquista. “Estou feliz e com uma sensação de realização profissional. O que me levou a fazer o concurso foi o desejo de me tornar uma professora concursada efetiva, e essa aprovação representa exatamente isso: a realização de um sonho”, declarou a mais nova professora da rede estadual da Bahia.

Convocado em 2023 para tomar posse, Emerson Santos da Silva, que foi aprovado em 5º lugar para o Núcleo Territorial de Educação do Sisal (NTE 04), já está em exercício há 1 ano e três meses na cidade de Itiúba. “A aprovação no concurso representa a concretização de um sonho, pois me traz a segurança e estabilidade que preciso. Além disso, valida todo o esforço que fiz para a minha formação. O curso da Univasf me expandiu horizontes. Me fez perceber a importância da docência e de se ter um olhar crítico sobre a educação”, afirmou Emerson.

O curso de Geografia, ofertado no Campus Senhor do Bonfim, foi reconhecido com conceito 5 em 2019, numa escala que vai de 1 (menor nota) a 5 (maior nota), pelo Ministério da Educação (MEC), e já formou 46 egressos. “A maioria dos estudantes está realizando atividades laborais na região, o que nos motiva e nos dá muito orgulho, revelando que há uma demanda reprimida por professores de Geografia”, destacou o docente Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega, coordenador do Colegiado de Geografia (CGEO).

Um dos objetivos da graduação oferecida pela Univasf é preparar profissionais para lecionar no Ensino Fundamental e Médio, capacitando-os a compreender a realidade socioeconômica e a adotar uma postura crítica e construtiva na prática docente. “É interessante estimular uma formação equilibrada entre teoria e prática. Como estratégia metodológica para atingir esse nível de relação, o curso propõe a realização de trabalhos de campo. Desta forma, o aluno é desafiado a observar, entender, sistematizar e agir na realidade a partir dos conteúdos apresentados em aula. Isto é fundamental para promover uma formação contextualizada com a região onde o curso está inserido, contribuindo para uma formação sólida dos estudantes na área de Geografia”, comentou Nóbrega.

O coordenador do CGEO ainda ressalta que a aprovação dos egressos no concurso revela que a graduação está no caminho certo. “O sucesso desses egressos com a aprovação no último concurso público do Estado da Bahia é visto por nós com bastante entusiasmo, pois indica que o curso tem trilhado um caminho exitoso na formação docente e pode, de maneira significativa, contribuir para uma melhor formação dos estudantes da educação básica da região. Sem dúvidas, o Estado da Bahia está recebendo profissionais que farão a diferença na formação de crianças, jovens e adultos”, concluiu.

Sport bate Central e conquista primeira vitória no Pernambucano

27/01/24

Por Yuri Teixeira

http://blogfolhadosertao.com.br

Resultado levou o time da Ilha do Retiro aos seis pontos, subindo para o quarto lugar
Lenny Lobato é celebrado pelos companheiros, após marcar para o Sport sobre o Central
O Sport venceu a primeira partida no Campeonato Pernambucano 2025. Em visita ao Central, no Lacerdão, pela quarta rodada, o Leão derrotou os donos da casa por 1×0, na tarde deste domingo (26).O gol da equipe da capital foi marcado por Lenny Lobato. Com o resultado, o Rubro-negro saltou para o quarto lugar na tabela, com seis pontos. A Patativa, por sua vez, caiu para sétimo, estacionando nos quatro pontos.

Como já era esperado, o Sport entrou em campo com um time misto em Caruaru. Antes de a bola rolar, o Leão confirmou que Fabricio Domínguez trata uma contusão na coxa esquerda, enquanto Lucas Lima está com um desconforto no joelho direito. Eles foram substituídos na formação inicial por Zé Lucas e Hyoran, respectivamente.

Durante os 45 minutos da etapa inicial, prevaleceu o desempenho da equipe de mais qualidade técnica.

– PUBLICIDADE –

O Central até assustou no começo em finalização de Everton Lino. Porém, apesar do irregular gramado do Lacerdão, o Rubro-negro não demorou a controlar as ações do duelo.

As duas primeiras oportunidades de gol para os comandados de Pepa saíram dos pés de Tití Ortiz. Aos 21, Gustavo Coutinho tentou voleio e a defesa do Central afastou. Na sobra, o camisa 59 finalizou no meio do gol, parando em defesa segura de Milton Raphael.

Em seguida, após jogada ensaiada de escanteio, Hyoran tocou para o argentino, que mandou por cima da meta da Patativa.

Aos 37 minutos, o Sport abriu o placar em bela jogada coletiva. Após a bola girar de um lado para o outro, Hyoran encontrou Lenny Lobato infiltrando na área. O atacante bateu de primeira e marcou um lindo gol para fazer 1×0.

Jogo mais aberto

Com a necessidade de correr atrás do prejuízo, o técnico do Central, Celso Teixeira, voltou com duas modificações para o segundo tempo.

Uma delas foi a entrada do atacante Thoni Brandão na vaga do meia Eudair. Na primeira participação do camisa 86, aos 12 minutos, ele obrigou Thiago Couto a se esticar e evitar o que seria o empate.

Como resposta, Gustavo Coutinho também botou o goleiro adversário para trabalhar, antes de Pepa acionar Gustavo Maia, Chrystian Barletta e Adriel. Com mais fôlego, o Sport seguia sendo superior na partida.

Bastante participativo, Lobato tentou achar Coutinho, aos 30, mas a zaga caruaruense afastou o perigo. Depois, o autor do gol acionou Barletta, que bateu bloqueado e viu a bola ir por cima do gol.

Aproveitando os espaços concedidos pelo Central, o Sport teve a chance mais clara nos pés de Gonçalo Paciência.

O português recebeu de Barletta e se jogou para finalizar rente ao poste esquerdo de Milton Raphael. No fim, Marcelo Ajul ficou cara a cara com o goleiro, mas mandou sobre o gol.

Ficha do jogo

Central 0
Milton Raphael; Luis Guilherme, Lazarini, Janelson (Leandro Amaro) e Leozinho; Diego Aragão, Elivelton, Flávio (Wisney) e Eudair (Thoni Brandão); Everton Lino (Jefinho) e Charles (Vini Bala). Técnico: Celso Teixeira.

Sport 1
Thiago Couto; Matheus Alexandre, Antônio Carlos, Renzo e Dalbert; Zé Lucas, Tití Ortiz (Chrystian Barletta) e Hyoran (Adriel); Romarinho (Gustavo Maia), Lenny Lobato (Gonçalo Paciência) e Gustavo Coutinho (Marcelo Ajul). Técnico: Pepa.

Local: Lacerdão (Caruaru/PE)
Árbitro: Diego Fernando
Assistentes: Clóvis Amaral e Túlio Caldas
Gols: Lenny Lobato, aos 37′ do 1T (SPT)
Cartões amarelos: Everton Lino, Flávio, Leozinho, Vini Bala (CEN); Dalbert, Tití Ortiz, Barletta (SPT)